Quarta-Feira, 17 de Junho de 2020 - 17:04 (Cidades)

L
LIVRE

NÍVEL DO RIO MADEIRA BAIXA RÁPIDO E PREOCUPA NAVEGAÇÃO

Os condutores de embarcações trabalham com atenção redobrada durante o período de seca por causa dos riscos de acidentes.


Imprimir página

O nível do rio Madeira baixou rapidamente e já preocupa a navegação. Ontem (16) a medição estava em 7,68 metros e ainda não chegou o ponto mais crítico do período de seca. No período de agosto a outubro a seca é mais intensa e o rio possivelmente estará com o nível muito baixo.

Após cada inverno o leito do rio Madeira, ainda em formação, costuma sofrer alterações. Com isso surgem os pedrais e os blocos de areais que encalham as embarcações. Até mesmo os navegantes mais experientes costumam ter problemas quando o rio seca muito.

Os condutores de embarcações trabalham com atenção redobrada durante o período de seca por causa dos riscos de acidentes. Os pedrais são os mais perigosos para a navegação pelo risco de danificar as estruturas das embarcações.

Outra preocupação é com o transporte de grandes cargas, como as balsas graneleiras que transportam soja e outros produtos agrícolas. O mesmo risco ocorre com as balsas que transportam combustíveis pela hidrovia. Como viajam muito pesadas, essas embarcações costumam encalhar. A alternativa de segurança é reduzir o volume de cargas, o que deixa o frete mais elevado.

Dragagem

Todos os anos o problema se repete pelo fato do rio Madeira ainda estar em formação. Também tem o fenômeno de desbarrancamento das margens e muitos outros sedimentos arrastados pela força das águas.

Até o fechamento desta edição, o Dinit (Departamento Nacional de Infraestrutura) ainda não tinha informado se está previsto a dragagem para este ano.

Fonte: Diario da Amazonia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias