TERÇA-FEIRA, 16/04/2024

Unir: Estudantes Indígenas denunciam política de exclusão com implantação de aulas remotas

Nota de repúdio assinada pelo Centro Acadêmico Indígena Intercultural – CAII/UNIR-Ji-Paraná e por indígenas e quilombolas que frequentam diversos cursos nos campi da UNIR denuncia política de Exclusão com a implantação de aulas remotas promovidas pela Universidade Federal de Rondônia.

Publicado em 

Unir: Estudantes Indígenas denunciam política de exclusão com implantação de aulas remotas - News Rondônia

No último dia 03 de julho o Centro Acadêmico Indígena Intercultural – CAII/UNIR/Campus de Ji-Paraná e Estudantes indígenas e quilombolas dos campi da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgaram NOTA DE REPÚDIO ÀS AULAS REMOTAS NA UNIR. A manifestação dos indígenas e quilombolas denuncia as medidas adotadas pela Reitoria da UNIR, que à toque de caixa quer implementar "Aulas Remotas" seguindo as orientações do MEC.

Unir: Estudantes Indígenas denunciam política de exclusão com implantação de aulas remotas - News Rondônia

OS estudantes indígenas e quilombolas se manifestam "CONTRA as 'possíveis aulas remotas/EaD' tendo em vista que muitos estudantes indígenas retornaram para suas comunidades em decorrência da pandemia, e na maioria dessas comunidades indígenas não se tem acesso à internet e nem sinal de telefone, dificultando assim a participação nas aulas". Ainda segundo o manifesto, "aqueles que ainda estão nas cidades, estão vivendo em situação de extrema vulnerabilidade social, não tendo acesso à internet de qualidade para participar de todas as aulas. Além disso, consideramos que todo processo linguístico que o material em EaD traz é muito superficial, além de não se ter resolvido, por exemplo, como será a oferta de material para que os alunos com deficiências possam acompanhar essas aulas?"

Os estudantes indígenas afirmam que: mesmo que a UNIR ou Departamentos dos cursos disponibilizem materiais impressos a cada 15 dias, não seria possível todos os estudantes terem acesso ao material, por ser difícil a locomoção da aldeia até o campus, além de gerar custos altíssimos de viagens. A título de exemplo, existem acadêmicos indígenas que moram há 02 dias de barco da aldeia até a cidade próxima e outros ainda que residem na área urbana de um município, porém estudam em outra cidade. Somado a isso existe a possibilidade de colocarmos a saúde da comunidade em risco, já que em Rondônia o número de infectados veem crescendo. Por fim, os estudantes indígenas destacam que o regime de aulas remotas/EaD na UNIR é "uma política de exclusão e desigualdade" e que a "implementação de aulas na modalidade EaD é um golpe contra a política de acesso e permanência na universidade".

No último dia 30 de junho, após uma "pesquisa" de apenas 03 dias via formulários online que foi respondida por 44% dos estudantes, a reunião plenária do Conselho Superior da UNIR (CONSUN) aprovou um amontoado de dados sem qualquer análise qualitativa e de procedência duvidosa. Os estudantes ainda denunciam que o Reitor da UNIR, Ari Miguel Teixeira Ott, manobrou a votação do CONSUN, encerrando-a antes mesmo que houvesse outras manifestações contrárias (a sessão foi online). Também não concedeu pedido de vistas da matéria, contrariando o Art. 39, § 1º do Regimento Interno do CONSUN.

Segundo o DCE/UNIR, "Os estudantes da UNIR, que são em sua grande maioria pobres, não têm condições materiais mínimas de acesso à internet ou um aparelho eletrônico com um desempenho adequado para que possa acompanhar aulas à distância. Alguns defensores da EaD e das aulas remotas, pasmem, defendem que os estudantes literalmente 'se virem' para conseguir internet gratuita para acompanhar as aulas a distância 'de forma plena e produtiva'", conclui a Entidade. Há uma crescente mobilização dos estudantes contra as medidas consideradas excludentes, privatistas e autoritárias que permeiam a implantação das "aulas remotas" na UNIR.

Nota do Centro Acadêmico de Direito questiona método de "pesquisa" e questionam medida de aulas remotas: "NENHUM ALUNO DEVE FICAR PARA TRÁS".

 

Centro Acadêmico de Direito JURIS, do Campus da Universidade Federal de Rondônia em Cacoal, divulgou "NOTA QUANTO À APLICAÇÃO DE AULAS REMOTAS NO CAMPUS DE CACOAL" em que pontuam uma série de preocupações acerca de uma eventual implantação de aulas remotas naquele campus, como em toda a Universidade. O CAD JURIS, defende que "qualquer tomada de decisões deve firmar o compromisso de atender a todos os alunos, sem exceção, pois esse NÃO é objetivo da nossa UNIR: diferenciar seus discentes, nem mesmo instituir modalidades de ensino que prejudiquem os acadêmicos".

 

O CAD Juris, denuncia ainda, que à toque de caixa, querem implantar aulas remotas sem considerar os quesitos necessários para a manutenção da qualidade de ensino. Além disso, defendem a necessidade de que a UNIR, apresente de forma precisa e clara se realizou um mapeamento completo dos estudantes em vulnerabilidade social, com atenção especial aos acadêmicos indígenas e aos discentes que recebem auxílios.

 

Além disso, a entidade representativa dos acadêmicos de direito questiona a forma genérica como está sendo realizada uma suposta pesquisa naquele campus: não há detalhamento de turmas a serem atendidas, como, será o atendimento e a metodologia utilizada para implementação de aulas remotas. Questionam ainda se o princípio da Universalidade do ensino está sendo respeitado e como se dará os critérios e métodos de avaliação discente.

 

A preocupação dos estudantes – além da já elencada em ser uma modalidade que excluirá os estudantes sem acesso à internet e em condições de vulnerabilidade – também refere-se a qualidade de ensino, uma vez que a UNIR não estabeleceu formas de garantir "equipamentos e acesso à internet para que os alunos que precisam possam assistir às aulas" e "equipamentos e acesso à internet para que os alunos que precisam possam assistir às aulas".

 

Além das justas preocupações, os estudantes de Direito também denunciam que "surpreendidos com um formulário de pesquisa elaborado pela Direção do campus para identificar a possibilidade de ensino remoto", sendo que o referido formulário apresentava falhas absurdas, como:

 

1. Ausência de uniformidade dos formulários de pesquisa entre os campi;

2. Ausência do envio de cópia das respostas ao e-mail dos alunos;

3. Título da pesquisa errado;

4. Ausência de campo para informar e delimitar a resposta pelo número de matrícula do aluno (o que possibilita que o mesmo indivíduo responda o formulário mais de uma vez, usando e-mail e nome diferentes);

5. Ausência de transparência e esclarecimento inicial dos alunos quanto ao teor da pesquisa, de modo formal (não concordamos com o envio de áudios de WhatsApp para esclarecer dúvidas nem com o repasse de informações por meio de outros alunos: quem deve esclarecer as dúvidas é o diretor do campus, com as formalidades que cercam a relação administrados e Administração, até mesmo para atender ao princípio da transparência e da informação);

6. Não observância ao princípio da publicidade da Administração Pública, visto que a pesquisa não consta no site do próprio campus, do Departamento de Direito e dos demais Departamentos;

7. Não observância ao princípio da impessoalidade da Administração Pública, visto que os meios de divulgação da pesquisa que foram eleitos confundiam-se com opiniões pessoais (como no exemplo da não utilização do site ou e-mail institucional. Ressalta-se o repúdio a qualquer forma de intimidação e pontuamos que qualquer posicionamento de servidores deve ser dado em locais pessoais e não em canais de divulgação de informações oficiais e que exigem a devida impessoalidade);

8. Ausência de opção para quem não tem acesso à internet responder a pesquisa no campo "Como é seu acesso à internet" (isso dificulta o mapeamento dos alunos que precisam e a organização de políticas direcionadas a essas pessoas);

9. O questionário limita-se ao acesso, não questionando a qualidade do mesmo, ou seja, não é possível aferir se a qualidade permite uma condição adequada para acessar o ensino remoto.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Centrais sindicais anunciam celebração do dia 1º de maio unificada

Centrais sindicais anunciam celebração do dia 1º de maio unificada

Sindicalistas esperam reunir 50 mil pessoas no evento
L

Guaporé vidros – blindex – apoia a realização do 2º CEARO de Rondônia

Segundo Oscar Garcia, a equipe da BLINDEX é dedicada e não apenas oferece produtos de qualidade impecável, mas também um atendimento ao cliente excepcional.
L

Júri decide pela condenação do acusado de matar Ari Uru-Eu-Wau-Wau

Sentença de 18 anos de reclusão incialmente será em regime fechado.
L

Inscrições para o 33º Torneio do Trabalhador vão até dia 22; evento será no dia 28 de abril no Estádio Leal Chapelão

Neste ano, o evento que já é tradição no município, acontecerá no dia 28 de abril a partir das 7h30 no Estádio Municipal Leal Chapelão.
L
Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

Os cursos ofertados são pagos e por ser à distância, têm um valor em conta.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Promoção Magia Sob a Lona: Ingressos para o espetáculo do Le Petit Cirque

Promoção Magia Sob a Lona: Ingressos para o espetáculo do Le Petit Cirque
L

Promoção imperdível: News Rondônia e Cine Araújo te levam ao cinema

Participe da promoção e ganhe ingresso para assistir aos filmes em cartaz no melhor cinema da cidade.
L

O teatro vai à escola segue com agenda aberta

Além da Escola Maria de Nazaré, a Cia já se apresentou na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundametal Guadalupe, EMEIEF Tucumã e EMEI Meu Pequeno Jones (sede).
L

Programa Agenda News entrevista: Reisso Soeiro

Renata Camurça entrevista Reisso Soeiro, presidente do Projeto Solidário Jogo das Cachorras.
L

Greve da UNIR provoca preocupação entre discentes

Deflagração geral implica ainda na adesão de todos os cursos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho convoca mais um grupo de profissionais de saúde aprovados em processo seletivo

Candidatos têm 15 dias para apresentar documentação na Divisão de Atendimento ao Servidor
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Rhesultados Consultoria abre vaga para Comprador Agropecuário em Porto Velho

A vaga, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e um salário mensal de R$ 2.000,00, além de benefícios como plano odontológico e outros.
L
Vaga de Empregos

PB Serviços abre vaga para Lavador(a) de Carros em Porto Velho

A oportunidade, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e promete um ambiente de trabalho dinâmico e desafiador.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

M. A. Engenharia abre vaga para Mecânico de Refrigeração em Porto Velho

A vaga, publicada em 10 de abril de 2024, oferece tempo integral e promete um ambiente de trabalho desafiador e dinâmico.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano acompanhará audiência pública na Estação Ecológica Soldados da Borracha

Evento ocorrerá na quarta-feira (17) na quadra poliesportiva ao lado da Feira Municipal de Cujubim.
L

Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

Recurso vai assegurar o patrolamento e cascalhamento das estradas na região.
L

Edevaldo Neves propõe instalação de redutores de velocidade e sinalização na Estrada da Penal

Proposta do parlamentar visa garantir a segurança no trânsito e proteger a integridade física dos condutores de veículos automotores, ciclistas e pedestres que transitam pela via.
L

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

Pedido visa garantir assistência emergencial aos estudantes.
L
Cláudia de Jesus entrega implementos agrícolas em Espigão do Oeste

Cláudia de Jesus entrega implementos agrícolas em Espigão do Oeste

Recursos são de emenda parlamentar de 2023.
L
Publicidade

POLÍCIA

ACUDA: Reeducando ‘ator’ é flagrado com cocaína quando voltava para presídio em Porto Velho

Durante revista na chegada ao presídio, o apenado foi flagrado com várias porções de cocaína na boca.
10

URGENTE: Homem tem perna dilacerada em atropelamento por ônibus na BR-319

A vítima foi socorrida na carroceria de um veículo particular até o Hospital João Paulo II.
14

ATUALIZADA: Dupla é flagrada com drogas após ser atacada a tiros na zona leste

O suspeito baleado foi socorrido pelo Samu ao Hospital João Paulo II e depois de receber atendimento será apresentado na Central de Flagrantes junto com o outro indivíduo.
14
polícia

Funcionária de colégio é encontrada morta na zona rural de Nova Brasilândia D’Oeste

Julia foi encontrada morta no local, com muito sangue na região da cabeça e uma mancha roxa no rosto, como se tivesse levado uma pancada na região da nuca.
18
Morador morre carbonizado durante incêndio em residência

Morador morre carbonizado durante incêndio em residência

Após uma inspeção do local pelos bombeiros, vestígios de uma ossada humana foram descobertos, posteriormente identificados como sendo de Geraldo.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil monitora impacto do conflito Irã x Israel no preço do petróleo

Brasil monitora impacto do conflito Irã x Israel no preço do petróleo

MME criou grupo de trabalho para acompanhar o assunto
L
União pagou R$ 590,8 milhões de dívidas de estados em março

União pagou R$ 590,8 milhões de dívidas de estados em março

Dados foram divulgados nesta segunda pelo Tesouro Nacional
L

Gabriel Lopes: Brasileiro Brilha no Cenário Internacional da Educação

Atuando como representante da International Organization for Educational Development (IOED) junto às Nações Unidas, Lopes simboliza a influência e o comprometimento do Brasil na construção de uma educação global mais inclusiva e eficiente.
L

Recebimento da Licença Ambiental: O SAPEKA CONVENIÊNCIA LTDA

Licença ambiental por declaração n° Nº 78 SOL/DLA
L
Alunos da Escola Elza Maria Fabris recebem atendimento médico através do programa Aprender com Saúde

Alunos da Escola Elza Maria Fabris recebem atendimento médico através do programa Aprender com Saúde

Durante a ação foram ofertados diversos atendimentos como: consulta de enfermagem avaliação odontológica, avaliação nutricional, teste de acuidade visual.
L
Associação defende revogação de medida que afastou juízes federais

Associação defende revogação de medida que afastou juízes federais

Ajufe diz que decisão só poderia ser tomada pelo plenário do CNJ
L
Greve se alastra pelo país: professores e servidores reivindicam melhorias

Greve se alastra pelo país: professores e servidores reivindicam melhorias

Instituições de ensino superior e tecnológico em todo o Brasil aderem ao movimento por reestruturação de carreira e aumento salarial.
L
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Laços e Conflitos em Família é Tudo

Emoções e Estratégias na Trama Familiar
L
Brasil condena qualquer ato de violência, diz chanceler sobre Irã

Brasil condena qualquer ato de violência, diz chanceler sobre Irã

Vieira foi questionado sobre posicionamento quanto ao ataque a Israel
L