QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

L

Agro

Weintraub caiu por seus muitos erros, mas também por enfrentar o lado podre das universidades

O agora ex ministro deve ser um bom papo entre o pessoal da direita; deve ser um companheiro ativo em passeatas e gritos de palavras de ordem contra a esquerda e deve ser, no fundo, um sujeito sonhador, imaginando que um dia suas crenças políticas vingarão no Brasil democrático.

Publicado em 

Weintraub caiu por seus muitos erros, mas também por enfrentar o lado podre das universidades - News Rondônia

Weintraub caiu por seus muitos erros, mas também por enfrentar o lado podre das universidades - News Rondônia

Abraham Weintraub tem muitos defeitos. Língua solta, esqueceu-se, por exemplo, que vivemos numa democracia e que chamar ministros do STF de vagabundos é sim um crime! Claro que ele não imaginaria que a gravação com suas palavras se tornaria pública, mas disse e tem que assumir. Caiu também porque o governo Bolsonaro está fragilizado. Aliás, ele praticamente não conseguiu governar até agora, porque os derrotados de 2018 e os que perderam boquinhas, cargos, poder e, principalmente muito dinheiro, não o permitiram. Mas, igualmente, enfraquece por próprios erros, entre os quais chamar um ministro como Weintraub para seu governo. O agora ex ministro deve ser um bom papo entre o pessoal da direita; deve ser um companheiro ativo em passeatas e gritos de palavras de ordem contra a esquerda e deve ser, no fundo, um sujeito sonhador, imaginando que um dia suas crenças políticas vingarão no Brasil democrático. Podem até vingar, mas jamais num país de plena democracia. Weintraub começou a perder para si mesmo, assim como Bolsonaro, o Presidente que agora entra numa fase desesperadora do seu governo, porque criou tantas frentes de confronto, que agora vai ter que começar a ceder para todos os lados, para não ser vítima de impeachment. Medida, que, aliás, já está sendo alinhavada dentro do Congresso, no STF e em outros órgãos importantes do país.

Weintraub caiu por seus muitos erros, mas também por enfrentar o lado podre das universidades - News Rondônia

Weintraub caiu também porque chamou para a briga poderosos, como alguns dos ministros-militantes do STF, mas muito mais por ter colocado para as ruas, alguns dos podres de parte do putrefato sistema de ensino superior brasileiro, que, aliás, um dia vai ruir por si mesmo, ressalvadas, é claro, as exceções de sempre. Centros políticos de militância esquerdista, com uma qualidade de ensino sofrível, no geral; antro do domínio de ideologias alienígenas, algumas Universidades são o campo ideal para parasitas do dinheiro público. Supersalários enchem os bolsos de reitores, mestres, doutores e "técnicos" de todos os níveis, alguns trabalhando metade de que qualquer trabalhador comum. E, com dinheiro em abundância, trabalhando muito menos do que deviam, para preparar as futuras gerações, há sim no contexto do mundo universitário, quem tenha tempo sobrando para fazer política e praticamente só política, claro que, sempre contra o governo e sempre a favor de si mesmos e suas crenças ideológicas. Weintraub se insurgiu contra isso e virou mais que o demônio. A verdade verdadeira, neste país, passando por todos os setores e pelas universidades públicas também, é que todos falam em mudança, mas o que querem é que tudo continue exatamente igual. A vida deles, de opulência, altos salários e tempo de sobra para transformar as salas de aula em palanques políticos, é algo intocável. Weintraub cometeu muitos erros. O maior deles, o que causou sua queda, foi tentar mexer onde há um só domínio: o dos mesmos de sempre!

CORONA: HILDON APOIA ISOLAMENTO RADICAL

Uma surpreendente entrevista concedida pelo prefeito Hildon Chaves ao programa dos Dinossauros (Papo de Redação, Parecis FM, de segunda a sexta, meio dia às duas da tarde) na sexta-feira, deixou claro que as autoridades do Estado e do Município não estão falando a mesma linguagem, na questão da guerra ao corona vírus.

Weintraub caiu por seus muitos erros, mas também por enfrentar o lado podre das universidades - News Rondônia

Ao contrário do governo Marcos Rocha, que autorizou a abertura lenta e gradual de vários setores da economia, Hildon deixou claro que é partidário de um novo lockdown, mas dessa vez "pra valer", segundo suas próprias palavras. Para o prefeito, o isolamento restritivo, expressão criada para substituir o lockdown, não trouxe qualquer resultado, simplesmente porque tudo continuou como era antes. Para o Prefeito da Capital, as autoridades dos órgãos de controle, deveriam se posicionar em relação ao novo decreto estadual. Hildon Chaves acha que só um isolamento social radical, por pelo menos duas semanas, pode ajudar a diminuir os números de contaminados e de mortos na sua cidade. O que não deu certo uma vez, daria certo agora?

"ESTAMOS FAZENDO ERRADO"!

Durante mais de uma hora e meia em que participou do programa com os Dinossauros Domingues Júnior, Everton Leoni, Professor Jorge Peixoto, Beni Andrade e Sérgio Pires, Hildon Chaves falou duro sobre o tema. Disse, por exemplo, que "estamos fazendo errado. Deveríamos ter fechado mais, para agora podermos voltar à normalidade. Do jeito que as coisas estão sendo feitas, a situação corre o risco de piorar. Temos que fazer isolamento social. Temos que atacar a causa do problema", enfatizou. Ele informou ainda que a Prefeitura já distribuiu mais de 25 mil pílulas de cloroquina, vindas do governo federal e ainda mais de 45 mil pílulas do antibiótico Azitromicina. E pediu ao governador Marcos Rocha que ele tente conseguir, junto ao governo Bolsonaro, que Porto Velho e outras cidades do Estado recebam mais medicamentos. O Prefeito também agradeceu o apoio do senador Marcos Rogério e da deputada federal Mariana Carvalho, que, juntos, conseguiram mais 20 respiradores para o atendimento pelo município. Também sublinhou que a bancada federal, como um todo, tem feito um trabalho importante de apoio a Porto Velho.

SESAU RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS

No meio de tantas notícias ruins, de mais gente contaminada, de quase 400 mortes, há também boas notícias. Uma delas é que, a partir desta segunda-feira, as 10 UTIs do hospital Regina Pacis (que o governo chama, por enquanto, de hospital de campanha), já começa a receber pacientes. Outra: vieram de São Paulo e Minas, trazidos em avião do Corpo de Bombeiros, novos equipamentos para atendimento de urgência e emergência a pacientes atingidos pelo corona vírus. Nesta sexta, chegaram 50 bombas de infusão, compradas no início do ano, pela Secretaria de Saúde, mesmo antes dos primeiros casos da doença no Estado. Também vieram 25 ventiladores mecânicos de alta performance, doados pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Tribunal Regional do Trabalho.  Os equipamentos serão distribuídos nos vários hospitais públicos que estão atendendo pessoas afetadas pela doença.

BOATARIA APAVORA COMERCIANTES

Correu por toda a cidade, a partir das redes sociais, o boato de que poderia ser decretado novo lock down em Porto Velho, menos de quatro dias depois da reabertura, em maior escala, do comércio da cidade. Tudo começou com uma nota do Conselho Municipal de Saúde, que agora está silente em relação à crise do corona, pedindo que tudo fechasse novamente. O prefeito Hildon Chaves apoiou a intenção, mas deixou claro que não tinha tomado qualquer decisão, já que queria ouvir a posição do Conselho Estadual de Saúde sobre o assunto e que continuava valendo a decisão do Estado.

Weintraub caiu por seus muitos erros, mas também por enfrentar o lado podre das universidades - News Rondônia

Também se ouviu muito sobre eventual intervenção do Ministério Público, que pediria intervenção da Justiça, para a volta ao isolamento radical. A OAB, no final da sexta-feira, também emitiu nota aconselhando Prefeitura e Governo do Estado e imporem novamente restrição drástica à cidade. No Porto Velho Shopping, que ficou 88 dias fechados, a boataria causou pânico entre os lojistas, que recém voltaram a começar a atender, com todos os cuidados de segurança sanitária. No final de semana, o assunto certamente vai ser ampliado. Fechará tudo de novo? Ninguém tem certeza se a resposta é positiva ou negativa.

EM 90 DIAS, DE UM PARA QUASE 15 MIL CASOS

Há apenas 90 dias atrás, havia apenas um caso de contágio do corona vírus em Rondônia e assim mesmo de um paulista que estava passando pela cidade. Há 60 dias, eram 160 casos, quatro mortes e poucos registros de contágio em Porto Velho. De lá para cá, o vírus se espalhou de forma espantosa. Há um mês atrás, eram menos de 2.500 contaminados, 88 mortos e começava a haver uma preocupação muito grande com o risco de superlotação dos hospitais e das UTIs. Em apenas um mês, até este 20 de junho, o número de contaminados se multiplicou por seis vezes e o de mortos cresceu 4,5 vezes. Em muitas cidades do interior, os números não são tão assustadores (exceção feita a Guajará Mirim), quanto em Porto Velho. Só para se ter ideia, a Capital tem 10 vezes mais casos do que a segunda cidade mais afetada, Ariquemes. O que acontecerá daqui para a frente?

STF: SENADORES SEM RABO PRESO PROTESTAM

O gaúcho Lasier Martins, do Podemos, é um dos líderes no Senado na busca de investigações sobre a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Numa entrevista à Jovem Pan, nessa semana, ele disse que os processos contra os ministros da Suprema Corte não andam, porque "tem muita gente com o rabo preso", ou seja, disse que há muitos dos seus colegas que temem enfrentar o poder do STF, porque certamente não querem serem alvos de investigações contra eles. Pelo menos duas dúzias de pedidos de impeachment de ministros estão trancados no Senado, disse Lasier. Outro senador, o sergipano Alessandro Vieira (Cidadania) exige que o Congresso "restaure os limites democráticos". Já no ano passado, ele pediu o impeachment dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, pela instauração de processos, que, segundo ele, violam as garantias constitucionais. Já o rondoniense Marcos Rogério, campeão de votos na última eleição no Estado, também faz parte do grupo que não teme criticar o STF. Embora condene as Fake News, Marcos afirmou, sobre caso recente de decisões emanadas do tribunal,  que "a decisão do Supremo é uma afronta ao sistema acusatório, uma violência contra o Estado de Direito e uma agressão à paridade de armas igualdade de tratamento entre as partes em um processo judicial)", protestou. Marcos Rogério, do DEM, é dos que não tem "rabo preso"

GUAJARÁ RECLAMA DOS EQUIPAMENTOS

No meio de todas as imensas dificuldades impostas pela pandemia, surge mais um problemão para o governo rondoniense e a Sesau resolverem. O deputado federal Lúcio Mosquini está reclamando que equipamentos comprados com uma emenda sua, de mais de 3 milhões e 640 mil reais, que deveriam ser destinados a Guajará Mirim, não o foram, mas sim distribuídos em outros municípios. O parlamentar esteve com o chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, que garantiu que Guajará tem atenção especial e que o próprio governador Marcos Rocha vai ao município, entregar kits e equipamentos. Mas o prefeito Cícero Noronha está cobrando todo o pacote, que, segundo ele, deveria ter ido apenas para Guajará. "Foi a maior emenda individual já recebida por nosso município e precisamos muito destes equipamentos, porque estamos sofrendo muito com a pandemia". Guajará tem um grande número de casos e caminha para 40 óbitos. A Sesau já tomou várias medidas de apoio à cidade, mas Mosquini e o prefeito Noronha querem mais equipamentos da emenda liberada.

PL DE LUIZ CLÁUDIO FECHA COM HILDON

No meio da pandemia, pausa para a política. Agora que está praticamente definido que a  eleição municipal será em 15 de novembro, com o segundo turno em 25 de novembro, dependendo ainda de aprovação do Congresso, os possíveis candidatos começam a se mexer. Em Porto Velho, é cada vez mais concreta a possiblidade de Hildon Chaves concorrer a reeleição. Pelo menos é o que deixa claro o PL, partido comandado no Estado por Luiz Claudio, ex deputado federal e hoje secretário municipal da Agricultura da Capital. O partido fechou questão em torno do nome de Hildon Chaves. Anuncia, ainda, que terá pelo menos 42 candidatos à Câmara Municipal, 17 deles de mulheres. O PL, aliás, tem hoje a maior bancada na Câmara porto velhense e quer ampliá-la ainda mais, nas eleições deste ano. Outros partidos também andam namorando a eventual busca de reeleição de Hildon Chaves. Mas ele, ao menos oficialmente, até agora não disse nem sim e nem não…

PERGUNTINHA

Na sua opinião, um novo lock down ajudaria a diminuir o número de casos de contaminação do corona vírus ou em nada mudaria, como não mudou na primeira tentativa?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cacauicultura avança com política de incentivo, reconhecimento nacional e concursos de qualidade

Cacauicultura avança com política de incentivo, reconhecimento nacional e concursos de qualidade

Governo do Estado sancionou a Lei que estabelece o Incentivo à Produção de Cacau de Alta Qualidade.
L

Estados vizinhos de Rondônia vão suspender vacinação contra a Febre Aftosa

A portaria disciplina o armazenamento, a comercialização e o uso da vacina contra a febre aftosa e disciplina o trânsito de animais vacinados contra a febre aftosa.
L
Com maior rebanho do Estado, Porto Velho contribui para exportação da carne bovina de Rondônia

Com maior rebanho do Estado, Porto Velho contribui para exportação da carne bovina de Rondônia

Carne representa 40% das exportações totais do Estado e somou U$S 960 milhões em 2023.
L
Governo abre credenciamento para empresas interessadas nas ligações de energia no Parque Vandeci Rack

Governo abre credenciamento para empresas interessadas nas ligações de energia no Parque Vandeci Rack

Chamamento para credenciamento de empresas de instalação elétrica no Centro Tecnológico Vandeci Rack.
L
Diego Sousa

Governo abre inscrições para agricultores exporem produtos no Pavilhão da Agricultura na 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Nossa equipe está trabalhando para levar segurança, conforto e organização para nossos produtores.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

16 invasores foram retirados do local.
10
Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

O programa “Comunidade News” apresentará uma entrevista exclusiva com Manoel Serra, Presidente do Banco do Povo
L

Magia Sob a Lona: Conheça os felizardos que vão ao Le Petit Cirque!

Aos vencedores, nossos parabéns! Preparem-se para uma noite que promete ser tão inesquecível quanto os atos que desfilarão diante de seus olhos.
L

Confira o nome do Vencedor da Promoção News Rondônia e Rodisan

A promoção foi um sucesso retumbante, com participantes de todas as idades demonstrando seu amor pelo ciclismo e pela aventura.
L

Coluna SOCIAL Marisa Linhares – 20 anos de Contágio Jóias

Em Cacoal/RO, Kelly Polizello uma empreendedora nata com suas duas lojas CONTÁGIO JOIAS, comemora seus 20 ANOS de atividades na Capital do Café.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo de Rondônia

Deputado Alan Queiroz propõe construção de praça pública em parceria com Governo e Prefeitura de Chupinguaia

Proposta do parlamentar visa melhorar qualidade de vida da população.
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Publicidade

POLÍCIA

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

O episódio teve seu início quando Gilmar Vedevotto Gervásio adentrou, sem autorização, na sala da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal.
L
Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

ATUALIZADA: Policial Penal flagra esposa sendo assaltada e mete bala no criminoso em Porto Velho

O suspeito, fingindo estar armado, anunciou o roubo.
16
Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Por sorte uma ambulância do Samu que voltava do hospital João Paulo II parou e prestou socorro ao ciclista que foi encaminhado para uma unidade médica.
14
PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

São realizadas Exposição Fotográfica, Exposição Física com viaturas, equipamentos, trajes operacionais, demonstrações das atividades de perícia e identificação civil, Grupo de Pronta Intervenção (GPI), ações interativas e muito mais. De 28 de março a 7 de abril, no Porto Velho Shopping.
L
Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Na ocasião, um carro avançou a preferencial e causou a colisão com a vítima que sofreu lesões e foi socorrido ao pronto socorro, onde acabou indo a óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Reviravoltas e Conflitos em “Elas por Elas”

Segredos Revelados e Decisões Drásticas Abalam as Personagens
L
Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

O SINDAFISCO espera que a Justiça reconheça a ilegalidade da portaria e determine sua suspensão.
L
A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

Por essa razão, digo o que está escrito na Constituição o que muitos, até mesmo na Suprema Corte, não perceberam ainda ou, se perceberam, não quiseram aceitar.
L
Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Baixo volume de vencimento de títulos contribuiu para alta
L
Centro Universitário São Lucas apoia 2º congresso de Engenharia e Agronomia de Rondônia – CEARO 2024

Centro Universitário São Lucas apoia 2º congresso de Engenharia e Agronomia de Rondônia – CEARO 2024

Para o presidente Nélio Alencar, o 2º CEARO ocorrerá no período de 10 a 14 de junho de 2024 quando o Centro Universitário São Lucas coordenará as palestras em suas instalações.
L
Oficina de carros para mulheres tem manicure, enquanto aguardam o conserto

Oficina de carros para mulheres tem manicure, enquanto aguardam o conserto

Mas depois de levar seu carro para a oficina mecânica, ela ficou incomodada com a falta de representatividade.
L
Xiaomi lança carro elétrico “bonito, fácil de dirigir e inteligente”

Xiaomi lança carro elétrico “bonito, fácil de dirigir e inteligente”

À medida que a demanda por smartphones fica estagnada, a Xiaomi tem buscado diversificar o principal negócio.
L

Recebimento da Licença Ambiental: IRMÃOS RUSSI LTDA

Licença de Operação Nº 15 SOL/DLA
L
Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil

Lula recebe presidente francês para assinatura de acordos
L
Servidores do IFRO aderem à greve nacional a partir do dia 3, próxima segunda-feira

Servidores do IFRO aderem à greve nacional a partir do dia 3, próxima segunda-feira

Mobilização foi aprovada na Seção Sindical Ariquemes, Guajará-Mirim e Porto Velho.
L