Quinta-Feira, 27 de Agosto de 2020 - 16:37 (Geral)

L
LIVRE

LAGOINHA: Prefeitura investe em infraestrutura de ruas, revitalização de praça e iluminação

Semisb realizou preparação de base para a pavimentação asfáltica de 16 ruas


Imprimir página

Na última semana, a Prefeitura de Porto Velho entregou as obras da Praça do Parque Ceará, localizada à avenida Raimundo Cantuária com rua Beija-Flor, na zona Leste, num excelente espaço para práticas esportivas, brincadeiras e acolhimento à comunidade.

As obras estavam paralisadas há mais de oito anos, mas a Prefeitura conseguiu retomar a obra e entregar as benfeitorias para os moradores. O investimento foi feito através de recursos próprios da municipalidade através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

Com a revitalização, a Praça do Parque Ceará foi contemplada com academia ao ar livre, piso tátil e pergolado, sede reformada, banheiros e, ainda, a instalação de iluminação pública, que ficou sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur). A quadra foi contemplada com sistema de drenagem e novas traves e brinquedos para o playground.

Uma força-tarefa da atual gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Serviços Básicos e Subsecretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semisb/Suop), refez toda a drenagem, principalmente na avenida Raimundo Cantuária, que há décadas empossava muita lama e água servida no perímetro.

ILUMINAÇÃO

As benfeitorias deixaram os moradores mais seguros, especialmente para transitar no período noturno. A Prefeitura, por meio da Emdur, iluminou os pontos mais escuros da região, prevalecendo na localidade um lúmen que beneficia diretamente muitas famílias, além dos bairros adjacentes.

A instalação da iluminação pública no Parque Ceará consistiu no lançamento de 100 metros de rede, instalação de refletores e luminárias.

De 2017 para cá, a Emdur realizou a revitalização da iluminação, manutenção e instalação de luminárias (1.028 pontos de luz) no bairro. E os serviços continuarão ao decorrer do ano, a avenida Guaporé, uma das principais vias que dá acesso ao bairro, está sendo revitalizada pelas equipes da EMDUR. Esta semana, começaram as manutenções e instalações de luminárias, até o final do mês a avenida estará 100% iluminada.

INFRAESTRUTURA

Ainda sobre as obras no Bairro Lagoinha, as benfeitorias atingem 28 ruas, além da revitalização de praças e iluminação. O bairro recebeu drenagem (assentamento de manilhas e boca de lobo) numa extensão de 150 metros e regularização da base para pavimentação, vez que várias ruas nunca tinham recebido asfalto antes. Os trabalhos são executados sob a responsabilidade da Semisb/Suop.

Foram concluídas as obras de tapa-buracos, regularização de base, drenagem, limpeza de canais e asfalto. A rua Ana Sobral, por exemplo, passa a contar ainda com a construção de meio-fio e sarjeta após a pavimentação.

Ainda foram realizados a desobstrução de canal na rua Itajaí, canal do Tancredo Neves e encascalhamento nas ruas Dois Irmãos, Botafogo e Palmeiras. Já a drenagem com assentamento de tubo armco foi feita nas ruas Maria Natmaer e Francisca Guimarães, depois assentadas manilhas e realizada a limpeza de vala na rua Negreiros com rua Sebastião Soares e a retirada de entulhos aconteceu na rua Cará com Piramutaba.

Na semana passada as ruas Nova Esperança e Esperança receberam a base para pavimentação asfáltica. Já na rua Negreiros houve o trabalho de drenagem e construção de boca de lobo. Outro ponto foi a rua Ipu, contemplada com drenagem (assentamento de manilhas).

Dando seguimento aos trabalhos, a Semisb/Suop concluiu toda a preparação da base e pavimentação asfáltica em 16 ruas: Sebastião Soares, João Paiva, Sem Nome 23, Ubajara, Francisco Guimarães, Citrino, Iguatu, Crateús, Padre Cícero, Morada Nova, Nova Esperança, Cedro, Ipú, Buquê, Ana Caucaia e Ana Sobral.

Fonte: News Rondônia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias