Quinta-Feira, 03 de Setembro de 2020 - 11:21 (Geral)

L
LIVRE

DESAFIOS - No dia do Biólogo, Governo de Rondônia ressalta a importância desse profissional no desenvolvimento sustentável do Estado

A coordenadora ressalta a importância e destacar o excelente trabalho dos estagiários em Biologia, futuros técnicos e usuários dos serviços da Sedam.


Imprimir página

Em três de setembro é comemorado nacionalmente o dia do biólogo. Um profissional que pode atuar em áreas que cercam a vida como um todo e o meio ambiente é uma dessas áreas.

Na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o biólogo tem um papel fundamental, pois o objetivo da Secretaria é de proteger o meio ambiente e os recursos naturais, de forma a evitar o seu esgotamento e manter o equilíbrio ecológico, e também garantir qualidade de vida saudável a todos os cidadãos.

ATRIBUIÇÕES

Daniely da Cunha Oliveira Sant´Anna é coordenadora de Recursos Hídricos há um ano na Sedam. Tem a atribuição de gerir o uso das águas subterrâneas e superficiais sob responsabilidade do Estado, coordena o Laboratório de Análises de Ambientais, o cadastramento das barragens de usos múltiplos da água, acompanha eventos críticos de seca e cheia dos rios rondonienses feito pela Sala de Situação e ainda acompanha a execução do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, política recentemente publicada, demonstrando claramente a pluralidade de funções deste profissional desde as mais técnicas até as de gestão.

A coordenadora ressalta a importância e destacar o excelente trabalho dos estagiários em Biologia, futuros técnicos e usuários dos serviços da Sedam.

“O biólogo é um profissional multifacetado, por isso boa parte das coordenadorias da Sedam demonstram interesse em tê-lo em seu quadro de servidores, visto a possibilidade ser utilizado das mais variadas formas e devido seus excelentes graus de instrução, já que são profissionais pós-graduados, mestres e até doutores”, destacou a coordenadora.

A técnica da Sedam Janeide Paiva é bióloga, comenta que quando alguém decide fazer faculdade de biologia, um “mundo de possibilidades” de atuação profissional se abre a sua frente.

Na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, o profissional de biologia pode desempenhar funções desde analistas de processos de outorga de uso da água, de licenciamento ambiental e cadastro ambiental rural, assessoramento aos coordenadores e ao próprio secretário, bem como desenvolvem pesquisas acerca da biodiversidade junto às unidades de conservação estaduais.

Nos municípios, a presença desse profissional é constante no desenvolvimento de atividades como: vistorias técnicas, no apoio a operações de fiscalização e monitoramento, no combate aos crimes ambientais, na educação ambiental, dentre outras ações.

Fonte: 010 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias