Livre

DESENVOLVIMENTO - Produção de energia solar deve beneficiar mais de 30% da população de Buritis

De acordo com o diretor financeiro do grupo, Gilvan Guidin, não houve desmatamento. Era uma área de pasto que agora conta com um moderno sistema de aproveitamento do sol como fonte de energia.
Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020 - 16:28

A luz do sol em Rondônia é transformada em energia limpa e sustentável através de um inteligente sistema de captação. O governador, coronel Marcos Rocha visitou na quarta-feira( 30) a fazenda solar onde esse processo funciona.

Localizada no município de Buritis e pertencente a um grupo empresarial que investe em vários setores da economia de Rondônia, a usina fotovoltaica foi inaugurada tendo a capacidade de produzir seis megas de energia. A sustentabilidade do negócio já começa na área onde a fazenda solar foi implantada.

De acordo com o diretor financeiro do grupo, Gilvan Guidin, não houve desmatamento. Era uma área de pasto que agora conta com um moderno sistema de aproveitamento do sol como fonte de energia.

No local, estão 18 mil placas solares com uma produção capaz de beneficiar mais de 30% da população de Buritis. O sistema tracker utilizado no empreendimento funciona semelhante ao comportamento dos girassóis.

A posição dos painéis fotovoltaicos se ajustam em busca da energia solar. Toda essa tecnologia aliada à sustentabilidade projeta Rondônia para destaque em preservação ambiental com geração de renda e empregos.

“Para nós é um orgulho estar entregando esse empreendimento para o Estado de Rondônia e para a Amazônia Legal. Estamos gerando energia limpa, gerando emprego e gerando renda” afirma o diretor.

” Ficamos felizes de entregar esse empreendimento, porque entendemos que a sustentabilidade é importante para o planeta”, completa a gerente institucional do grupo, Lediana Ghedin.

O grupo está presente em vários municípios de Rondônia. Na terça-feira (29) houve a inauguração da usina em Machadinho d’Oeste e agora, a de Buritis. Para o governador, o aproveitamento da luz solar em um sistema inteligente como este é motivo de orgulho para Rondônia.

“Nós vemos aqui o cuidado com o meio ambiente desde a área escolhida, que não houve desmatamento até a geração de energia limpa, além da tecnologia através do sistema tracker que vai acompanhando o movimento do sol. O Estado de Rondônia, através do seu executivo fica muito feliz com esse empreendimento, pois também está gerando emprego e renda”, afirma o governador.

Marcos Rocha ainda concedeu entrevista a uma emissora de rádio local, onde pontuou as ações estratégicas e os índices positivos que Rondônia tem alcançado em desenvolvimento, transparência e combate à corrupção. Ele esteve acompanhado do superintendente de Comunicação, Lenilson Guedes, e do diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER),Elias Rezende.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.