QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

Artigo: Aprendendo a aprender

É ruim? Cada um tem uma opinião diferente. O fato é que a tecnologia veio para ficar e precisamos nos adaptar a ela.

Publicado em 

Artigo: Aprendendo a aprender - News Rondônia

De uns tempos para cá, um novo conceito, aliado à tecnologia, foi inserido na vida dos que desejavam cursar o ensino superior: o EAD, ou ensino a distância. A maioria das faculdades, hoje em dia, apresentam a opção de se estudar em casa, online, ou de ter aulas presenciais. No entanto, mesmo cursos presencias inserem um ou dois dias de EAD durante a semana. É bom? É ruim? Cada um tem uma opinião diferente. O fato é que a tecnologia veio para ficar e precisamos nos adaptar a ela.

Artigo: Aprendendo a aprender - News Rondônia

Hoje, com a ameaça do Covid-19 e a quarentena, a tecnologia provou que o futuro talvez esteja mais próximo do que se imagina. Trabalhar em home office, estudar em casa, fazer compras pela internet, enfim, a tendência é que as pessoas se isolem cada vez mais no conforto e segurança do seu lar.

Mas e as crianças? Como está sendo para elas essa nova realidade? E para os pais que agora se veem cada vez mais inseridos nos estudos dos filhos? Simplesmente largar a criança ou adolescente em frente ao computador e esperar que eles aprendam é producente?

Desde março deste ano, as escolas fecharam e não há previsão para que abram. Essa nova rotina impõe dificuldades e desafios maiores do que o imaginado. O isolamento social criou um conceito de ensino como solução temporária para dar continuidade às atividades pedagógicas e minimizar os impactos da aprendizagem: o ensino remoto. A estrutura do ensino remoto não é a mesma do EAD como tecnologia, recursos utilizados, interação com o professor, videoconferência, material de ensino e outros, uma vez que seu objetivo é contingente. Será?  

Para os professores, essa nova experiência requer muita criatividade, muito mais empenho e maior dedicação. São verdadeiros heróis e, embora sempre tenham sido, agora, mais do que nunca, demonstram o seu talento e comprometimento.  Alguns precisam utilizar laboratórios virtuais, simulações, videoaulas. Precisam criar interesses e estratégias de forma que as aulas sejam mais eficientes e o aluno se sinta motivado a estudar e aprender, mesmo a distância. A carga horária desses profissionais aumentou muito e seus esforços dobraram. Alguns professores chegam a ficar tensos, sabendo que os pais estão acompanhando as aulas e se preocupam não só em ensinar os alunos como em satisfazer aos pais que poderão julgá-los.

Para os pais, a tarefa não é menos árdua. As mães que antes já tinham uma carga de trabalho triplo, revezando entre o cuidado com filhos, casas e emprego, agora ainda enfrentam uma nova missão: estudar com os filhos. As crianças, principalmente, precisam que os pais desempenhem diversas funções que eram exclusivas dos professores. Quanto mais nova a criança, maior a participação dos pais, que passam a ser os braços e pernas dos docentes.

E quanto aos jovens alunos?  Como está sendo esta experiência para eles? Certamente o aprendizado é muito diferente. As crianças e os adolescentes ficam mais livres, desligam a câmera, assistem às aulas, mas, ao mesmo tempo, conversam com os colegas, assistem ao Netflix, dispersam-se facilmente e precisam de mais disciplina para aprender.

As opiniões variam entre os pais. Alguns afirmam que o ensino piorou, que não há aulas suficientes e que o aprendizado está bem inferior. Outros dizem que as escolas estão passando mais atividades, estão sobrecarregando os alunos para compensar a possível deficiência de uma aula virtual. Existe, também, uma preocupação com o tempo excessivo que os filhos passam em frente ao computador.

Alguns alunos, segundo pais e professores, se deram muito bem com essa nova forma de estudar. Outros, no entanto, não conseguiram se adaptar. Não fazem o que é necessário, não conseguem se organizar, deixam as tarefas se acumularem e acabam ficando sobrecarregados e perdidos.    

E quanto às crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem? Alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) já apresentam dificuldades em se concentrar em uma aula presencial, o que dizer de uma aula virtual onde há muito mais distrações e formas de se perder o foco? Em um ambiente presencial o professor tem mais condições de acompanhar seus alunos, o que não ocorre no ensino remoto. Assim, cabe aos pais suprir a dificuldade que seu filho apresenta na hora de aprender.

Hoje diversos neurocientistas defendem mais aulas com menos duração e intervalos entre elas, para que o cérebro consiga aprender mais efetivamente. No caso de crianças e adolescentes com TDAH, principalmente, a curva de aprendizagem poderia melhorar. Como essa não é uma realidade em nossas escolas, uma vez que vários outros fatores precisam ser considerados, a solução temporária, especialmente no isolamento, seria incentivar o filho a focar sua atenção em pelo menos 15 minutos de uma vez e recompensá-lo pelo esforço nos intervalos, que podem ser de cinco minutos.

Enfim, estamos todos vivendo uma nova experiência e quanto antes nos adaptarmos a ela, melhores resultados teremos.

No entanto, nem tudo é negativo.

Os adolescentes aumentaram o grau de independência e aprendizado dentro de casa, inclusive nas tarefas domésticas. A autonomia aumentou. Precisaram ficar mais familiarizados com o mundo digital. Até mesmo com o contato digital entre os amigos. Aprenderam sobre flexibilidade e adaptação. Sobre disciplina e autonomia.

Pais que passavam muito pouco tempo com as crianças, agora precisam interagir mais com os pequenos, entrar em seu mundo infantil como era antigamente, participar mais das brincadeiras e auxiliar na criatividade e curiosidade da criança, não apenas nos fins de semana, mas todos os dias.

Bom ou ruim, melhor ou pior, o fato é que a realidade de hoje é essa. É preciso se adaptar e tirar o melhor da situação. É preciso reaprender a aprender. Afinal, quem garante que esse não será o nosso futuro? Só o tempo dirá.

Lucia Moyses é psicóloga, neuropsicóloga e escritora (www.luciamoyses.com.br

Natural de São Paulo, Lucia teve sua primeira formação em análise de sistemas pela FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), complementando os seus estudos com curso de pós-graduação na UNICAMP (Universidade de Campinas). Atuou nessa área por mais de 20 anos e foi convidada para ser coautora em uma obra da IBM, em sua sede nos Estados Unidos. Administrou cursos e palestras, inclusive para pessoas com necessidades especiais.

A partir desta experiência, a escritora se interessou pela área de humanas. Foi então que decidiu seguir a carreira de Psicóloga, concluindo o bacharelado na FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas) e, logo depois, se especializando em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva pelo (INESP) – Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa.

Em 2013, a autora lançou seu primeiro livro “Você Me Conhece?” e dois anos depois o livro “E Viveram Felizes Para Sempre”, ambos com um enfoque em relacionamentos humanos e psicologia.

Três anos após a especialização em Neuropsicologia, Lucia lançou os três primeiros livros: “Por Todo Infinito”, “Só por Cima do Meu Cadáver” e “Uma Dose Fatal”, da coleção DeZequilíbrios. Composta por dez livros independentes entre si, a coleção explora a mente humana e os relacionamentos pessoais. Cada volume conta um drama diferente, envolvendo um distúrbio psiquiátrico, tendo como elo o entrelaçamento da vida da personagem principal.

Em 2018, a psicóloga lançou mais três livros: “A Mulher do Vestido Azul”, “Não Me Toque” e “Um Copo de Veneno”, totalizando seis livros da coleção. Em 2020, Lucia, lança o livro "A Outra". 

Linkedin: linkedin.com/in/lucia-moyses-b8449849

Instagram: @Lucia.moyses 

 

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Registros sobem 19,8% em relação a 2021 e representam 1,1% do total
L

No Debate Pod: Prefeito Hildon Chaves revela sua trajetória e visão para Porto Velho

Uma conversa franca com o líder da capital de Rondônia sobre mudanças, desafios e as curiosidades de sua vida política e pessoal
L

Alerta no Pahpowcast: O Silêncio Perigoso do Glaucoma

Dra. Maria Ivanete esclarece como prevenir e detectar precocemente uma das principais causas de cegueira no mundo
L
Bolsonaro diz ao STF que seria "ilógico" pedir asilo a embaixador

Bolsonaro diz ao STF que seria “ilógico” pedir asilo a embaixador

Ex-presidente esteve na Embaixada da Hungria de 12 a 14 de fevereiro.
L
Haddad diz que é preciso insistir em acordo Mercosul-União Europeia

Haddad diz que é preciso insistir em acordo Mercosul-União Europeia

Em evento em São Paulo, ele destacou o crescimento econômico do Brasil
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Os cinco maiores setores da economia registraram saldo positivo
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L

Reinauguração Farma e Farma: saúde e economia em um novo espaço

A franquia que conquistou o Brasil com preços acessíveis inaugura nova loja em Porto Velho com ofertas imperdíveis
L
Vacinação

Vacina da Dengue: Ministério remaneja imunizantes entre estados e Rondônia fica de fora novamente

O imunizante é destinado a pessoas de 10 a 14 anos, público que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Auxiliar Técnico de Refrigeração na Tecno Center

Esta é uma excelente oportunidade para profissionais qualificados que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para a excelência dos serviços oferecidos pela empresa.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Vaga de Emprego: Estágio de Auxiliar Administrativo na Tecno Center

Esta é uma excelente chance para estudantes interessados em adquirir experiência prática em um ambiente corporativo dinâmico e desafiador.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Assistente Administrativo na Tecno Center

Esta é uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para o crescimento de uma empresa líder no setor de tecnologia e serviços.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Zelador(a) na Euros Distribuidora de Materiais para Construção

Esta é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam fazer parte de uma empresa sólida e contribuir para a manutenção e segurança das instalações.
L
Vaga de Empregos

Vaga Disponível: Auxiliar Administrativo no Fortal Supermercado

Esta é uma oportunidade para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para o sucesso de uma das principais redes de supermercados da região.
L
Publicidade

POLÍTICA

URGENTE: Apenado monitorado é encontrado degolado em Linha no Candeias

Após confirmação do crime, foram solicitadas as equipes da perícia e rabecão.
18
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Projeto de lei que Institui o "Dia Municipal da Mulher Empresária" de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Projeto de lei que Institui o “Dia Municipal da Mulher Empresária” de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Visando conscientizar e estimular o empreendedorismo feminino no município
L

Cláudia de Jesus busca melhorias na ortopedia especializada em joelho no SUS de Rondônia

A parlamentar requisita ao governo dados e ações para enfrentar a demanda reprimida na área.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Criminoso pede para limpar quintal de residência e assalta moradora

O criminoso pediu uma faca para podar as plantas.
10
Funcionários da Ambev são assaltados durante entrega de bebidas na zona sul

Pedestre é atropelado por motociclista inabilitado na Amazonas

Uma equipe do Samu prestou socorro e encaminhou o idoso para a Policlinica Ana Adelaide.
12
Operação da PF combate abuso sexual de crianças; 18 pessoas são presas

Operação da PF combate abuso sexual de crianças; 18 pessoas são presas

Foram expedidos 59 mandados de busca e apreensão
L

Polícia Militar recupera motos furtadas em estabelecimento comercial em poucas horas no município de Jaru

A ação rápida dos militares, resultou na apreensão de cinco menores e um maior, dos sete que participaram da ação delituosa, em poucas horas do acontecido.
12
Idoso é espancado e assaltado no bairro Lagoinha

Idoso é espancado e assaltado no bairro Lagoinha

O idoso disse que foi cercado por cerca de cinco indivíduos, depois foi agredido a pauladas e teve dinheiro e a bicicleta roubada pelo bando.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

No mês passado, foram vendidos R$ 3,04 bi em títulos
L
IFRO lança Projeto IFROAtleta Cidadão nesta quinta-feira, no Campus Calama, em Porto Velho

IFRO lança Projeto IFROAtleta Cidadão nesta quinta-feira, no Campus Calama, em Porto Velho

Desenvolvido em parceria com o Senador Confúcio Moura, o Projeto IFROAtleta Cidadão foi criado conforme a necessidade de oferecer aos estudantes de escolas públicas e privadas oportunidades quanto à prática esportiva.
L
FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

Além do mais, o aeroporto internacional Jorge Teixeira de Oliveira passa por reformas para melhor atender seus usuários.
L
Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Com o nível máximo de implementação do programa, o aluno beneficiado pelo PAIC possui, em média, um ano a mais de aprendizado em relação aos que não estão no programa.
L
Cresce número de divórcios no Brasil, com processo mais rápido e mudanças na guarda

Cresce número de divórcios no Brasil, com processo mais rápido e mudanças na guarda

Dados do IBGE revelam aumento significativo nos divórcios, com divórcios ocorrendo mais cedo e guarda compartilhada em ascensão.
L
Promotora pede 2 anos e meio de prisão para Rubiales por beijo forçado

Promotora pede 2 anos e meio de prisão para Rubiales por beijo forçado

Presidente da Federação Espanhola de Futebol cometeu o ato em 2023.
L
Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640
L
Conselhos da Mulher Empreendedora e da Cultura vem ganhando espaço em Rondônia e reúnem quase 1.000 (mil) mulheres em um ciclo de eventos

Conselhos da Mulher Empreendedora e da Cultura vem ganhando espaço em Rondônia e reúnem quase 1.000 (mil) mulheres em um ciclo de eventos

Vale destacar que o Sebrae também foi um grande parceiro deste ciclo de eventos, ao designar a palestrante Franciane do Carmo para participar de todos os encontros.
L
Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

Até agora, 521 cidades tinham sido selecionadas.
L

Requerimento de Mudança de Titularidade na Licença Ambiental: NASCIMENTO & CIA LTDA

MUDANÇA DE TITULARIDADE: de NASCIMENTO & CIA LTDA para A BENTO DO NASCIMENTO COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEL LTDA
L