Terça-Feira, 18 de Agosto de 2020 - 16:42 (Geral)

L
LIVRE

Painel debate Novo Marco Legal do Saneamento do ponto de vista dos profissionais da Química

O objetivo é informar profissionais da Química, formadores de opinião, jornalistas e público em geral.


Imprimir página

Desde que o Novo Marco Legal do Saneamento foi sancionado em 15 de julho, muitas dúvidas surgiram sobre os impactos da legislação no setor e o que muda para os profissionais da área da Química. Para debater o tema, o Sistema CFQ/CRQs (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Química) promove, nesta quinta-feira (20), às 19h, o painel digital Falas da Química - O novo futuro já começou. O objetivo é informar profissionais da Química, formadores de opinião, jornalistas e público em geral.

Com a Lei 14.026/2020, as mudanças vão desde a previsão de investimentos privados até o nome e as atribuições do cargo de especialista em recursos hídricos e saneamento básico da ANA, que passou a se chamar Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

A expectativa é que, com mais segurança jurídica, os investimentos externos cresçam e alavanquem o setor, visto como um dos principais para a retomada da economia após a crise da Covid-19. Segundo dados da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON), cada R﹩ 1 investido em saneamento tem o efeito multiplicador de R﹩ 2,56 na economia e cada R﹩ 1 bilhão investido gera 60 mil empregos diretos.

Serão oportunidades para os profissionais da Química? Como se preparar para esse momento? Estas e outras questões serão abordadas pelos seguintes especialistas convidados pelo Sistema CFQ/CRQs:

Gandhi Giordano: engenheiro químico com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental. Tem experiência na área de Saneamento Ambiental, com ênfase em Química Sanitária, atuando principalmente em tratamento de águas residuárias, tratamento de chorume, tratamento de efluentes industriais, reuso de águas e controle da poluição.

Mônica Perim: engenheira química e mestre em Ciências de Engenharia Ambiental. Atua desde 1981 na área de educação, treinamentos, consultorias e, atualmente, desenvolve projetos de melhorias hidráulicas e químicas em estações de tratamento de água, de esgoto ou de efluentes industriais.

Leandro Frota: advogado, mestre em ciência política e relações internacionais pelo Iuperj, doutorando em Ciência, Tecnologia e Inovação pela UFRRJ, presidente da Comissão Especial de Saneamento, Recursos Hídricos e Sustentabilidade da OAB Federal.

O painel digital será transmitido no canal do CFQ no YouTube e na página do CFQ no LinkedIn. A ação faz parte da série Falas da Química - O novo futuro já começou promovida pelo Sistema CFQ/CRQs com o objetivo de valorizar o trabalho realizado pelos profissionais da Química no país e disseminar o conhecimento sobre os temas da área, por meio do compartilhamento de informações confiáveis e experiências.

Fonte: Assessoria

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias