Quarta-Feira, 08 de Julho de 2020 - 08:28 (Cidades)

L
LIVRE

PORTO VELHO: Semi retoma reuniões para o Plano de Saneamento Básico

A primeira reunião setorial remota acontece nesta quarta-feira, das 15h às 17h. A população poderá acompanhar através do YouTube da prefeitura.


Imprimir página

A Secretaria Municipal de Integração (Semi) inicia nesta quarta-feira (8), as reuniões setoriais virtuais para dar prosseguimento à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Porto Velho. As atividades foram iniciadas em fevereiro, deste ano, com a assinatura do contrato com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) que, de imediato, iniciou a coleta de informações sobre a qualidade da prestação dos serviços de distribuição de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, e coleta e gestão de resíduos sólidos.

Moradores dos distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Nazaré e Demarcação e o distrito-sede de Porto Velho receberam, em março, a equipe da prefeitura e do Ibam, participaram das reuniões presenciais e deixaram suas contribuições.

Devido à pandemia, o cronograma sofreu algum atraso, mas diante da importância do Plano Municipal de Saneamento Básico para o desenvolvimento do município, levando bem-estar e mais qualidade de vida à população, o Grupo de Trabalho Técnico continuou as atividades de forma remota.

Foram inúmeras reuniões por videoconferência num esforço conjunto das várias secretarias para que o PMSB seja concluído este ano. "Antes mesmo da pandemia, nossa equipe técnica já esgotava todas as ferramentas tecnológicas disponíveis que ajudam na celeridade, economia de tempo e recurso. Foi possível a continuidade de diversas atividades e outras, em que se faz necessário o distanciamento social, estamos adaptando", destacou Álvaro Mendonça, titular da Semi. 

Ainda são necessárias algumas audiências públicas. Após muitas análises e estudos sobre as alternativas possíveis, consultas e pareceres de órgãos internos e externos, a prefeitura concluiu que a adoção de um modelo de audiências públicas virtuais seria a forma mais transparente e rápida de assegurar a necessária participação popular no processo de construção do PMSB, procurando garantir sua conclusão dentro do tempo planejado, ficando acertado que as audiências setoriais seriam realizadas, virtualmente, através de aplicativos e transmitidas ao vivo pelas redes sociais.

A primeira reunião setorial remota acontece nesta quarta-feira, das 15h às 17h. Foram convidados representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Federação Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Federação Das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia, Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho, Sinduscon e Associação Comercial de Rondônia. A população poderá acompanhar ao vivo através do YouTube da prefeitura.

Segundo o secretário, será uma grande oportunidade para que cada setor representativo da Sociedade possa ter acesso às informações pertinentes a situação atual do saneamento básico de Porto Velho e trazer contribuições para a elaboração do PMSB. 

Na quinta-feira (9) acontece reunião com conselhos municipais e universidades; na sexta-feira (10) órgãos públicos; na segunda-feira (13) prestadores de serviços; na terça-feira (14) movimentos sociais e lideranças e na quarta-feira (15) conselhos e lideranças dos distritos, todas no mesmo horário das 15h às 17h. Pelas redes sociais oficiais da prefeitura datas e horários serão reforçados.

Fonte: Comdecom

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias