Livre

V韉eo mostra tubar鮡s na beira da Praia do Sancho, em Fernando de Noronha

Pesquisadores afirmaram que animais s鉶 da esp閏ie lim鉶 e estavam 'patrulhando' um cardume de sardinha. Local reabriu para turistas e moradores na ter鏰 (8).
Sexta-Feira, 11 de Setembro de 2020 - 10:47

Tubarões foram vistos nadando próximo à areia na Praia do Sancho, em Fernando de Noronha. O registro, feito na quinta-feira (10), foi analisado por especialistas, que afirmaram ser animais da espécie limão.

A praia, eleita cinco vezes a melhor do mundo, foi reaberta para turistas e moradores da ilha na terça-feira (8). A área estava fechada, por causa da pandemia do novo coronavírus, desde 17 de março.

Segundo os pesquisadores, os animais têm quase 2 metros de comprimento e não representam risco para o público, desde que os espaços sejam respeitados.

"Nessas imagens, os tubarões fazem uma patrulha em um cardume de sardinha. Os animais estão tranquilos, não estão em comportamento de alimentação, estão apenas observando a região. Essa não é uma situação potencialmente perigosa”, afirmou o engenheiro de pesca Léo Veras, pesquisador de tubarões.

Segundo Veras, os tubarões passam a maior parte do dia com esse comportamento de patrulha e, no final da tarde, se preparam para a alimentação, realizada à noite. “São lindas imagens, maravilhosas”, avaliou Léo Veras.

A bióloga Zaira Matheus esteve no Sancho e encontrou os tubarões. “Eu não senti medo, em nenhum momento, não me senti ameaçada pelos tubarões. Quando você tem o respeito, tem a consciência de só observar, é impossível ter medo”, disse.

Reabertura

O Sancho faz parte da área do Parque Nacional Marinho. A reserva foi reaberta para visitação de pesquisadores pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) no início de agosto e para moradores e turistas, em setembro. O parque conta com uma programação de liberação dos atrativos, divulgada semanalmente.

Apesar de reaberta, a praia conta com horários específicos. Nesta sexta-feira (11), fica aberta das 9h às 17h e fecha no sábado (12). O local reabre e no domingo (13), no mesmo horário da sexta. Na segunda-feira (14), o instituto divulgará as praias estarão abertas durante a semana.

Fonte - Por Ana Clara Marinho, G1 PE

Comentários

News Pol韈ia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.