Livre

EMPREENDEDORISMO: Guia do Candidato Empreendedor reforça a importância dos pequenos negócios na agenda das eleições

O documento traz uma série de propostas para incentivar o empreendedorismo nas gestões municipais
Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020 - 16:16

O Sebrae lançou nesta segunda-feira (28/9) o Guia do Candidato Empreendedor. A iniciativa tem como objetivo apresentar alternativas aos candidatos municipais para investirem no desenvolvimento econômico sustentável e na geração de empregos, através do apoio ao empreendedorismo, e com isso, melhorar o ambiente de negócios nas cidades brasileiras, antes, durante e após as eleições. O evento contou com a presença da diretoria executiva do Sebrae, do Conselho Deliberativo e dos parceiros que apoiam a iniciativa do Sebrae: Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Instituto Rui Barbosa, com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. Além de parlamentares ligados ao empreendedorismo.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, chamou atenção para a dimensão do impacto do Guia do Candidato Empreendedor, ao citar a capilaridade das instituições envolvidas. “Nessas eleições temos um recorde de candidatos aos cargos de prefeitos e vereadores. Há muitas pessoas interessadas nos pleitos. Temos a chance de atingir mais de 5400 municípios brasileiros, com o apoio de todos os envolvidos. O Guia do Candidato Empreendedor é mais uma ação do Sebrae pautada no incentivo ao empreendedorismo. Sou extremamente grato a todos que nos acompanharam nessa causa, a todo corpo funcional do Sebrae, que se debruçou nesse projeto. Tenho certeza de que vamos atingir nosso objetivo de mostrar aos nossos prefeitos e vereadores a importância do empreendedorismo para o crescimento econômico das cidades”, afirmou.

José Roberto Tadros, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, concordou com Melles e reforçou a importância de estimular a pauta entre a classe política. “Mais uma vez o Sebrae cumpre seu compromisso de estimular o crescimento das pequenas empresas no país. Estabelecer um compromisso de vereadores e prefeitos com o empreendedorismo é expandir a nossa consciência política”, disse. O diretor de administração e finanças do Sebrae, Eduardo Diogo, destacou o papel da coletividade na execução do Guia do Candidato Empreendedor. “Essa iniciativa possui em seu DNA a coletividade. Além do seu gigantesco impacto, falar desse Guia é falar de poder e autoridade. Mas veja, não falo daquele poder desértico, inócuo e vaidoso. O poder que estamos falando, ao tratar de empreendedorismo, é o poder inovador, poder transformador, que toca o coração e aprimora a vida das pessoas”, observou.

A apresentação do Guia do Candidato Empreendedor ficou por conta do diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick. “Teremos aí mais de cinco mil cidades com novos gestores. Os próximos quatro anos são uma página em branco e ao mesmo tempo uma oportunidade de inovar. Sabemos que a melhor forma de prever o futuro é cria-lo. Foi aí que surgiu a ideia de propor esse documento. O trabalho se inicia agora com o lançamento do Guia, durante o período eleitoral, mas a nossa proposta traz um plano de trabalho para os quatro anos de mandato. Fizemos um trabalho meticuloso e qualificado. Queremos estabelecer um diálogo entre prefeitos e vereadores junto aos empreendedores. No pós-eleição, temos a intenção de visitar cada um dos municípios brasileiros para melhorar o ambiente de negócios”, disse Quick.

O Presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, Jorginho Mello, defendeu que o empreendedorismo é uma pauta apartidária e deve ter atenção de todos os políticos. “Sem dúvidas a inovação e o fortalecimento dos micronegócios é uma questão suprapartidária. O Sebrae mais uma vez se mostra parceiro do empreendedor e o lançamento desse Guia vem no momento certo. Temos que propor antes o que será executado depois. Melhorando o ambiente de negócios, vamos melhorar a economia e superar essa fase de pandemia, que tanto afetou nosso desenvolvimento. Temos que conciliar, fazer esse papel de melhorar as condições para os empreendedores crescerem”, disse. Mello, que é presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional, aproveitou a oportunidade para ressaltar a demanda dos micro e pequenos negócios por empréstimos durante a crise do coronavírus. “Não tenho medo de dizer que o Pronampe é uma das melhores linhas de crédito dos últimos 30 anos. Nossa meta é emprestar mais de R$ 40 bilhões, porque sabemos que os pequenos negócios estão passando por um momento delicado. Os bancos precisam emprestar para quem precisa”, defendeu.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, parabenizou o lançamento do Guia do Candidato Empreendedor e se comprometeu a apresentar as propostas do Sebrae dentro do movimento municipalista. “O pequeno negócio é responsável por boa parte dos empregos e geração de renda, estamos precisando muito disso nesse momento. A CNM vai trabalhar para que esse guia chegue ao maior número de candidatos possível. Vamos apresentar essa proposta do Sebrae como uma parceria que vai ajudar os municípios a crescerem economicamente. A parceria do empreendedor com o gestor local tem sucesso comprovado”, declarou. Outro parceiro do Sebrae no lançamento do Guia, o presidente do Instituto Rui Barbosa, Ivan Bonilha, acredita que a pauta do empreendedorismo terá boa aderência junto aos prefeitos e vereadores. “Inovação e empreendedorismo são questões positivas para a sociedade. Nesse momento que estamos vivendo então, a tecnologia já se mostrou essencial em nossas vidas. Tenho certeza que esse Guia será bem aceito”, afirmou.

A clareza e assertividade do Guia do Candidato Empreendedor foi motivo de elogios pelo presidente da Associação Nacional do Ministério Público, Manoel Murrieta. “Essa iniciativa vai possibilitar a construção do desenvolvimento econômico baseado na cidadania. Uma iniciativa tão clara, tão verdadeira, comprometida com o fortalecimento da democracia tem todos os requisitos para funcionar. O Guia oferece uma estratégia sólida, um mapa de atuações para os próximos gestores, sem dúvidas é muito importante para o futuro do país”, analisou. A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas também esteve presente no lançamento do Guia. O presidente da instituição, Fábio Nogueira, observou o momento em que o Guia é lançado. “A economia sofre uma retração considerável por conta da pandemia, nesse sentido, o papel do Sebrae é preponderante para o desenvolvimento do país. Estimular uma gestão pública inovadora, ousada e eficiente merece nosso todo nosso apoio e aplausos”, certificou.

O presidente da Frente Parlamentar Mista do Comércio, Serviço e Empreendedorismo, Efraim Filho, apreciou a capacidade de envolver os jovens em pautas de empreendedorismo através do Guia do Candidato Empreendedor. “Esse tema dialoga com a vida real dos brasileiros atualmente. Sabemos que milhares de pessoas sustentam suas famílias através dos pequenos negócios. Ter um projeto que aproxima as duas frentes, os políticos e os potenciais empreendedores, é de suma importância para despertar nos jovens o desejo de empreender, de sonhar e construir seu próprio negócio”, afirmou. O ex-prefeito e atual deputado federal, Vinicius Farah (DEM), já ganhou o prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. Durante o lançamento do Guia, ele falou sobre sua experiência de gestão ao aliar o empreendedorismo e a administração da cidade.

“Assumi a gestão de Três Rios (RJ) numa época em que ela, infelizmente, era referência negativa em desemprego e outros males. Coloquei em prática diversas ferramentas do Sebrae e assumi o compromisso de melhorar o ambiente de negócio, apostei nisso. Seis anos depois colhi os frutos, 2400 empresas se instalaram na cidade, gerando mais de 16 mil empregos diretos. É uma receita que não tem como errar, quando você melhora o ambiente de negócios, tudo na cidade cresce”, orienta.

O presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), George Pinheiro, colocou à disposição do Sebrae seu trabalho de divulgação do Guia entre todas as instituições que reúne. “O Guia vai estabelecer um compromisso, um norte para os candidatos que se comprometem com o empreendedorismo. Quero informar que já estamos mobilizando candidatos para discutir os futuros planos de governo ligados ao empreendedorismo. Vamos colocar esse Guia à disposição de todas as entidades com as quais estamos envolvidos”, disse. Cláudio Mendonça, presidente da Associação dos Sebrae Estaduais também reforçou a mobilização em torno da execução do Guia. “O empreendedorismo muda tudo, educação, saúde, mobilidade urbana, economia, tudo isso melhora com atitude de transformar a vida das pessoas através da inovação. Vamos estar em 1900 pontos do Sebrae no país trabalhando esse documento junto aos candidatos”, finalizou.

 

.

Fonte - Assessoria

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.