Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020 - 16:28 (Coronavírus)

L
LIVRE

Moradores do bairro Aponiã em Porto Velho são monitorados

Nesta terça-feira serão percorridas as ruas Luiz de Camões, Pedro Albeniz, Caetano Donizete e Francisco Manoel da Silva


Imprimir página

Começou nesta segunda-feira (6) a ação intitulada "Covid-Zero Aponiã", promovida pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O bairro, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), é o que concentra maior número de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) na capital e está em situação considerada crítica.

O serviço consiste no mapeamento e monitoramento presencial nas residências de 46 ruas do bairro, durante o período de 15 dias, visando à detecção de casos suspeitos e acompanhamento dos confirmados. As primeiras ruas contempladas com a ação foram: Antônio Vivaldi, Enrico Caruso, Veleiros, Antônio Maria Valença.

Segundo Rafaela Castiel, gerente da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, os trabalhos ocorrem em conjunto, entre agentes comunitários de saúde (ACS), enfermeiros e médicos. Ao todo, 40 profissionais estão envolvidos.

RECEPÇÃO

As primeiras visitas foram consideradas satisfatórias e não há acesso interno às residências, seguindo protocolos de cuidados e higiene dos envolvidos na iniciativa. "Estamos tendo boa receptividade pelos moradores. Dependendo dos sintomas, já recebem orientações e passam por uma consulta médica, de forma prioritária", informou Rafaela.

Moradores com sintomas há sete dias ou mais já realizam o teste rápido. "Assim ocorre para evitar que haja um falso negativo. Sendo constatado, o paciente é encaminhado à USF do bairro", completou a gerente da USF.

PROGRAMAÇÃO

A programação de visitas nesta semana está definida da seguinte forma: Na terça-feira (7), ruas Luiz de Camões, Pedro Albeniz, Caetano Donizete e Francisco Manoel da Silva. Na quarta-feira (8), Penal, Imigrantes, Nunes Machado, Paulo Fortes e Bidu Saião. Quinta-feira (9), Eudóxia de Barros, Ouro Preto, Calama e Gregório Alegre e na sexta-feira (10) nas ruas Andreia, Jerônimo de Ornelas, Clara Nunes e Quatro Ilhas. A ação ocorre nos turnos manhã e tarde.

Fonte: Comdecom

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias