Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020 - 15:55 (Cidades)

L
LIVRE

FNDE garante liberação de recurso para continuação de obra de escola no Embratel em Vilhena; veja cronograma

Prefeito Eduardo Japonês, em Brasília, recebeu garantia do Governo Federal para reinício das obras


Imprimir página

A obra da escola em construção no bairro Embratel (Setor 26), com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), poderá ser retomada em breve. Isso porque em reunião no FNDE, em Brasília, nesta terça-feira, 4, o prefeito Eduardo Japonês recebeu a garantia de que os recursos que estavam travados devido à pandemia serão liberados. Visto que o pagamento é feito pelo Governo Federal, e não pela Prefeitura, os recursos estavam contingenciados no Ministério da Educação.

Orçada inicialmente em R$ 1,1 milhão, a obra recebeu aditivo para construção de muro e subestação elétrica (não previstos no projeto padrão inicial). Assim, com investimento de 1,3 milhão, a unidade escolar vai contemplar vários bairros da região, com capacidade para até 360 alunos em dois turnos e 180 em período integral, tendo 867 m².

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), embora a Prefeitura tenha licitado a obra, a empresa constrói e insere os dados da evolução da obra diretamente no sistema do Governo Federal, que analisa a documentação e libera os pagamentos via FNDE, sem passar pela Prefeitura.

"Estamos ansiosos pela conclusão da obra tanto quanto os moradores. Fizemos vários pedidos, mas a pandemia causou o congelamento de investimentos do FNDE em muitos projetos no Brasil desde fevereiro, quando foi publicada no sistema a última medição feita pela empresa. Agora, com a retomada nestes projetos, a empresa poderá receber e continuar a executar a obra", explica o secretário municipal de Educação, William Braga.

O prefeito Eduardo Japonês está em Brasília e na manhã desta terça-feira, em audiência com o FNDE, recebeu da autarquia o compromisso da liberação dos recursos para retomada da obra. "Embora não seja nossa responsabilidade total, a obra é um grande benefício aguardado pela população local. Por isso, essa reunião aqui no FNDE foi vital para a Prefeitura dar continuidade à obra. Em todo o país muitos investimentos estão parados. Mas em Vilhena continua em ritmo acelerado, graças ao grande esforço que estamos fazendo para que as principais obras do município saiam do papel o quanto antes", explica o prefeito.

Fonte: 010 - Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias