Livre

Cursos online do Sebrae chegam à marca histórica de 2 milhões de inscritos

A Pandemia do Coronavírus é um dos fatores que aceleraram a busca pelo conhecimento. Entre os cursos mais procurados estão Marketing Digital e Gestão Financeira
Sexta-Feira, 02 de Outubro de 2020 - 14:52

Os cursos online oferecidos gratuitamente pelo Sebrae alcançaram uma nova marca histórica, com 2 milhões de inscritos. A procura já vinha surpreendendo desde o ano passado, quando se registrou cerca de 1,2 milhão de matrículas. Em 2020, com a pandemia do Coronavírus, a adesão aos cursos superou todas as expectativas. Somente de março a agosto deste ano, houve um crescimento de 63% em relação ao ano anterior, com 1,6 milhão de inscrições. O mês de abril foi o que mais registrou procura pelos cursos, com 329 mil matrículas.

A analista da Unidade de Soluções do Sebrae, Raquel Bentes, explica que imediatamente após a pandemia estourar no país, entre os meses de março e abril, o Sebrae identificou novas necessidades para os empreendedores e lançou novos cursos. “Fomos todos pegos de surpresa com a pandemia e as medidas de isolamento que obrigaram muitos negócios a fecharem suas portas temporariamente. O Sebrae se sensibilizou com esse momento e rapidamente lançamos diversos cursos com uma roupagem adequada ao momento. Essa busca pelos conteúdos produzidos pelo Sebrae mostra como somos referência, quando se trata em apoio ao empreendedorismo e à inovação”, analisa.

Os cursos mais populares são os de Marketing Digital para o Empreendedor, Gestão Financeira, Aprender a Empreender e Gestão de Pessoas. Higor Marley tem 21 anos, proprietário de um bar no Rio de Janeiro, conta que já consumiu todos esses cursos. O empreendedor é um dos dois milhões de alunos dos cursos do Sebrae que aproveitou a pandemia para buscar por mais conhecimento. “Eu fiz um total de 150 cursos online do Sebrae. Tive que ficar dois meses totalmente paralisado com o bar, então dediquei meu tempo a melhorar meus conhecimentos. Entrei na internet e busquei por cursos gratuitos e achei os cursos da instituição. Foi tão bom que eu não conseguia parar, fui maratonando um curso atrás do outro”, conta.

O empresário diz que já está aplicando muito do que aprendeu em seu bar. “Estudei conteúdos muito variados, de marketing ao armazenamento de alimentos. Mas, sem dúvidas, o que mais me agregou foram os conhecimentos em contabilidade e gestão financeira. Acredito que eram assuntos que eu mais precisava absorver mesmo. Ao assistir às aulas, eu rapidamente já me via usando as práticas na administração do meu bar”, relembra.

Outra aluna assídua dos cursos online do Sebrae é Gabrielle da Costa, do Espírito Santo. A jovem de 30 anos é Microempreendedora Individual (MEI) da área de turismo. Ela trabalha com passeios náuticos nas praias de Guarapari. Desde que conheceu os cursos do Sebrae, já estudou 90 títulos diferentes. “Ser dona do próprio negócio exige esse tipo de iniciativa. Eu conheci os cursos online do Sebrae durante uma qualificação presencial, que fiz aqui na minha cidade. Desde então, sempre que posso estou buscando alguma lição que me ajude a tocar meu empreendimento”, afirma. Gabriele acrescenta que um dos cursos de que mais gostou foi o de Como Impulsionar as Vendas. Com os passeios suspensos, desde março, na região, ela não vê a hora de retornar à atividade. “Quero colocar em prática as técnicas de vendas que aprendi. Recomendo os cursos do Sebrae para todos os empreendedores que conheço, realmente são muito bons e muitas pessoas ainda não conhecem”, diz.

Qualidade atrai novos alunos

De acordo com levantamento recente feito pelo Sebrae, a média de satisfação dos alunos com os cursos ficou em 92%. A taxa de evasão caiu 20%, estando em torno de 31%. Um indicador muito superior ao do mercado de cursos online. Quando falamos em cursos livres, esses indicadores ficam em torno de 50%, de acordo com a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED). Com a pandemia, foram lançados cursos específicos para lidar com o momento delicado para os pequenos negócios, entre eles estão Como Vender pela Internet na Crise do Coronavírus, Microcrédito Consciente, Marketing Digital focado em Ferramentas Práticas e Guia Essencial para Novos Empreendedores. Além disso, o Sebrae criou conteúdos dinâmicos como jogos infantis com temas de empreendedorismo, quizzes com testes de conhecimento para empreendedores e trilhas de aprofundamento focadas no setor de alimentação.

Tamanha diversidade no conteúdo ofertado gratuitamente tem atraído um novo público para os cursos do Sebrae, inclusive de pessoas que ainda não empreenderam, mas querem se manter atualizadas. Maria da Glória mora em São Paulo e trabalha em uma clínica odontológica. Apesar de não ser empresária, fez o curso de gestão financeira e ficou muito satisfeita com o resultado. “Estudar nunca é demais, não tenho meu próprio negócio, mas estou sempre buscando aprimorar os meus conhecimentos. No caso dos cursos do Sebrae ainda temos o benefício de ser online e gratuito, você pode fazer em qualquer lugar que estiver”, destaca. 

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Para saber mais sobre os cursos on line, acesse www.sebrae.com.br/cursosonline  Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Fonte - sebrae-ro

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.