SEXTA-FEIRA, 29/03/2024

RECOMEÇAMOS REABRINDO AS PORTAS. COM TEMOR E PREOCUPAÇÕES, MAS COM MUITA ESPERANÇA!

No Brasil, para alguns afortunados, as coisas andam rapidamente.

Publicado em 

RECOMEÇAMOS REABRINDO AS PORTAS. COM TEMOR E PREOCUPAÇÕES, MAS COM MUITA ESPERANÇA! - News Rondônia

RECOMEÇAMOS REABRINDO AS PORTAS. COM TEMOR E PREOCUPAÇÕES, MAS COM MUITA ESPERANÇA! - News Rondônia

A terça-feira foi uma mistura de expectativas, esperanças, temores, preocupações. Tudo ao mesmo tempo. A reabertura do comércio em Porto Velho, incluindo o Porto Velho Shopping (apenas nesta quinta-feira) é um passo vital para que comecemos, enfim, a retomar, mesmo que lentamente, nossa vida em direção à normalidade. Mas, é, no outro lado da moeda, um risco muito sério que enfrentaremos, caso não haja conscientização coletiva, cuidados, distanciamento social, uso de máscaras, de álcool gel e, mais que tudo, da roupagem que sintetiza o respeito que devemos ter uns pelos outros. Nossos hospitais ainda estão lotados; temos poucos leitos de UTI ainda disponíveis e, ao menos por mais alguns dias, até que o Regina Pacis comece a receber pacientes (o que já pode ocorrer nesta quarta) teremos que triplicar nossos cuidados. Nas empresas, nas ruas, nas nossas casas, no relacionamento com nossos amigos, vizinhos, companheiros de trabalho.  A nova etapa que avançamos, nessa complexa batalha contra o vírus destruidor, que já levou embora mais de 330 rondonienses, quase 73 por cento de porto velhenses, pode ser o recomeço da nossa economia; da recuperação de muitas empresas e, mais que tudo, dos empregos que corremos o risco de perder.

RECOMEÇAMOS REABRINDO AS PORTAS. COM TEMOR E PREOCUPAÇÕES, MAS COM MUITA ESPERANÇA! - News Rondônia

Precisamos urgentemente de mais leitos hospitalares e de UTIs. No Cemetron, por exemplo, quase 90 por cento deles estão ocupados. Os números são semelhantes nos demais hospitais públicos e privados da Capital. Mesmo com a entrega dos primeiros 60 leitos do Regina Pacis e mais 10 UTIs, caso haja um aumento significativo dos números da doença, poderemos não conseguirmos manter as portas abertas, voltando a um estágio do combate à Covid 19 novamente negativo e, ainda pior, correremos o risco de voltar à pandemia do risco da quebradeira, das portas fechadas, do desemprego galopante, do risco da falta de tudo em nossas casas. Há que se separar as coisas: a maioria da população que está tendo cuidados, não pode ser punida por causa de uma minoria de irresponsáveis, que continua fazendo festas, indo para banhos, andando pelas ruas sem proteção. As autoridades precisam punir com severidade quem está se lixando para a vida de todos. E salvaguardar tanto as empresas quanto aqueles que, sim, estão levando a sério a guerra ao corona. Comecemos, pois, uma nova etapa, recheados de esperanças e torcendo para que as coisas possam, enfim, melhorar. Porque estamos com o saco cheio de más notícias e precisamos acreditar que o pior já passou. Em caso contrário, ficaremos à mercê desse terror, durante longos e pesados dias; longos e terríveis meses. Ou comecemos uma vida nova, respeitando a lei e mantendo sob controle doença ou vamos todos nos trancar em casa, com todas as empresas fechando as portas, até que não tenhamos sequer o que comer. A hora é de mudar. E mudar para melhor…

UM NOVO HOSPITAL

Não se pode impedir críticas e opiniões contrárias, porque democráticas. Mas também seria injusto não destacar o enorme efeito positivo que terá o novo hospital Regina Pacis, de propriedade agora do governo do Estado, no contexto da batalha contra o corona vírus e, depois, quando a pandemia passar. Tirando-se as paixões, as opiniões dos que sempre são contra, não importa se é bom ou ruim; dos que usam as Fale News como ferramenta para demonstrar seu caráter, pode-se dizer que qualquer raciocínio lógico aponta para que a Secretaria de Saúde tenha feito um grande negócio, ao adquirir o hospital, que está novo em folha. Se necessário, a partir desta quarta já poderá receber pacientes em seus primeiros 60 leitos. Tudo cheirando a novo. As 10 UTIs do térreo estão prontas e podem ser usadas numa emergência, mas ainda faltam alguns detalhes nos corredores. Provavelmente só começarão a receber doentes a partir da segunda-feira. A partir daí, começará a ampliação para pelo menos o dobro de UTIs e o dobro de leitos. Em breve, quando toda a crise passar, o Estado terá um hospital novíssimo, na região central, com uma área de estacionamento de mil metros quadrados e com uma usina de oxigênio (o que vai gerar uma economia mensal de quase 2 milhões de reais), tendo pago por ele somente 12 milhões de reais. Será que ainda dá para dizer que não foi um grande o negócio?

UM KIT QUE PODE SALVAR MUITAS VIDAS

O empresário César Cassol está numa cruzada em defesa dos medicamentos que, segundo ele, estão tendo resultados muito positivos no combate à Covid 19, desde que utilizados na fase inicial da doença. Um dos documentos que ele tem utilizado pra defender o uso do kit anticorona (Ivermectina, Hidroxicloroquina, Anticoagulante e Antibiótico), é uma série de depoimentos de médicos que têm utilizado o pacote de remédios com alto índice de recuperação de quem é afetado, principalmente na fase inicial dos sintomas do ataque do vírus. Um desses médicos é o dr. Belarmino D´Árce, um especialista com longa experiência. Num vídeo muito esclarecedor, o profissional, entre os maiores especialistas do país, defende com toda a convicção o uso dos remédios e explica dos motivos pelos quais ele faz um efeito realmente positivo no combate à doença. O leitor pode acompanhar todo o vídeo, que tem duração de cerca de seis minutos, pelo link. César Cassol também pediu que as autoridades – tanto estaduais como municipais – em todo o Estado,  providenciem com urgência os kits para distribuição às pessoas, logo que elas tenham os primeiros sintomas. E defende que caso não consigam receber o kit, que não custa mais que 100 reais, que denunciem ao Ministério Público e aos órgãos de defesa do consumidor. Para ele, em tempos de pandemia e de calamidade pública, tem que se usar todas as armas, na guerra contra o vírus.

EM RONDÔNIA, 2,7 POR CENTO DE ÓBITOS

Os números do corona vírus continuam aumentando em Rondônia, mas, principalmente, em Porto Velho. Na noite dessa terça, chegamos a 13.010 casos, 346 mortes, cada vez mais internados. Há boas notícias, contudo: nada menos do que 4.649 rondonienses já se recuperaram da doença. Em relação às mortes, cada uma delas é um punhal cravado no peito dos rondonienses, mas principalmente dos seus familiares e amigos. Contudo, há que se registrar que o percentual de óbitos em Rondônia é um dos menores do país, em relação ao total de número de contaminados. São 2,7 por cento. Índice igual, aliás, ao Acre. Mas menos da metade, por exemplo, de São Paulo, cujo índice de 6 por cento em São Paulo e no Pará; 4 por cento no Amazonas. Além disso, o número de contaminados/dia, caiu de algo em torno de 700 para perto de 500, até terça, quando voltou a subir para 830. É muito ainda, mas aparentemente, as coisas melhoraram.

DEZ MILHÕES PARA DUPLICAÇÃO DA PONTE

Não se pode negar que os problemas da BR 364 são imensos. Enquanto ela não for totalmente duplicada, continuará sendo a rodovia da morte. A 364, que atravessa Rondônia, está, contudo, recebendo algumas melhorias que não se pode deixar de registrar, ao menos em alguns trechos e algumas regiões que atravessa. Uma das grandes obras previstas para começar em 2021 e terminar um ano depois, será a duplicação da ponte do rio Jaru, um dos locais de grande perigo, pelo intenso trânsito, que ali se afunila. Antigo sonho da cidade e dos motoristas que a utilizam, a duplicação da ponte começa a se tornar realidade, já que os primeiros estudos de análise do solo já foram iniciados. E há, já reservados, através de emenda do deputado Lúcio Mosquini, líder da bancada federal no Congresso e principal representante político da cidade, pelo menos 10 milhões de reais. Cerca da metade do custo total da obra. O contexto da duplicação terá também a construção de uma passarela de pedestre e uma ciclovia. A elaboração do projeto está prevista para o final do ano de 2020, e o início da execução da obra para o ano de 2021 com término em 2022.

LAERTE PEDE APOIO CONTRA PERFIL FALSO

Todos os dias, alguma autoridade é vítima das Fake News ou de alguma forma de ataque ou crime cibernético. Cada vez mais. Em todo o Brasil e em Rondônia, os casos são inúmeros. Até há pouco tempo, não havia uma punição para esses crimes, mas agora quem os comete pode ser condenado a vários tipos de pena, dependendo do delito cometido. Uma das vítimas foi o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes. Ele foi vítima de criminosos que criaram uma página falsa no Facebook, com foto de Laerte e com o nome dele. A página, com o título de "Laerte Jipa", está sob investigação policial, a pedido do próprio presidente da ALE. O caso é investigado pela Delegacia contra Crimes Cibernéticos, que, aliás, tem detectado inúmeros casos semelhantes e denunciado muitos envolvidos. . O parlamentar pediu aos internautas que não aceitem os convites. Os indícios apontam que o perfil falso teria sido criado em Ji-Paraná.

MINHA CASA, MINHA TRISTEZA!

Os pobres só se ferram mesmo! No final das contas, são muito bem tratados em época de eleição, nos discursos de palanques e na hora de votar. Mas, quando os benefícios são para eles, quanta diferença! O atraso nas obras de casas populares é um exemplo clássico disso. E isso se repete em qualquer recanto do país. Da pedra fundamental ao primeiro tijolo; da primeira construção ao meio da obra, tudo é motivo de festa, promessas, comemorações. O problema que quando o término é anunciado para seis meses, demora dois anos. Quanto o é para dois anos, demoram cinco.  No meio do caminho, tem empreiteira que quebra; tem interferência dos órgãos de fiscalização, tem de tudo. Menos entregar as casas a quem sonha com elas e as espera às vezes a vida inteira. Quando são feitos sorteios, os ganhadores ficam angustiados, porque a demora é tanta que muitos se desesperam.

UMA DOENÇA INCURÁVEL!

E há os outros, muitos também miseráveis, mas eventualmente malandros, que querem ganhar algum dinheiro, aproveitando-se da inércia do poder público, que invadem prédios ou casas ainda não concluídas, para tentarem tomá-las. Nessa semana, em Porto Velho no bairro Socialista, se assistiu novamente cenas tristes, com a PM, por ordem judicial, tendo que retirar dezenas de pessoas que tomaram casas longe de serem concluídas, no projeto Minha Casa, Minha Vida, aquele mesmo que se arrasta há longo tempo  e não termina nunca. O caso do Residencial Leste é sintomático. A nova previsão de entrega, agora, é para mais seis meses. Quase duas mil casas estão praticamente prontas. Mas sempre tem um "praticamente". No Brasil, para alguns afortunados, as coisas andam rapidamente. Para a grande maioria sofredora, pobre e miserável, toda a força da lei é usada, não para dar-lhes o que merecem, mas para eles saberem que, nesse país, a injustiça social não tem cura.

REPUBLICANOS NA CÂMARA MUNICIPAL

Mudou a composição da Câmara Municipal de Vereadores. Nesta terça, assumiu o até agora suplente de vereador Waldemar Albuquerque Neto, entrando na vaga do pastor Edésio Fernandes, que lamentavelmente morreu, acometido pelo mortal corona vírus. Edésio era um dos mais atuantes e destacados vereadores, com um grande trabalho realizado em vários bairros da cidade. Era também um dos líderes da Igreja Universal, enlutada desde a perda dele. O novo vereador é do mesmo partido, o Republicanos e chega à Câmara com a missão de dar continuidade ao trabalho comunitário realizado por Edésio. O partido (ex PRB), aliás, anda com muitos planos para a próxima eleição municipal. Caso o prefeito Hildon Chaves decida pela reeleição, o Republicanos vai apoiá-lo. Caso não seja, o partido pode até lançar candidatura própria. O presidente regional é o ex deputado federal Lindomar Garçon, bom de voto em Candeias e na Capital. Seria ele o nome?

PERGUNTINHA

Será que dessa vez conseguiremos diminuir os números do corona vírus, mesmo na flexibilização de reabertura das empresas ou, por falta de apoio de muitos rondonienses, teremos que voltar ao isolamento total?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ex-presidente do CRP 24ª RO/AC afastado por assédio moral, continua exercendo função de conselheiro estadual de saúde

Documentos comprovam até o pagamento de diárias no nome do ex-conselheiro estadual de saúde.
L
Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

O evento oferecerá uma plataforma para especialistas, mães atípicas e profissionais que trabalham diretamente com autismo compartilharem seus conhecimentos, experiências e perspectivas.
L
Macron tem o direito de ser contra o acordo UE-Mercosul, diz Lula

Macron tem o direito de ser contra o acordo UE-Mercosul, diz Lula

Presidentes de Brasil e França tiveram reunião bilateral em Brasília
L
Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Último dia de visitas do presidente francês ao Brasil
L
Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Eles usarão tornozeleira eletrônica e não podem utilizar redes sociais
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alagamento interdita BR entre Ariquemes e Jaru em Rondônia

Veículos de grande porte estão autorizados a seguirem; PRF adota controle de tráfego pare/siga.
L

Abalo sísmico: registro em Pucallpa no peru foi sentido em cidade do acre

Sismo de magnitude 5,1 na Escala Richter ocorreu a 146,6 km de profundidade.
L
PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

16 invasores foram retirados do local.
10
Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

O programa “Comunidade News” apresentará uma entrevista exclusiva com Manoel Serra, Presidente do Banco do Povo
L

Magia Sob a Lona: Conheça os felizardos que vão ao Le Petit Cirque!

Aos vencedores, nossos parabéns! Preparem-se para uma noite que promete ser tão inesquecível quanto os atos que desfilarão diante de seus olhos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo de Rondônia

Deputado Alan Queiroz propõe construção de praça pública em parceria com Governo e Prefeitura de Chupinguaia

Proposta do parlamentar visa melhorar qualidade de vida da população.
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motociclista fica ferida em acidente com carro na zona sul

A PM fez o registro da ocorrência.
12

Foragido e namorada são presos com pistola Glock após perseguição na zona leste

Na pesquisa nominal foi constatado um mandado de prisão em nome do motorista.
10

URGENTE: Motociclista morre em colisão com caminhão na Estrada do Belmont

A PM fez o registro do acidente.
18
Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

O episódio teve seu início quando Gilmar Vedevotto Gervásio adentrou, sem autorização, na sala da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal.
L
Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

ATUALIZADA: Policial Penal flagra esposa sendo assaltada e mete bala no criminoso em Porto Velho

O suspeito, fingindo estar armado, anunciou o roubo.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MUNDO DAS COPIAS LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental instalação  e Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: G. O. DE LIMA PEDRO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde
L
Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Botafogo e Real Brasília empatam sem gols no Nilton Santos
L
Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos
L
MEC notifica universidades oferecem cursos de medicina sem autorização

MEC notifica universidades oferecem cursos de medicina sem autorização

Instituições deverão suspender a oferta de vagas imediatamente
L
Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Reviravoltas e Conflitos em “Elas por Elas”

Segredos Revelados e Decisões Drásticas Abalam as Personagens
L
Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

O SINDAFISCO espera que a Justiça reconheça a ilegalidade da portaria e determine sua suspensão.
L
A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

Por essa razão, digo o que está escrito na Constituição o que muitos, até mesmo na Suprema Corte, não perceberam ainda ou, se perceberam, não quiseram aceitar.
L
Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Baixo volume de vencimento de títulos contribuiu para alta
L