QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

L

Mundo

Os motivos que podem ter levado Trump a pedir adiamento das eleições

A sugestão vem no momento em que seu rival, o democrata Joe Biden, abre vantagem de dois dígitos sobre ele nas pesquisas nacionais.

Publicado em 

Os motivos que podem ter levado Trump a pedir adiamento das eleições - News Rondônia

Minutos depois de os Estados Unidos anunciarem o pior resultado de seu Produto Interno Bruto (PIB) na história, com uma queda de 32,9% em termos anuais, o presidente Donald Trump foi ao Twitter. Sua mensagem, no entanto, não era sobre o tombo da economia. Em vez disso, ele questionou se a eleição presidencial, que acontece em menos de 100 dias, deveria ser adiada.

Os motivos que podem ter levado Trump a pedir adiamento das eleições - News Rondônia

"Com a votação universal por correio, 2020 será a eleição mais imprecisa e fraudulenta da história. Será um grande constrangimento para os Estados Unidos. Adiar a eleição até que as pessoas possam votar de maneira adequada, segura e protegida???", postou o presidente.

É a primeira vez que o republicano, que concorre à eleição, menciona a possibilidade. A sugestão vem no momento em que seu rival, o democrata Joe Biden, abre vantagem de dois dígitos sobre ele nas pesquisas nacionais. Biden também surge à frente em Estados-chave na disputa marcada para o dia 3 de novembro — e nos quais Trump venceu em 2016 — como Flórida e Michigan. Na mesma semana, os Estados Unidos cruzaram a histórica marca de 150 mil mortos na pandemia de coronavírus.

"Trump tem três motivos pra sugerir esse adiamento agora: PIB, PIB e PIB", afirmou Michael Cornfield, professor de gestão política da Universidade George Washington.

A aposta que se provou arriscada

O resultado da economia é especialmente dramático porque comprova a falha no cálculo político do presidente, afirmam os analistas políticos. Até fevereiro de 2020, os americanos completavam o décimo ano seguido de crescimento econômico e viviam uma condição de pleno emprego. A pandemia de coronavírus demoliu esse cenário — e também o discurso da estabilidade e progresso que Trump se preparava para empunhar nas eleições.

Diante da recessão e do caos na saúde pública, sobrou para Trump a tentativa de se colocar como o presidente que retomou a economia após o choque pandêmico. Foi por isso que, a partir de maio, ele passou a pressionar os governadores para afrouxar medidas de isolamento e aquecer os mercados.

A redução no distanciamento social, no entanto, é apontada pelos especialistas como a responsável pela inflexão da curva de contaminação americana, que chegou a embicar para baixo até meados de junho, mas não sustentou a tendência. Pelo menos 40 dos 50 Estados americanos já registram nova alta dos casos, que é mais severa do que o primeiro pico: há 3 semanas, os Estados Unidos têm mais de 50 mil novos diagnósticos de covid-19 por dia.

"A economia não vai melhorar e a pandemia não vai desaparecer. Sobrou para Trump fazer o que ele faz sempre: provocar e criar distrações em relação a notícias que são muito ruins para ele", afirma o cientista político Michael Traugott, especialista em eleições da Universidade de Michigan.

Na última semana, diante dos indicativos de que seu plano naufragava, Trump mudou de postura em relação à pandemia — passou a qualificar como ato de "patriotismo" o uso de máscaras, que até então ele rechaçara. Também centrou foco na segurança urbana, cujos números têm piorado nas metrópoles ao redor do país, e optou por enviar tropas federais a cidades onde ainda há protestos contra o racismo, como Portland e Seattle, colocando-se como o fiador da Lei e da Ordem.

O democrata Joe Biden abriu vantagem de dois dígitos sobre Trump nas pesquisas nacionais

Por fim, aqueceu a temperatura da crise geopolítica ao acusar os chineses de tentar hackear a fórmula de vacina contra covid-19 e ordenar que Pequim fechasse seu consulado em Houston, no Texas — ao que os chineses reagiram na mesma proporção, exigindo o fechamento da representação americana em Chengdu.

Os cientistas políticos, no entanto, são céticos sobre o potencial desse novo discurso para reverter a aparente situação de desvantagem de Trump na disputa eleitoral.

"Trump precisa de uma cura milagrosa ou de um tratamento eficaz até outubro para ter uma chance de ganhar. E isso não virá da hidroxicloroquina ou do DNA alienígena", afirmou Cornfield, fazendo referência ao ressurgimento da defesa do remédio antimalária no discurso do presidente.

Nos últimos dias, Trump voltou a citar que acredita na efetividade da hidroxicloroquina contra a covid-19, embora até agora a ciência o desminta, e usou o vídeo de uma médica para apoiar essa afirmação. Entre outras coisas, essa médica afirma que terapias são feitas a partir de material genético alienígena.

Corrida contra o tempo

Na mesma mensagem em que sugere o adiamento das eleições, Trump ataca a possibilidade de que toda a votação seja feita via correio. De acordo com o presidente, o voto por carta poderia ser "fraudulento". Além do presidente, o procurador-geral William Barr também tem ido à televisão afirmar que o voto por correio seria uma porta aberta para interferência estrangeira nos resultados, um dos temas mais sensíveis no processo democrático americano desde que a Rússia foi acusada de influenciar os resultados em 2016.

"No momento, um país estrangeiro poderia imprimir dezenas de milhares de cédulas falsas, e (seria) muito difícil para nós detectar qual era a certa e qual era a cédula errada", afirmou Barr à Fox News há pouco mais de um mês.

O sistema, no entanto, é relativamente bem conhecido pelos eleitores americanos. Cinco estados, incluindo o republicano Utah, já converteram todas as votações ao modelo via correio. Outros estados possuem a opção de voto por carta ou em seção eleitoral. Em 2018, o próprio Trump votou por correio, de acordo com o jornal Washington Post.

Funciona assim: o eleitor recebe a cédula e dois envelopes. No primeiro, em branco, ele deposita o voto. No segundo, coloca o envelope com o voto e assina seu nome, conforme os registros oficiais. Daí remete tudo ao correio. Todos os envelopes só são abertos se a assinatura conferir. O segundo envelope é aberto e depositado em uma urna, sem que possa ser manuseado por pessoas.

"Todos os estudos mostram que praticamente não temos fraudes em eleições americanas. É um índice realmente próximo de zero, então dizer que o sistema é inseguro ou arriscado não corresponde com a realidade", afirmou Traugott.

Segundo o pesquisador, no entanto, o sistema por carta é mais caro e demandante em termos organizacionais. Isso porque as cartas podem ser enviadas com antecedência, não apenas no dia da eleição. E cabe às autoridades locais garantir a logística de segurança desses votos, de conferência e de contagem. Os votos só podem ser abertos após o término do período de votação no dia 3 de novembro, não importa quando eles foram enviados.

Mas os americanos têm visto um crescimento significativo do voto adiantado e pelo correio. Em 2016, cerca de 40% dos votos para presidente foram coletados dessa maneira, antes do dia da eleição.

"Esse ano, a expectativa é que mais de 50% dos votos sejam enviados mais cedo. A partir de setembro, o fluxo deve ser grande, mas os republicanos não estão liberando o dinheiro necessário para que as autoridades locais organizem a votação da melhor maneira, numa tentativa de forçar uma dificuldade e levar a mais questionamentos do processo", afirma Traugott, referindo-se a uma negociação que se arrasta há meses no Congresso americano sobre liberação de verba extra para financiar o pleito.

Segundo os analistas, o fato de que uma parte significativa do eleitorado deve firmar seu voto final dentro de um mês é outro fator a pressionar o presidente Trump. Se, em teoria, ele teria mais 90 dias para convencer os americanos a mantê-lo na Casa Branca por mais quatro anos, a universalização do voto por correio pode fazer com que ainda mais eleitores adiantem sua decisão, em um momento de baixa para o presidente.

Chance próxima de zero

Traugott destaca que, apesar de ser apenas um 'blefe', comentário de Trump causa efeitos nocivos à maior democracia do mundo ao jogar dúvidas sobre o processo de escolha de seu principal representante

Apesar do barulho causado pelas palavras de Trump, os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil foram unânimes em garantir que a chance de um adiamento da eleição é próxima a zero.

Isso porque a data da eleição é definida na legislação americana desde 1845. A lei diz que o pleito deve ocorrer na primeira terça-feira após a primeira segunda-feira do mês de novembro para todos os Estados. Nem mesmo durante a guerra civil americana, o conflito armado que mais matou pessoas nos Estados Unidos, as eleições presidenciais foram suspensas. Para alterar a data agora, a lei teria que ser mudada pelo Congresso, assinada por Trump e depois sobreviver a contestações na Justiça.

Nem mesmo os republicanos se manifestaram publicamente a favor da ideia, o que aumenta a possibilidade de que o tuíte de Trump seja definitivamente apenas um tuíte. Nas redes sociais, o governador de New Hampshire, o republicano Chris Sununu, afastou a ideia.

"Não se enganem: as eleições acontecerão em New Hampshire em 3 de novembro. Fim de papo. Nosso sistema de votação em New Hampshire é seguro e confiável. Fizemos isso corretamente 100% do tempo por 100 anos — este ano não será diferente", disse Sununu.

Para Traugott o comentário de Trump é apenas um "blefe". Ainda assim, segundo ele, causa efeitos nocivos à maior democracia do mundo ao jogar dúvidas sobre o processo de escolha de seu principal representante.

"O comportamento do presidente tem mostrado pouco respeito aos ritos democráticos. Um dos mais importantes é o reconhecimento de uma eventual derrota e a transferência do poder. Se o resultado for apertado para Biden, acredito que Trump não vá reconhecer até o dia da posse", afirma o cientista político.

Cornfield concorda com a avaliação do colega.

"Claro que pode haver problemas em meio à desinformação e novidades no processo. Mas as eleições vão acontecer, e serão garantidas pelas instituições caso o presidente insista em um inflamatório, diversionista e ditatorial movimento como esse. Apesar de estar sob severo estresse, esse país ainda é uma república democrática".

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Portugal reconhece culpa por escravidão no Brasil e sugere reparação

Portugal reconhece culpa por escravidão no Brasil e sugere reparação

Marcelo Rebelo admitiu crimes coloniais e sugeriu reparações
L
Biden sanciona lei que pode proibir TikTok nos EUA

Biden sanciona lei que pode proibir TikTok nos EUA

Empresa chinesa precisa se desfazer de app em até um ano
L
Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle

Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle

Ministra da Igualdade Racial espera medidas concretas
L
Israel ataca norte de Gaza e palestinos são forçados a fugir de casa

Israel ataca norte de Gaza e palestinos são forçados a fugir de casa

Bombardeio ocorre semanas após famílias terem retornado à região
L
Protestos contra Israel crescem em faculdades dos Estados Unidos

Protestos contra Israel crescem em faculdades dos Estados Unidos

Manifestantes pedem fim das mortes de civis em Gaza
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante.
10
Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

94% dos casos da doença foram registrados na África
L

Escuridão Urbana: O Impacto dos furtos de fiação em Porto Velho

De parques revitalizados a praças públicas, a capital rondoniense enfrenta uma onda de criminalidade que compromete sua infraestrutura e segurança, gerando prejuízos significativos aos cofres públicos.
L
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Dados são da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Não perca essa oportunidade de vivenciar um dos maiores eventos esportivos da região.
L
Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

O IPHAN fez uma apresentação a respeito dos estudos que estão sendo realizados na região, em especial a pesquisa arqueológica no interior do Forte, com o objetivo de subsidiar seu projeto de recuperação estrutural.
L
Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na Estrada da Penal e beneficiando a comunidade local.
L
Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

O grupo compõe o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e vieram a Rondônia para debater assuntos relacionados às secretarias de justiça, o direcionamento setorial, e eleger a nova diretoria.
L
JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

Proposta vai à votação no plenário da Casa
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

O carro modelo Mobi seguia sentido bairro, quando o motorista teria tentado desviar de um ciclista e acabou batendo em cheio em um papa entulho na frente de uma residência.
10
Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

A vítima com várias escoriações foi amparada por populares até a chegada do Samu, depois foi socorrida para uma unidade médica.
12
polícia

Motoboy é alvo de bandidos armados na zona leste

O rapaz contou que estava realizando uma entrega, quando foi cercado por três indivíduos armados que anunciaram o roubo.
14
Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão estava fazendo uma manobra para entrar em uma loja, quando acabou causando a batida com o motociclista que seguia na via preferencial.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

Mais de 20 milhões de pessoas convivem com o problema, diz IBGE
L
Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

Números foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE
L
Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

Depósito de R$200 será para estudantes nascidos em janeiro e fevereiro
L
Brasil enfrentará seleções europeias antes de Pré-Olímpico de Basquete

Brasil enfrentará seleções europeias antes de Pré-Olímpico de Basquete

Amistosos serão contra Eslovênia de Luka Doncic, Croácia e Polônia
L
A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022
L
Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Ministro Haddad entregou projeto de lei complementar ao Congresso
L
Zanin será relator de ação do governo contra desoneração

Zanin será relator de ação do governo contra desoneração

Ação também contesta decisão que invalidou trecho de MP sobre o tema
L
Vacina tetravalente contra a gripe do Butantan terá verbas do BNDES

Vacina tetravalente contra a gripe do Butantan terá verbas do BNDES

Expectativa é que até o fim do ano os testes sejam submetidos à Anvisa
L
Fachin vota para determinar que MP investigue mortes em operações

Fachin vota para determinar que MP investigue mortes em operações

Julgamento foi suspenso e será retomado amanhã (25)
L