SÁBADO, 20/04/2024

AGROLAB – Artesãos de Rondônia participam do maior evento virtual da Amazônia

A Sejucel opera em Rondônia o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)*.

Publicado em 

AGROLAB - Artesãos de Rondônia participam do maior evento virtual da Amazônia - News Rondônia

O artesanato rondoniense encontra nesta semana mais uma chance de ouro para ser conhecido no País e no mundo. Convidados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), oito artesãos do Estado, apoiados pela Superintendência da Juventude, Esportes, Cultura e Lazer (Sejucel), participarão de 22 a 24 de setembro, da Feira Conecta Sebrae Agrolab Amazônia.

A Sejucel opera em Rondônia o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)*.

A iniciativa é do Sebrae em Rondônia, protagonizada por suas unidades da Amazônia Legal. O evento terá a participação do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

AGROLAB - Artesãos de Rondônia participam do maior evento virtual da Amazônia - News Rondônia

O PAB se volta cada vez mais para a Amazônia Ocidental Brasileira, conforme explica o superintendente estadual da Sejucel, Jobson Bandeira dos Santos.

Por causa da Covid-19, será realizado virtualmente. Trata-se de uma feira com tecnologia de realidade virtual, por meio de plataforma gamificada e em ambiente 3D. O Sebrae informa que a Feira é uma experiência única na Amazônia.

“Será uma grande oportunidade para o fortalecimento dos negócios e integrar estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade da Amazônia”, assinalou Jobson dos Santos.

Além dos estados que formam a Amazônia Legal [Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão], o evento promoverá a integração brasileira com países europeus, da Ásia, Oriente Médio e América do Norte.

São estes os artesãos de Rondônia que participarão da Feira:

Dênis Coransil, 59 anos, de Ji-Paraná, diz que o convívio diário com as pessoas “é uma fonte de inspiração.” Transforma madeira em arte, e esse é o seu maior dom há 38 anos. Leva até 30 dias para concluir cada trabalho, dividindo sua construção entre modelagem, primeira queima e esmaltação. A experiência artesanal o tornou capaz de produzir cada peça sacra com atenção e riqueza de detalhes. Em madeira, dá leveza e delicadeza às peças esculpidas.

Jobson França Taurino, 43 anos, conta que decidiu transformar em arte a sua paixão por facas. Capixaba, chegou a Rondônia em 1980, com apenas dois anos de idade. Teve acidente de trabalho e passou por depressão, porém, reabilitou-se e há pouco mais de quatro anos trabalha com cutelaria. Fez diversos cursos de capacitação e se especializou em facas artesanais personalizadas em carbono e aço inox.

Raimundo Ramos Soares, o Mestre Ramos, 58, nascido em Xapuri (AC), mudou-se em 1986 para Pimenta Bueno, onde encontrou argila e passou a fabricar objetos torneados em série, entre os quais, vasos, potes e panelas. Inspira-se na natureza, para modelar animais da fauna amazônica. Segundo conta, o começo foi numa oficina ministrada por um ceramista na rede pública, ainda no Acre. Após aprender o ofício com suas peças características da cultura amazônica, atualmente ele ministra oficinas de cerâmica em todo Estado de Rondônia.

Fabíola Esteves Rocha, 47, trabalha com cerâmica. “Para produzir minhas peças, busco na minha origem uma maneira de me expressar”, ela conta. É especialista em criações de anjos e santos religiosos e faz a modelagem há pouco mais de nove anos. “Encontrei na cerâmica um jeito de transmitir valores, minha origem, crenças e personalidade”. Leva também um mês para concluir uma peça. Trata-se de um trabalho delicado, com traços bem específicos que remetem tanto a cultura regional quanto pessoal, rico em técnicas, cores e crenças, ela explica.

Cristiane Oliveira, 46, também rondoniense, diz que se inspira nos elementos da natureza “para dar voz, cor e vida” à sua arte. Considera-se empreendedora “florestal” há 23 anos. Também está em busca de autoconhecimento e amor à liberdade. Foi apresentada para o artesanato por sua mãe e se descobriu apaixonada pela arte quando se deparou com a arte alternativa da ecojoia, ou biojoia. Profissional há 23 anos, aproveita toda semente, madeira e demais matérias-primas típicas da região norte para produzir lindas biojoias.

Cláudia Gazzola, 50, adotou como mote: “Reino vegetal, a divina arte que me inspira”. Designer, arquiteta e ceramista, ela conheceu a cerâmica após entrar no chamado “processo de autoconhecimento”, e assim, trocou a rotina agitada de trabalho com grifes de moda cariocas e se mudou para Porto Velho. Veio “em busca de espiritualidade e qualidade de vida”, conforme diz. Do hobby partiu para sua principal atividade econômica. Todas as suas peças foram criadas e inspiradas da natureza. Ela usa folhas e flores de plantas nativas da região, entre elas, cajueiro, ipê e mangueira.

Rosângela Moreira, 48, pernambucana de Olinda, mas “rondoniense de coração”, aqui vive desde 1994. Sua rotina comum destaca a histotécnica (coleta de material, desidratação). “Me incentivo a viver superando minhas limitações com criatividade, isso é minha maior força”, afirma. Técnica em laboratório de biópsia, teve sua vida transformada há sete anos, quando constatou ser acometida por hanseníase e aí precisou parar de trabalhar.  Reconhecida pelo PAB, seguiu firme, mesmo com sequelas, no trabalho de biojoias. No ano passado, foi convidada para participar de curso promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) com o apoio da organização não-governamental NHR BRASIL. O curso reabilita pacientes de alta ou ainda em tratamento da doença.

Marcos Ferreira de Santana, 45, de Vilhena: “Minha paixão pela família me apresentou a paixão pelo artesanato”, ele diz. Ex-caminhoneiro conhecedor da maior parte das rodovias brasileiras, ele conta ter sofrido com a ausência da família, porque não pôde acompanhar o crescimento dos filhos. Ao descobrir o artesanato, sentiu a possibilidade de se manter financeiramente e ficar perto da família. Começou um tanto tímido, fazendo tábuas de cortar carne em madeira, vasos para flores, e atualmente, depois de cinco anos de experiência, deu prioridade à família e se especializou em móveis rústicos em madeira: pias para lavabo e de cozinha; mesas em madeira de demolição, entre outros. Sua técnica é tão precisa que os móveis não estragam. “Não faço outra coisa, agora, a não ser transformar madeira bruta em verdadeiras obras de artes”, diz com alegria.

AGROLAB - Artesãos de Rondônia participam do maior evento virtual da Amazônia - News Rondônia

O QUE É O PAB

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) foi criado pelo Decreto de 21 de março de 1991. Originalmente vinculado ao Ministério da Ação Social, tem o objetivo de coordenar e desenvolver atividades que visem a valorizar o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mostra audiovisual de vídeos, fotos e desenhos indígenas encerra a programação da 2ª Maloca Estudantil, no Teatro Guaporé

Mostra audiovisual de vídeos, fotos e desenhos indígenas encerra a programação da 2ª Maloca Estudantil, no Teatro Guaporé

Além de fotografias e desenhos, vários vídeos produzidos por estudantes indígenas foram apresentados.
L
Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Guarino é um dos locais que recebeu o reconhecimento.
L
Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Rio Pardo e União Bandeirantes são os próximos distritos a receberem o evento.
L

O teatro vai à escola segue com agenda aberta

Além da Escola Maria de Nazaré, a Cia já se apresentou na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundametal Guadalupe, EMEIEF Tucumã e EMEI Meu Pequeno Jones (sede).
L

Apresentações culturais são levadas para comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Projeto chega aos distritos ribeirinhos no próximo final de semana
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Resultado do Sorteio: Promoção Magia Sob a Lona!

Com truques, ilusões e uma dose de adrenalina, cinco internautas ganharam ingressos para um espetáculo que promete ser inesquecível.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Resultado da Promoção Bebida Premiada: Cachaça Fio de Ouro Tradicional

Para o nosso vencedor, desejamos que cada gole seja uma celebração!
L
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Diário Oficial detalha procedimentos exigidos pelo governo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPChoque prende dupla com pistola em carro de aplicativo em Porto Velho

BPChoque prende dupla com pistola em carro de aplicativo em Porto Velho

Passageiro disse que a usava para defesa pessoal pois foi obrigado a gravar um vídeo dizendo ser membro de uma facção criminosa.
10
Força Tática flagra motociclista com duas armas na zona leste de Porto Velho

Força Tática flagra motociclista com duas armas na zona leste de Porto Velho

A moto não tinha restrição.
12
NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

Todos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10
URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

A PM ficou responsável por aplicar as medidas cabíveis.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Menino de 5 anos é o mais novo a representar o Brasil em campeonato de xadrez

Menino de 5 anos é o mais novo a representar o Brasil em campeonato de xadrez

O menino bento arrasou no Campeonato Paulista e vai representar o Brasil em uma competição internacional de xadrez.
L
Brasil-atinge-1_6-mil-mortes-confirmadas-por-dengue

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Distrito Federal tem maior total de casos prováveis: 7,9 mil x 100 mil
L
Inca-manifesta-apoio-a-imposto-seletivo-sobre-bebidas-alcoólicas

Inca manifesta apoio a imposto seletivo sobre bebidas alcoólicas

Com aumento da tributação, instituto espera queda no consumo
L
Mega-Sena-sorteia-neste-sábado-prêmio-acumulado-em-R_-100-milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h, no horário de Brasília
L
Clássico-carioca-Fluminense-x-Vasco-abre-3ª-rodada-do-Brasileirão

Clássico carioca Fluminense x Vasco abre 3ª rodada do Brasileirão

Duelo às 16h deste sábado terá transmissão da Rádio Nacional
L

Dia dos povos Indígenas: “Luta ainda passa pela demarcação dos territórios como garantia de existência”

O que garante a identidade, a vida para os povos originários é a demarcação.
L
Irã-sinaliza-que-não-planeja-retaliar-Israel-após-ataque-com-drones

Irã sinaliza que não planeja retaliar Israel após ataque com drones

Israel não comentou o incidente
L
Fiocruz-internações-por-gripe-e-vírus-sincicial-aumentam-no-país

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

Casos de covid-19 têm tendência de queda
L

Requerimento da Licença Ambiental: AUXILIADORA SALGADOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS)
L
DPU-quer-indenização-de-R_-1-bilhão-da-X-por-danos-à-democracia

DPU quer indenização de R$ 1 bilhão da X por danos à democracia

Ação proposta pela Educafro e o Instituto Fiscalizaçã e Controle
L