Sabado, 20 de Junho de 2020 - 15:29 (Geral)

L
LIVRE

Cadastrados no programa Bolsa Família podem ter Cartão de Crédito?

O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.


Imprimir página

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família.

Os beneficiários do programa recebem um cartão magnético que possibilita o saque em caixas 24 horas, agências ou em lotéricas.

Logo a função do cartão do Bolsa Família é limitada a basicamente estas transações. Não tem funções como crédito, porém uma dúvida que muitos tem é: Beneficiários do Bolsa Família podem ter um cartão de crédito?

Beneficiários do Bolsa Família podem ter Cartão de Crédito?

Normalmente, para fazer um cartão de crédito, você precisa provar sua renda e não ter nome negativado. Na renda exigida pelas instituições financeiras, você pode inserir salários, benefícios governamentais, pensões, etc. A prova de renda é importante porque os cartões de crédito nada mais são do que linhas de crédito; portanto, para aprová-la, você precisa de uma prova de renda.

Então, sim, os beneficiários do Bolsa Família podem fazer cartões de crédito porque o benefício é uma renda e pode ser usado como prova. Portanto, um cartão pode ser elaborado em teoria, mas, na prática, pode ser um pouco mais complicado.

Pode ser difícil para pessoas que ganham apenas o Bolsa Família obter um cartão de crédito. Isso ocorre porque, para aprovar o crédito, o banco sempre analisa a situação financeira do solicitante. Portanto, a renda é sempre analisada eventualmente. Portanto, a maioria dos cartões de crédito no mercado exige renda e salário mínimos. Como resultado, as pessoas que apenas obtêm renda com Bolsa Família não poderão obter a aprovação do cartão de crédito.

No entanto, para obter a aprovação da maioria dos cartões de crédito no mercado, a renda mínima deve ser de um salário mínimo ou um pouco menos. Portanto, na maioria das análises de cartão de crédito, as pessoas que possuem apenas Bolsa Família não recebem a aprovação do cartão de crédito.

Como ter meu cartão de renda recebendo apenas o Bolsa Família?

Uma opção para tentar conseguir um cartão de crédito é adicionar recibos de renda adicionais, por exemplo, recibos de serviços fornecidos informalmente.

Outra possibilidade é tentar usar um cartão de crédito consignado. Mesmo que seja difícil obter aprovação, vale a pena tentar. Finalmente, a terceira opção é tentar solicitar o cartão de crédito em grandes lojas. Esse tipo de cartão normalmente é mais fácil de ser aprovado com limite e para diferentes faixas de renda.

Possibilidade de cartão de crédito para pessoas de baixa renda

Uma boa opção para os beneficiários do Bolsa Família é tentar solicitar um cartão de crédito em bancos. No entanto, é recomendável ter uma conta bancária (cheque ou poupança) e manter um bom relacionamento com o banco. Alguns bancos usam apenas os ratings internos dos clientes para liberar crédito. Normalmente, o cartão de débito é fornecido primeiro, mas quando o cliente deposita sua renda no banco, ele pode ter a oportunidade de liberar o crédito posteriormente.

Conteúdo por Seu crédito Digital, adaptado por Jornal Contábil

Fonte: Jornal Contábil

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias