QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

L

Saúde

Mais estruturado e com atendimento humanizado, Pronto Socorro João Paulo ll segue sem pacientes no chão

O hospital que virou referência bate recorde de pacientes e agora está bem melhor

Publicado em 

Mais estruturado e com atendimento humanizado, Pronto Socorro João Paulo ll segue sem pacientes no chão - News Rondônia

Mais estruturado e sem a conhecida superlotação, o Hospital João Paulo II segue sendo o mais completo e o mais visitado de Porto Velho. Mesmo na pandemia da Covid-19, a busca de melhor humanização encontrou guarida no grupo SOS João Paulo, criado em 2019 para melhorá-lo em todos os aspectos.

Mais estruturado e com atendimento humanizado, Pronto Socorro João Paulo ll segue sem pacientes no chão - News Rondônia

Esforços contínuos do governo de Rondônia resultaram em expressiva força-tarefa que promoveu melhorias no atendimento. Paralelamente, Governo consolida o estudo para a construção do novo Pronto Socorro de Urgência e Emergência da Capital.

A situação era crítica: pacientes “internados” na garagem, ao relento, enfrentavam maus momentos, motivando queixas e até denúncias de parentes.

A grande demanda vem do interior, como constata o grupo SOS João Paulo. Em 2015, o hospital internou 15.832 pessoas, das quais, 10.693 vindas do interior do estado de Rondônia. Em 2019, foram 16.231. Este ano, até abril, mais 4.328 passaram por suas enfermarias, laboratórios, triagem e corredores.

Na gestão Marcos Rocha, tem recebido uma série de melhorias, desde os métodos internos de trabalho, reparos na estrutura física, às condutas clínicas de enfermagem e regulação. De sua parte, desde o ano passado, o Tribunal de Contas de Rondônia comprometeu-se a doar R$ 50 milhões para a construção do novo hospital pronto socorro.

Para o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, o apoio do governador Marcos Rocha “foi fundamental”. Ele também elogiou as equipes da Sesau e dos hospitais: “Todos vestiram a camisa, e nada receberam a mais por isso, porque estavam empenhados em cumprir a missão estratégica que acatou sugestões de todos para a construção de ideias”, assinalou.

DORES INESQUECÍVEIS

Antes das atividades do SOS João Paulo, a alta demanda de pacientes acarretava uma situação de difícil controle no hospital. A empresária Júlia Oliveira, 49, conta que em 2018 uma amiga teve um AVC e necessitou de acompanhante. “Ela teve paralisia no lado esquerdo do corpo, não conseguia andar, não subia na maca, tinha que ir ao banheiro com o meu apoio”, relata.

“Ficamos na sala de observação, havia só duas macas pequenas na enfermagem, uma cadeira de rodas, e um suporte de soro; não havia lugar para sentar, fiquei em pé o tempo todo”, lembra-se. À noite, ela dormia sentada numa cadeira de rodas.

Vítimas de acidentes com motos resultaram em 4.088 atendimentos em 2018, e fraturas de membros superiores, 1.204. Iva Alves, 47, dois filhos, foi uma das vítimas a conhecer o Hospital. “Desloquei meu braço quando caí, no bairro Flodoaldo [Pontes Pinto], fiquei duas horas para ser atendida”, ela conta.

Mais estruturado e com atendimento humanizado, Pronto Socorro João Paulo ll segue sem pacientes no chão - News Rondônia

Para este hospital pronto socorro convergem pacientes de Rondônia e de outros estados

MELHORIAS

Pela primeira vez na condição de acompanhante, Denise Sabrina Oliveira Santos, 34 anos, ficou com o pai internado há três semanas no JPII. “Ouvi algumas pessoas que lá se encontravam, também, com parentes ou amigos, comentando que hoje a realidade é outra, apesar da antiga estrutura do pronto socorro”, contou. Ela se referia à presença de pessoas acomodadas no chão, nos corredores ou na garagem, uma situação que era preocupante e dolorosa. “Aquilo realmente não existe mais; os pacientes ocupam os leitos, ninguém mais é deixado nos corredores, o atendimento médico é de alta qualidade, feito por profissionais atenciosos”, declarou Denise Santos.

O hospital dispunha de 70 leitos alugados no Hospital Santa Marcelina, 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Samar e 30 leitos de UTI do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Depois, outros dois hospitais privados reforçam o atendimento com médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e medicamentos incluídos.

Para o secretário Fernando Máximo, a contratação de novos leitos possibilitou de vez o desafogamento no pronto-socorro. Outro elogio, desta vez, à consultoria do Hospital Sírio Libanês de São Paulo: “Tudo para conter a superlotação”.

Em 2019, mutirões resultaram em 2.234 cirurgias de ortopedia e exames de ressonância magnética em 2,2 mil pessoas, o que permitiu o desafogamento da lotação no JPII, quando muitos pacientes ficavam aguardando em internações no hospital até o momento da realização dos procedimentos.

Pacientes psiquiátricos também se beneficiaram dessa celeridade. A Sesau alterou o fluxo para eles. Dessa maneira, no JPII, após avaliado e medicado, o paciente já pode voltar para casa e, em extrema necessidade, ser encaminhado para internação na Ala de psiquiatria do Hospital de Base. Atualmente, conforme o secretário, evita-se internações desnecessárias. Ele próprio, em visita ao hospital, conversou com pacientes e conheceu a realidade de cada um. “A gente se emociona com os depoimentos deles, pois grande parte conheceu aquela realidade do chão, da garagem, expostos ao sol e a chuvas, e se sujeitavam a infecções”, comentou Fernando Máximo.

O QUE CONSEGUIU O SOS JOÃO PAULO

► O grupo melhorou as condições de atendimento ao paciente, diminuindo a superlotação. O tempo de internação e liberação do paciente diminuiu e os servidores tiveram melhores condições de trabalho.

► Fazem parte do grupo 30 profissionais Sesau, HP JP II, Hospital de Base, Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), entre eles enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

► O ambulatório de traumato-ortopedia no Hospital de Base passou a atender pacientes do JPII com pequenos traumas. Anteriormente, o fluxo padrão pedia que o paciente entrasse no pronto socorro, e na detecção de necessidade de cirurgia, aguardasse, ficando exposto à infecção e ocupando leito.

► O funcionamento do ambulatório possibilitou ao paciente com trauma de leve proporção iniciar o atendimento no JPII e, após a radiografia e a confirmação de cirurgia ou outros procedimentos, ser encaminhado ao HB. Dessa maneira, se houver necessidade de cirurgia, o paciente é conduzido ao centro cirúrgico e, em seguida, liberado para casa.

► Além das pequenas fraturas e outras lesões que não precisam de cirurgia, o ambulatório atende pacientes em acompanhamento pós-operatório. Esse atendimento demorava até 30 dias.

► No fluxo de exames, a reorganização também foi essencial: pacientes de diversos municípios vinham para Porto Velho, em busca de atendimento no Hospital de Base, porém, davam entrada no JPII em finais de semana e feriados. Ou seja, ali permaneciam internados sem necessidade. O grupo SOS ajustou para que o paciente deixe sua cidade já regulado para atendimento direto no HB, onde, após o atendimento, retorna para casa.

► Tuberculose e meningite – O fluxo no atendimento inicial com pacientes em suspeita de tuberculose e meningite foi alterado. Anteriormente, eles passavam pelo JPII e, quando confirmada a suspeita dessas doenças, seguiam para o Cemetron. Agora, eles seguem diretamente para o especialista, fazendo todos os exames. Ao JPII são encaminhados apenas aqueles que não confirmarem as suspeitas e estiverem com outros sintomas.

Importa destacar que o Hospital João Paulo II e o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro estão atendendo apenas casos de urgência e emergência, nesse período de pandemia, sem a realização de sem cirurgias eletivas.

 

Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos, diz OMS

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos, diz OMS

Estudo divulgado hoje inclui vacinação contra 14 doenças
L

Promoção do conhecimento é destacada no 1º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista

Durante o evento, os participantes puderam interagir diretamente com os especialistas e fazer perguntas
L
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira.
L
Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

Número de crianças não vacinadas caiu no ano passado
L
Hospital Regional de Guajará-Mirim vai fortalecer atenção especial à saúde indígena

Hospital Regional de Guajará-Mirim vai fortalecer atenção especial à saúde indígena

Um espaço maior para melhor acomodação das pessoas foi previsto, considerando a prática comum entre povos indígenas em trazer mais de um acompanhante aos serviços de saúde.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

O grupo compõe o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e vieram a Rondônia para debater assuntos relacionados às secretarias de justiça, o direcionamento setorial, e eleger a nova diretoria.
L
Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Reconhecimento inclui desfiles, músicas, práticas e tradições
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L

Giro News entrevista: Juraci Jorge da Silva

Neste episódio especial do “Giro News”, que vai ao ar nesta quarta-feira, dia 24, às 16h
L

In Foco Podcast entrevista: Beto Oliveira

No episódio do In Foco Podcast de quarta-feira, dia 24 às 15h, Marcelo Régis entrevista Beto Oliveira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Vaga de Empregos

Pommer e Barbosa abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Se você tem experiência em vendas e busca uma colocação profissional, essa pode ser a sua chance.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Repositor em Porto Velho

Com dedicação ao comércio varejista, a Nova Era procura por um profissional comprometido e dinâmico para integrar sua equipe.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Não perca essa oportunidade de vivenciar um dos maiores eventos esportivos da região.
L
Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

O IPHAN fez uma apresentação a respeito dos estudos que estão sendo realizados na região, em especial a pesquisa arqueológica no interior do Forte, com o objetivo de subsidiar seu projeto de recuperação estrutural.
L
Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na Estrada da Penal e beneficiando a comunidade local.
L
JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

Proposta vai à votação no plenário da Casa
L

Cláudia de Jesus solicita detalhes sobre quadro de servidores e pagamentos da Sesau

Em requerimento, a deputada pede informações completas sobre a gestão de pessoal na Sesau.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão estava fazendo uma manobra para entrar em uma loja, quando acabou causando a batida com o motociclista que seguia na via preferencial.
16

Polícia Militar de Rondônia utiliza instrumento há 8 anos para agilizar atendimento à população

De 1º de janeiro de 2019 a 22 de abril de 2024, um total de 27.746 registros efetuados pelo TCO
L

URGENTE: Motorista de Pajero causa grave acidente com motoboy na Guaporé

Segundo testemunhas, o motorista de um carro modelo Pajero estaria saindo de uma garagem quando não se atentou ao motoboy que seguia sentido Avenida Amazonas e causou a forte batida.
12

URGENTE: Jovem capota carro roubado durante perseguição na BR-319 em Porto Velho

Segundo a PM, o carro havia sido roubado e, durante a fuga, o veículo foi visto passando pela ponte sobre o Rio Madeira
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cientistas descobrem como curar ossos quebrados mais rápido e torná-los 3x mais fortes

Cientistas descobrem como curar ossos quebrados mais rápido e torná-los 3x mais fortes

Hoje em dia, as fraturas deslocadas ou complexas são difíceis de tratar.
L
Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Houve aumento de cerca de 4,2% na comparação com 2019
L

Requerimento da Licença Ambiental: ALMINO BRASIL DE SOUSA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E DE INSTALAÇÃO
L
Prefeitura de Jaru lança calendário esportivo de 2024; competições começam neste final de semana

Prefeitura de Jaru lança calendário esportivo de 2024; competições começam neste final de semana

Começa neste final de semana, as primeiras competições do calendário esportivo da prefeitura de Jaru, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer.
L
FACER presente no Ciclo de Debates da CACB em Brasília

FACER presente no Ciclo de Debates da CACB em Brasília

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi um dos convidados do evento
L
AGU recorre ao STF para derrubar desoneração de setores e municípios

AGU recorre ao STF para derrubar desoneração de setores e municípios

Estimativa de perda de arrecadação é de R$ 10 bilhões por ano
L
Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

“Não temos preferência por nenhum partido”, diz coordenador
L
Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social
L
Portugal reconhece culpa por escravidão no Brasil e sugere reparação

Portugal reconhece culpa por escravidão no Brasil e sugere reparação

Marcelo Rebelo admitiu crimes coloniais e sugeriu reparações
L
Valdenice Conceição carimba vaga em Paris 2024 na canoagem velocidade

Valdenice Conceição carimba vaga em Paris 2024 na canoagem velocidade

Baiana foi ouro na prova do C1 200m no Pan da modalidade, nos EUA
L