Sexta-Feira, 24 de Julho de 2020 - 15:47 (Cidades)

L
LIVRE

VILHENA - IFRO entrega álcool 70% para Prefeitura: unidades de Saúde receberão produto para contribuir com higienização

Secretarias municipais de Saúde e Obras receberam quase mil litros do produto, além de outras entidades


Imprimir página

Após finalizar a produção do álcool glicerinado 70%, o Ifro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) de Vilhena realizou nesta quarta-feira a entrega de quase mil litros do produto para a Prefeitura de Vilhena. Fabricado com diversas parcerias, o álcool será útil para higienização dos servidores e dos ambientes de trabalho das secretarias municipais de Obras e Saúde.

"Este é um momento que a gente precisa de união. Por isso, receber tanto apoio de empresários, cooperativas, da comunidade e de instituições como o Ifro é muito bom para o município. Quero agradecer à instituição pela ajuda, é uma parceria importante. Se todos se unirem, conseguiremos passar por este momento difícil da melhor forma possível", comenta o prefeito Eduardo Japonês.

Através da colaboração com os parceiros, o Ifro conseguiu finalizar a produção com custo de apenas R$ 4,76 por litro. Em Vilhena, um litro do álcool 70% chega a ser vendido por R$ 40. Com uma fórmula barata e matéria-prima a preço de custo os pesquisadores desenvolveram embalagens de cinco litros e também outras menores, de 500 ml. Coordenador pelo professor de Física Ricardo Vanjura Ferreira, de Vilhena, e pelo professor de Química Adriel Martins Lima, do IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso), o projeto poderá receber apoio da Prefeitura em próximas etapas de produção.

O álcool será distribuído nos próximos dias às equipes das secretarias municipais de Obras e Saúde. De acordo com Afonso Emerick, secretário municipal de Saúde, serão beneficiadas "as unidades da Atenção Básica, os postinhos de Saúde, o Hospital Regional de Vilhena e a Central de Atendimento à Covid-19, bem como as outras unidades da secretaria. Isso vai nos ajudar muito na pandemia. Agradeço a todos que estão contribuindo com mais este benefício para a Saúde do nosso município".

Também presente na cerimônia de entrega, realizada de forma reduzida como forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus, o secretário municipal de Obras Paulinho Coelho revelou a importância da doação. "Temos cerca de 120 servidores que têm muito contato com a população. Fizemos o pedido ao diretor Aremilson de Oliveira, que prontamente nos atendeu. Quero agradecer a todos envolvidos pois será de grande serventia para nós", completa Paulinho.

A professora do Ifro Valéria Arenhardt explica que a instituição cumpre seu papel no ensino de seus alunos mas também se empenha em apoiar a comunidade. "Hoje estamos entregando 1.150 litros, que serão divididos entre a Clínica Gastro, o Lar dos Idosos, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental, as secretarias municipais de Obras e Saúde, além da escola estadual Wilson Camargo. Temos grandes parceiros como o Sesc, Sicoob Credisul, a distribuidora de combustível Equador , o auto posto Bodanese, a indústria Química Norte e a R&S Materiais para Construção. Estamos aguardando mais parcerias para poder continuar produzindo o álcool", conta.

Fonte: 010 - Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias