Livre

SETEMBRO VERDE- Vereador Waldemar Neto busca a inclus鉶 social das pessoas com defici阯cia

O objetivo tornar o m阺 refer阯cia na luta pelos direitos e inclus鉶 social da pessoa com defici阯cia.
Terça-Feira, 22 de Setembro de 2020 - 10:42

O mês de setembro também é marcado como mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência. Para o Vereador Waldemar Neto, falar sobre o tema é de extrema importância, uma vez que é pouco divulgado.

O objetivo é tornar o mês referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência. A campanha teve início pela FEAPAES-SP – Federação das Apaes do estado de São Paulo, juntamente com a Apae de Valinhos em 2015.

O Vereador Waldemar Neto acredita que, assim como grande maioria das pessoas aderem a Campanha do Setembro Amarelo para prevenção ao suicídio, também sem faz necessário aderirmos a Campanha do Setembro Verde.

O Vereador, durante seu perídio na Câmara, já encaminhou os ofícios números 31 e 32 para Sesau e Semusa, respectivamente, solicitando informações sobre os atendimentos no CERO – Centro de Reabilitação de Rondônia e também nas Unidades de Saúde Familiar e nos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, para pessoas com deficiência, principalmente nesse período de pandemia, uma vez que as terapias e reabilitações para estas pessoas estão suspensos.

Hoje, 21 de setembro, dia nacional da Pessoa com Deficiência o Vereador Waldemar Neto esteve presente na Associação Pestaloze de Porto Velho – RO, que atende crianças com deficiência. Na oportunidade o Vereador pôde ouvir as dificuldades e sugestões para que a Associação consiga atender uma quantidade maior de crianças e da melhorar maneira.

A diretora da escola solicitou acompanhamento de profissionais da saúde, como neurologista, fisioterapeuta e outros para monitorar a educação e desenvolvimento dos alunos matriculados na escola, além de melhorias e manutenções no espaço físico, tendo em vista que é uma entidade do terceiro setor, associação filantrópica sem fins lucrativos e funciona com renda própria. Waldemar ouviu com atenção todas as sugestões ofertadas e informou que irá fazer o que estiver em sua alçada para melhoria da qualidade do ensino das crianças.

“Infelizmente, nossa capital ainda tem muito o que melhorar na assistência para pessoas com deficiências. Durante o pouco tempo que estou como Vereador na Câmara Municipal de Porto Velho, tive conhecimento de diversas situações que devem ser melhoradas no município no quesito de assistência para pessoas com deficiência, a exemplo, a falta de estimulação precoce para crianças de 0 a 3 anos, algo que é dever/obrigação do município oferecer, pois essa estimulação é o primeiro passo para que as pessoas com deficiência tenham um desenvolvimento neuropsicomotor que lhe dará mais oportunidades de viver uma inclusão em sua totalidade, além das Unidades de Saúde Familiar também necessitarem dar uma atenção diferenciada para aqueles com deficiência, encaminhando para os especialistas e terapias precocemente,” desabafa Waldemar Neto.

Fonte - News Rond鬾ia

Comentários

News Pol韈ia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.