QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

A quem responsabilizar por tantas mortes que poderiam ter sido evitadas, na pandemia do coronavírus?

No futuro, quando forem analisados os erros e acertos no combate à essa terrível pandemia, depois de milhões de atingidos e, infelizmente, milhares e milhares de mortos (já são mais de 800 mil em todo o mundo) , será tarde demais para se descobrir que, sem esse debate ideológico, muitas vidas teriam sido salvas.

Publicado em 

A quem responsabilizar por tantas mortes que poderiam ter sido evitadas, na pandemia do coronavírus? - News Rondônia

A quem responsabilizar por tantas mortes que poderiam ter sido evitadas, na pandemia do coronavírus? - News Rondônia

Tudo começou, no mundo inteiro, bem no início desse ano. Explodiu no Brasil após o Carnaval, onde a irresponsabilidade de muitas autoridades e de boa parte da mídia, que fizeram de conta que nada estava acontecendo, liberou geral para que milhões de pessoas fossem às ruas, amontoadas, enquanto a doença se espalhava. A partir do final de abril e meados de maio, a situação piorou muito. Não só porque, na verdade, ninguém sabia exatamente o potencial da pandemia que estava começando a atacar o Planeta, mas também porque, ao menos no Brasil, o combate à doença foi politizada. Tudo o que o governo Bolsonaro dizia – e principalmente no que falava ele mesmo – era mote de contestação não só dos opositores, derrotados nas urnas, mas igualmente por boa parte da mídia, que colocou seus interesses e suas perdas, acima das perdas de milhares de vidas. Depois de quase 3 milhões e meio de brasileiros afetados; depois do início da pandemia e chegando nas 116 mil mortes, das quais perto de bater nos 1.100 óbitos em Rondônia, infelizmente o mote político-partidário continua, como se ele fosse o mais importante de todo o contexto e a prioridade absoluta  não fosse, sem qualquer senão, a defesa da vida humana. Enquanto governistas, oposicionistas, grupos de médicos e cientistas discutem o que deve ou não ser feito, muitas vezes apenas fazendo debates infindáveis, baseados em crenças pessoais e ideológicas, o brasileiro continua morrendo.

A quem responsabilizar por tantas mortes que poderiam ter sido evitadas, na pandemia do coronavírus? - News Rondônia

No futuro, quando forem analisados os erros e acertos no combate à essa terrível pandemia, depois de milhões de atingidos e, infelizmente, milhares e milhares de mortos (já são mais de 800 mil em todo o mundo) , será tarde demais para se descobrir que, sem esse debate ideológico, muitas vidas teriam sido salvas. Por exemplo: no mundo todo, mas muito pior no Brasil, é irritante a eterna discussão sobre o uso ou não da cloroquina que é, unicamente, político-partidária-ideológica. Não importam as provas de que centenas e centenas e centenas de pessoas foram curadas no começo da doença, com um coquetel que inclui esse medicamento: quem é a favor é bolsonarista; quem é contra é oposição. Enquanto essa discussão absurda, doentia, desumana se amplia cada vez mais, abrem-se, na mesma proporção, mais e mais sepulturas. Isso é apenas um exemplo. Há muita coisa pior, que, infelizmente, só saberemos no futuro. E o que mais vamos lamentar, além de tantos brasileiros que foram embora para sempre, é que não haverá a quem cobrar por tantas mortes que poderiam terem sido evitadas. Só restará mesmo a tristeza e o desespero de quem perdeu seus entes queridos, enquanto se discutia política!

A COVID NA SEGUNDA-FEIRA E A TORCIDA PELO SECRETÁRIO

O risco continua alto. Um dia, os números diminuem e são menos assustadores. No outro, medo de novo, por causa, principalmente, do aumento do casos de morte. No domingo, por exemplo, tivemos 426 novos registros de rondonienses afetados pelo coronavírus, atingindo 51.421 desde o início da pandemia, com 42.800 recuperados. Tivemos quatro mortes no boletim dominical, chegando, no total, a 1.065 óbitos registrados, dos quais 622, ou seja, 58,5 por cento, foram na Capital. Já no novo boletim da Sesau, o da segunda-feira, o de número 159, a baixa na estatística continuou, no total de novos casos (apenas 370) , embora tenha duplicado o número de mortos: oito (no domingo, nenhuma em Porto Velho; na segunda, apenas uma) e, no lado positivo, do total de 51.791 casos, 43.356  já estão recuperados. Temos hoje, no Estado, apenas 7.362 casos ativos. Enquanto isso, todos estamos na torcida pela recuperação dos familiares do secretário de saúde, Fernando Máximo. Seus pais e seu irmão, o cantor Cauã, estão internados. O pai e o irmão de Máximo estão na UTI e continuam correndo graves riscos. O próprio secretário da Sesau ainda está se recuperando da doença, depois de um longo período de internação.

PIMENTEL CONFIRMADO NO MDB

Dessa vez, paz, discursos de união, otimismo, quase uma confraternização. Foi esse o clima do encontro do diretório municipal do MDB, presidido pelo deputado estadual Jean Oliveira, que confirmou o nome de Willames Pimentel como o que o partido vai apresentar oficialmente em breve, em sua convenção, para disputar a Prefeitura de Porto Velho. Discursos de apoio foram proferidos por dois outros nomes que o partido tinha como possíveis candidatos, mas que abriram mão para que Pimentel fosse o escolhido. Tanto o ex desembargador e empresário Walter Waltenberg como o ex secretário de Planejamento do Estado, George Braga, deixaram claro que apoiarão integralmente o nome escolhido pelo partido. O presidente regional, Lúcio Mosquini, lembrou que encontros anteriores do partido traziam tristes recordações, mas que agora é um novo tempo de união. Destacou que a candidatura é um consenso dentro do partido. Pimentel falou sobre planos e em defesa da população da Capital. Será sua segunda tentativa de chegar à Prefeitura da sua cidade natal.

PRIMEIRA DAMA E LÍDER EMPRESARIAL NO PATRIOTAS

Uma união de grupos políticos, incluindo envolvendo nomes poderosos como os da primeira dama do Estado, Luana Rocha, está tornando mais forte a candidatura do jovem advogado Breno Mendes, já definido como o nome do Avante, partido presidido no Estado pelo deputado estadual Jair Montes, para concorrer à cadeira de Hildon Chaves. O Avante uniu-se ao Patriotas, cujo presidente regional é o também deputado Marcelo Cruz. Aparentemente, a aliança poderia não parecer ter tanta força, caso o cenário não envolvesse o Palácio Rio Madeira/CPA e um dos líderes do empresariado rondoniense. Tanto a primeira dama Luana Rocha, segundo fonte dos dois partidos aliados, quanto o empresário Chico Holanda, assinaram ficha com o Patriotas e  poderiam participar ativamente da campanha por Breno Mendes. Os dois aliados, até agora pouco mais do que partidos nanicos, querem agora um peixe maior: estão tentando cooptar o governador Marcos Rocha, que está sem partido. Além da presença da primeira dama, os aliados vão argumentar que o patriotas é um dos mais fortes aliados do presidente Bolsonaro. A costura já está sendo feita, inclusive com a participação de Jair Montes, que é o vice líder do governo na Assembleia.

CARAS NOVAS E AS CONHECIDAS: MAIS NOMES PARA A CÂMARA

Surgem cada vez mais nomes para disputar as 21 cadeiras da Câmara Municipal de Porto Velho. Alguns são novos na política, outros querem retornar a ela. É o caso, por exemplo, do ex vereador Sid Orleans, ex PT e hoje no Podemos, um dos campeões em apresentação de projetos quando foi vereador.  O advogado e criminalista Dr. Moisés Marinho, conhecido por sua participação como comentarista da Rádio Rondônia, é um dos caras novas que querem uma cadeira na Câmara. É o mesmo desejo do famoso apresentador da Rede TV!, Rosinaldo Guedes, que comanda um programa policial de grande audiência e começa a dar seus primeiros passos na política. Thiago de Moraes, o Thiagão, concorre pela terceira vez. Na última eleição municipal, superou os mil votos. Ele representa o bairro Floresta e, dessa vez, quer chegar lá! Outro pré candidato é Evaldo de Lima, o Evaldo da Agricultura, já foi secretário municipal e tem longa ficha de serviços prestados ao setor.  Em seu segundo mandato como conselheira tutelar, Patrícia Claros, outra com longo histórico de serviços prestados à coletividade, quer ser mais uma mulher na Câmara Municipal de Porto Velho. Além desses e dos que já foram divulgados, praticamente todos os atuais vereadores concorrerão à reeleição, assim como outros em torno de 400 candidatos. Se não forem bem mais…

NÃO É SÓ A PANDEMIA. O TRÂNSITO CONTINUA MATANDO

Enquanto a pandemia corre solta, há quem esqueça o que está acontecendo nas ruas, com as mortes – e muitas – por outras causas. O trânsito, por exemplo, continua matando. Tirando a vida de gente de todas as idades. Causando dramas e tragédias familiares. Como ocorreu neste final de semana, quando duas jovens de 23 anos, estudantes, morreram um acidente na BR 364, ao ultrapassarem um quebra-molas ( e eles existem nas nossas rodovias, por incrível que pareça!) e caíram, batendo violentamente com a cabeça. Os acidentes estúpidos, que tiram tantas vidas, continuam existindo em nossas vidas, embora só se fale no coronavírus. Outro caso triste envolveu a morte de mais um ciclista, atropelado e morto em Porto Velho. Dias atrás, no Espaço Alternativo, um ciclista foi morto durante um racha. Os envolvidos estão presos. Neste final de semana, foi na Jatuarana que um funcionário do Banco do Brasil, adepto do ciclismo, foi atropelado e morto. O trânsito continua desumano, desorganizado e todos devemos redobrar os cuidados. Não podemos permitir que, além da pandemia, tanta gente perca suas vidas nas ruas, avenidas e rodovias da nossa terra.

CHRISÓSTOMO DIZ QUE PRESIDENTE VIRÁ A PORTO VELHO

O deputado federal coronel Chrisóstomo, anda anunciando por onde anda que o presidente Jair Bolsonaro deve vir a Rondônia em breve, para uma rápida visita. O que se sabe é que o há uma vinda agendada do Chefe da Nação, mas apenas para o final do ano, quando ele estaria por aqui para entregar oficialmente a nova ponte sobre o rio Madeira, na Ponta do Abunã. As obras de acesso à ponte, do lado de cá do rio, que estão sendo feitas pela empresa rondoniense Madecon e devem ficar completamente concluídas até a primeira semana de dezembro. Ela, aliás, já deveria estar pronta há quase um ano, não fosse um defeito no projeto original, que ignorou os problemas no acesso, durante o período das cheias do rio Madeira. O deputado do PSL, contudo, tem dito que o Presidente virá antes disso. Por enquanto, o Palácio do Planalto nada confirma. A última vinda de Bolsonaro à Capital rondoniense foi na campanha eleitoral, quando uma grande multidão o recepcionou no aeroporto Jorge Teixeira.

BERTOLIN, O 18º NOME Á PREFEITURA DA CAPITAL

Já são, ao invés de 17, nada menos do que 18 pré candidatos à Prefeitura de Porto Velho. Faltou um nome na relação que foi divulgada nesse espaço, na edição do último domingo. Faltou citar o nome do ex secretário de Agricultura de Porto Velho, Leonel Bertolin. Ele já foi confirmado como pré candidato do PTB à Prefeitura da Capital, partido que tem, aliás, o vereador mais votado na Capital, há quatro anos atrás, Aleks Palitot. Além dele, os demais 17 pré candidatos são: Anderson Pereira, Pimenta de Rondônia, Edgar do Boi,  Mauro Nazif, Samuel Costa, Thiago Tezzari, Williames Pimentel, Lindomar Garçon, Cristiane Lopes, Vinicius Miguel, Ramon Cajuí, Fabrício Jurado, Breno Mendes, Coronel Ronaldo,  Eyder Brasil, Coronel Chrisóstomo e Rui Motta. As convenções partidárias começam a serem realizadas a partir do inicio de setembro. A campanha, na segunda quinzena do mês que vem. Até lá, ainda podem surgir outros candidatos.

PERGUNTINHA

Você acha correto o presidente da República ameaçar socar um jornalista que lhe questionou sobre ato suspeito em seu governo ou acha que ele deveria se controlar e responder o que lhe foi perguntado?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cientistas descobrem como curar ossos quebrados mais rápido e torná-los 3x mais fortes

Cientistas descobrem como curar ossos quebrados mais rápido e torná-los 3x mais fortes

Hoje em dia, as fraturas deslocadas ou complexas são difíceis de tratar.
L
Prefeitura de Jaru lança calendário esportivo de 2024; competições começam neste final de semana

Prefeitura de Jaru lança calendário esportivo de 2024; competições começam neste final de semana

Começa neste final de semana, as primeiras competições do calendário esportivo da prefeitura de Jaru, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer.
L
FACER presente no Ciclo de Debates da CACB em Brasília

FACER presente no Ciclo de Debates da CACB em Brasília

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi um dos convidados do evento
L
AGU recorre ao STF para derrubar desoneração de setores e municípios

AGU recorre ao STF para derrubar desoneração de setores e municípios

Estimativa de perda de arrecadação é de R$ 10 bilhões por ano
L
Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

“Não temos preferência por nenhum partido”, diz coordenador
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

O grupo compõe o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e vieram a Rondônia para debater assuntos relacionados às secretarias de justiça, o direcionamento setorial, e eleger a nova diretoria.
L
Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Reconhecimento inclui desfiles, músicas, práticas e tradições
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L

Giro News entrevista: Juraci Jorge da Silva

Neste episódio especial do “Giro News”, que vai ao ar nesta quarta-feira, dia 24, às 16h
L

In Foco Podcast entrevista: Beto Oliveira

No episódio do In Foco Podcast de quarta-feira, dia 24 às 15h, Marcelo Régis entrevista Beto Oliveira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Vaga de Empregos

Pommer e Barbosa abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Se você tem experiência em vendas e busca uma colocação profissional, essa pode ser a sua chance.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Repositor em Porto Velho

Com dedicação ao comércio varejista, a Nova Era procura por um profissional comprometido e dinâmico para integrar sua equipe.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Não perca essa oportunidade de vivenciar um dos maiores eventos esportivos da região.
L
Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

O IPHAN fez uma apresentação a respeito dos estudos que estão sendo realizados na região, em especial a pesquisa arqueológica no interior do Forte, com o objetivo de subsidiar seu projeto de recuperação estrutural.
L
Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na Estrada da Penal e beneficiando a comunidade local.
L
JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

Proposta vai à votação no plenário da Casa
L

Cláudia de Jesus solicita detalhes sobre quadro de servidores e pagamentos da Sesau

Em requerimento, a deputada pede informações completas sobre a gestão de pessoal na Sesau.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão estava fazendo uma manobra para entrar em uma loja, quando acabou causando a batida com o motociclista que seguia na via preferencial.
16

Polícia Militar de Rondônia utiliza instrumento há 8 anos para agilizar atendimento à população

De 1º de janeiro de 2019 a 22 de abril de 2024, um total de 27.746 registros efetuados pelo TCO
L

URGENTE: Motorista de Pajero causa grave acidente com motoboy na Guaporé

Segundo testemunhas, o motorista de um carro modelo Pajero estaria saindo de uma garagem quando não se atentou ao motoboy que seguia sentido Avenida Amazonas e causou a forte batida.
12

URGENTE: Jovem capota carro roubado durante perseguição na BR-319 em Porto Velho

Segundo a PM, o carro havia sido roubado e, durante a fuga, o veículo foi visto passando pela ponte sobre o Rio Madeira
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Houve aumento de cerca de 4,2% na comparação com 2019
L

Requerimento da Licença Ambiental: ALMINO BRASIL DE SOUSA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E DE INSTALAÇÃO
L
Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social
L
Portugal reconhece culpa por escravidão no Brasil e sugere reparação

Portugal reconhece culpa por escravidão no Brasil e sugere reparação

Marcelo Rebelo admitiu crimes coloniais e sugeriu reparações
L
Valdenice Conceição carimba vaga em Paris 2024 na canoagem velocidade

Valdenice Conceição carimba vaga em Paris 2024 na canoagem velocidade

Baiana foi ouro na prova do C1 200m no Pan da modalidade, nos EUA
L
Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos, diz OMS

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos, diz OMS

Estudo divulgado hoje inclui vacinação contra 14 doenças
L
CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

Proposta ainda passará por nova votação na comissão
L
Operação prende sete por suspeita de tráfico internacional de THC

Operação prende sete por suspeita de tráfico internacional de THC

Prisões ocorreram no DF, RJ e SP por importação de óleo de maconha
L
Vereadora denuncia PM por impedir doação de comida à população de rua

Vereadora denuncia PM por impedir doação de comida à população de rua

ONG Mãos na Massa foi impedida de fazer doações na capital paulista
L
Parisienses se aquecem para Olimpíada com exercícios no Louvre

Parisienses se aquecem para Olimpíada com exercícios no Louvre

Projeto une esportes e cultura no museu mais visitado do mundo
L