Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 - 08:19 (Cidades)

L
LIVRE

A IMPORTANCIA DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA NA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS

Há muitos condomínios que são verdadeiras cidades, alguns com mais de 15.000 moradores (Orgulho do Madeira ). Em média, o orçamento mensal dos condomínios suplanta o faturamento da maioria das pequenas empresas.


Imprimir página

Porto Velho possui hoje vários condomínios residenciais e comerciais. Anualmente, dezenas de novos empreendimentos imobiliários são lançados pelas construtoras e incorporadoras, sinalizando grande crescimento no setor. Juntos, os condomínios movimentam mensalmente centenas de milhares de reais e figuram como grandes empregadores de mão-de-obra regular.     

Há muitos condomínios que são verdadeiras cidades, alguns com mais de 15.000 moradores (Orgulho do Madeira ). Em média, o orçamento mensal dos condomínios suplanta o faturamento da maioria das pequenas empresas.

Muitas empresas já notaram o potencial de negócios gerados pelos condomínios e não medem esforços e investimentos  para oferecer a mais variada gama de produtos e serviços aos síndicos, desde o simples material de limpeza até o amplo e complexo serviço de administração de condomínios. 

O perfil do síndico mudou ! O morador despreparado, que literalmente “caía de pára-quedas” na assembléia e que, por falta de outro candidato, era empossado no cargo, deu lugar ao síndico moderno, que vislumbra no condomínio a necessidade de uma administração séria e que, para tanto, contrata profissionais capacitados para assessorá-lo. Dentre eles, um advogado

Vale ressaltar que o síndico, além de representante legal do condomínio, carrega consigo ampla responsabilidade civil, tributária e criminal, razão pela qual necessita realizar uma gestão profissional. A verdade é que os síndicos têm dado belos exemplos de criatividade, responsabilidade social, cidadania e dedicação. Quem dera nossos políticos se espelhassem nesses verdadeiros heróis, que muitas vezes, após uma longa jornada de trabalho, deixam de estar com seus familiares para trabalhar em prol do condomínio e da comunidade, sem qualquer interesse financeiro, mas apenas e tão somente no afã de fazer algo positivo !

O fomento do setor, a complexidade e importância dos temas abordados e sobretudo a profissionalização dos síndicos, criou um amplo e vastíssimo mercado de trabalho aos advogados. Trata-se de um nicho interessante e peculiar, que exige do profissional, além de grande conhecimento técnico,  muita criatividade e bom-senso.

Ao assessorar um síndico,  o advogado não pode pensar apenas na letra fria da Lei, pois cada condomínio é um “micro cosmos” e, dentro dos princípios da legalidade e razoabilidade, há que encontrar suas regras de convívio e de paz social. Logo, o advogado precisa conhecer profundamente o condomínio para o qual advoga, de forma que suas orientações sejam tecnicamente perfeitas e ao mesmo tempo atendam aos anseios daquela comunidade.

Pensando nisso o escritório Paiva e Valério vem aperfeiçoando e criando uma área especifica nesse sentido, onde os advogados e seus colaboradores tem um grande e vasto conhecimento na área.

O escritório Paiva  Valério já tem em seu rol de clientes vários condomínios de Porto Velho, onde tem prestado toda a assistência.

Segundo Dr. Jeanderson Valério  é “ Imperioso destacar que a realização de um bom trabalho frente ao condomínio, os moradores criam um vínculo de amizade e respeito com o escritório”

“A atuação do escritório junto aos condomínios é muito ampla, valendo citar, dentre outras atividades: orientar o síndico preventivamente; analisar contratos; acompanhar reuniões; analisar aspectos trabalhistas;  elaborar circulares, editais de convocação e atas de assembléia; comparecer nas assembléias de condôminos; interceder para solucionar questões de atrito entre moradores; enviar notificações; acionar a construtora por vícios ou falhas construtivas; comparecer em audiências e  participar de reuniões com a administradora.  Sem falar na enorme carteira de cobrança, pois a inadimplência é hoje a grande vilã dos condomínios, tornando mais árdua e complicada a função do síndico e da administradora. A redução da multa para 2% (dois porcento) contribuiu para o aumento da inadimplência e criou uma nova modalidade de devedor, aquele que sistematicamente paga o condomínio com atraso, para privilegiar o pagamento de outras contas cuja multa é infinitamente maior, tais como o cartão de crédito, o limite do banco, dentre outras”.

Depoimentos:

CONDOMÍNIO VITA BELLA

"Sou sindico há 6 meses e o escritório Paiva e Valério tem proporcionado segurança jurídica e controle nas cobranças do condomínio com grande maestria, evitando que a saúde financeira do condomínio seja prejudicada. - Odilavo Vieira - Sindico Condomínio Vita Bella."

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL PINHAIS II

"Sou sindico há 4 anos e após um Indicação, contratou o escritório Paiva e Valério, escritório este que reverteu um quadro de inadimplência alto, realizando uma grande recuperação de crédito ao condomínio, evitando que a saúde financeira do condomínio continuasse prejudicada. - Fernando Silvino - Sindico Condomínio Residencial Pinhais II"

RESIDENCIAL VOLPI

"Sou síndica a 3 anos e com a parceria do escritório Paiva e Valério tenho maior controle e segurança nas cobranças condominiais, eles atuam de forma pontual e profissional. Tivemos após essa parceria uma equalização considerável na inadimplência do condomínio e consequentemente eu como síndica posso atuar com mais tranquilidade na gestão como um todo". Fabiane Almeida Medeiros - síndica do Residencial Volpi

CONDOMÍNIO PORTAL DAS ARTES 

"Me chamo Walter L Galafassi sou síndico do condomínio Portal das Artes e nossa administradora Habitamais nos apresentou o escritório Paiva e Valerio, Advogados empenhados e que estão transformando nossos problemas em soluções estávamos com grande inadimplência o trabalho e empenho desse escritório  nos deu grande folego para.nossa administração , grande parceiros".

 

Fonte: Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias