Livre

JUVENTUDE: Vinicius Miguel afirma que a capacitação profissional dos jovens será prioridade para a capital

Para o pré-candidato a prefeito de Porto Velho pelo partido Cidadania 23, Vinicius Miguel, é necessária uma aproximação entre os poderes públicos e a iniciativa privada com o intuito de oferecer uma melhor oportunidade de qualificação à juventude.
Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2020 - 15:58

A inserção dos jovens no mercado de trabalho é um dos grandes desafios da política de emprego nos dias atuais. Trata-se de um público mais vulnerável, que enfrenta dificuldades de conseguir o primeiro emprego. Essas dificuldades são agravadas pela baixa escolaridade e pela fragilidade da formação educacional em Porto Velho, quadro que foi agravado pela pandemia.

Dessa forma, percebe-se a necessidade de um esforço continuado para investimentos na capacitação profissional e auxílio à inserção no mercado de trabalho da população mais jovem da capital, necessitando de um plano de governo para enfrentamento dessa situação.

Vinicius Miguel acredita que a solução para reverter esse quadro de desemprego entre jovens, falta de qualificação profissional e poucas oportunidades, é apostar em parcerias com os setores público e privado para atendimento dessa parcela da população, que necessita ter acesso ao mercado de trabalho.

Ele afirma que a prefeitura, através de suas secretarias, em parceria com o governo do Estado, Ciee, Sebrae e o empresariado local, deve promover cursos que propiciem aos jovens, através de capacitação e qualificação profissional, conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

"Porto Velho é uma cidade em que a população jovem é numerosa. Precisamos gerar emprego e fonte de renda para essa parcela da população. Cabe ao poder público criar as condições para que as pessoas possam fazer cursos profissionalizantes; promover a inserção deles no mercado de trabalho e incentivar a parceria com o empresariado no primeiro emprego", pontuou.

Paralelo a isso, Vinicius defende a criação de vagas de estágios para jovens dentro da própria prefeitura e demais órgãos públicos. Para ele, o exemplo da prefeitura deverá ser seguido por outras instituições, além de diminuir o número de comissionados. "Quero administrar a nossa cidade de forma inclusiva, oferecendo oportunidade para todos os setores. Dessa forma, faz-se necessário diminuir a taxa de desemprego em nosso município, principalmente entre os jovens. Uma das soluções, é colocar a juventude no mercado de trabalho. Sem isso, estaremos, literalmente, enxugando gelo", declarou.

Heline Braga, pré-candidata a vice e Vinícius, reafirma a preocupação com o público jovem. Para ela, essa parcela da sociedade se vê em momentos de indefinição, ansiedade e medo, em face da conjuntura atual. Concorda que a vulnerabilidade destes jovens é fator de risco que deve ser prioridade do gestor do município. "Perceber o jovem como elemento fundamental e propulsor do desenvolvimento da nossa capital é fator determinante para, inclusive, prevenir que eles procurem caminhos que levem à prática de ilícitos. O jovem de menos posses, que não teve as mesmas oportunidades que aquele que tem todo o suporte financeiro, familiar e escolar, é o que faz meus olhos brilharem", diz ela.

"Entendo que a meritocracia deve ser a tônica, contudo, não se pode falar em meritocracia, sem equidade quanto às condições de acesso ao mercado de trabalho", de acordo com Heline.

Fonte - News Rondônia

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.