Quarta-Feira, 22 de Julho de 2020 - 16:44 (Coronavírus)

L
LIVRE

Testes rápidos para detectar o novo coronavírus destacam Rondônia na vanguarda nacional do controle da pandemia

O atendimento a pessoas em veículos, obedecendo a longa fila, deu certo, e o governo estadual prepara novas ações


Imprimir página

Ficou na memória da saúde pública rondoniense a fila quilométrica de veículos com pessoas dispostas a fazer o teste rápido para detectar o novo coronavírus. No primeiro drive-thru, ela estendeu-se até o bairro da Balsa, na área portuária da Capital, até a Avenida Farquhar e adjacências.

Cinco drive-thrus [sem sair do carro], realizados pelo Governo de Rondônia, resultaram em 4.007 testes que revelaram 456 casos positivos da covid-19.

Segundo o secretário-adjunto de Saúde, Nélio Santos, haverá mais ações semelhantes em dias a serem estudados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e demais parceiros em organização.

“Acreditamos que a testagem em massa é uma das alternativas para combater o vírus; quanto mais cedo identificarmos a doença, mais cedo começamos o tratamento”,  ressaltou  Santos.

Aos pacientes com testes positivos, as equipes distribuíram kits para tratamento contendo cloroquina de 150 mg e azitromicina de 500 mg.

Para o secretário-adjunto, os drive-thru também proporcionaram exames de eletrocardiograma, essenciais para as pessoas positivas

MAPEIA RONDÔNIA

O sistema é parte integrante do Programa Mapeia, que avalia o atual cenário epidemiológico de Rondônia. O estado está na vanguarda nacional entre os que melhor trabalham com a população em busca de atendimento.

Sesau e Agevisa estão convictas da eficácia desse trabalho como estratégia de combate à propagação do contágio da doença. O país passou, 48 horas atrás, de 2,1 milhões de pessoas infectadas.

MAIS DE 100 MIL TESTES

Governador Marcos Rocha e secretário de saúde Fernando Máximo, no drive-thru dentro do estacionamento do PRM

Até agora, Rondônia ultrapassou a marca de 100 mil testes rápidos e sorológicos para detectar a infecção da doença, destacando-se em 1º lugar no ranking de testagem nacional.

As equipes a Sesau aplicaram cinco testes com o método drive-thru, sendo quatro em Porto Velho, dois no estacionamento do Palácio Rio Madeira (PRM), um no Distrito de Extrema, a 307 quilômetros da Capital, outro no Distrito de Vista Alegre do Abunã, a 260 quilômetros; e um em Cacoal, a 480 quilômetros.

Em 1,2 mil testes feitos no estacionamento do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, 112 pessoas foram confirmadas com a doença em seis de junho.

No dia 16 daquele mês, na Beira-Rio, em Cacoal, em 589 testes, 23 pessoas estavam positivas. No dia 27, em Extrema a Sesau aplicou 200 testes, constatando o novo coronavírus em 11 pessoas.

No PRM, dia 4 de julho, de 1.543 testes, 261 foram positivos. E no dia 11, em Vista Alegre do Abunã, de 500 testes, 35 resultaram positivos.

Os testes disponíveis não são exclusivos para as ações de drive thru, informou a Sesau. Alguns são sobras do Mapeia Rondônia, outros, do Ministério da Saúde.

 

Montezuma Cruz e Sângela Oliveira

Fotos: Daiane Mendonça e Leandro Morais

Fonte: Secom/gov-ro

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias