Quarta-Feira, 02 de Setembro de 2020 - 09:23 (Curiosidades)

L
LIVRE

Como limpar o micro-ondas?

Sujeira pode contaminar outros alimentos e deteriorar a parte interna do eletrodoméstico


Imprimir página

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais utilizados na cozinha e, por isso, precisa ser higienizado com frequência, já que os resíduos de comida deixados no aparelho colaboram para a proliferação de bactérias e fungos. Bethania Brochier, professora dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da Unisinos, explica que a sujeira pode contaminar outros alimentos, bem como deteriorar a parte interna do equipamento.

— Além disso, a sujeira aderida nas superfícies diminui a eficiência em aquecer o alimento — afirma. 

Para fazer essa higienização, a professora orienta que as pessoas utilizem os produtos neutros e não abrasivos indicados pelos fabricantes. Um manual de limpeza disponibilizado no site da Consul – uma das grandes empresas do setor de eletrodomésticos – recomenda o uso de três itens básicos: pano úmido, sabão ou detergente e pano seco ou papel toalha. Produtos químicos e inflamáveis não são indicados.

De acordo com Ricardo Formoso Ribeiro, gerente operacional da OnClean - Limpeza Especializada, é importante desconectar o eletrodoméstico da tomada antes de começar a limpeza. Segundo ele, a parte interna pode ser higienizada de forma simples, com um pano úmido e sabão, ou com receitas caseiras.

— Uma dica muito eficiente para remover a sujeira pesada é a solução de vinagre com água. O vinagre tem em sua base o ácido acético, que é capaz de desengordurar, desinfetar e remover odores — esclarece Ribeiro. 

Rodelas de limão com água também auxiliam em limpezas mais intensas e na retirada de cheiros ruins (veja como utilizar as receitas ao final desta matéria). Para facilitar a conservação e evitar manchas, o ideal é limpar os resíduos de alimentos logo após o uso.

Na parte externa, pode-se utilizar um pano úmido com sabão. Depois, passe um pano seco ou papel toalha para remover a umidade. É preciso cuidar para não molhar o painel de controle, por isso, ao limpá-lo, utilize somente um pano seco. 

O prato giratório é removível e pode ser lavado na pia com água e detergente neutro. No entanto, espere o prato esfriar antes de lavá-lo para que ele não trinque ou quebre. Depois, seque e coloque-o novamente dentro do aparelho.

Receitas com vinagre

Em um recipiente de vidro, coloque de 250ml a 300ml de água, acrescente cinco colheres de vinagre e leve ao micro-ondas por cinco minutos na potência máxima;

Quando o tempo acabar, deixe a solução por mais três minutos dentro do aparelho. Após esse período, retire o recipiente;

A solução terá amolecido a sujeira, que pode ser removida com um pano ou papel toalha.

Receita com limão

Corte um limão ao meio e coloque as metades viradas para baixo em um prato de sobremesa com uma colher de sopa de água;

Ligue o micro-ondas na potência máxima por um minuto e depois retire a sujeira com um pano seco e limpo ou um papel toalha. 

Fonte: 010 - Jhully Costa/gauchazh.clicrbs

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias