QUINTA-FEIRA, 18/04/2024

Entregadores tentam criar cooperativa para trabalhar sem patrão

Enquanto a mobilização contra as plataformas perde fôlego nas ruas, parte dos entregadores tenta criar um caminho alternativo para melhorar de vida.

Publicado em 

Entregadores tentam criar cooperativa para trabalhar sem patrão - News Rondônia

Com a queda nos rendimentos e o aumento dos riscos provocados pela pandemia de coronavírus, entregadores de aplicativos se mobilizaram nas últimas semanas para pressionar grandes empresas como iFood, Uber Eats e Rappi a aumentar o valor das corridas e melhorar as condições de trabalho.

Entregadores tentam criar cooperativa para trabalhar sem patrão - News Rondônia

A segunda paralisação nacional do Breque dos Apps ocorreu no sábado (25) em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Vitória, Porto Alegre e Rio Branco, mas, em geral, com atos menores que os realizados no início do mês.

Enquanto a mobilização contra as plataformas perde fôlego nas ruas, parte dos entregadores tenta criar um caminho alternativo para melhorar de vida ­­— querem fundar uma cooperativa, com seu próprio aplicativo de entrega, para trabalhar "sem patrão".

"A luta não é só por melhoria dentro do aplicativo. Até porque muito foi refletido internamente de que lutar por melhoria dentro do aplicativo não resolve nossos problemas, né? Os donos de aplicativos querem encher o bolso de dinheiro, não querem de fato melhoria do trabalho do entregador", afirma Eduarda Alberto, entregadora do Rio de Janeiro que levou a ideia da cooperativa para dentro do movimento Entregadores Antifascistas.

"Então, eles (as grandes empresas) podem até fazer alguma coisa (atender alguma reivindicações) para calar nossa boca, mas a única possibilidade de melhora mesmo é com autogestão", acredita ela, que é também estudante de Arquitetura e Urbanismo na UFRJ.

O processo de criar uma cooperativa para concorrer com grandes plataformas de entrega, no entanto, não é simples nem barato. Apenas o desenvolvimento inicial de um aplicativo enxuto do tipo custa cerca de R$ 500 mil, segundo pessoas do setor consultadas pela BBC News Brasil.

Para tentar transformar a ideia em realidade, os Entregadores Antifascistas contam com o apoio voluntário de advogados, economistas, programadores e estudiosos do cooperativismo de plataforma — conceito criado por Trebor Scholz, intelectual e ativista americano, para o fenômeno crescente no mundo de uso das ferramentas digitais por cooperativas. Uma das ideias por trás desse movimento é que os trabalhadores se apropriem da lógica da plataforma, usando os algoritmos em seu favor.

"A tecnologia não é neutra. As plataformas, do modo como são construídas, têm uma gestão algorítmica que acaba beneficiando as empresas", afirma um dos apoiadores do movimento, o pesquisador em trabalho digital e professor o Instituto Humanitas Unisinos Rafael Grohmann.

Cooperativas na Europa são inspiração

Os Entregadores Antifascistas têm buscado inspiração em cooperativas de entrega que já existem no exterior, embora, em geral, sejam ainda iniciativas recentes que contam com cerca de 20 a 30 entregadores apenas. É o caso da Mensakas, criada em Barcelona a partir de um movimento grevista contra a Deliveroo (empresa de entregas forte na Europa) em 2017.

O grupo brasileiro está também em contato com a CoopCycle, uma federação que reúne 30 cooperativas do tipo, sendo 28 na Europa e duas no Canadá. Sediada na França, ela permite que cooperativas em diferentes cidades compartilhem serviços, como uso de um software e aplicativo comuns, com objetivo de baratear custos.

Eduarda Alberto conta que os apoiadores do movimento já realizaram a tradução do aplicativo da CoopCycle para o português e agora trabalham em como adaptar a plataforma para um sistema de pagamentos que opere no Brasil. Outra dificuldade está sendo incluir o serviço de motos no sistema da federação europeia, cujo aplicativo só opera com bicicletas.

"O primeiro desafio está sendo convencer a galera do Coopcycle a inserir motocicleta na própria plataforma deles, porque pouparia muito trabalho de desenvolvimento. Se não for viável, a gente vai desenvolver uma nova em cima do código aberto que eles liberam", diz a entregadora.

"Eles só aceitam bicicleta por uma questão ideológica de desempenho ambiental que eu respeito muito, mas que surge dentro de uma realidade europeia muito diferente da brasileira", ressalta.

Enquanto o aplicativo não sai do papel, Alberto acaba de criar com mais seis colegas do ramo o coletivo de entregas Despatronados. Assim, esperam ter uma rede de entregadores e clientes no Rio de Janeiro quando a cooperativa virar realidade. Desde terça-feira (21), quando o site entrou no ar, 36 pessoas se inscreveram interessadas em entrar no coletivo. Segundo Duda, a rede já tem 190 clientes cadastrados, que podem acionar a entrega pelo WhatsApp.

"Já levamos de potes de nozes a documentos para autenticar em cartório. Ainda estamos trabalhando somente com agendamento, enquanto o app está em desenvolvimento. Aí, ainda não conseguimos atender pedidos de restaurantes sob demanda", contou à BBC News Brasil na sexta-feira (24).

Coletivo de mulheres e LGBTs tenta ter aplicativo desde 2018

Os Entregadores Antifascistas não são os primeiros a tentar usar a tecnologia da CoopCycle no Brasil e esbarrar em alguma dificuldade. O Señoritas Courier, um coletivo de entregas por bicicleta em São Paulo formado apenas por mulheres ou pessoas LGBT, não conseguiu usar a plataforma porque a federação só aceita cooperativas, conta a fundadora do grupo, Aline Rieira.

É ela que gerencia as entregas por meio do WhatsApp e o Instagram, atendendo a uma rede de clientes "com valores alinhados ao do coletivo, como marcas veganas ou que valorizem a economia feminista e a economia negra".

"Faço tudo na mão. Em 2018, inscrevi o coletivo em vários editais de fomento para projetos sociais, tentando conseguir os recursos para um aplicativo, mas nenhum aceitou e continuamos atuando como um coletivo informal", lembra ela.

Agora, o Señoritas Courier está avaliando fazer uma vaquinha online para levantar cerca de R$ 8 mil para os gastos de criar uma cooperativa, como contratação de advogado e contador e o pagamento de taxas de cartório.

"Esse ano, com o crescimento da quantidade de clientes e bikers por causa da pandemia, vimos que a cooperativa é uma saída interessante. Mas algumas integrantes ainda estão na dúvida, pois hoje elas têm algumas vantagens (menos impostos) atuando como MEI (microempreendedor)", relata.

'Campos de resistência'

Outro que tem colaborado com os Entregadores Antifascistas na criação da cooperativa é Rafael Zanatta, doutorando do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo e tradutor do livro Cooperativismo de Plataforma, de Trebor Scholz, para o português.

Ele reconhece que a concorrência com as grandes empresas de aplicativo não é algo fácil e diz que um caminho para as cooperativas é justamente buscar nichos de mercado, com empresas e consumidores mais preocupados com um consumo consciente, como fazem pequenos produtores de alimentos orgânicos no Brasil.

"O cooperativismo de plataforma não elimina a big tech (grande empresa de tecnologia), assim como hoje o associativismo (de pequenos agricultores) não elimina a big food (redes de supermercado). Mas acho que são campos de resistência, de tornar os mercados mais plurais, e de dar alternativa para o cidadão escolher", afirma Zanatta.

"E elas podem também provocar debate interno (nas grandes plataforma). Essas empresas têm pavor de que grandes influenciadores comecem a gravar vídeos contra elas e defender uma cooperativa como alternativa. Então, isso pode provocar algumas decisões internas de melhorias das condições de trabalho para tentar antecipar esse movimento de crítica ou de saída", reforça.

Em alguns casos, diante da dificuldade de concorrer diretamente com as grandes empresas, trabalhadores dessas plataformas também podem formar "cooperativas de consumo", nota Zanatta. Segundo ele, motoristas de Uber nos Estados Unidos já atuam nesse modelo, usando a cooperativa para comprar com melhor preço combustível e pacotes de internet, assim como meio coletivo de negociar com a plataforma.

'Cooperativas locais, mais articuladas entre si'

O diretor-geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), Mario De Conto, avalia que um dos principais desafios para as cooperativas concorrerem com grandes empresas é "a escala". Ao contrário de empresas como Uber Eats, iFood e Deliveroo, que operam em centenas de cidades, e até mesmo em diferentes países, as cooperativas de entrega costumam atuar localmente e com poucos cooperados.

Um meio de tentar reduzir essa desvantagem é o modelo de federação usado pela CoopCycle, diz. Isso permite ao usuário baixar um único aplicativo no seu celular e, por meio dele, acessar o serviço de diferentes cooperativas.

"Eu hoje acredito em cooperativas locais, mas articuladas entre si. Por exemplo, eu tenho Uber no meu celular, qualquer cidade que eu for eu chamo Uber com o mesmo aplicativo. Talvez o caminho para as cooperativas seja ter um aplicativo geral, mas com cooperativas locais", acredita De Conto.

É um modelo já usado também em outros setores econômicos, ressalta. Em Nova York, nos Estados Unidos, três diferentes cooperativas de mulheres, a maioria imigrantes da América Latina, compartilham o aplicativo Up & Go para oferecer serviços de limpeza doméstica. A iniciativa nasceu em 2017 a partir da mobilização das trabalhadoras, com apoio de uma cooperativa de tecnologia (CoLab Cooperative) e recursos da Fundação Robin Hood e do banco Barclays.

Mas, se depender do desejo de Paulo Lima, liderança do grupo Entregadores Antifascistas em São Paulo mais conhecido como Galo, o movimento dos entregadores será grande. Ele diz que ainda não tem previsão de quanto a cooperativa estará em funcionamento porque acha mais importante "fazer bem feito, com qualidade".

"É lógico que a gente sabe das limitações que a gente tem, talvez a gente comece num Estado (do país), Mas a ideia é que seja uma cooperativa geral, e se puder internacional. A gente está em contato com a Argentina, com outros países aí, com Chile, com o México, com a Colômbia. É viver e deixar viver, sabe? Vamos vendo o que acontece", disse à BBC News Brasil.

Empresas rebatem críticas

A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que representa empresas como Uber Eats e iFood, não quis conceder entrevista para esta reportagem. Por meio de nota sobre os atos realizados no sábado (25), ressaltou a importância do setor como gerador de renda durante a pandemia de coronavírus.

"Diante de um cenário econômico como o da pandemia da covid-19, a flexibilidade dos aplicativos foi essencial para que centenas de milhares de pessoas, entre entregadores, restaurantes, comerciantes e micro empresas, tivessem uma alternativa para gerar renda e apoiar o sustento de suas famílias", destacou a Amobitec.

O comunicado menciona "diversas ações de apoio aos entregadores parceiros", introduzidas desde o início da pandemia, "tais como a distribuição gratuita ou reembolso pela compra de materiais de higiene e limpeza, como máscara, álcool em gel e desinfetante, e a criação de fundos para o pagamento de auxílio financeiro para parceiros diagnosticados com covid-19 ou em grupos de risco".

Segundo a associação, "as ações de combate à crise foram desenvolvidas mesmo em um cenário de acirramento da competição entre empresas e aumento expressivo no número de entregadores".

A Amobitec afirmou também que "os entregadores parceiros cadastrados nas plataformas estão cobertos por seguro contra acidentes pessoais durante as entregas" e disse estar aberta ao diálogo "para aprimorar a experiência de todos nas plataformas".

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Feira fomenta economia com a produção de pequenos empreendedores

Feira fomenta economia com a produção de pequenos empreendedores

Agenda deste final de semana já começa nesta quinta-feira (18).
L
FIERO cumpre seu papel em apoio a indústria rondoniense

FIERO cumpre seu papel em apoio a indústria rondoniense

A empreendedora Mausi Salete Doneda Longo afirmou que a FIERO trabalha como mediador entre todos os atores privados e públicos.
L
“Farol da Oposição”, coordenado pelo ITV, é lançado na sede do PSDB Nacional

“Farol da Oposição”, coordenado pelo ITV, é lançado na sede do PSDB Nacional

Diversas autoridades de todo o Brasil participaram da reunião presencial ou virtualmente.
L
Ação em parceria com o TRE oferece informação e regularização da situação eleitoral às pessoas em situação de rua

Ação em parceria com o TRE oferece informação e regularização da situação eleitoral às pessoas em situação de rua

A ação será no Centro Pop, nos dias 22 e 23 de abril, das 8h às 13h.
L
Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores

Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores 

PEC cria adicional de 5% sobre os vencimentos a cada cinco anos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original Pub apresenta Happy Friday e Feijuka com Rock

Confira a programação para o final de semana no melhor pub de rock da cidade.
L
Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Aprovado na Câmara, texto irá à sanção presidencial
L
PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

Especialistas defendem descriminalização e regulamentação
L
PAC Saúde: estados e municípios selecionados devem formalizar proposta

PAC Saúde: estados e municípios selecionados devem formalizar proposta

Nova etapa é obrigatória
L
MEC vai nomear 220 técnicos em assuntos educacionais

MEC vai nomear 220 técnicos em assuntos educacionais

Novos servidores trabalharão em Brasília
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Prime Hambúrgueria abre vaga para Atendente de Restaurante em Porto Velho

A vaga, localizada na Rua João Goulart, número 3464, no bairro São João Bosco, em Porto Velho, está com uma vaga disponível e oferece uma excelente oportunidade para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou deseja uma nova oportunidade na área de atendimento ao cliente.
L
Publicidade

POLÍTICA

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Vereador destaca ação da prefeitura para minimizar alagamentos
L
Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Evento aconteceu em Cujubim, na última quarta-feira (17).
L
Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Deputada comemorou investimentos que beneficiará agricultores com 495 habitações.
L

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

O deputado Ribeiro do Sinpol, autor do requerimento, presidirá o evento.
L

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

É que tanto o PL quanto o ex-candidato Daniel Pereira recorreram ao TSE visando reformar a decisão proferida pelo Tribunal Eleitoral de Rondônia que afastou a pretensão de cassação dos atuais mandatários do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é encontrado morto em sua residência em Rolim de Moura

Homem é encontrado morto em sua residência em Rolim de Moura

Foi a ex-esposa que fez a descoberta. Ela foi visitá-lo e, ao perceber um odor forte e as portas trancadas, suspeitou que algo estava errado.
18
PM apreende embarcações, toneladas de soja furtadas e prende suspeito

PM apreende embarcações, toneladas de soja furtadas e prende suspeito

De acordo com o boletim de ocorrência, a PM recebeu denúncias que vários indivíduos estavam furtando o produto de uma balsa que estava ancorada no meio do rio e foram averiguar.
12
Foragido que estava se preparando para matar integrantes de facção rival é preso junto com fugitivo do presídio de Cerejeiras

Foragido que estava se preparando para matar integrantes de facção rival é preso junto com fugitivo do presídio de Cerejeiras

Além de drogas, armas e munições foram apreendidas durante cerco policial
14
Homem é preso suspeito de tentar matar o irmão a tiros na zona leste

Homem é preso suspeito de tentar matar o irmão a tiros na zona leste

Testemunhas contaram que o crime ocorreu porque o suspeito teria chegado atrasado para levar um sobrinho na escola, momento que deu início a discussão com o irmão.
16
Ciclista é atropelado por Strada na Rua da Beira

Ciclista é atropelado por Strada na Rua da Beira

Segundo a PM, o Fiat Strada conduzido por uma mulher seguia em direção a Avenida Rio de Janeiro, quando teria sido fechado por outro veículo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dólar cai para R$ 5,24 em dia de ajuste no câmbio

Dólar cai para R$ 5,24 em dia de ajuste no câmbio

Bolsa não se recupera e tem sexta queda consecutiva
L
Conselho Nacional de Política Indigenista retoma atividades

Conselho Nacional de Política Indigenista retoma atividades

Colegiado havia sido fechado em 2019, no governo Jair Bolsonaro
L
Haddad diz esperar acordo do G20 até novembro para taxar super-ricos

Haddad diz esperar acordo do G20 até novembro para taxar super-ricos

Ministro disse que mundo pode estar à beira de crise de dívida
L
Colômbia propõe garantia de vida a quem perder eleição na Venezuela

Colômbia propõe garantia de vida a quem perder eleição na Venezuela

Gustavo Petro e Lula discutiram a crise política no país vizinho
L
Flamengo derrota São Paulo e assume liderança do Brasileiro

Flamengo derrota São Paulo e assume liderança do Brasileiro

Internacional supera o Palmeiras por 1 a 0 na Arena Barueri
L
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 680,90
L
Botafogo recebe Atlético-GO no Nilton Santos pelo Brasileiro

Botafogo recebe Atlético-GO no Nilton Santos pelo Brasileiro

Rádio Nacional transmite partida ao vivo a partir das 21h30
L
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
L
Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Alerta é de técnica da Organização Mundial da Saúde
L