QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

São 56 mortes em apenas dois dias. Casos de coronavírus aumentam muito e óbitos também

O coronavírus cresce de forma assustadora em Rondônia. Apenas em Porto Velho, com as 22 mortes na quarta e outras 18 na quinta, foram 40 os óbitos.

Publicado em 

São 56 mortes em apenas dois dias. Casos de coronavírus aumentam muito e óbitos também - News Rondônia

São 56 mortes em apenas dois dias. Casos de coronavírus aumentam muito e óbitos também - News Rondônia

Em tempo recorde, Rondônia ganha mais um hospital. Ele está prestes a ser inaugurado, junto à área do Cemetron. Terá 56 leitos no total, dois deles de tratamento semi intensivo. Não terá UTIs e, portanto, não poderá atender os casos mais graves de doentes afetados pelo coronavírus, mas será mais uma extensão da saúde pública estadual para o atendimento a casos menos graves da doença. Além disso, o novo hospital será de grande utilidade para o período pós pandemia, ajudando a dar um alívio à pressão sobre o Pronto Socorro João Paulo II, sempre superlotado. Toda a estrutura do hospital que começa a receber pacientes já na próxima semana, foi doada ao Estado pela empresa JBS, cujos frigoríficos se destacam na economia rondoniense. Com isso, em pouco tempo, a Capital recebe dois hospitais que, somados, no futuro vão oferecer um total de mais de 200 leitos, se contarmos também os 160 do ex Regina Pacis, hoje chamado pelo governo do Estado de Hospital de Campanha. Além do que já foi feito, destaca-se ainda a reforma praticamente total do próprio Cemetron, um hospital de atendimento ao público, mas também de pesquisa, respeitado em toda a América Latina e vários países de outros continentes, pelos avanços que tem conquistado, no decorrer dos anos, para o combate de doenças tropicais. Abandonado há longo tempo, o novo Cemetron será um dos grandes hospitais rondonienses, ainda durante a gestão do governador Marcos Rocha.

São 56 mortes em apenas dois dias. Casos de coronavírus aumentam muito e óbitos também - News Rondônia

Na comparação entre os dois prédios agora pertencentes ao Estado, pode-se reafirmar o excelente negócio que foi feito com a compra do antigo Regina Pacis. Ele tem 12 leitos de UTI, com possibilidade para duplicar rapidamente esse número. O grande negócio que o Governo rondoniense fez ao comprar o Regina Pacis por 12 milhões de reais (com os antigos proprietários tendo que fazer as reformas realizadas e ainda com uma usina de oxigênio, com custo mensal caríssimo), fica claro diante do novo hospital junto ao Cemetron, que será inaugurado provavelmente até esta próxima segunda-feira. O novo hospital doado pela JBS, sem UTI e com 56 leitos (pouco mais de um terço do total do que terá, nos próximos meses, o ex Regina Pacis) custou nada menos do que 10 milhões de reais. Ou seja, a diferença de 2 milhões é tirada só com a economia que será feita com os gastos que seriam necessários com oxigênio, cuja usina fornecerá o produto só com custo anual, na faixa de 10 mil reais, para sua manutenção. Localizado no centro de Porto Velho e ainda com uma área de estacionamento de cerca de mil metros quadrados, a pós pandemia certamente mostrará a importância deste hospital, agora pertence à saúde pública estadual. Ainda há dúvida de que Rondônia fez o negócio da década, ao comprar o Regina Pacis?

CORONA: 56 MORTES EM DOIS DIAS

Foram 56 mortes em 48 horas (31 na quarta, 26 na quinta); mais de 3.300 novos casos entre a terça e a quinta-feira. Agora já se registrou nada menos do que 34.080 pessoas atingidas pela Covid-19, em todo o Estado. O coronavírus cresce de forma assustadora em Rondônia. Apenas em Porto Velho, com as 22 mortes na quarta e outras 18 na quinta, foram 40 os óbitos.

São 56 mortes em apenas dois dias. Casos de coronavírus aumentam muito e óbitos também - News Rondônia

Para se ter ideia do quanto o contágio aumentou, em todo o Estado, há exatos 60 dias, no boletim número 50 da Secretaria de Saúde (boletim de quinta foi o de número 127), tínhamos apenas 3.109 contaminados e 115 pessoas mortas. De lá para cá, o número de positivados supera os 34 mil e já batemos 784 óbitos, ou quase 600 por cento no total de vidas perdidas. Nesta quinta, pelo lado positivo, cresceu bastante o número de recuperados. São agora 21.753, com mais 561 pessoas livres da doença. Até esta quinta, do total de contaminados, 63,8 por cento estão curados. Mesmo com todas as orientações da saúde pública; dos alertas e dos números assustadores, há muita gente ainda, que ignora os riscos que corre e os riscos a que expõem os outros. Lamentável!

DOENÇA CRESCE EM 22 ESTADOS E NO DF

A doença avança Brasil afora, com toda a força. Dos 26 Estados e do Distrito Federal, apenas Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Amazonas tiveram diminuição no número de casos e de mortes, nas últimas semanas. Todas as demais unidades da federação apresentam, todos os dias, números superiores ao dia anterior. Rondônia é um dos casos típicos. O número de óbitos por dia chegou a uma média de 9,5 vidas perdidas a cada 24 horas. Nas primeiras semanas da doença, há menos de três meses, esse número passava pouco das 3 mortes diárias. A situação aqui é difícil, mas não tanto quanto na região sul, onde os números estão desesperando as autoridades, com crescimento de 50 por cento dos casos nas últimas semanas. Até a noite da quinta-feira, tínhamos, lamentavelmente, 84.207 mortes no país e um total de 2 milhões e 290 mil casos de contaminação. Um total de 1 milhão 570 mil brasileiros estão recuperados, ou 68,5%.

GOLPE LESA INCRA EM MAIS DE 330 MILHÕES DE REAIS

Mais um golpe milionário contra os cofres da União foi descoberto e uma enorme quadrilha envolvida está sendo desarticulada pela Polícia Federal, numa grande operação que começou há quatro anos atrás e que envolve pagamentos irregulares de terras desapropriadas que superam os 330 milhões de reais e, certamente, tornaram muito ricos todos os envolvidos. Entre eles, advogados e servidores do Judiciário, que, nos processos de desapropriação de terras, supervalorizavam as áreas em até 600 por cento. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela PF em Porto Velho, Brasília, Cuiabá, Itaituba, no Pará e em São Paulo.

São 56 mortes em apenas dois dias. Casos de coronavírus aumentam muito e óbitos também - News Rondônia

A organização criminosa era composta por servidores públicos empresários, advogados e outros grupos, todos atuando para fraudar processos judiciais de desapropriação de terras, causando enormes prejuízo aos cofres do INCRA, em razão do pagamento de indenizações da reforma agrária. É inacreditável como, nesse país, a desonestidade campeia em todas as áreas. Espera-se que todos os envolvidos sejam condenados; que os advogados, depois de julgados, percam seus registros e que todos cumpram longas penas. Isso, claro, depois de devolverem tudo o que nos roubaram.

HILDON DECIDE NO INÍCIO DE AGOSTO

Duas semanas. Entre 5 e 8 de agosto. Esse é o tempo que o prefeito Hildon Chaves projetou para que anuncie sua decisão de concorrer ou não mais um mandato. A afirmação foi feita durante entrevista na Rede TV!, ao apresentador Léo Ladeia.

São 56 mortes em apenas dois dias. Casos de coronavírus aumentam muito e óbitos também - News Rondônia

Na conversa com Léo, um comunicador entre os mais bem informados, o Prefeito não demonstrou, na realidade, nenhum entusiasmo com a ideia da reeleição. Aliás, ele disse novamente que é contra dois mandatos seguidos, mas concorda com apenas um, de cinco anos. Mesmo assim, não bateu o martelo. Disse que é favor do surgimento de novas lideranças e, se a interpretação fosse feita apenas sobre essa entrevista, certamente se poderia afirmar que Hildon está saindo da disputa. Mas, como tudo pode acontecer, o negócio agora é esperar mais uns dias para se saber exatamente o que vai decidir o alcaide porto velhense. Falta pouco para agosto chegar…

TEM QUE COMBINAR COM O POVO

Aliás, embora muita gente não lembre, temos eleições em 15 de novembro e um segundo turno no dia 29, duas semanas depois. Há intensa movimentação dentro dos partidos, mas, a mais pura verdade é que a população está muito distante deste tema. Enquanto os candidatos sequer são confirmados, embora alguns nomes já sejam dados como certo, que estarão com foto na urna, na maioria das cidades brasileiras – em Rondônia não é diferente – a sucessão passou a ser assunto fora da pauta, para o povão, nesses tempos de pandemia. Nas próximas semanas, quando os nomes dos possíveis postulantes comecem a ser oficializados, quem sabe o eleitor se interesse mais, numa eleição que vai decidir a vida de sua cidade para 2021 e até 2024. O que tem se ouvido muito, nas rodas de conversa, quando o tema é ir às urnas em novembro, é o temor de que, se a doença ainda estiver se espalhando, haja ainda mais riscos de contágio. Por enquanto, contudo, a sucessão nas Prefeituras existe apenas da porta para dentro nos partidos e de quem vive da política. Já o povo….

ÔNIBUS: O USUÁRIO NÃO VAI A LUGAR NENHUM

É mais do que sapo enterrado. É o coletivo deles. Uma verdadeira saparia. O sistema de transporte coletivo de Porto Velho continua sendo uma pedra no sapato não só do prefeito Hildon Chaves, como no de todos os moradores da cidade que dependem de ônibus para se deslocarem. Desde que, na administração Mauro Nazif, o consórcio que existia e atendia com dificuldades, mas atendia, foi desestruturado e perdeu o contrato, a coisa só piorou. Agora, a nova empresa, vencedora da licitação, mesmo já tendo encomendado ônibus novos, está impedida, por decisões judiciais, de começar a operar na Capital. Um terceiro interessado, que não participou da concorrência, denunciou que teria havido ilegalidade na vitória da nova empresa. A denúncia foi acatada em primeira instância. A Prefeitura recorreu ao TJ. O desembargador Eurico Montenegro não acatou o recurso e manteve a decisão da inicial. A Prefeitura pretende recorrer novamente. Enquanto isso, o portovelhense, que depende do transporte coletivo, paga o pato, mesmo sem ter nada a ver com questões judiciais que, certamente, ainda vão longe. Quem não vai longe e nem a lugar nenhum é o usuário do sistema, numa cidade de quase 600 mil habitantes e que tem um sistema ridículo de transporte por ônibus.

AUXÍLIO EMERGENCIAL AJUDOU MILHÕES DE BRASILEIROS

Não se tem notícia de uma distribuição de renda em números superlativos do que ocorreu no Brasil, durante a pandemia. O dinheiro distribuído pelo governo federal e por alguns estados (como Rondônia), chegou quase à metade dos lares brasileiras, onde em cada uma delas, ao menos um dos moradores recebeu algum tipo de apoio financeiro. Mais de 65 milhões de brasileiros receberam alguma forma de reforço em seus bolsos. Isso representa cerca de 30 por cento de todos os habitantes do país.

São 56 mortes em apenas dois dias. Casos de coronavírus aumentam muito e óbitos também - News Rondônia

Em Rondônia, levantamento nacional apontou que, no mês de junho, em 273 mil domicílios de Rondônia, pelo menos um morador recebeu algum tipo de auxílio relacionado à pandemia. Este número corresponde a 48,2 por cento dos domicílios permanentes no Estado. Na Região Norte, o índice foi de 60 por cento dos domicílios. No País, os números computados foram em relação às três primeiras parcelas do auxílio emergencial. Haverá pelo menos outras três; Em Rondônia, destaca-se a distribuição de 200 reais para famílias carentes.

PERGUNTINHA

Em que dia desse ano poderemos deitar tranquilos para dormir, porque a terrível ronda da morte, causada pelo coronavírus, terá ido embora?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova agência de atendimento da Energisa em Vilhena oferece conforto e facilidade para os clientes

Nova agência de atendimento da Energisa em Vilhena oferece conforto e facilidade para os clientes

Com instalações modernas, a nova agência foi planejada para prover o atendimento em um ambiente confortável, respeitando as necessidades do consumidor e as normas de construção e acessibilidade. 
L
Em Brasília, TRT-14 (RO/AC) compartilha estratégias eficazes em gestão de precatórios

Em Brasília, TRT-14 (RO/AC) compartilha estratégias eficazes em gestão de precatórios

Na ocasião, o presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e o juiz Auxiliar de Precatórios, apresentaram aos presidentes e corregedores dos TRTs a experiência de sucesso que culminou no aumento da produtividade
L
No México, Escolas Judiciais dos TRTs da 14ª (RO/AC) e 24ª (MS) Regiões realizam evento internacional sobre Comércio Internacional e Direito do Trabalho na América Latina

No México, Escolas Judiciais dos TRTs da 14ª (RO/AC) e 24ª (MS) Regiões realizam evento internacional sobre Comércio Internacional e Direito do Trabalho na América Latina

O evento foi uma parceria entre as Escolas Judiciais dos TRTs da 14ª e 24ª Regiões, em colaboração com o Conselho do Poder Judiciário Federal do México.
L
Conab estima recorde na produção de açúcar mesmo com redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Conab estima recorde na produção de açúcar mesmo com redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

De acordo com o levantamento da Companhia, a área de colheita da cana apresentou crescimento de 4,1%, passando de 8,33 milhões de hectares para 8,67 milhões de hectares.
L
TCE-RO abre seleção para cargo com salário superior a R$ 14 mil

TCE-RO abre seleção para cargo com salário superior a R$ 14 mil

O salário, envolvendo subsídio e auxílios, pode superar os R$ 14 mil.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante.
10
Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

94% dos casos da doença foram registrados na África
L

Escuridão Urbana: O Impacto dos furtos de fiação em Porto Velho

De parques revitalizados a praças públicas, a capital rondoniense enfrenta uma onda de criminalidade que compromete sua infraestrutura e segurança, gerando prejuízos significativos aos cofres públicos.
L
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Dados são da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 590 mil para o esporte de Rondônia

Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 590 mil para o esporte de Rondônia

Emenda parlamentar foi uma solicitação de vários vereadores e lideranças regionais importantes.
L
Deputado Edevaldo Neves solicita esclarecimentos sobre suspensão de policiamento ostensivo no Distrito de São Carlos

Deputado Edevaldo Neves solicita esclarecimentos sobre suspensão de policiamento ostensivo no Distrito de São Carlos

Comunidade manifesta preocupação diante de possíveis planos de desativação de posto policial na região
L
Castra Móvel atenderá em abrigos para atender animais após solicitação de vereadora Márcia Socorrista

Castra Móvel atenderá em abrigos para atender animais após solicitação de vereadora Márcia Socorrista

Diante desta demanda, a vereadora Márcia Socorristas buscou a Sema para interceder pelos protetores voluntários e garantir que os animais que estão sob suas guardas possam receber o atendimento público.
L
Fernando Máximo posiciona-se contra a utilização da injeção letal para casos de aborto

Fernando Máximo posiciona-se contra a utilização da injeção letal para casos de aborto

O parlamentar rondoniense, que também é médico, realizou uma série de mobilizações no Congresso Nacional, incluindo apresentação de dados científicos que embasam o posicionamento contrário à legalização do aborto.
L
Compromisso Contínuo com as Apaes: Deputada Sílvia Cristina participa de reunião da Federação Nacional das Apaes

Compromisso Contínuo com as Apaes: Deputada Sílvia Cristina participa de reunião da Federação Nacional das Apaes

Em reunião com a Fenapaes, a parlamentar reafirma seu apoio e anuncia significativos recursos para as Apaes de Rondônia, destacando a importância do trabalho social das entidades.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

O carro modelo Mobi seguia sentido bairro, quando o motorista teria tentado desviar de um ciclista e acabou batendo em cheio em um papa entulho na frente de uma residência.
10
Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

A vítima com várias escoriações foi amparada por populares até a chegada do Samu, depois foi socorrida para uma unidade médica.
12
polícia

Motoboy é alvo de bandidos armados na zona leste

O rapaz contou que estava realizando uma entrega, quando foi cercado por três indivíduos armados que anunciaram o roubo.
14
Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão estava fazendo uma manobra para entrar em uma loja, quando acabou causando a batida com o motociclista que seguia na via preferencial.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LEONARDO CORDEIRO PESTANA

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº. 147238
L
Solicitação do Presidente da Câmara Municipal, Márcio Pacele, é atendida e bueiro é tampado no bairro Santa Barbara

Solicitação do Presidente da Câmara Municipal, Márcio Pacele, é atendida e bueiro é tampado no bairro Santa Barbara

Ação da Secretaria Municipal de Obras garante segurança e evita acidentes na rua Marechal Deodoro.
L
Jaime Bagattoli destaca projeto de incentivo à indústria que relatou na CAE

Jaime Bagattoli destaca projeto de incentivo à indústria que relatou na CAE

O parlamentar relatou o PL 2/2024 no colegiado.
L
Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

Mais de 20 milhões de pessoas convivem com o problema, diz IBGE
L
Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

Números foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE
L
Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

Depósito de R$200 será para estudantes nascidos em janeiro e fevereiro
L
Brasil enfrentará seleções europeias antes de Pré-Olímpico de Basquete

Brasil enfrentará seleções europeias antes de Pré-Olímpico de Basquete

Amistosos serão contra Eslovênia de Luka Doncic, Croácia e Polônia
L
A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022
L
Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Ministro Haddad entregou projeto de lei complementar ao Congresso
L
Zanin será relator de ação do governo contra desoneração

Zanin será relator de ação do governo contra desoneração

Ação também contesta decisão que invalidou trecho de MP sobre o tema
L