SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

URBANISMO – Praça multiuso proporciona lazer às pessoas e melhora até o comércio em União Bandeirantes

As obras são executadas pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), recentemente desmembrada do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).

Publicado em 

URBANISMO - Praça multiuso proporciona lazer às pessoas e melhora até o comércio em União Bandeirantes - News Rondônia

Em tempos de casebres cobertos de lona e piso de chão batido, iluminação a lamparina e lampião a querosene, antigamente a população do Distrito de União Bandeirantes tinha como lazer espetáculos de circos, rodeios e parques de diversão.  Era o sertão em toda a sua essência.

O distrito conserva seus ares antigos, mas agora deixa de ser “apenas” sertão. Duas décadas depois, no terreno com quase 9 mil m² de extensão onde tudo aquilo acontecia, o Governo de Rondônia vem concluindo a construção de uma bonita praça pública.

URBANISMO - Praça multiuso proporciona lazer às pessoas e melhora até o comércio em União Bandeirantes - News Rondônia

As obras são executadas pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), recentemente desmembrada do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). O secretário, coronel Erasmo Meireles, já inspecionou algumas vezes os serviços, acompanhado de sua equipe.

A síntese dessa praça a dez metros da ponta da Avenida Três de Dezembro e a 120 quilômetros de Porto Velho é a oportunidade da integração de famílias dos aproximadamente 40 mil habitantes, em sua maioria migrantes de diversos estados brasileiros.

URBANISMO - Praça multiuso proporciona lazer às pessoas e melhora até o comércio em União Bandeirantes - News Rondônia

Um passeio até o alto do Morro da Cabana permite ver o enorme espaço urbano ocupado depois de duas décadas das derrubadas da floresta.

Por enquanto, a diversão das crianças se divide entre disputas de bets, futebol de rua, e empinamento de pipas. Os adultos nunca tiveram diversão, agora desfrutarão dos bancos e do cenário da denominada Praça do Povo de União Bandeirantes.

A exemplo de outras, será também uma espécie de patrimônio cultural. No sábado (25), caprichosamente, os pedreiros aplicavam cerâmica numa parte do pergolado e no entorno irão instalar 40 lixeiras plásticas coloridas.

Nem inaugurada ela foi e já recebe centenas de pessoas que fazem caminhada, especialmente à noite. Academias da 1ª e 3ª idade atraem as pessoas que só viram algo semelhante na capital e noutras cidades rondonienses. A futura arborização lateral deverá garantir frequência normal durante o dia.

URBANISMO - Praça multiuso proporciona lazer às pessoas e melhora até o comércio em União Bandeirantes - News Rondônia

Olhando de um lado para o outro, o piauiense Antonio Abreu da Mata, 68, o Andorinha, aponta as casas de uma oficina e a casa vizinha: “Aquelas ali foram as primeiras da cidade”.

Antes da criação do distrito, esse pioneiro plantava arroz, feijão, banana e mandioca. “A macaxeira a gente levava pra Porto Velho pra manter o churrasco de esquina; hoje temos de tudo um pouco”, diz Antonio Abreu, morador há 22 anos na cidade.

Uma linha de ônibus da Viação Santa Paulina do Norte leva e traz passageiros entre o distrito e Porto Velho.

Ao redor, comerciantes comemoram. Antes, ali já se concentram exatamente 17 estabelecimentos, de madeira e alvenaria. Uma Igreja evangélica também ocupa um dos terrenos. Dos quatro hotéis, um também fica em frente à praça.

“Antigamente, as pessoas capinavam esse terreno, eu mesmo fui um que taquei veneno no mato e capinei”, conta Agrimaldo Martins de Oliveira, 48 anos, dois filhos. Dono de restaurante, ele se mudou há seis anos de Nova União, na região central do estado.

Os pais de Agrimaldo vieram de Mantena (MG) em 1976, mas ele mesmo é rondoniense nascido no Distrito de Rio Branco. “Chequei aqui em 17 de janeiro de 2003”, ele lembra.

Ex-enfermeira em Alto Alegre dos Parecis, Maria Rocha de Oliveira, conhecida por Maria Top Modas, criou quatro filhos, e hoje, com 12 netos e quatro bisnetos, confia no progresso. Veio de Cacoal em 2002, criou gado misto, vendeu a propriedade em 2004, e atualmente se dedica inteiramente ao comércio.

“Como, bebo e compro remédio com o dinheiro que ganho aqui”, ela relata.

Na parede de sua loja de utilidades está escrito: Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão sucedidos” (Provérbios 16:3).

“A praça vem melhorar bem a vida de crianças e adultos”, fala convicta assistida atentamente pelo menino Danilo Roney Pereira, 12, aluno do 6º ano escolar.

Sem aulas por causa da pandemia do novo coronavírus, Danilo sai da calçada da loja de dona Maria para brincar com os amigos na praça, sob o calor de 34 graus.

“Nós jogamos é na rua mesmo”, ele diz mostrando o rumo da Rua Triângulo, de chão batido. Em seguida, leva os repórteres à beira do alambrado para conhecer a quadra de areia e o gramado sintético da quadra de futebol society onde sonham jogar daqui a alguns dias. A praça toda é iluminada por lâmpadas de LED.

Danilo chama o Gabriel Vitor Rocha de Oliveira, 11, também aluno da Escola César Freitas Cassol, para mostrar suas habilidades. “A bola está furada, a gente tá fazendo uma vaquinha pra consertar, mas se ganhar uma nova vai ser muito bom”, ele sugere.

Entre adultos, a sensação é o time de futebol X Treme, que reúne os melhores do distrito. A equipe já disputou torneios em Jacy-Paraná, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim e Porto Velho.

Estatutariamente, de segunda-feira a sábado, Rejiane Teixeira, 34, passou a servir três cafés-lanche à freguesia da panificadora, às 7h, 9h e 15h. As obras impulsionaram as vendas de pão quente, pães especiais, bolos de milho e outros produtos.

“O cafezinho é daqui mesmo de nossas lavouras”, Rejiane conta enquanto coa.

A cidade tem sua própria marca, o “Aroma do Campo”, conhecido e aprovado pelas secretarias estadual e municipal da agricultura.

O café clonal, cujas técnicas de manejo, colheita, pós-colheita e seleção de cultivares são ensinadas por extensionistas da Emater-RO é bem cultivado em União Bandeirantes. Há propriedades com lavouras de 30 a 40 alqueires plantados. A cotação da saca de 60 quilos atualmente é de R$ 280.

Mineiro da cidade de Conselheiro Pena, Florentino Teixeira, seu Bil, 62, pai de Rejiane, foi pioneiro em Ouro Preto do Oeste e também bisou a dose em União Bandeirantes. “Ele é incansável, não sai do sítio”, ela elogia.

A diversificação agrícola e pecuária impulsiona o distrito. Café, mandioca, milho, leite, e “a melhor banana de Rondônia”, conforme alardeiam os agricultores, abastecem feiras, beneficiadoras e supermercados da Capital.

URBANISMO - Praça multiuso proporciona lazer às pessoas e melhora até o comércio em União Bandeirantes - News Rondônia

Dezoito anos depois de chegar ao distrito, o mineiro José Lopes Ferreira, 47 anos, com três filhos, arrendou 21 hectares de pasto para gado nelore. Mas elogia o café: “É o melhor da região”.

Feliz com a praça, a lojista, Gisele Benedita dos Santos não consegue conter a filha Alice, de um ano e 11 meses: “Todo dia ela me puxa pelo braço e aponta os brinquedos”. Na tarde de sábado, crianças usufruíam do novo espaço, o que, segundo o engenheiro civil da obra, Thiago Rosas, já vem ocorrendo desde a instalação dos equipamentos.

Saiba mais

► O distrito foi instalado em três de dezembro de 2000.  Tem atualmente unidade básica de saúde composta por uma equipe de Saúde da Família, integrada por médico, enfermeiro, odontólogo e técnico de enfermagem.

► As obras da praça começaram em 2019 e foram retomadas em abril de 2020.  A praça tem área de intervenção de 8.630,31m², com academia tubular, playground, quadra esportiva e campo de grama sintética.

► 25 homens trabalham na conclusão, inclusive nos fins de semana, em turnos das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h; aos sábados, das 7h30 às 11h30.

► Com o marco regulatório do saneamento básico, as obras de instalação da rede de água deverá ser concluída. Já existem canos enterrados em diversas áreas centrais.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 55 castrações já foram realizadas em cerca de 15 dias de atendimento na Clínica Pública Veterinária

Mais de 55 castrações já foram realizadas em cerca de 15 dias de atendimento na Clínica Pública Veterinária

Os procedimentos são feitos em empresa terceirizada pela Sema.
L
Apesar do período chuvoso, Prefeitura realiza manutenções da rede dentro das medidas de segurança

Apesar do período chuvoso, Prefeitura realiza manutenções da rede dentro das medidas de segurança

Mesmo com as fortes chuvas, Emdur continua atendendo às solicitações da comunidade.
L
Nova Brasilândia d’Oeste terá 280 pessoas capacitadas ao mercado de trabalho com o Programa Vencer

Nova Brasilândia d’Oeste terá 280 pessoas capacitadas ao mercado de trabalho com o Programa Vencer

Curso de padeiro, é uma das formações com vagas abertas para os moradores de Nova Brasilândia d’Oeste e região.
L

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Descubra como dobrar sua produtividade e eficiência com os especialistas em inteligência emocional.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

EVENTOS - Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

EVENTOS – Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

Dois eventos, um no estilo sertanejo, que ocorrerá hoje, sexta-feira, dia 19, e outro no estilo funk, que vai acontecer neste sábado, dia 20, vão agitar o final de semana da nova casa de shows, o Monarka.
L

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia

Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.
L
Apostas online só poderão ser pagas por PIX, transferência ou débito

Apostas online só poderão ser pagas por PIX, transferência ou débito

Transações estão restritas a operações diretas autorizadas pelo BC
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

FINANCIAMENTO ESPORTIVO - Lei de vereadora Márcia Socorristas Animais garante incentivo fiscal para empresários

FINANCIAMENTO ESPORTIVO – Lei de vereadora Márcia Socorristas Animais garante incentivo fiscal para empresários

A vereadora destacou que o esporte é, sem dúvida, um fator relevante na formação do cidadão.
L
Deputado Alan Queiroz propõe melhorias em ramais para impulsionar desenvolvimento rural em Vista Alegre do Abunã

Deputado Alan Queiroz propõe melhorias em ramais para impulsionar desenvolvimento rural em Vista Alegre do Abunã

Revitalização visa garantir segurança e crescimento regional no distrito portovelhense.
L
Capacitação em primeiros socorros nas escolas é sugerida por Cláudia de Jesus

Capacitação em primeiros socorros nas escolas é sugerida por Cláudia de Jesus

Iniciativa busca implementar treinamento obrigatório para professores e funcionários.
L

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Este é mais um passo significativo na incansável batalha da deputada federal para resolver o caos dos voos na região, especialmente em Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Capotamento deixa três feridos na Estrada da Penal em Porto Velho

Capotamento deixa três feridos na Estrada da Penal em Porto Velho

Devido o capotamento, as vítimas ficaram bastante feridas.
14

Alerta em Porto Velho: Onda de Roubos de Fios de Energia Elétrica Preocupa População

População sofre com o alto índice de furtos de cabos elétricos em locais públicos e privados
L
Motocicleta furtada por menor em Vale do Anari é recuperada em Jaru

Motocicleta furtada por menor em Vale do Anari é recuperada em Jaru

O menor e o veículo foram encaminhados às autoridades para os procedimentos legais, encerrando assim o caso com um desfecho positivo para a comunidade.
10
Colisão entre caminhões deixa motorista ferido na BR-364

Colisão entre caminhões deixa motorista ferido na BR-364

Os veículos sendo um caminhão caçamba e um caminhão baú, seguiam em sentidos opostos e por motivos desconhecidos vieram a colidir na cabeceira da ponte do Rio Branco.
10
Motociclista sofre fratura em colisão com caminhonete na Guaporé

Motociclista sofre fratura em colisão com caminhonete na Guaporé

Segundo testemunhas, o motociclista pilotava olhando o celular, quando acabou batendo na traseira de uma caminhonete Frontier que carregava peças de madeira na carroceria.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Guarino é um dos locais que recebeu o reconhecimento.
L
Prefeitura de Porto Velho investiu quase R$ 90 milhões para salvar vidas durante a maior emergência de saúde do planeta

Prefeitura de Porto Velho investiu quase R$ 90 milhões para salvar vidas durante a maior emergência de saúde do planeta

Ampliação de leitos, contratação de profissionais, testagem, vacinação foram alguns dos serviços executados.
L
Polícia prende homem em Paris após incidente em consulado do Irã

Polícia prende homem em Paris após incidente em consulado do Irã

Ele ameaçou explodir bomba que dizia ter no corpo
L

SHOWS GRÁTIS – Hoje tem Especial Belo no Mercado Cultural

Nesta sexta-feira , dia 19, a partir das 20h, músico e pagodeiro Chamel Nascimento, além de mandar os clássicos do pagode, vai fazer o especial Belo no palco do Mercado Cultural de Pvh.
L
Vagas de Emprego

Nova Era anuncia vaga para Fiscal de Prevenção de Perdas em Porto Velho

Se você possui habilidades de comunicação, práticas de segurança e deseja contribuir para a redução de perdas em estabelecimentos comerciais, esta pode ser a oportunidade ideal para você.
L
Vagas de Emprego

Takigawa Company Distribuidora Ltda anuncia vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas e deseja fazer parte de uma empresa dinâmica e em crescimento, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

Empresa abre vaga para Zelador(a) em Porto Velho

Essa pode ser a chance ideal para aqueles que buscam uma colocação no mercado de trabalho na área de zeladoria.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa anuncia vagas para Vendedor Interno em Porto Velho

Com três vagas disponíveis para o cargo de Vendedor Interno, essa pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dinâmica e em crescimento.
L
Vagas de Emprego

Mastercell anuncia vaga para Gerente Comercial em Porto Velho

Se você é apaixonado por liderança e tem experiência na área de vendas, esta pode ser a sua oportunidade de crescimento profissional!
L
Vagas de Emprego

Oralmedic Medicina e Odontologia anuncia vaga para Cozinheira(o) em Porto Velho

Se você é apaixonado pela arte da culinária e está em busca de uma colocação profissional, esta pode ser a sua chance!
L