Sabado, 15 de Agosto de 2020 - 10:58 (Tecnologia)

L
LIVRE

Teve o celular roubado? Veja como localizar no Android e iOS

Você também pode bloquear ou apagar todo o conteúdo no caso de o perder definitivamente ou ser roubado.


Imprimir página

Como encontrar um celular perdido?

Não sabe onde colocou seu smartphone? Foi roubado e levaram seu celular? Precisa localizar seu celular perdido ou roubado, mas não sabe como fazer isso? Aqui, vamos te explicar o passo a passo para que você consiga resgatar seu aparelho móvel.

Atualmente, os celulares com sistema operacional Android ou iOS já possuem aplicativos ou soluções próprias para realizar a localização do celular. Você também pode bloquear ou apagar todo o conteúdo no caso de o perder definitivamente ou ser roubado.

Hoje em dia, o processo para rastrear um celular perdido ou roubado é relativamente simples. Abaixo te daremos o passo a passo de como encontrar seu celular, de acordo com o sistema operativo.

Localizando celular Android ou iOS

Se você tem um celular com sistema operacional Android, saiba que o Google oferece um serviço para ajudar os usuários que perderam ou tiveram seus celulares e tablets roubados ou desaparecidos.

Com o sistema de rastreamento do Google, você consegue encontrar seu smartphone, inclusive se tiver perdido o aparelho dentro da sua própria casa, mesmo que ele não esteja com o GPS ativado. Quem possui um iPhone também pode contar com o serviço de localização da Apple. E, em ambos os casos, não é necessário descobrir o código IMEI (International Mobile Equipment Identity) do aparelho, que é a Identificação Internacional de Equipamento Móvel.

Primeiro de tudo, você só conseguirá usar o recurso de rastreamento do Google para Android se o seu celular perdido ou roubado tiver com o recurso de localização ativado. Ou seja, é imprescindível que você deixe seu aparelho móvel rastreável para que o localizador do Google funcione quando o celular ou tablet tiver desaparecido. Feito isso, basta que você acesse sua conta Google (no caso dos aparelhos Android) ou sua conta Apple ID, que utiliza os menos dados do iPhone.

Se quer localizar qualquer smartphone que utilize o sistema Android ou iPhone, então basta seguir o passo a passo indicado abaixo.

Como rastrear um celular Android?

Primeiro de tudo, você deve deixar o seu celular rastreável, seguindo as dicas abaixo:

Vá nas Configurações do seu aparelho

Na tela de configurações, Selecione a opção Google

Na próxima tela, vá em Segurança

Em seguida, selecione "Encontre Meu Dispositivo"

Coloque no modo "Ativado" a opção "Encontre Meu Dispositivo"

Você só conseguirá rastrear seu aparelho através do Sistema Google, se antes de perdê-lo tiver ativado o "Encontre o meu Dispositivo". Caso tenha feito isso, poderá encontra-lo acessando a página do rastreador Google para dispositivos Android. Para entrar na página, basta inserir o login e a senha da sua conta Google.

Quando você fizer o login na página, vai ver um mapa no qual seu celular será localizado. A partir daí, você pode escolher entre as três opções abaixo:

Reproduzir Som: Essa é a opção indicada se você tiver perdido o aparelho dentro de casa, pois ao ativá-la seu celular vai começar a tocar. Dessa forma, ao ouvir o som, você consegue encontrar seu dispositivo;

Bloquear: Essa opção é adequada para quando você perdeu seu aparelho, mas acredita que ainda há chance de encontra-lo. Ao ativá-la, você vai bloquear seu celular e redefinir a senha de liberação de acesso;

Limpar: Essa opção é mais apropriada para os casos em que a perda do aparelho foi definitiva ou quando você foi roubado. Ela vai apagar totalmente todos os dados do seu aparelho e não há desfazer essa função.

Seguindo esse passo a passo, você consegue rastrear seu celular Android, esteja ele perdido ou tenha sido roubado. Através do serviço do Google, você agora sabe que pode tanto bloquear seu aparelho quanto apagar todos os dados dele mesmo à distância, protegendo suas informações para evitar maiores transtornos caso seu celular Android tenha sido perdido ou roubado.

Como rastrear iPhone?

Se você tiver sido vítima de um roubo ou tiver perdido seu iPhone, a melhor maneira de localizá-lo é por meio do recurso oficial da Apple, o "Buscar iPhone". Semelhante ao serviço de rastreamento do Google, o "Buscar iPhone" é extremamente útil para você resgatar seu aparelho. E, da mesma forma, se não for mais possível tê-lo de volta, por meio deste recurso, você consegue bloqueá-lo à distância, de modo que ninguém mais vai poder ter acesso ao seu aparelho e às suas informações.

O serviço "Buscar iPhone" pode ser acessado a partir de qualquer navegador. Entretanto, é importante ressaltar que o recurso só vai funcionar se a função "Buscar iPhone" tiver sido ativada nas configurações do iCloud do seu aparelho móvel, antes da perda ou roubo do mesmo.

Independente do modelo do iPhone, a primeira coisa que você deve fazer é configurar o serviço "Buscar iPhone" seguindo o passo a passo abaixo:

Abra os Ajustes do dispositivo

Clique em Buscar iPhone

Na próxima tela, coloque o “Buscar iPhone” no modo ativado

Caso a função "Buscar iPhone" do seu aparelho estiver ativa, basta acessar o site o site icloud.com/find e fazer o login com os dados da Apple ID do seu aparelho. Ao entrar no site, vai aparecer um mapa com a localização do seu iPhone.

Feito isso, você agora poderá optar entre três opções que ficarão numa barra abaixo do mapa. Elas permitem que você localize seu iPhone através do som, bloqueie seu iPhone ou Apague o iPhone. Confira abaixo:

Tocar Som: essa opção é ótima para quem perdeu o iPhone em casa ou em algum lugar conhecido, pois, ao ativá-la, o aparelho vai tocar, facilitando que você o encontre, caso realmente ele esteja próximo a você.

Modo Perdido: no “Modo Perdido”, você pode bloquear seu iPhone. Nessa opção, o seu dispositivo perdido ou roubado vai enviar o histórico de localização para sua conta da Apple. Ao ativar o “Modo Perdido”, seu iPhone será bloqueado, de modo que outras pessoas não vão conseguir utilizá-lo. Uma mensagem de texto será enviada para a tela de bloqueio do seu dispositivo, informando que ele foi perdido e solicitando a devolução do mesmo através de um número de telefone alternativo.

Apagar iPhone: Essa é a opção adequada para quem sabe que não terá mais acesso ao celular. Ativando a função “Apagar iPhone” ao saber que não existe mais chance de encontrá-lo, você estará apagando todos os dados armazenados no seu aparelho, impedindo que outras pessoas tenham acesso às suas informações pessoais.

Todas as funcionalidades ativadas por meio do iCloud só terão efeito quando seu iPhone estiver ligado. Se o seu celular foi roubado e estiver desconectado, estes passos que mostramos acima para localizá-lo não vão ter efeito.

Como bloquear celular roubado?

Um smartphone possui muitos conteúdos pessoais do consumidor: acesso às suas redes sociais, como o whatsapp que possui uma gama de contatos; acesso a aplicativos de bancos; aos emails; ao arquivo de fotos, etc.

Dessa forma, ao conseguir a localização do seu celular desaparecido, você tem a opção de bloqueá-lo ou de apagar todo o seu conteúdo. O caminho para bloquear seu aparelho móvel roubado ou perdido vai depender do sistema operacional dele:

Com o aplicativo do Google “Encontre Meu Dispositivo” para os celulares Android.

Com o aplicativo “Buscar” nos aparelhos da Apple.

Se o seu celular foi roubado e ficar bloqueado, dificilmente alguém descobrirá sua senha de acesso e, dessa forma, o aparelho não poderá ser utilizado.

App para localizar celular

Além dos serviços oficiais disponibilizados pelo Google e pela Apple, existem muitos outros aplicativos que podem ser usados para localizar celulares roubados ou perdidos. Esses demais apps, embora desenvolvidos por outras empresas, são similares aos sistemas de rastreamento para Android da Google e da Apple.

 

Confira a lista abaixo com algumas opções:

 

Where's My Droid

 

Android Lost

 

GadgetTrak (funciona para iPhone)

 

Device Locator (funciona para iPhone)

 

iHound (funciona para iPhone)

 

Whistle Me

Fonte: https://podecomparar.com.br/

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias