Na criação de um negócio, você e sua equipe definem a visão da empresa, os valores a serem seguidos e a missão da empresa. O próximo passo é fazer o público enxergar tudo isso. Sendo assim, é fundamental transmitir tudo isso logo nos primeiros contatos com o consumidor. Desta forma, qual é a forma mais eficiente de fazer o público-alvo de um negócio saber qual é a missão e todo o compromisso da empresa no primeiro contato?
Existem algumas formas de fazer isso acontecer, dentre elas a divulgação destas propostas para o público de forma direta, através de texto, informações no site e divulgações a respeito. Neste sentido, é fundamental investir pesado na criação da identidade visual de sua empresa para que ela ganhe notoriedade entre as pessoas que simpatizam com sua marca.
Mas, é unânime entre os especialistas em marketing que a identidade da marca deva se concentrar em um logotipo. É possível reunir em um logotipo o que a empresa segue, sua missão e objetivo. O logotipo é o primeiro contato que o público terá com a marca, e por isso, ele deve ser tratado com muita importância no processo de criação. Estar atento as cores na identidade da marca, ao formato e todo o design são pontos cruciais no sucesso do empresário.
Em vista disso, vamos abordar neste artigo pontos importantes sobre identidade visual, logotipo e logomarca. Veja o que é cada um desses termos e como fazer sua empresa alcançar notoriedade no mercado através de um logotipo.
Identidade visual
Ao falarmos em identidade visual, nos referimos diretamente a vários elementos dispostos em conjunto. Esses elementos têm como objetivo representar a forma como uma empresa será vista pelo público. Neste conceito estão incluídos o nome da empresa, slogan, produto, serviço, missão e nome da empresa. A identidade visual criada para uma empresa consegue destacar-se em meio aos concorrentes do segmento, torná-la mais visível entre os consumidores, fornecedores, parceiros e colaboradores.
No processo de criação de uma identidade visual é muito importante que os donos da marca e os profissionais designados para essa tarefa sigam um manual de identidade visual. Esse é um documento importantíssimo para nortear os profissionais envolvidos na criação da identidade visual de uma empresa que consegue evitar erros no processo de criação.
Logotipo
O logotipo é utilizado para difundir uma marca no mercado. Não existe outra explicação mais simples e direta na hora de definir o logotipo. O setor de marketing tem no "logo" da empresa os elementos gráficos para trabalhar uma estratégia de visualização da marca. O logotipo tem muito a dizer sobre uma empresa, produto ou serviço, pois ele concentra a identidade visual da marca em um único lugar.
Este importantíssimo elemento da identidade visual de uma marca pode ser resumido a um símbolo, número, letra, caractere, algo que transmita de forma instantânea o que a empresa oferece. Diversos conceitos importantes deverão estar inclusos no logotipo, sendo o mais importante deles a importância da marca.
Uma das piores coisas que um empresário pode fazer por sua empresa é disponibilizar um baixo orçamento para a criação de sua identidade visual no mercado. É possível que com um baixo investimento na criação da identidade visual a criação do logotipo não transmita a missão da empresa, a seriedade, o compromisso com o cliente, a credibilidade, tudo isso está contido no logo da empresa.
O logotipo é uma forma de traduzir a identidade visual da marca, a assinatura da marca traduzida para o mercado de modo geral. É por meio do logotipo que uma empresa será reconhecida pelos consumidores. Não investir pesado na elaboração de um logo é um grande erro cometido por empresários que não estão cientes da grande importância deste assunto. O logotipo deve ser priorizado no plano de negócio da empresa e todo o tempo e investimento necessário para sua criação devem ser despendidos até que ele seja criado com toda a segurança e certeza de sucesso da identidade visual da marca.
Diferença entre logotipo e logomarca
Com certeza essa é uma dúvida comum entre as pessoas que não estão familiarizadas com o assunto. O termo logotipo está relacionado a representação de uma marca por tipografia. O logotipo é uma assinatura visual da marca. Um exemplo é o símbolo da Nike, da Netflix, do McDonald's, dentre outros. Tenho certeza que ao citar essas marcas você tenha lembrado dos logotipos dessas empresas sem dificuldades.
Já a logomarca está relacionada com o nome a empresa escrita de forma específica, como é o caso da Petrobras, Unilever, Burger King, dentre outras empresas, onde o destaque fica no nome da empresa com grafia e cores diferenciadas. Muitos profissionais de marketing divergem sobre o assunto e acreditam que o termo logomarca é um neologismo, e que no final tudo é logotipo.