SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

CRISE: SUSPENSÃO DE AULAS DEVIDO AO NOVO CORONAVÍRUS COLOCA A ALFABETIZAÇÃO DE UMA GERAÇÃO EM RISCO

Embora municípios e estados estejam fornecendo materiais impressos, exercícios por meios virtuais, entre outras iniciativas, educadores apontam que a complexidade da etapa requer a mediação de um professor para ser concluída com sucesso.

Publicado em 

CRISE: SUSPENSÃO DE AULAS DEVIDO AO NOVO CORONAVÍRUS COLOCA A ALFABETIZAÇÃO DE UMA GERAÇÃO EM RISCO - News Rondônia

Em um envelope de plástico Fernanda Mendes, de 7 anos, guarda as atividades enviadas pela escola durante o período de suspensão das aulas  devido à pandemia do novo coronavírus. No segundo ano do ensino fundamental, ela estava aprendendo a ler e a escrever antes da interrupção das atividades presenciais, mas agora mal consegue fazer os trabalhos escolares em casa. Sua mãe, Maria da Graça Mendes, de 31 anos, é analfabeta e a família tem como única fonte de renda o Bolsa Família.

CRISE: SUSPENSÃO DE AULAS DEVIDO AO NOVO CORONAVÍRUS COLOCA A ALFABETIZAÇÃO DE UMA GERAÇÃO EM RISCO - News Rondônia

– Como vou ensinar para eles se não sei? Eu não estudei, não consigo ajudá-los no dever. A escola faz muita falta, minha sobrinha mais velha tenta ajudar, mas não é a mesma coisa- disse ao GLOBO Maria da Graça Mendes, que tem mais quatro filhos e vive em um cômodo no Morro dos Macacos, em Samambaia Norte, no Distrito Federal.

Fernanda é uma entre os 4.580.245 estudantes brasileiros que, segundo o Censo Escolar 2019, estão no ciclo de alfabetização das redes federais, estaduais e municipais, e podem sofrer o impacto da falta de aulas presenciais. Referências em estudos da área no país, afirmam que o período será um "tempo perdido" para as crianças em ciclo de alfabetização e apontam que será necessário "começar do zero" quando as aulas presenciais retornarem.

Embora municípios e estados estejam fornecendo materiais impressos, exercícios por meios virtuais, exibição de conteúdos pela TV aberta, entre outras iniciativas,  educadores apontam que a complexidade da etapa requer a mediação de um professor para ser concluída com sucesso e será a mais afetada pela pandemia. Desde  a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, a diretriz do Ministério da Educação (MEC) é que a alfabetização seja feita até o segundo ano do ensino fundamental, ou seja, até os sete anos.

-Na maioria das escolas as avaliações têm mostrado que as crianças estão chegando no terceiro ano sem estar alfabetizadas. Devido à pandemia, vamos ter um atraso de um semestre no mínimo, senão mais. Estamos vivendo uma situação de absoluta insegurança, não sabemos quando isso vai acabar, e, no caso da alfabetização, vai ser começar do zero. – afirmou a pedagoga Magda Soares, maior especialista do país em alfabetização.-  A essa altura estamos quase no meio do ano, as crianças já poderiam ter avançado bastante no processo de alfabetização, isso se perdeu. Isso para não falar do Poder Público, que mais atrapalha do que ajuda.

O resultado da última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgado em 2017, mostrou que mais da metade dos estudantes brasileiros até o 3º ano – na época esse era o final do ciclo de alfabetização no país- apresentaram nível insuficiente de leitura e matemática. O cenário pode ser intensificado para a geração que passa pelo processo em meio à pandemia.

–  Há um período inicial de adaptação da criança aos novos processos de aprendizagem de alfabetização que são diferentes da educação infantil, é um processo muito complexo, que depende fundamentalmente da interação da criança com o professor. O que significa aprender a ler e escrever? É aprender a representar o sons da fala em letras. Isso é impossível de ser feito sem orientação e interação de uma alfabetizadora bem formada. Os pais não têm a menor condição e nem obrigação de saber fazê-lo. Mesmo entre as crianças com acesso aos recursos tecnológicos, não sei de nenhum que substituta a intereção da professora com a criança para que ela dê esse passo fundamental – argumenta Magda.

Um parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no final de abril sugeriu que as redes de ensino orientassem as famílias durante a pandemia, ressaltando que a atuação dos pais não substitui  o papel da escola nessa etapa. O documento sugeriu elaboração de materiais impressos pelas escolas para enviar aos alunos, disponibilização de conteúdos on-line, aulas gravadas para televisão, sugestão para que os pais leiam para os filhos, orientação dos pais por meio de aplicativo de mensagens, entre outras. Mas a realidade socieconômica dos estudantes, muitas vezes, acaba impedindo esse processo.

Dificuldade de contato

Coordenadora pedagógica da escola Classe 831, em Samambaia Norte, Hérica  Gomes relatou à reportagem que em uma de suas turmas de alfabetização, entre os 27 alunos, conseguiu contato telefônico com apenas dez.  Desses últimos, uma minoria podia acessar conteúdos enviados on-line, como vídeos.

– A alfabetização é a base do processo, quando ela não é bem feita, a criança carrega impactos para o restante da vida, sobretudo no sistema que temos, que é um sistema de ciclos, onde não há um controle eficaz da criança que se alfabetizou ou não, a criança acaba perpetuando essa defasagem. Temos alunos de quinto ano que ainda não estão alfabetizados mesmo em uma realidade na qual estavam indo para a escola, imagine nesse momento- conta.

Um dos estudantes da escola de Hérica, Arthur Nunes de Oliveira, de 7 anos, ainda não havia recebido o material impresso para alfabetização devido à dificuldade de contato. Nenhum dos três números fornecidos pela família na matrícula funcionavam. A reportagem acompanhou pessoalmente a ida de duas professoras de Arthur até sua casa.

O menino vive sob os cuidados da avó Lindaura Ferreira, de 58 anos, que é analfabeta, e do pai Isaias Ferreira, que sabe ler e escrever, mas não consegue auxiliar o filho nas atividades escolares. Na casa que tem o chão de terra e  pouca ventilação, a família sobrevive com o salário mínimo de Isaias e o Bolsa Família, já que Lindaura não conseguiu acesso ao auxílio emergêncial oferecido pelo governo.

– Ele reclama que quer ir para aula, tentamos ajudá-lo, mas não é a mesma coisa da escola. Acho que os professores ganham pouco para o trabalho que é ensinar- diz a avó.

Vínculo escolar

Diante do desafio, a pedagoga Francisca Maciel, diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da UFMG, organização referência na área há 30 anos, destaca que é preciso focar em reduzir os danos e preservar o vínculo das crianças com a escola.

–  O que eu vejo é que no caso do processo de alfabetização, vamos ter um período de readaptação das crianças na escola, ver que aprendizado elas consergaram, lidar com as dificuldades, fazer um trabalho de socialização junto aos colegas.  Se tivéssemos, desde o início, a possibilidade de distribuição de livros de literatura, de jogos educativos, material para pintar, faria toda a diferença quando as crianças retornassem à escola- explica.

O Censo Escolar mostra que 67,6% das matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental estão sob responsabilidade dos municípios. Nesse sentido, são esses atores que, majoritariamente, executam as ações voltadas à alfabetização na ponta. Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Luiz Miguel Martins Garcia, articular ações voltadas à alfabetização durante a pandemia é a questão mais sensível no momento:

-Sem dúvida, esse é o maior nó que temos em termos metodológicos. Tanto na educação infantil como nos anos iniciais, orientamos que haja atividades que trabalhem para que os alunos não percam o que já conquistaram. Se a criança está num momento que começa a ter os primeiros contatos com letras, que as atividades encaminhadas , não importa se por meio digital ou impresso, possam trabalhar isso para  tentar não ter a perda do aprendizado.

Ainda que os municípios sejam os entes executores, Garcia afirma que o papel do MEC é fundamental para apoiar as redes, já que boa parte delas não têm condições técnicas e financeiras para lidar com o processo. O GLOBO questionou o MEC sobre o que o papel do Governo Federal para garantir a aprendizagem dos alunos de alfabetização nesse momento, o ministério afirmou que "disponibiliza, em ambiente virtual, uma série de vídeos com orientações e dicas simples e diretas para que os pais comecem o quanto antes a colocar em prática com seus filhos estratégias de alfabetização". De acordo com a pasta, no âmbito do programa “Tempo de Aprender”, o MEC disponibilizou, um curso on-line de formação continuada em práticas de alfabetização para professores e coordenadores, cujo número de inscrição chega a  187.702 pessoas.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pesquisa sobre eletiva de Libras, da Mediação Tecnológica de Rondônia, é publicada em revista nacional

Outro fato que destaca a relevância da oferta foi observado nos momentos de culminância, durante os quais, os estudantes socializaram os vídeos planejados e produzidos por eles próprios.

Apresentações culturais na abertura da 2ª Maloca Estudantil reforçam a valorização e o resgate da cultura indígena de Rondônia

O resgate ficou evidente durante as apresentações inscritas por estudantes e professores, para participação na Maloca Estudantil Indígena 2024.
L

Escola Estadual em Tempo Integral Brasília é destaque pela história e transformações, em Rondônia

O titular da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), David Inácio destacou a importância da regularização da área da escola, facilitando o acesso a recursos públicos para melhorias estruturais.
L
Inep defende que Enem não é para avaliar itinerários formativos

Inep defende que Enem não é para avaliar itinerários formativos

Comissão do Senado avalia projeto de reforma do ensino médio
L
Uso de ChatGPT no ensino exige cuidado, alerta especialista

Uso de ChatGPT no ensino exige cuidado, alerta especialista

Governo de SP pretende produzir material didático com IA
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia e Cine Araújo distribuem ingressos de cinema para internautas; Confira os ganhadores!

O Cine Araújo é um cinema que oferece conforto, qualidade e diversão para todos os públicos.
L
IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

Foi dado cumprimento a mandado de Busca e Apreensão em razão do crime de armazenamento de pornografia infantojuvenil, resultando na prisão em flagrante do investigado.
10

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Descubra como dobrar sua produtividade e eficiência com os especialistas em inteligência emocional.
L
EVENTOS - Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

EVENTOS – Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

Dois eventos, um no estilo sertanejo, que ocorrerá hoje, sexta-feira, dia 19, e outro no estilo funk, que vai acontecer neste sábado, dia 20, vão agitar o final de semana da nova casa de shows, o Monarka.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
FINANCIAMENTO ESPORTIVO - Lei de vereadora Márcia Socorristas Animais garante incentivo fiscal para empresários

FINANCIAMENTO ESPORTIVO – Lei de vereadora Márcia Socorristas Animais garante incentivo fiscal para empresários

A vereadora destacou que o esporte é, sem dúvida, um fator relevante na formação do cidadão.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

A ação conjunta com a Coordenação de Seguranças dos Correios teve início após investigações indicarem o envio da encomenda, vinda de outro estado, com destino a Porto Velho (RO).
10

Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Parlamentar conta com o apoio de todos os parlamentares federais para a derrubada de vetos na sessão da Câmara Federal.
L

URGENTE: Motorista faz conversão proibida e causa acidente com motociclista na Rio Madeira

A vítima foi amparada por populares até a chegada de uma equipe de resgate.
12
Capotamento deixa três feridos na Estrada da Penal em Porto Velho

Capotamento deixa três feridos na Estrada da Penal em Porto Velho

Devido o capotamento, as vítimas ficaram bastante feridas.
14

Alerta em Porto Velho: Onda de Roubos de Fios de Energia Elétrica Preocupa População

População sofre com o alto índice de furtos de cabos elétricos em locais públicos e privados
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Segredos e Emoções No Rancho Fundo

Emoções à Flor da Pele em NO RANCHO FUNDO
L
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Conflitos e Revelações em Família é Tudo

Conflitos e Revelações em Família é Tudo
L
Formanda fez história ao usar beca branca na faculdade por motivos religiosos

Formanda fez história ao usar beca branca na faculdade por motivos religiosos

Foi aí que Cynthia percebeu que a cerimônia de colação ia coincidir com o período de preparação.
L
WhatsApp e Instagram terão IA, Inteligência Artificial; veja como vai funcionar

WhatsApp e Instagram terão IA, Inteligência Artificial; veja como vai funcionar

O Meta AI, segundo a companhia, é um dos principais assistentes de IA do mundo, que ficará disponível no bolso do usuário via telefone.
L

Requerimento da Licença Ambiental: RONDOSEG SEGURANCA ELETRONICA E PATRIMONIAL LTDA

Licença Ambiental por Declaração (LAD)
L
Sai ranking das 50 melhores pizzarias da América Latina; 25 são brasileiras

Sai ranking das 50 melhores pizzarias da América Latina; 25 são brasileiras

O ranking foi divulgado esta semana no Instituto Italiano do Rio de Janeiro. Veja as melhores abaixo.
L
Gustavo da Silva é eleito delegado pela Feapaes Rondônia em Conferência Estadual

Gustavo da Silva é eleito delegado pela Feapaes Rondônia em Conferência Estadual

Esta conferência foi uma etapa crucial para consolidar as propostas que serão levadas à conferência nacional, refletindo o compromisso contínuo da FEAPAES Rondônia com a defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência.
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Verdades Ocultas em Renascer

Desafios e Decisões no Labirinto Familiar
L
Últimos dias para inscrições de estágio na Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre

Últimos dias para inscrições de estágio na Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre

Inscrições estão abertas até 21/4 para para Cadastro Reserva de Estágio em Nível Superior em diversos áreas.
L
Prefeitura de Vilhena revitaliza trecho da Avenida Brigadeiro através de iluminação de LED

Prefeitura de Vilhena revitaliza trecho da Avenida Brigadeiro através de iluminação de LED

Via localizada ao lado do Parque de Exposições foi recentemente beneficiado com pavimentação asfáltica.
L