SÁBADO, 20/04/2024

Especialistas defendem a volta às aulas em escolas do Rio, apesar de decisão da Justiça

Mochila de volta ao armário: retorno presencial, previsto para segunda-feira, foi suspenso

Publicado em 

Especialistas defendem a volta às aulas em escolas do Rio, apesar de decisão da Justiça - News Rondônia

Pais já davam por terminados os malabarismos para dar conta do ensino on-line, solução da maioria das escolas da rede privada durante a pandemia. Após seis meses com salas de aula vazias, a previsão era de que os alunos de colégios particulares voltassem às atividades presenciais na segunda-feira. Uma decisão da Justiça do Trabalho, no entanto, jogou, nesta quinta-feira à tarde, um balde de água fria nas expectativas de responsáveis e estabelecimentos de ensino. Embora bares, restaurantes e a maioria das atividades comerciais já tenham sido flexibilizadas, o juiz Elisio Correa de Moraes Neto determinou que as escolas não devem reabrir as portas até que todos estejam vacinados ou que se prove que não há riscos à sociedade. Em nota, a Procuradoria-Geral do Estado informou que irá analisar a decisão.

Especialistas defendem a volta às aulas em escolas do Rio, apesar de decisão da Justiça - News Rondônia

Para infectologistas, porém, o momento é, sim, de retomada. Professor da UFRJ, o médico Alberto Chebabo defende que, com quase todas as atividades liberadas, não faz sentido manter os estudantes longe das salas de aula. Ele diz ser fundamental apenas que as escolas sigam protocolos de higiene rígidos:

—É preciso afastamento, reduzir o número de alunos em sala, fazer rodízio de turmas e ter protocolos para um eventual surgimento de casos.

A infectologista Tânia Vergara, da Sociedade Brasileira de Infectologia, também é favorável ao retorno das aulas, desde que seja feito o monitoramento constante dos indicadores da pandemia. Para ela, se houver piora, basta voltar atrás na reabertura.

— Estamos numa situação de diminuição de casos da doença, mas nós, infectologistas, temos a impressão de que eles podem voltar a subir por causa do comportamento da população. As pessoas estão achando que flexibilizar é voltar ao que era antes. As cenas de aglomeração que vimos no último fim de semana podem gerar um novo pico daqui a dez, 14 dias. E, se o cenário piorar, é possível que as aulas sejam novamente suspensas.

Ação de sindicato

O magistrado decidiu pela suspensão atendendo a um pedido do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região. Na sua decisão, de caráter liminar, argumentou que “a média móvel de infectados no Rio de Janeiro ainda não alcançou uma redução concreta, apresentando oscilações”. O juiz afirmou, ainda, que “o retorno às aulas representa significativa aglomeração de pessoas em um mesmo ambiente fechado e no transporte público, quando em comparação a outras atividades em que já ocorreu o retorno”.

Nesta quinta, o Rio registrou 940 casos e 101 mortes em 24 horas, uma redução de 27% na média móvel de óbitos, o que indica possível queda de contágio. Ao todo, o estado contabiliza 234.813 casos da Covid-19 e 16.871 vítimas.

A suspensão da retomada pela Justiça do Trabalho não é o primeiro revés que a rede privada enfrenta. A prefeitura havia autorizado o retorno gradual e facultativo das atividades no início do mês passado, mas foi impedida por uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio. O estado, em 20 de agosto, publicou, por sua vez, um decreto permitindo que escolas privadas reabrissem em 14 de setembro. Até esta quinta-feira, ainda não havia sido contestado.

Sem saber da reviravolta, vários grandes colégios haviam anunciado a volta às aulas presenciais, seguindo as regras do “novo normal”, como afastamento de cadeiras, recipientes de álcool gel espalhados por corredores, banheiros e pátios e avisos sobre uso obrigatório da máscara. Estava prevista a reabertura das seis unidades do Colégio QI, das duas do Carolina Patrício, na Barra e em São Conrado, do Mopi,na Tijuca e no Itanhangá, da Escola Nova, na Gávea, e do Colégio Veiga de Almeida, na Barra, entre outros.

Alguns estabelecimentos planejavam a retomada para mais adiante, como a Escola Sá Pereira, em Botafogo, e as redes Elite e Bahiense, que só pretendiam abrir, de forma gradativa, a partir do dia 21. Outros sequer tinham definido datas, como Escola Parque, Pensi, Marista São José, Centro Educacional da Lagoa, Liceu Franco-Brasileiro e AaZ. Temendo a reviravolta que acabou se concretizado, o Bahiense optou por esperar.

— Pretendemos dar uma semana de intervalo a partir da data de liberação, por receio de que alguma mudança aconteça e o governo volte atrás. Vamos usar esta semana para treinar as equipes de limpeza e sanitizar os espaços de convivência — disse a diretora acadêmica da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Bahiense, Bruna Bahiense.

Pegos de surpresa

Na casa de Thaís Rossato, a suspensão da volta às aulas frustrou as expectativas. Mãe de Francisco, de 9 anos, e Helena, de 7, ela já havia até mesmo preparado as mochilas das crianças com antecedência. Além de cadernos e livros, tinha garantido espaço para máscaras embaladas em sacos plásticos. Agora, vai ter que contornar a decepção dos filhos.

— Quando o decreto autorizou a volta, toda uma dinâmica foi montada. Houve preparação das escolas e das famílias, gerando ansiedade. De repente, não podemos voltar. Quando se pensa em educação, leva-se em consideração diferentes aspectos de todos os envolvidos. Essa indecisão causa consequências — disse Thaís.

Para garantir o respeito às regras, a Escola Nova, onde os filhos de Thaís estudam, havia apostado na parceria com os pais. O estabelecimento pretendia voltar, inicialmente, com 30% dos alunos. A partir de segunda-feira, retornariam os estudantes do 1°, 4°, 5°, 8° e 9° ano do Fundamental, e do 3° ano do Ensino Médio, em sistema de rodízio. A partir do dia 21, os alunos das outras séries deixariam o estudo remoto. De acordo com a diretora-geral, Verinha Affonseca, a programação se baseou em pesquisas e reuniões frequentes com os responsáveis.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pesquisa sobre eletiva de Libras, da Mediação Tecnológica de Rondônia, é publicada em revista nacional

Outro fato que destaca a relevância da oferta foi observado nos momentos de culminância, durante os quais, os estudantes socializaram os vídeos planejados e produzidos por eles próprios.
L

Apresentações culturais na abertura da 2ª Maloca Estudantil reforçam a valorização e o resgate da cultura indígena de Rondônia

O resgate ficou evidente durante as apresentações inscritas por estudantes e professores, para participação na Maloca Estudantil Indígena 2024.
L

Escola Estadual em Tempo Integral Brasília é destaque pela história e transformações, em Rondônia

O titular da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), David Inácio destacou a importância da regularização da área da escola, facilitando o acesso a recursos públicos para melhorias estruturais.
L
Inep defende que Enem não é para avaliar itinerários formativos

Inep defende que Enem não é para avaliar itinerários formativos

Comissão do Senado avalia projeto de reforma do ensino médio
L
Uso de ChatGPT no ensino exige cuidado, alerta especialista

Uso de ChatGPT no ensino exige cuidado, alerta especialista

Governo de SP pretende produzir material didático com IA
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Resultado do Sorteio: Promoção Magia Sob a Lona!

Com truques, ilusões e uma dose de adrenalina, cinco internautas ganharam ingressos para um espetáculo que promete ser inesquecível.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Resultado da Promoção Bebida Premiada: Cachaça Fio de Ouro Tradicional

Para o nosso vencedor, desejamos que cada gole seja uma celebração!
L
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Diário Oficial detalha procedimentos exigidos pelo governo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPChoque prende dupla com pistola em carro de aplicativo em Porto Velho

BPChoque prende dupla com pistola em carro de aplicativo em Porto Velho

Passageiro disse que a usava para defesa pessoal pois foi obrigado a gravar um vídeo dizendo ser membro de uma facção criminosa.
10
Força Tática flagra motociclista com duas armas na zona leste de Porto Velho

Força Tática flagra motociclista com duas armas na zona leste de Porto Velho

A moto não tinha restrição.
12
NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

Todos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10
URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

A PM ficou responsável por aplicar as medidas cabíveis.
12
PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madeiro

PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madero

Os policiais avistaram vários indivíduos fugindo assim que a viatura entrava no condomínio popular.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mega-Sena-sorteia-neste-sábado-prêmio-acumulado-em-R_-100-milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h, no horário de Brasília
L
Clássico-carioca-Fluminense-x-Vasco-abre-3ª-rodada-do-Brasileirão

Clássico carioca Fluminense x Vasco abre 3ª rodada do Brasileirão

Duelo às 16h deste sábado terá transmissão da Rádio Nacional
L

Dia dos povos Indígenas: “Luta ainda passa pela demarcação dos territórios como garantia de existência”

O que garante a identidade, a vida para os povos originários é a demarcação.
L
Irã-sinaliza-que-não-planeja-retaliar-Israel-após-ataque-com-drones

Irã sinaliza que não planeja retaliar Israel após ataque com drones

Israel não comentou o incidente
L
Fiocruz-internações-por-gripe-e-vírus-sincicial-aumentam-no-país

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

Casos de covid-19 têm tendência de queda
L

Requerimento da Licença Ambiental: AUXILIADORA SALGADOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS)
L
DPU-quer-indenização-de-R_-1-bilhão-da-X-por-danos-à-democracia

DPU quer indenização de R$ 1 bilhão da X por danos à democracia

Ação proposta pela Educafro e o Instituto Fiscalizaçã e Controle
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Encontros e Conflitos em No Rancho Fundo

Paixões, Desentendimentos e Surpresas na Pequena Cidade
L
Sintonia 360 entrevista : Luiz Teodoro

Sintonia 360 entrevista : Luiz Teodoro

Não perca a oportunidade de sintonizar na newstv.tv.br e ser parte de uma entrevista esclarecedora com Luiz Teodoro, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RO.
L
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Tensões e Confrontos em Família É Tudo

Ameaças, Conflitos e Alianças Inesperadas
L