QUARTA-FEIRA, 24/04/2024

SEMANA DA PÁTRIA: Em Dia da Pátria sem atos cívico-militares, Rondônia homenageia profissionais da saúde na luta contra a Covid-19

Rondônia é o único estado brasileiro com nome de personagem da história: o marechal Cândido Mariano Rondon.

Publicado em 

SEMANA DA PÁTRIA: Em Dia da Pátria sem atos cívico-militares, Rondônia homenageia profissionais da saúde na luta contra a Covid-19 - News Rondônia

Sem o toque da corneta, sem bandeiras na avenida, sem alunos escolares, sem tropas do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, da PM e do Corpo de Bombeiros. Assim será o feriado pátrio de 7 de setembro em Porto Velho e no Estado de Rondônia, neste ano de pandemia da Covid-19.

SEMANA DA PÁTRIA: Em Dia da Pátria sem atos cívico-militares, Rondônia homenageia profissionais da saúde na luta contra a Covid-19 - News Rondônia

Tropa da PM participou do desfile de 7 de setembro na Capital em 2019; este ano não haverá atos cívico-militares

O grito “Selva!” ficou para 2021. Essa forma de cumprimento, interjeição, substitui “Ok, tudo bem”. Daqui a um ano, certamente voltarão as solenidades corriqueiras do Dia da Pátria.

Por mensagem em meios eletrônicos, o governador Marcos Rocha se pronunciará, prestando homenagem aos profissionais de saúde que se dedicam dia e noite ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

O cancelamento das tradicionais solenidades no desfile cívico-militar é uma medida de prevenção sanitária para evitar aglomerações nas cerimônias, devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

No início de agosto, o Ministério da Defesa recomendou o cancelamento dos desfiles, em portaria (nº 2.621) publicada no Diário Oficial da União.

“Como é de amplo conhecimento, o País, como considerável parte do mundo, enfrenta a pandemia da Covid-19, não sendo recomendável pelas autoridades sanitárias a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação”, diz um trecho da portaria.

“As condições atuais indicam que tal recomendação deva ainda vigorar durante o mês de setembro, abrangendo, assim, o período de celebração do 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil”, assinala outro trecho da nota da Defesa.

SEMANA DA PÁTRIA: Em Dia da Pátria sem atos cívico-militares, Rondônia homenageia profissionais da saúde na luta contra a Covid-19 - News Rondônia

Governo reconhece no Dia da Pátria o esforço dos profissionais de saúde que ajudaram na recuperação de doentes da Covid-19

O governador Marcos Rocha irá destacar o entusiasmo e a dedicação de todos os profissionais – médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, maqueiros e auxiliares diversos, especialmente os de limpeza e motoristas de ambulâncias – “por abraçarem a dor dos doentes em Rondônia, como se abraçassem a dor comum de um ente da própria família”, destaca Rocha.

A Independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822. A história conta que nesse dia Dom Pedro I a proclamou às margens do rio Ipiranga, na cidade de São Paulo. O Brasil rompia sua ligação com Portugal e se consolidava como nação independente*.

A avenida 7 de Setembro, ex-rua do Comércio, em Porto Velho, homenageia a Independência Brasileira. O jornalista e memorialista Lúcio Albuquerque lembra que, na praça em frente ao Palácio Presidente Vargas [atual Museu da Memória] há um obelisco inaugurado a 7 de setembro de 1922. “A então adolescente Labibe Aiech – depois Bártolo – declamou um poesia em homenagem à data, na primeira vez que uma mulher participou como oradora numa cerimônia pública em Porto Velho”, conta.

No ano passado, o governador Marcos Rocha declarava: “No 7 de setembro, a gente precisa resgatar o nosso sentimento de patriotismo, agir como cidadãos brasileiros em união, buscando o melhor para o nosso País, para a nossa Nação. Esta data é muito importante assim como os Estados Unidos falam ‘Feliz 4 de Julho’, a gente fala ‘Feliz 7 de Setembro’. Que Deus abençoe o nosso País”.

Em desfiles anteriores, na Capital, a Maçonaria marchou em comemoração à data. A Independência do Brasil tem significado especial para os maçons, pois a instituição teve participação decisiva no movimento, quando propôs, durante sessão, que se conferisse ao príncipe Dom Pedro I, o título de “Protetor e Defensor Perpétuo do Brasil”. Dom Pedro aceitou o título, propondo apenas a supressão do termo protetor.

Habilmente, os maçons arquitetaram o desenrolar do 7 de setembro de 1822, lançando a ideia da convocação de uma Assembleia Constituinte, cujo projeto foi redigido por Gonçalves Ledo e Januário Barbosa, dois maçons ilustres.

MARECHAL RONDON

Rondônia é o único estado brasileiro com nome de personagem da história: o marechal Cândido Mariano Rondon.

Cinco anos atrás, em Brasília, no desfile cívico-militar de 7 de setembro, 850 integrantes do Exército Brasileiro, em tropas, a pé e motorizados, somaram-se às demais Forças, homenagearam os 70 anos da vitória do Brasil na Segunda Guerra Mundial e aos 150 anos do nascimento do Marechal Rondon.

SEMANA DA PÁTRIA: Em Dia da Pátria sem atos cívico-militares, Rondônia homenageia profissionais da saúde na luta contra a Covid-19 - News Rondônia

Marechal Cândido Rondon recebeu homenagem no Dia da Pátria em 2015

Rondon é Patrono da Arma de Comunicações do Exército, foi homenageado com a presença de seu neto, que desfilou em viatura militar, trajando vestes da época de seu avô, seguido de militares com uniformes de instrução rondonianos.

Em 2018, o historiador Marcos Teixeira lembrava os feitos de Rondon para o País . Naquela ocasião, ele mencionou o etnólogo e escritor Roquette Pinto, que anunciara o nome do Estado em livro de sua autoria. “Quarenta anos antes do território, Rondon aqui esteve estudando populações indígenas, linguística e botânica, muito antes das primeiras migrações”, assinalava o etnólogo.

7 DE SETEMBRO ESPECIAL PARA PORTO VELHO

A escritora e historiadora Yêdda Borzacov, integrante da Academia de Letras do Estado de Rondônia, lembrou que na edição comemorativa ao centenário da Independência, em 7 de setembro de 1922, o Diário Oficial do Governo do Estado do Amazonas publicava nas páginas 94 a 201:

“A povoação de Porto Velho teve início no núcleo de casas dos empregados da “Madeira-Mamoré Railway Co.”, que se foi condensando, desde 1907, em torno da estação inicial e oficinas respectivas, sob a fiscalização da diretoria da Estrada de Ferro referida, que efetuou desde logo obras de saneamento…”. Com fundamento nisso, ela reverenciava a comemoração do centenário da Capital em 2007.

O falecido historiador Abnael Machado escreveu que o município de Porto Velho e a cidade do mesmo nome não passaram pelos estágios político-administrativos de Distrito e de Vila, respectivamente. “O povoado de Porto Velho, sede do município, foi elevado à categoria de cidade pela Lei Estadual nº. 1011, de 7 de setembro de 1919, sancionada pelo Governador Pedro de Alcântara Bacelar, do Estado do Amazonas”.

SEMANA DA PÁTRIA: Em Dia da Pátria sem atos cívico-militares, Rondônia homenageia profissionais da saúde na luta contra a Covid-19 - News Rondônia

Integrantes da Ala 6 (ex-Base Aérea) desfilaram na avenida Imigrantes em 2019

 

* A independência resultou do desgaste nas relações entre colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal. Isso teve relação direta com a Revolução Liberal do Porto de 1820, mas pode-se considerar que tudo começou com a transferência da Família Real portuguesa para o Brasil, em 1808. Isso decorreu da chamada Era Napoleônica [referente a Napoleão Bonaparte, imperador francês], motivada pela invasão de Portugal pelas tropas francesas.

A Família Real fugiu de Lisboa para o Rio de Janeiro, iniciou-se então o chamado Período Joanino, cujo nome faz referência a Dom João VI, regente que esteve à frente de Portugal e só se tornou rei a partir de 1816. No Brasil,  ele tomou diversas medidas que contribuíram para a modernização do país, promovendo desenvolvimento econômico e florescimento cultural e artístico.

Duas medidas se destacaram: a abertura dos portos, em 1808, e a elevação do Brasil à condição de reino, em 1815. Com essa última medida, o Brasil deixou de ser uma colônia e tornou-se parte do reino português. Essa situação, no entanto, desagradava a muitos em Portugal. Assim, em 1820, estourou a citada Revolução Liberal do Porto.

Essa revolução mobilizou a elite de Portugal pelo desejo de reformas no país, que incluíam o retorno do rei para Lisboa. O ponto de partida para o processo de independência do Brasil foi, portanto, a intenção da Corte portuguesa [instituição à frente dessa revolução em Portugal] de revogar todas as medidas tomadas por Dom João VI durante o Período Joanino.

Temendo a perda do seu poder, Dom João VI foi pra Portugal e deixou o seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil. Os revolucionários, mesmo inspirados por princípios liberais, exigiram a volta do pacto colonial. No Brasil, as repercussões desses acontecimentos impulsionaram a formação de um movimento que possibilitou a Independência. [Com informações do portal Brasil Escola].

 

Montezuma Cruz

Fotos: Daiane Mendonça, Edcarlos Carvalho e Ésio Mendes

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

1º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2024/25

1º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2024/25

O anúncio será  transmitido pelo canal oficial da Conab no YouTube. 
L
Sindafisco busca explicações sobre supostos atos ilegais na Sefin

Sindafisco busca explicações sobre supostos atos ilegais na Sefin

O principal objetivo é buscar informações sobre o Processo Seletivo Interno “Edital 02/2024/GAB/SEFIN-RO – 0046864110” para selecionar três servidores fazendários para participar de Curso de Mestrado no exterior (Espanha) custeado pelo Estado de Rondônia.
L
Projeto Ouvidoria Presente leva divulgação de direitos e escuta ativa a Rio Pardo e Nova Mutum

Projeto Ouvidoria Presente leva divulgação de direitos e escuta ativa a Rio Pardo e Nova Mutum

Os atendimentos jurídicos foram prestados durante a Tenda da Família Cidadã, iniciativa realizada pelo Município de Porto Velho.
L
AGROCOM: Sucesso em Cerejeiras marca o início de uma grande trajetória

AGROCOM: Sucesso em Cerejeiras marca o início de uma grande trajetória

Realizada em Cerejeiras, a feira reuniu produtores, empresas, autoridades e especialistas do setor, gerando um ambiente propício para a realização de negócios, troca de conhecimentos e fomento à inovação.
L
Conab participa de missão técnica no Vale do São Francisco

Conab participa de missão técnica no Vale do São Francisco

Na ocasião, os técnicos da Companhia realizarão a atualização do Diagnóstico dos Mercados Atacadistas de Hortigranjeiros: Mercado do Produtor, em  Juazeiro.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

In Foco Podcast entrevista: Beto Oliveira

No episódio do In Foco Podcast de quarta-feira, dia 24 às 15h, Marcelo Régis entrevista Beto Oliveira.
L
Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

Renúncia fiscal do Perse foi acordada com Ministério da Fazenda
L

Momento Empresarial entrevista: Walter de Oliveira Bariani

A entrevista abordará as tendências de mercado, experiências profissionais de Bariani e dicas para empreendedores.
L
Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

O Programa Intercâmbio Rondônia foi idealizado pelo governador e está sendo executado na Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Vaga de Empregos

Pommer e Barbosa abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Se você tem experiência em vendas e busca uma colocação profissional, essa pode ser a sua chance.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Repositor em Porto Velho

Com dedicação ao comércio varejista, a Nova Era procura por um profissional comprometido e dinâmico para integrar sua equipe.
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

Proposta vai à votação no plenário da Casa
L

Cláudia de Jesus solicita detalhes sobre quadro de servidores e pagamentos da Sesau

Em requerimento, a deputada pede informações completas sobre a gestão de pessoal na Sesau.
L

Dra. Taíssa indica contratação de médicos cardiologistas para o Hospital Regional de Cacoal

Objetivo é reduzir as filas de espera da unidade.
L
Deputada Gislaine Lebrinha entrega equipamentos à FHEMERON e anuncia investimento em tecnologia

Deputada Gislaine Lebrinha entrega equipamentos à FHEMERON e anuncia investimento em tecnologia

R$300 mil serão destinados para modernização tecnológica
L
Deputado Pedro Fernandes investe em saúde na área da educação em Ariquemes através do projeto Belo Sorriso

Deputado Pedro Fernandes investe em saúde na área da educação em Ariquemes através do projeto Belo Sorriso

Esses fundos foram alocados para a aquisição de medicamentos, instrumentais e equipamentos, visando melhorar os recursos disponíveis para a comunidade local no âmbito do projeto Belo Sorriso.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar de Rondônia utiliza instrumento há 8 anos para agilizar atendimento à população

De 1º de janeiro de 2019 a 22 de abril de 2024, um total de 27.746 registros efetuados pelo TCO
L

URGENTE: Motorista de Pajero causa grave acidente com motoboy na Guaporé

Segundo testemunhas, o motorista de um carro modelo Pajero estaria saindo de uma garagem quando não se atentou ao motoboy que seguia sentido Avenida Amazonas e causou a forte batida.
12

URGENTE: Jovem capota carro roubado durante perseguição na BR-319 em Porto Velho

Segundo a PM, o carro havia sido roubado e, durante a fuga, o veículo foi visto passando pela ponte sobre o Rio Madeira
14
PRF apreende quase 11 kg de skunk em Porto Velho

PRF apreende quase 11 kg de skunk em Porto Velho

Infrator alegou que transportaria a droga da cidade de Manaus/AM até o estado de Mato Grosso.
10
Ataque a tiros no Cristo Rei deixa um morto e um ferido em Vilhena

Ataque a tiros no Cristo Rei deixa um morto e um ferido em Vilhena

Vítima que morreu no local faria 30 anos em julho.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Estadual de Aquisição de Alimentos recebe investimento de R$ 3 milhões do Governo de RO

As compras serão realizadas por meio da referida modalidade com doação simultânea
L
Novo leilão da Conab contempla frete de cestas (22t) 

Novo leilão da Conab contempla frete de cestas (22t) 

O objetivo é a remoção de 22,1 toneladas de alimentos, localizados no município de Rolândia, no Paraná. O leilão será às 9h30, no horário de Brasília.
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Segredos e Revelações em Renascer

Conflitos Familiares e Conspirações no Enredo
L
Alunos da UNIR marcam presença em evento acadêmico com foco na transição energética

Alunos da UNIR marcam presença em evento acadêmico com foco na transição energética

O ENGIE Academic Challenge Brazil (EAC) é um desafio em torno da transição energética, especialmente projetado pela ENGIE e destinado a estudantes universitários dos cursos de engenharia, administração e correlatos.
L
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Conflitos e Emoções em Família É Tudo

Desentendimentos, Surpresas e Revelações na Trama
L
Sistema Fecomércio/RO por meio do SENAC/RO fortalece parceria com a SEAS no desenvolvimento do Programa VENCER do Governo de Rondônia

Sistema Fecomércio/RO por meio do SENAC/RO fortalece parceria com a SEAS no desenvolvimento do Programa VENCER do Governo de Rondônia

Para a execução do Programa, os cursos serão desenvolvidos nas unidades do Senac, em ambientes descentralizados e unidades remotas, previamente informado.
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Reviravoltas e Emoções em No Rancho Fundo

Fugas, Desilusões e Confrontos na Vida dos Personagens
L

Requerimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO RESIDENCIAL BOUGAINVILLE

Licença Ambiental de  Excepcional Porte, Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação e Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: I P CARNEIRO LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L