QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

De acordo com diretor da OCDE, Pandemia evidencia que Brasil gasta pouco e mal em saúde pública

O Brasil gasta em saúde 9,2% do PIB (soma de todas as riquezas produzidas), pouco acima da média dos 37 países-membros da OCDE.

Publicado em 

De acordo com diretor da OCDE, Pandemia evidencia que Brasil gasta pouco e mal em saúde pública - News Rondônia

Fazer investimentos na saúde pública brasileira é algo urgente, afirma Frederico Guanais, diretor-adjunto da divisão de saúde da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo ele, a pandemia de covid-19 "deixou claro que despesas na área de saúde são investimentos."

De acordo com diretor da OCDE, Pandemia evidencia que Brasil gasta pouco e mal em saúde pública - News Rondônia

O Brasil gasta em saúde 9,2% do PIB (soma de todas as riquezas produzidas), pouco acima da média dos 37 países-membros da OCDE, a maioria ricos, que é de 8,8% do PIB. Mas no caso do Brasil boa parte dessas despesas são privadas. A fatia dos recursos públicos investidos nessa área representa apenas 4% do PIB, enquanto na média da organização ela é de 6,6% do PIB.

"O financiamento do sistema público de saúde do Brasil é muito inferior ao dos países da OCDE", afirma o diretor ítalo-brasileiro, especialista em saúde pública que já atuou no Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Ele afirma que a pandemia relança a discussão sobre a necessidade de ampliar a verba do sistema público de saúde no Brasil. Além disso, é preciso "gastar melhor os recursos e se assegurar que eles sejam mais bem utilizados", acrescenta.

"Há bons investimentos e maus investimentos na saúde", destaca. Ele cita alguns exemplos no caso do Brasil, como o elevado índice de cesarianas, muito acima da média da OCDE, prescrições de antibióticos desnecessárias em muitos casos, procedimentos cirúrgicos que não garantem taxa de retorno, hospitalizações que poderiam ser evitadas com melhor atendimento primário de saúde ou ainda o uso de remédios de marca em vez de genéricos.

O financiamento da saúde também é necessário para a manutenção da infraestrutura de hospitais e laboratórios, aponta Guanais. Já surgiram temores no Brasil sobre a possibilidade de falta de verbas nos municípios e Estados para manter, após a crise sanitária, os novos equipamentos adquiridos durante a pandemia, como respiradores, monitores e tomógrafos, que reforçaram as capacidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

"O financiamento do sistema público de saúde do Brasil é muito inferior ao dos países da OCDE", afirma o diretor ítalo-brasileiro, especialista em saúde pública que já atuou no Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Desafios do SUS

Para o especialista, a pandemia de covid-19 expõe ainda a importância de retomar discussões pendentes do que pode ser feito para melhorar o SUS.

Um dos temas, afirma Guanais, é o sistema de informações integradas do SUS, que pode ter uma melhor utilização dos dados (como hospitalizações, uso de medicamentos e óbitos) para detectar precocemente epidemias e rastrear sua propagação e ainda analisar a qualidade do atendimento dado aos pacientes.

"Essa é uma agenda importantíssima de política pública de saúde no Brasil", ressalta.

Os mecanismos de governança do SUS também precisam ser rediscutidos, diz ele, já que "há vários problemas na articulação federativa" do sistema com os demais níveis da área de saúde, com impacto direto sobre a sua gestão.

"Hoje em dia há uma duplicação de funções. Há Estados e municípios construindo hospitais e deixando um vazio na atenção primária ou um Estado que espera que o município faça algo ou vice-versa. É preciso melhorar essa articulação."

Guanais afirma ainda que no Brasil existem subsídios públicos à saúde privada, com deduções dos gastos no Imposto de Renda. O governo estuda encerrar ou limitar esses abatimentos na proposta de reforma tributária que está sendo elaborada.

Na pandemia de Covid-19, muitas pessoas no Brasil recorrem ao setor privado para fazer testes de diagnóstico do novo coronavírus. Na avaliação do diretor-adjunto, a testagem maciça da população é uma função básica do sistema público e deve ser realizada por ele.

No atual contexto de reabertura da economia em vários países, incluindo o Brasil, a OCDE recomenda a realização de testes como estratégia para evitar uma segunda onda de contágio, que poderia acarretar novos confinamentos. Para a organização, é fundamental testar, rastrear as pessoas infectadas e localizar seus contatos.

No Brasil, diz o especialista, os agentes comunitários de saúde poderiam auxiliar no rastreamento dos contatos das pessoas contaminadas. "O país poderia usar mais as ferramentas que têm."

O Brasil é o segundo país em número de casos de Covid-19, mas é um dos que menos faz testes entre os mais afetados. O governo brasileiro alega a falta de insumos, como reagentes, devido à forte demanda mundial, para ampliar a testagem.

De acordo com a OCDE, uma segunda onda de contágio do novo coronavírus pode ser evitada ou mitigada – mesmo sem vacina ou tratamento ainda disponíveis – com programas de testes e rastreamento de infectados, medidas de higiene e uso de máscaras, distanciamento social, além do teletrabalho, quando possível e a não realização de grandes eventos.

Apesar da recomendação da OCDE e também da Organização Mundial de Saúde e de especialistas na área sobre a necessidade do uso de máscaras para conter a pandemia, o presidente Jair Bolsonaro vetou a obrigatoriedade do equipamento de proteção em comércios, indústrias, locais religiosos, prisões, estabelecimentos de ensino e outros locais fechados.

Visões diferentes

Essa não é a única diferença de visão entre a OCDE, que o Brasil pretende integrar (o pedido de ingresso na organização foi feito em 2017), e o governo federal brasileiro em relação à pandemia.

Na análise da OCDE, o confinamento aplicado por inúmeros países conseguiu conter o número de mortes. Guanais afirma que os impactos econômicos de não aplicar o isolamento social são mais elevados do que quando eles são implementados.

Em seu último estudo com previsões para a economia mundial, publicado em junho, a OCDE estima que o PIB brasileiro cairá 7,4% neste ano. Mas se houver uma segunda onda de Covid-19 no país após a reabertura da economia, a queda do PIB é estimada em 9,1%.

Para Guanais, as recentes ocorrências de novos surtos em países onde a pandemia parece estar sob controle mostram que uma segunda onda de contágio é possível.

Na análise da OCDE, o confinamento aplicado por inúmeros países conseguiu conter o número de mortes

"É necessário manter a vigilância e o foco na continuidade das medidas de prevenção até que uma vacina seja desenvolvida e aplicada em grande parte da população ou que a imunidade de rebanho seja alcançada", afirma. Mas essa segunda opção implicaria número ainda mais elevado de mortes.

Segundo o diretor-adjunto de saúde, é comum o relaxamento de parte da população em relação as medidas de prevenção, que ocorre em vários países que reabriram suas economias, como a França.

"A mudança de comportamentos que afetam a saúde é inerentemente difícil e vemos claramente isso em outros exemplos relacionados à saúde pública, como uso de cintos de segurança, capacetes para motos e bicicletas ou assentos de carro para crianças."

Os mecanismos mais eficazes para assegurar a mudança de comportamento dependem da cultura e dos hábitos locais, diz ele. "Em alguns países recomendações podem ser suficientes. Em outros, mecanismos mais estritos talvez sejam necessários", afirma, acrescentando que em todo o mundo a segurança da "nova normalidade" requer algum tipo de mudança de comportamento.

Para Guanais, a pandemia reforça também a necessidade de investimentos na ciência e na colaboração entre centros de pesquisa e o livre intercâmbio de dados.

"Na atual crise, a descoberta científica evoluiu muito mais rapidamente do que antes." A rapidez para identificar o genoma completo da Covid-19 e sua publicação em acesso livre contribuíram para acelerar o desenvolvimento das vacinas atualmente, afirma.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

Montante é referente a 50% do valor avaliado para os dividendos
L
ELETROHITS 2000 A FESTA – Vol.2: Uma Noite de Revival com DJ Leudson

ELETROHITS 2000 A FESTA – Vol.2: Uma Noite de Revival com DJ Leudson

DJ Leudson promete uma viagem nostálgica aos hits dos anos 2000 na Boate Hibou Club.
L
Cidades apagam as luzes para milhões de pássaros migrarem em segurança

Cidades apagam as luzes para milhões de pássaros migrarem em segurança

O Texas está no meio da rota migratória mais importante para as aves que se deslocam para cima e para baixo nas Américas.
L
Não pode ter muito penduricalho, diz Alckmin sobre reforma tributária

Não pode ter muito penduricalho, diz Alckmin sobre reforma tributária

Vice-presidente defende crédito para a indústria
L
PGR é contra recurso de Bolsonaro para reverter inelegibilidade

PGR é contra recurso de Bolsonaro para reverter inelegibilidade

Não cabe ao STF revisar decisão do TSE que condenou ex-presidente.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cinema e Futebol: Duas Paixões, Um Só Lugar: CINE ARAÚJO

Uma experiência de arquibancada nas poltronas do cinema
L
Agenda News entrevista: Gustavo Ferreira

Agenda News entrevista: Gustavo Ferreira

Renata Camurça entrevista Gustavo Ferreira, fundador da confeitaria “O Doce Certo” e especialista em bolos e doces decorados.
L
Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Dados indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024
L
SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Projeto de lei foi sancionado nesta quinta pelo presidente Lula
L

Em Brasília, Lula elogia o café cultivado por indígenas de Rondônia: ‘é excelente’

Lula também degustou o café preparado por Celeste Suruí, a primeira barista indígena do Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Reunião tratou sobre fortalecer os direitos dos trabalhadores e agenda de economia solidária
L
Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Parlamentar abordou sobre a infraestrutura e segurança pública.
L
Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Parlamentar esteve junto com o diretor geral do Dnit levando demandas e solicitando respostas
L
Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
L
Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Projeto define teto de R$15 bilhões para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Proposta segue para o Senado.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Bandidos rendem e assaltam 18 acadêmicos da Unir em Porto Velho

Informações obtidas pelo site dão conta que os acadêmicos realizavam aulas práticas quando foram rendidos por cinco criminosos armados.
12
Motorista foge após causar acidente e deixar motociclista com fratura

Motorista foge após causar acidente e deixar motociclista com fratura

A motociclista sofreu uma fratura no braço e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
16
Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Duas pessoas foram presas em flagrante com mais de 120kg de “skunk”
10
WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante.
10
Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

O carro modelo Mobi seguia sentido bairro, quando o motorista teria tentado desviar de um ciclista e acabou batendo em cheio em um papa entulho na frente de uma residência.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mil

João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mil

Triunfo do brasileiro sobre norte-americano teve pneu (6/0) no 2º set
L
Governo reajusta em 52% auxílio-alimentação de servidores federais

Governo reajusta em 52% auxílio-alimentação de servidores federais

Benefício passará de R$ 658 para R$ 1 mil a partir de maio
L
Banimento do TikTok é disputa dos EUA com China, dizem pesquisadores

Banimento do TikTok é disputa dos EUA com China, dizem pesquisadores

Rede social cresce entre os norte-americanos em detrimento de outras
L

Recebimento da Licença Ambiental: COMERCIAL RODRIGUES & OLIVEIRA LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

Levantamento foi divulgado pelo Banco Central
L

Requerimento da Licença Ambiental: Transportes Bertolini Ltda

Licença de Instalação
L
Reforma regulamenta tributação em pedágios e viagens entre estados

Reforma regulamenta tributação em pedágios e viagens entre estados

Em percursos com passageiros, imposto será cobrado no local de início
L
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos

Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos

Programa inclui sessão no Parlamento e desfile na Avenida da Liberdade
L
Ataque israelense mata trabalhador humanitário em Gaza, diz Bélgica

Ataque israelense mata trabalhador humanitário em Gaza, diz Bélgica

Exército israelenses bombardeou parte leste da cidade de Rafah
L