SEXTA-FEIRA, 29/03/2024

Itaú Cultural abre inscrições para o EAD Lei Aldir Blanc

A participação social teve um papel fundamental para a aprovação da lei

Publicado em 

Itaú Cultural abre inscrições para o EAD Lei Aldir Blanc - News Rondônia

No dia 18 de agosto, o site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) abre inscrições para o EAD Lei Aldir Blanc, que tem o objetivo de apresentar e discutir a lei federal 14.017, conhecida como Lei de Emergência Cultural – Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor morto em maio vítima da Covid-19. O projeto foi criado para socorrer profissionais e espaços culturais, também obrigados a suspender as suas atividades durante a pandemia. Com 475 vagas, o curso é realizado pelo Observatório Itaú Cultural, entre 24 de agosto e 4 de setembro.

Itaú Cultural abre inscrições para o EAD Lei Aldir Blanc - News Rondônia

A abertura, às 16h do dia 24 (segunda-feira) conta com a participação de agentes estratégicos na construção da lei para apresentarem o seu significado e como exemplo do papel do parlamento brasileiro na construção de uma cultura política em busca de consensos civilizatórios, com respeito aos processos criativos e à diversidade sociocultural. Está confirmada a presença do consultor do EAD Célio Turino, Jandira Feghali, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB – RJ) e Benedita da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT – RJ). A mediação é de Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

Às 17h30 começa a explanação sobre as etapas de regulamentação da lei. O viés, neste momento, é a fundamentação conceitual e os principais pontos dela, incluindo regras para regulamentação – da União e estados da federação –, etapas e prazos para implementação. Os convidados são Renato Gilioli, consultor legislativo da Área XV, responsável pela Educação, Cultura e Desporto na Câmara dos Deputados; e Cris Ramires, assessora de cultura na Câmara dos Deputados.

O mesmo horário do dia seguinte, terça-feira, 25, é reservado para as políticas de renda básica em contexto de emergência e como seguridade social e direito universalizante. Os professores da aula, Chico Pelúcio, ator e diretor integrante do Grupo Galpão (MG); Maria Carolina Vasconcelos, pesquisadora e membro do Movimento Circo Diverso; Regina Galdino, diretora teatral e ativista do Movimento Artigo Quinto; e Dorberto Carvalho, presidente do sindicato dos artistas de São Paulo, falam sobre manutenção de espaços culturais independentes em contexto de emergência e como política pública estável.

Cláudia Pedrozo, secretária executiva de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com Leandro Anton, integrante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, e Luísa Cela, secretária executiva da Cultura do Ceará, conversam no dia 26 (quarta-feira), às 17h, com os alunos sobre cadastros de Cultura, credenciamento e validação – caminho para o acesso universal ao fazer artístico e cultural. Eles desenvolvem o tema a partir da construção e manutenção de plataformas de cadastros e informações culturais, taxinomia e categorização das informações, autocadastro e sistemas de validação.

O histórico das políticas de fomento às artes no Brasil, Bolsas Artísticas do Imperador e as políticas de editais e prêmios são o conteúdo da quinta-feira, 27, também as 17h. Meios de acesso ao fomento, processos de simplificação/desburocratização, composição de comissões julgadoras, categorizações e formas de comparação e seleção em meio à multidiversidade de proponentes e propostas são os temas da aula. Os professores são Lilian Pacheco, educadora criadora da Pedagogia Griô, Ana Lucia Pardo, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense, que falará sobre o histórico dos editais e políticas de fomento, e Aninha de Fátima, gerente de Comunicação do Itaú Cultural, abordando a série de editais emergenciais criados pela instituição no período da pandemia e do programa Rumos Itaú Cultural.

Às 17h do dia 28, o assunto é a cadeia produtiva da cultura. O escritor Eduardo Barata,  o organizador do Festival Bananada, Fabrício Nobre, a diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Gomes Garcia, e Marlene Querubim, diretora e fundadora do Circo Spacial explicam que a aquisição de ativos culturais é uma inovação importante apresentada pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, pois permite a compra antecipada de ingressos de espetáculos interrompidos por conta da pandemia, a serem oferecidos no retorno das atividades. Desta forma, é possível financiar festivais impossibilitados de realizarem atividades que envolvam público, adquirir livros via livrarias, ativando toda a cadeia produtiva do livro e da leitura, de editoras ao autor, assim como a compra de obras de arte para comporem acervos públicos. Esta é uma categoria da lei prevista para atender ao conjunto da cadeia econômica da cultura, via produção cultural, beneficiando técnicos, produtores, pessoal de apoio, criadores e artistas.

No dia seguinte, sábado, 31, o encontro começa às 17h, com as museólogas Cláudia Houara e Marcelle Pereira e o arquiteto Flávio Carsalade. Os três compartilham conhecimento sobre patrimônio histórico e artístico, museus e centros de memória. A matéria mostra como a boa preservação do patrimônio histórico e artístico garante uma base segura para a continuidade e o fortalecimento dos processos criativos. Há trabalhos a serem executados em tempo de pandemia, desde a preservação climatológica e física até a continuidade de processos de restauro, catalogação e sistematização. Memória também remete ao patrimônio imaterial, aos patrimônios vivos, aos territórios de identidade, ecomuseus e museologia social.

A participação social teve um papel fundamental para a aprovação da lei. Foram dezenas de webconferências, temáticas ou territoriais, organizadas de sul a norte do país, promovendo um processo de consenso progressivo a partir dos territórios e da participação diversa e democrática. Márcio Caires, presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aloizio Marino, pesquisador do LabCidade, e Isabela de Sousa, diretora do Observatório das Favelas, abordam essa especificidade no dia 1 de setembro, terça-feira, às 17h, aprofundando o entendimento desse processo na aplicação da lei, desde a construção de normas de regulamentação, até o acompanhamento e monitoramento social.

No dia 2, quarta-feira, ainda às 17h, os participantes aprendem que a Lei Aldir Blanc será realizada de forma totalmente descentralizada, via estados, Distrito Federal (DF) e municípios. Na prática, será a implantação do Sistema Nacional de Cultura, a exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS), em dimensões ainda não alcançadas em políticas culturais. Antes dela, o programa de maior capilaridade e descentralização foi o Cultura Viva, com os Pontos de Cultura, que alcançou quase quatro mil comunidades em mais de mil municípios e a totalidade dos estados e Distrito Federal.

Agora, o desafio é maior, devendo alcançar quase seis mil municípios do país, além dos estados e DF. A maioria desses locais não conta com Conselho, Plano ou Fundo de Cultura, em muitos casos, sequer conta com órgão gestor. Vem daí a necessidade de esclarecimento sobre história, conceitos, papéis e atribuições do Sistema Nacional de Cultura. Neste dia, a aula é comandada pela pesquisadora Claudinéli Moreira Ramos. Outros convidados ainda serão confirmados.

Na quinta-feira, 3, às 10h, a aula tem por função orientar as pessoas na correta prestação de contas, dando transparência social e segurança aos executores, além de orientar quanto aos padrões de informação, construção de mapeamentos e categorias informacionais. Ela é ministrada pela advogada Cris Olivieri, o procurador do Estado Marcelo Ricardo Ferreira e Fábio Teixeira Rezende do Observatório Lei de Emergência Cultural, contador de histórias e comunicador e ativista cultural, que atua na Articulação Nacional Emergência Cultural.

À tarde, às 17h, o assunto passa para cultura em estado de emergência, com Jorge Melguizo, consultor em políticas públicas na América Latina e ex-secretário de cultura cidadã e desenvolvimento social em Medellín, na Colômbia. Aqui, é colocado em pauta o papel da cultura na superação de processos sociais traumáticos, emergindo como solução e aporte para a regeneração do tecido social. Melguizo traz sua experiência sobre quando e de que modo essa cidade colombiana, destroçada pela violência e conflitos, tornou-se referência mundial em políticas públicas.No último dia, sexta-feira, 4, às 17h, Célio Turino e o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, fazem uma síntese analítica sobre as aulas anteriores, estabelecendo um diálogo entre as medidas concretas e as bases conceituais, teóricas e metodológicas subjacentes na construção, mobilização e aprovação da lei. Exploram a importância de seu significado para a sociedade brasileira. Em seguida, às 18h30, todos são convidados a celebrar a arte com shows que marcam o encerramento do EAD.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Espetáculo que retrata Santa Ceia será apresentado em Vilhena, durante programação da Páscoa

A apresentação do espetáculo “A Menina e a Roseira: O Nascimento de Jesus e a Santa Ceia do Senhor” em Vilhena, faz parte da programação da Funcer durante a Semana Santa
L
Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

Vista Alegre do Abunã será o próximo a ser contemplado com atrações culturais.
L
Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

Os artesãos poderão expor e comercializar seus produtos de forma gratuita.
L

Domingo tem show duplo no O Monarka

De acordo com o empresário Sinezio Tapajós, a entrada será free das 18h às 21h
L
Prefeitura de Porto Velho leva Cultura Itinerante ao distrito de Fortaleza do Abunã

Prefeitura de Porto Velho leva Cultura Itinerante ao distrito de Fortaleza do Abunã

A ideia é proporcionar atividades socioculturais e recreativas nos distritos, como já é feito nos bairros da capital
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE

Número atingiu 37,995 milhões no trimestre encerrado em fevereiro
L
Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

Avaliação é da Organização Pan-americana da Saúde
L

Alagamento interdita BR entre Ariquemes e Jaru em Rondônia

Veículos de grande porte estão autorizados a seguirem; PRF adota controle de tráfego pare/siga.
L

Abalo sísmico: registro em Pucallpa no peru foi sentido em cidade do acre

Sismo de magnitude 5,1 na Escala Richter ocorreu a 146,6 km de profundidade.
L
PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

16 invasores foram retirados do local.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo de Rondônia

Deputado Alan Queiroz propõe construção de praça pública em parceria com Governo e Prefeitura de Chupinguaia

Proposta do parlamentar visa melhorar qualidade de vida da população.
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motociclista fica ferida em acidente com carro na zona sul

A PM fez o registro da ocorrência.
12

Foragido e namorada são presos com pistola Glock após perseguição na zona leste

Na pesquisa nominal foi constatado um mandado de prisão em nome do motorista.
10

URGENTE: Motociclista morre em colisão com caminhão na Estrada do Belmont

A PM fez o registro do acidente.
18
Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

O episódio teve seu início quando Gilmar Vedevotto Gervásio adentrou, sem autorização, na sala da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal.
L
Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

ATUALIZADA: Policial Penal flagra esposa sendo assaltada e mete bala no criminoso em Porto Velho

O suspeito, fingindo estar armado, anunciou o roubo.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ipea: 2024 deve terminar com inflação oficial em 4%

Ipea: 2024 deve terminar com inflação oficial em 4%

Resultado ficaria dentro da meta do Banco Central
L
Reconstrução de ponte que desabou em Baltimore não será rápida

Reconstrução de ponte que desabou em Baltimore não será rápida

Governo dos EUA diz que prioridade é reabertura do tráfego fluvial
L
Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado
L
Lula concede a Macron a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Lula concede a Macron a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Condecoração é maior honraria do Brasil dada a um estrangeiro
L
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

Previsão consta no relatório de inflação divulgado nesta quinta-feira
L
Prévia da carga tributária cai para 32,44% do PIB em 2023

Prévia da carga tributária cai para 32,44% do PIB em 2023

Isenções sobre combustíveis e abatimentos no IR influenciaram
L

Recebimento da Licença Ambiental: MUNDO DAS COPIAS LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental instalação  e Licença Ambiental de Operação
L

Ex-presidente do CRP 24ª RO/AC afastado por assédio moral, continua exercendo função de conselheiro estadual de saúde

Documentos comprovam até o pagamento de diárias no nome do ex-conselheiro estadual de saúde.
L

Requerimento da Licença Ambiental: G. O. DE LIMA PEDRO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

O evento oferecerá uma plataforma para especialistas, mães atípicas e profissionais que trabalham diretamente com autismo compartilharem seus conhecimentos, experiências e perspectivas.
L