SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

NA NOVA ETAPA DA GUERRA AO CORONA, O SUCESSO DEPENDE DE TODOS NÓS. E DE CADA UM DE NÓS…

PERGUNTINHA: Você aceitaria começar também um partido político, desses nanicos que se transformam em balcões de negócios, apenas para colocar a mão na grana milionária tirada do suor dos otários?

Publicado em 

NA NOVA ETAPA DA GUERRA AO CORONA, O SUCESSO DEPENDE DE TODOS NÓS. E DE CADA UM DE NÓS... - News Rondônia

NA NOVA ETAPA DA GUERRA AO CORONA, O SUCESSO DEPENDE DE TODOS NÓS. E DE CADA UM DE NÓS... - News Rondônia

Vamos recomeçar? Depois de tudo que passamos, das dores, das tristezas, de vermos mais de 300 dos nossos queridos amigos, familiares, conhecidos irem embora, será que vamos ter a consciência de tentarmos sobreviver com dignidade, enfrentando um mal terrível, algo sem semelhança com qualqueroutro  mal que já nos atingiu, protegendo-nos e protegendo aos outros? Será que a maioria de nós aprendeu com as empresas que puderam funcionar durante a pandemia, de como devemos nos portar? Das proteções que precisamos? Dos cuidados, da máscara, do álcool gel, do distanciamento, do não às coronas festas? Haverá mesmo uma luz no fim do túnel, quando está prestes a entrar em cena mais uma flexibilização proposta por governo e empresários (claro, se a Justiça,.que tem a última palavra, assim o permitir!), para que possamos diminuir o contágio e ao mesmo tempo tentarmos não morrer pela pandemia de uma crise econômica, que também pode ser mortal para Porto Velho e para toda a Rondônia? São muitas perguntas, é claro, mas só se saberá as respostas corretas depois de vermos qual será a reação da grande maioria da população, depois que as portas das empresas recomeçarem, lentamente e com toda a segurança, a abrirem de novo. Uma parte abrirá na esta segunda, a dos serviços essenciais. A outra a partir de terça. Quantos CNPJs e quantos empregos ainda salvaremos?

NA NOVA ETAPA DA GUERRA AO CORONA, O SUCESSO DEPENDE DE TODOS NÓS. E DE CADA UM DE NÓS... - News Rondônia

O sucesso ou o fracasso dessa nova tentativa de recomeçarmos uma vida em direção à normalidade dependerá muito mais de todo o povo do que das autoridades e do empresariado. O governo e a Prefeitura precisam ampliar as ações da parte que lhes cabe: mais leitos, mais UTIs, mais exames, mais kits de medicamentos, melhor qualidade no atendimento, principalmente na fase inicial da doença. Teremos provavelmente, até o final da semana, dezenas de novos leitos e 10 UTIs no Regina Pacis, comprado pelo governo e no hospital preparado com a ajuda de empresários. Para pelo mais 50 leitos, no CRAS. Há ainda os 50 leitos prometidos pela Prefeitura, que deverão também ser agilizados. De parte dos empresários, cuidados redobrados com a segurança sanitária, controle total para evitar aglomerações, tornando suas lojas e suas empresas portos seguros, onde o vírus não transita e nem se transmite. Resta então, neste triângulo vital para que possamos recomeçar, o povo. O rondoniense. O porto velhense, em especial. Porque é na Capital onde os números de infectados, internados e mortos são muito mais assustadores. Onde o isolamento é seguido por um percentual ainda muito baixo de pessoas. Onde ainda se programam festas, confraternizações, bebedeiras, banhos e, é claro, onde o vírus se esbalda. Podemos vencer a Covid 19 ou ao menos torná-la menos agressiva e mortal? Claro que podemos. Mas sem a participação popular, sem o aval efetivo da comunidade, o risco é que a doença aumente e que tenhamos que fechar tudo de novo. O novo tempo na guerra ao corona depende de todos nós. E de cada um de nós!

CNPJS E EMPREGOS TAMBÉM MORREM

Marília é uma das cidades com maior desenvolvimento do interior de São Paulo. Cidade cheia de História, de vitalidade, sempre de olho no crescimento e no futuro. Nessa semana, depois de uma longa paralisação da sua economia, por causa da crise do corona, Marília recomeçou a busca pela normalidade. Quando a retomada chegou, uma enorme tristeza tomou conta de toda a comunidade: pelo menos 30 por cento de todos os CNPJs foram sepultados, durante a doença, tirando do mercado dezenas de empresas e centenas de empregos. Marília é, infelizmente, um retrato em preto e branco do que pode acontecer com a grande maioria das cidades brasileiras, sejam grandes, médias ou pequenas. Como pode acontecer com Porto Velho, por exemplo. Aqui, muitas portas fechadas há mais de dois meses jamais abrirão novamente. E com elas, foram-se os empregos e a segurança de incontáveis famílias. Por isso, temos que recomeçar logo e com todos os cuidados. Senão, vamos trilhar o mesmo caminho de tantas Marílias pelo país afora!

EMPRESA AÉREA DE RONDÔNIA NA GUERRA AO CORONA

Nessa loucura toda, uma verdadeira guerra que estamos vivendo contra a pandemia do corona vírus, há inúmeros exemplos positivos que precisam ser destacados. Um deles é o de uma empresa genuinamente rondoniense, que tem ajudado a salvar muitas vidas, pela agilidade, seriedade e rapidez com que trabalha e ajuda portadores da doença, transportando pessoas contaminadas, para que sejam tratadas e tenham melhores chances de vencer a Covid19. Trata-se da Rima Aerotáxi, com suas bases em Porto Velho e Manaus, voando principalmente em Rondônia e Amazonas, mas também deslocando pacientes para outras regiões do País. Além desse importante trabalho transportando pessoas, há ainda outra ação importante da Rima: o transporte  também de medicamentos e equipamentos, que igualmente salvam muitas vidas. Num voo recente, equipe da Rima  buscou medicamentos e equipamentos de combate à Covid 19 em São Paulo. Entregou tudo em tempo recorde em diversas capitais do pais, num roteiro que abrangeu Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Belém e Macapá. A empresa tem, há muitos anos, presença importante e destacada na integração de toda a região norte e de outas regiões do país.

UMA CÁPSULA QUE ISOLA O PACIENTE

No Estado do Amazonas, a Rima está atualmente realizando voos diários, transportando pacientes da Covid do interior para a capital Manaus, auxiliando de forma direta e importante na luta diária contra a terrível doença. A Rima transporta os doentes com toda a segurança e, para evitar contaminação, utiliza, por exemplo, uma cápsula especial, hermeticamente fechada, onde a equipe médica acessa o paciente, sem contato direto ou partículas de respiração, sem qualquer risco de contaminação. Pré e pós voo, é realizada uma completa higienização das aeronaves, de acordo com os protocolos da Anvisa. Os voos diários para transporte de doentes, uma das especialidades da empresa aérea rondoniense, podem ajudar ainda mais, na medida em que atuar diretamente nas ações governamentais. Infelizmente, questões burocráticas e complexas, fazem com que nosso Estado, eventualmente, prefira contar com serviços de empresas de outros Estados para esses serviços, quando temos aqui, certamente uma das maiores especialistas do país neste contexto.

POR MILHÃO DE PESSOAS, SOMOS O 19º EM MORTES

Não se pode, é claro, tentar diminuir o potencial de destruição da pandemia, tanto sobre as vidas humanas quanto para a economia e para a sociedades, como um todo. Seria absurda irresponsabilidade ignorar a letalidade do vírus, os mais de 4 milhões de contaminados pelo mundo; os 850 mil no Brasil e os quase 12 mil em Rondônia. Pior seria tentar diminuir a volúpia assassina da Covid, que já matou mais de 42 mil brasileiros e 309 rondonienses, até a noite desse sábado. Mas também não se pode viver do exagero, apenas de más notícias e cálculos facciosos, que nos põe muito mais medo e nos deixa prostrados ante a temida doença. Um exemplo é o que destaca a grande imprensa: que somos o segundo país do mundo no número de casos, fazendo uma conta simplória, como se todos os países do mundo fossem do mesmo tamanho e tivessem a mesma população. Basta se fazer uma conta justa, como por exemplo o número de contaminados por milhão de habitantes e cairemos para um glorioso 22º lugar. No número de óbitos mundo afora, cairíamos, numa conta por milhão de habitantes, do segundo para a 19ª posição. Além disso, somos o primeiro lugar no Planeta no número de pessoas recuperadas. Não custa se informar um pouco em outras mídias, que não parte da brasileira, que está vivendo da crise do corona, para se ter um pouco de esperança.

NANICOS SEM VOTO VÃO GANHAR 43 MILHÕES

Enquanto o brasileiro comum tenta sobreviver ao vírus, à crise econômica, ao assalto ao seu bolso por parte dos governos de todos os estágios; enquanto tenta escapar de taxas, tributos, emolumentos, cobranças absurdas do Imposto de Renda e dos Detrans da vida, apenas para citar alguns exemplos, os políticos nadam de braçada. Apoiados pelo novo partido do país, o PSTF (o STF que se politizou!), siglas nanicas, aquelas criadas para negociatas de balcão, trocando segundos preciosos no horário eleitoral gratuito (aliás, gratuito para eles, porque nós, os otários de sempre, pé quem pagamos a conta, com nossos impostos, além de termos que suportar esse castigo nas rádios e TVs), esses arremedos partidários vão receber nada menos do que 43 milhões de reais. Algumas dessas pragas, que só aparecem em tempos de campanhas, jamais elegeram um só vereador, mesmo sendo mantido com nosso dinheiro anos e anos. Entre eles, excrescências como o PCB, PCO, PMD, PRTB (esse conseguiu atrair o vice-presidente General Mourão, que não tinha para onde ir), o ridículo PSTU e um tal de UP, Unidade Popular (alguém aí ouviu falar nessa coisa, para não dizer algo pior?) Toda essa gente vive em função do dinheiro público do fundo eleitoral. Enchem os bolsos a cada dois anos, enquanto os panacas suam dia e noite para contribuir com parte do que conseguem ganhar, para sustentar esse tipo de partido. Isso é democracia? Onde?

MAIS DE 40 MIL TESTES REALIZADOS

Há um grande esforço por parte do governo do Estado em ampliar significativamente o número de testes da Covid 19. Desde o final da semana passada, quando houve o drive thru para os testes defronte o Palácio Rio Madeira/CPA, que o volume de testes deu um salto. Certamente por isso também aumentaram em muito os números de contaminados nas últimas semanas, na medida em que centenas de pessoas estavam com o vírus e não sabiam. Neste final de semana, num esforço da equipe da Sesau, com a participação do próprio governador Marcos Rocha e comando o secretário Fernando Máximo, mais de mil testes rápidos foram aplicados. Até agora, a soma dos testes superou os 40 mil, praticamente duplicando por quatro o número de menos de três semanas atrás. A intenção é aumentar ainda mais o número de testes. Todas as pessoas que têm resultado positivo durante a testagem nos drive thru, já vão para casa com um kit de medicamentos. Nos casos em que há acordo entre paciente e seu médico, o Estado também fornece a cloroquina.

LIDERES EMPRESARIAIS NA GUERRA AO VÍRUS

Há que se destacar o esforço, participação ativa, espírito comunitário e apoio incondicional de grande parte do empresariado e de suas entidades representativas, na batalha contra o vírus, que todos os rondonienses também enfrentam. Nomes como os do presidente da Fiero, Marcelo Thomé; da Fecomércio,Raniery Coelho; da CDL, Joana Joanora e de tantos outros, merecem serem registrados. O mesmo há que se dizer de dois líderes do setor que têm se destacado nessas batalhas. Francisco Holanda, o Chico Holanda, presidente do Instituto Empresarial e Adélio Barofaldi, são dois líderes do setor produtivo que, sempre preocupados com as empresas e empresários, jamais abrem mão de sua cidadania e do esforço que fazem para contribuir com as autoridades e com a coletividade. Da mesma forma, não se pode esquecer do empresário César Cassol, que tem participado de todas as realizações que envolvam a guerra ao corona vírus, tanto através da sua empresa como de iniciativas pessoais. Claro que há muitas outras lideranças se sobressaindo nesse momento de crise. Que todas elas se sintam também homenageadas, pelo que estão fazendo por sua terra e por seu povo.

PERGUNTINHA

Você aceitaria começar também um partido político, desses nanicos que se transformam em balcões de negócios, apenas para colocar a mão na grana milionária tirada do suor dos otários? 

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ações governamentais contemplam famílias indígenas em Rondônia

Cestas básicas foram entregues às famílias indígenas em situação vulnerável
L

Remoção de curvas perigosas garante maior segurança na trafegabilidade na RO-135

Estradas trafegáveis são sinônimo de progresso
L

Prefeitura convida população a participar das audiências para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA/2025)

Novas datas definidas foram nos dias 14 e 23 de maio, sempre das 19h às 20h30, no Teatro Banzeiros, com transmissão on-line
L
Mais de 55 castrações já foram realizadas em cerca de 15 dias de atendimento na Clínica Pública Veterinária

Mais de 55 castrações já foram realizadas em cerca de 15 dias de atendimento na Clínica Pública Veterinária

Os procedimentos são feitos em empresa terceirizada pela Sema.
L
Apesar do período chuvoso, Prefeitura realiza manutenções da rede dentro das medidas de segurança

Apesar do período chuvoso, Prefeitura realiza manutenções da rede dentro das medidas de segurança

Mesmo com as fortes chuvas, Emdur continua atendendo às solicitações da comunidade.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Descubra como dobrar sua produtividade e eficiência com os especialistas em inteligência emocional.
L
EVENTOS - Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

EVENTOS – Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

Dois eventos, um no estilo sertanejo, que ocorrerá hoje, sexta-feira, dia 19, e outro no estilo funk, que vai acontecer neste sábado, dia 20, vão agitar o final de semana da nova casa de shows, o Monarka.
L

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia

Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
FINANCIAMENTO ESPORTIVO - Lei de vereadora Márcia Socorristas Animais garante incentivo fiscal para empresários

FINANCIAMENTO ESPORTIVO – Lei de vereadora Márcia Socorristas Animais garante incentivo fiscal para empresários

A vereadora destacou que o esporte é, sem dúvida, um fator relevante na formação do cidadão.
L
Deputado Alan Queiroz propõe melhorias em ramais para impulsionar desenvolvimento rural em Vista Alegre do Abunã

Deputado Alan Queiroz propõe melhorias em ramais para impulsionar desenvolvimento rural em Vista Alegre do Abunã

Revitalização visa garantir segurança e crescimento regional no distrito portovelhense.
L
Capacitação em primeiros socorros nas escolas é sugerida por Cláudia de Jesus

Capacitação em primeiros socorros nas escolas é sugerida por Cláudia de Jesus

Iniciativa busca implementar treinamento obrigatório para professores e funcionários.
L
Publicidade

POLÍCIA

Capotamento deixa três feridos na Estrada da Penal em Porto Velho

Capotamento deixa três feridos na Estrada da Penal em Porto Velho

Devido o capotamento, as vítimas ficaram bastante feridas.
14

Alerta em Porto Velho: Onda de Roubos de Fios de Energia Elétrica Preocupa População

População sofre com o alto índice de furtos de cabos elétricos em locais públicos e privados
L
Motocicleta furtada por menor em Vale do Anari é recuperada em Jaru

Motocicleta furtada por menor em Vale do Anari é recuperada em Jaru

O menor e o veículo foram encaminhados às autoridades para os procedimentos legais, encerrando assim o caso com um desfecho positivo para a comunidade.
10
Colisão entre caminhões deixa motorista ferido na BR-364

Colisão entre caminhões deixa motorista ferido na BR-364

Os veículos sendo um caminhão caçamba e um caminhão baú, seguiam em sentidos opostos e por motivos desconhecidos vieram a colidir na cabeceira da ponte do Rio Branco.
10
Motociclista sofre fratura em colisão com caminhonete na Guaporé

Motociclista sofre fratura em colisão com caminhonete na Guaporé

Segundo testemunhas, o motociclista pilotava olhando o celular, quando acabou batendo na traseira de uma caminhonete Frontier que carregava peças de madeira na carroceria.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feira de Empreendedores ‘Sabores da Praça’ acontece nesta sexta e sábado em Porto Velho

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo é promover iniciativas que impulsionem o desenvolvimento econômico e social do Estado.
L

Escola Estadual em Tempo Integral Brasília é destaque pela história e transformações, em Rondônia

O titular da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), David Inácio destacou a importância da regularização da área da escola, facilitando o acesso a recursos públicos para melhorias estruturais.
L

Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento

Semdestur ficará responsável pelo museu por 90 dias, e a Amazonfort cuidará do restante do complexo
L
Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Guarino é um dos locais que recebeu o reconhecimento.
L
Prefeitura de Porto Velho investiu quase R$ 90 milhões para salvar vidas durante a maior emergência de saúde do planeta

Prefeitura de Porto Velho investiu quase R$ 90 milhões para salvar vidas durante a maior emergência de saúde do planeta

Ampliação de leitos, contratação de profissionais, testagem, vacinação foram alguns dos serviços executados.
L
Nova Brasilândia d’Oeste terá 280 pessoas capacitadas ao mercado de trabalho com o Programa Vencer

Nova Brasilândia d’Oeste terá 280 pessoas capacitadas ao mercado de trabalho com o Programa Vencer

Curso de padeiro, é uma das formações com vagas abertas para os moradores de Nova Brasilândia d’Oeste e região.
L
Polícia prende homem em Paris após incidente em consulado do Irã

Polícia prende homem em Paris após incidente em consulado do Irã

Ele ameaçou explodir bomba que dizia ter no corpo
L

SHOWS GRÁTIS – Hoje tem Especial Belo no Mercado Cultural

Nesta sexta-feira , dia 19, a partir das 20h, músico e pagodeiro Chamel Nascimento, além de mandar os clássicos do pagode, vai fazer o especial Belo no palco do Mercado Cultural de Pvh.
L
Vagas de Emprego

Nova Era anuncia vaga para Fiscal de Prevenção de Perdas em Porto Velho

Se você possui habilidades de comunicação, práticas de segurança e deseja contribuir para a redução de perdas em estabelecimentos comerciais, esta pode ser a oportunidade ideal para você.
L
Vagas de Emprego

Takigawa Company Distribuidora Ltda anuncia vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas e deseja fazer parte de uma empresa dinâmica e em crescimento, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L