QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

L

Agro

Festival do Tambaqui é destaque em Fórum dos Secretários da Agricultura da Amazônia Legal

Em 2019, o Governo de Rondônia e parceiros levaram o festival para Brasília, onde foram assadas mais de quatro mil bandas do pescado, totalizando seis toneladas distribuídas à população brasiliense.

Publicado em 

Festival do Tambaqui é destaque em Fórum dos Secretários da Agricultura da Amazônia Legal - News Rondônia

O maior evento on-line do agronegócio da Amazônia, o Agrolab, reuniu na quarta-feira (23) todos os secretários de estado da agricultura da região Norte para participação do Fórum dos Secretários da Agricultura da Amazônia Legal, onde debateram várias propostas voltadas ao desenvolvimento do agronegócio. O Festival do Tambaqui da Amazônia também fez parte da pauta do Fórum. Em 2019, o Governo de Rondônia e parceiros levaram o festival para Brasília, onde foram assadas mais de quatro mil bandas do pescado, totalizando seis toneladas distribuídas à população brasiliense.

Cada secretário estadual teve a oportunidade de comentar sobre os temas da pauta e destacar as dificuldades e avanços de seus respectivos estados. Estiveram presentes na reunião os secretários dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, além da participação do Sebrae Rondônia. O secretário de Estado da Agricultura de Rondônia (Seagri), Evandro Padovani, participante e mediador do fórum, ressaltou que essa união entre os estados deve acontecer para fortalecer o agronegócio na Amazônia. “Nós precisamos juntar forças e trabalhar em um projeto de integração regional para fortalecer as atividades do agronegócio que envolvem a região Norte, ressaltou.

Festival do Tambaqui é destaque em Fórum dos Secretários da Agricultura da Amazônia Legal - News Rondônia

Sobre o Festival do Tambaqui da Amazônia, Padovani explicou que o intuito é incluir todos os estados da região Norte à participação dos próximos anos. “O grande desafio é fazer a conjugação de esforços para alavancar a produção pesqueira do tambaqui na macrorregião e tornar o festival não apenas nacional, mas internacional. No festival, também será uma grande oportunidade de apresentar outros produtos produzidos na Amazônia”, completou.

Festival do Tambaqui é destaque em Fórum dos Secretários da Agricultura da Amazônia Legal - News Rondônia

Fórum contou com a participação de todos os secretários de Agricultura da região Norte

Neste ano, por causa da pandemia, não foi realizado o festival em Brasília. Mas o resultado de 2019 foi positivo, pois trouxe um aumento de 300% na procura pelo produto em cativeiro no Estado, gerando grande crescimento ao mercado interno e externo.

Durante o fórum, os secretários também discutiram os seguintes temas: Regularização fundiária na Amazônia; Desenvolvimento Sustentável do Agro na Amazônia (Política do Governo Federal); Queimadas na Amazônia, entre outros.

Dentro do tema de sustentabilidade, a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Ana Valentino, destacou a importância de conscientizar os proprietários a esquecer os cortes rasos para o desenvolvimento sustentável do agronegócio na Amazônia. “Os povos da Amazônia Legal podem ganhar muito mais com a floresta em pé do que com o desmatamento raso, podendo gerar mais renda aos povos da região”, disse.

O secretário de Agricultura do Amazonas, Petrúcio Magalhães, ressaltou a importância da pecuária sustentável, setor que precisa de desenvolvimento para melhoria da produção e da qualidade de vida. “O Estado do Amazonas tem 70% de sua população em estado de miséria, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse povo precisa ser atendido e ouvido para busca de alternativas sustentáveis que gerem renda”, revelou.

A regularização fundiária na Amazônia foi um dos assuntos mais questionados. Cada Estado pôde apresentar suas dificuldades e um dos pontos mais questionados foi a grande necessidade de documentar as propriedades rurais de todos os estados da região Norte. Em Rondônia, das 140 mil propriedades rurais, aproximadamente 90 mil não tem regularização fundiária, o título definitivo. “Essa realidade traz insegurança jurídica, conflito no campo, mortes e falta de acesso a crédito. Precisamos nos unir para proteger e manter as florestas em pé, dar dignidade ao povo amazônico, subsistência às famílias, dar a regularização fundiária, acesso ao crédito e assistência técnica de qualidade”, esclareceu Padovani.

Festival do Tambaqui é destaque em Fórum dos Secretários da Agricultura da Amazônia Legal - News Rondônia

O foco principal é fortalecer o agronegócio na Amazônia

O secretário Petrúcio Magalhães afirmou que a situação de regularização fundiária do Amazonas é parecida com a de Rondônia, porém, disse que estão “trabalhando para regularização de oito mil estabelecimentos no sul do Estado”. O Estado do Acre também passa pelas mesmas situações. “52% de ocupação de terra do Acre é de produtores da agricultura familiar e sem regularização fundiária não tem como desenvolver. É preciso priorizar o tema em toda a Amazônia”, expôs o secretário de Agricultura do Acre, Edivan de Azevedo. Todos os representantes também discutiram a importância de termo de cooperação técnica junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para fortalecer a equipe e auxiliar nos processos de regularização.

Todos os anos as queimadas na Amazônia é tema polêmico e de muita discussão. No fórum, os secretários discutiram ações de controle do fogo, assistência técnica, maquinário, limpeza nas rodovias e criação de calendário de queimadas também foram algumas das propostas apresentadas para combater o fogo na região Norte. O objetivo é mudar o foco para a Amazônia ser vista como produtiva sustentável e não como destruidora do bioma.

No final do Fórum, os secretários decidiram elaborar uma carta com algumas demandas da Amazônia, no qual será entregue ao Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pedindo apoio na soluções dos problemas apresentados.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cacauicultura avança com política de incentivo, reconhecimento nacional e concursos de qualidade

Cacauicultura avança com política de incentivo, reconhecimento nacional e concursos de qualidade

Governo do Estado sancionou a Lei que estabelece o Incentivo à Produção de Cacau de Alta Qualidade.
L

Estados vizinhos de Rondônia vão suspender vacinação contra a Febre Aftosa

A portaria disciplina o armazenamento, a comercialização e o uso da vacina contra a febre aftosa e disciplina o trânsito de animais vacinados contra a febre aftosa.
L
Com maior rebanho do Estado, Porto Velho contribui para exportação da carne bovina de Rondônia

Com maior rebanho do Estado, Porto Velho contribui para exportação da carne bovina de Rondônia

Carne representa 40% das exportações totais do Estado e somou U$S 960 milhões em 2023.
L
Governo abre credenciamento para empresas interessadas nas ligações de energia no Parque Vandeci Rack

Governo abre credenciamento para empresas interessadas nas ligações de energia no Parque Vandeci Rack

Chamamento para credenciamento de empresas de instalação elétrica no Centro Tecnológico Vandeci Rack.
L
Diego Sousa

Governo abre inscrições para agricultores exporem produtos no Pavilhão da Agricultura na 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Nossa equipe está trabalhando para levar segurança, conforto e organização para nossos produtores.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Abalo sísmico: registro em Pucallpa no peru foi sentido em cidade do acre

Sismo de magnitude 5,1 na Escala Richter ocorreu a 146,6 km de profundidade.
L
PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

16 invasores foram retirados do local.
10
Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

O programa “Comunidade News” apresentará uma entrevista exclusiva com Manoel Serra, Presidente do Banco do Povo
L

Magia Sob a Lona: Conheça os felizardos que vão ao Le Petit Cirque!

Aos vencedores, nossos parabéns! Preparem-se para uma noite que promete ser tão inesquecível quanto os atos que desfilarão diante de seus olhos.
L

Confira o nome do Vencedor da Promoção News Rondônia e Rodisan

A promoção foi um sucesso retumbante, com participantes de todas as idades demonstrando seu amor pelo ciclismo e pela aventura.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo de Rondônia

Deputado Alan Queiroz propõe construção de praça pública em parceria com Governo e Prefeitura de Chupinguaia

Proposta do parlamentar visa melhorar qualidade de vida da população.
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Publicidade

POLÍCIA

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

O episódio teve seu início quando Gilmar Vedevotto Gervásio adentrou, sem autorização, na sala da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal.
L
Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

ATUALIZADA: Policial Penal flagra esposa sendo assaltada e mete bala no criminoso em Porto Velho

O suspeito, fingindo estar armado, anunciou o roubo.
16
Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Por sorte uma ambulância do Samu que voltava do hospital João Paulo II parou e prestou socorro ao ciclista que foi encaminhado para uma unidade médica.
14
PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

São realizadas Exposição Fotográfica, Exposição Física com viaturas, equipamentos, trajes operacionais, demonstrações das atividades de perícia e identificação civil, Grupo de Pronta Intervenção (GPI), ações interativas e muito mais. De 28 de março a 7 de abril, no Porto Velho Shopping.
L
Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Na ocasião, um carro avançou a preferencial e causou a colisão com a vítima que sofreu lesões e foi socorrido ao pronto socorro, onde acabou indo a óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Reviravoltas e Conflitos em “Elas por Elas”

Segredos Revelados e Decisões Drásticas Abalam as Personagens
L
Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

O SINDAFISCO espera que a Justiça reconheça a ilegalidade da portaria e determine sua suspensão.
L
A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

Por essa razão, digo o que está escrito na Constituição o que muitos, até mesmo na Suprema Corte, não perceberam ainda ou, se perceberam, não quiseram aceitar.
L
Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Baixo volume de vencimento de títulos contribuiu para alta
L
Centro Universitário São Lucas apoia 2º congresso de Engenharia e Agronomia de Rondônia – CEARO 2024

Centro Universitário São Lucas apoia 2º congresso de Engenharia e Agronomia de Rondônia – CEARO 2024

Para o presidente Nélio Alencar, o 2º CEARO ocorrerá no período de 10 a 14 de junho de 2024 quando o Centro Universitário São Lucas coordenará as palestras em suas instalações.
L
Oficina de carros para mulheres tem manicure, enquanto aguardam o conserto

Oficina de carros para mulheres tem manicure, enquanto aguardam o conserto

Mas depois de levar seu carro para a oficina mecânica, ela ficou incomodada com a falta de representatividade.
L
Xiaomi lança carro elétrico “bonito, fácil de dirigir e inteligente”

Xiaomi lança carro elétrico “bonito, fácil de dirigir e inteligente”

À medida que a demanda por smartphones fica estagnada, a Xiaomi tem buscado diversificar o principal negócio.
L

Recebimento da Licença Ambiental: IRMÃOS RUSSI LTDA

Licença de Operação Nº 15 SOL/DLA
L
Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil

Lula recebe presidente francês para assinatura de acordos
L
Servidores do IFRO aderem à greve nacional a partir do dia 3, próxima segunda-feira

Servidores do IFRO aderem à greve nacional a partir do dia 3, próxima segunda-feira

Mobilização foi aprovada na Seção Sindical Ariquemes, Guajará-Mirim e Porto Velho.
L