Quarta-Feira, 22 de Julho de 2020 - 09:54 (Cidades)

L
LIVRE

Baleia que encalhou na praia, volta ao mar depois de mais de 24 horas

Mais de 40 pessoas trabalharam no mutirão para salvar o animal, da espécie Baleia-fin, e se emocionaram quando ele conseguiu nadar novamente.


Imprimir página

Depois de mais de 24 horas, a baleia que encalhou na praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio, conseguiu voltar ao mar na tarde desta terça-feira (21) (veja no vídeo acima). O animal ficou preso na areia durante a maré baixa e mais de 40 pessoas trabalharam para salvá-lo.

O momento do desencalhe foi bastante comemorado e os envolvidos se emocionaram. Segundo Bruno Stefani, coordenador do Instituto Biota de Conservação de Alagoas, o animal seguiu imediatamente para alto mar. Ele disse que não tem como saber se a baleia vai sobreviver depois de tanto tempo encalhada.

"A gente vai ficar atento para saber se outro animal encalha e tentar saber se é a mesma", disse Bruno que informou ainda que não foi colocada nenhum tipo de marcação na baleia.

De acordo com o Biota, o animal é da espécie Baleia-fin (Balaenoptera physalus), tem 13m de comprimento e está bastante debilitado, magro e com diversos ferimentos pelo corpo.

As equipes acompanharam o animal desde as 16h de segunda-feira (20) e permaneceram até as 23 horas, retornando nesta madrugada. Eles fizeram algumas tentativas para que a baleia voltasse à água, mas só quando a maré subiu novamente, no final desta tarde, é que conseguiram.

Além do Instituto Biota também participaram do desencalhe da baleia equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), do Ibama, da Marinha do Brasil, da prefeitura da Barra de Santo Antônio e moradores da região.

Fonte: Por G1 AL

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias