Terça-Feira, 30 de Junho de 2020 - 15:01 (Geral)

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Direitos de ser e direitos de ter: UNICEF promove uma série de encontros virtuais sobre os desafios dos povos indígenas

ssa série é articulada com os projetos de históricos de vida dessas populações, os direitos territoriais, de saúde, linguísticos, culturais e o bem viver como horizonte de qualidade de vida.


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O UNICEF promove, a partir do próximo dia 1º de julho, uma série de webinários "Direitos de Ser e Direitos de Ter: os desafios dos povos indígenas no cenário de pandemia e pós-pandemia", visando elaborar estratégias conjuntas, intercomunitárias e interinstitucionais para promoção e garantia dos direitos educacionais indígenas. Essa série é articulada com os projetos de históricos de vida dessas populações, os direitos territoriais, de saúde, linguísticos, culturais e o bem viver como horizonte de qualidade de vida.

Participam do primeiro webinário Eliel Benites, do povo Guarani Kaiowá, docente da Faculdade Intercultural Indígena, da Universidade Federal da Grande Dourados (Faind/UFGD); Elizângela da Silva Costa, do povo Baré, coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro, da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn); Mário Nicácio, vice-presidente da Confederação dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira; e, pelo UNICEF, Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil, e Anyoli Sanabria, coordenadora do Território Amazônico.

A série conta com a parceria da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), do Conselho Tradicional Guarani e Kaiowá Aty Guasu (Atyguasu), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), da Organização dos Professores Indígenas do Acre e do Conselho de Educação Escolar Indígena do Amazonas.

O tema a ser discutido nesse primeiro encontro. No dia 16 de julho, será a vez do debate sobre "Territorialidade, Saúde e Educação Indígena". O dia 3 de agosto será dedicado ao debate da Educação Escolar Indígena, com o tema "Da Educação Básica ao Ensino Superior: criatividades próprias, pedagogias diferenciadas e definição dos projetos educacionais".

Além do debate central, a série de encontros tem por objetivos aproximar ao cotidiano do UNICEF as populações indígenas no território brasileiro, seus desafios locais e estratégias conjuntas de superação, na constituição de bases interculturais, específicas e diferenciadas para o desafio institucional "Um UNICEF para cada criança", e propor subsídios para pactuações de ações promovidas pelo UNICEF com os governos municipais e estaduais em seu Programa de País, visando à plena garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes indígenas no Brasil.

Sobre a série de webinários:
1º de julho, às 10h: youtube.com/UNICEFBrasil

Fonte: Assessoria

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