Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020 - 14:24 (Artigos)

L
LIVRE

VIVEMOS EM UM NOVO MUNDO - POR CARLOS BERTI NIEMEYER

O mundo mudou e não nos avisaram antecipadamente e nem perguntaram se nós queríamos mudar.


Imprimir página

por Carlos Berti Niemeyer*

O mundo mudou e não nos avisaram antecipadamente e nem perguntaram se nós queríamos mudar. De uma hora para a outra todos os planos que tínhamos feito para 2020, para nossa vida, para nossa empresa, foram levados pela enxurrada do Coronavirus. Estamos tendo impactos sociais, financeiros, ambientais, políticos, tudo de roldão, tudo mudando com uma rapidez muitas vezes assustadora.

Tinha pensado em viajar, não dá mais. Tinha pensado em abrir um novo restaurante, no formato antigo não dá mais. Tinha pensado em colocar um gerente no meu negócio e sair para "aproveitar a vida", não dá mais. Ia abrir uma franquia do meu negócio, não dá mais. Enfim, a única coisa certa agora é que o mundo está mudando.

Mas não vamos ficar apavorados pois toda crise representa perigo e oportunidade, sempre foi assim. Muitos estão perdendo com toda esta situação, muitos estão ganhando e muitos estão encontrando novas chances de iniciar um negócio. Lembre-se sempre CRISE sem o S, torna-se CRIE. Aproveite para dar uma parada, pensar, aprender algo novo ou se dedicar a projetos que sempre tenha colocado de lado. Talvez aquela ideia diferente que você teve no ano passado e não colocou em prática por falta de tempo pode agora ser o seu novo negócio. Já pensou nisso?

Você tem um restaurante e não pode abrir para atender, vamos partir para a entrega. O rendimento pode ser menor, mas te ajuda a passar por esta sucessão de momentos. Você tem um salão de beleza e não pode abrir, então trabalhe com hora marcada, para aqueles seus clientes mais fiéis. Você tem uma loja de roupas femininas e não pode abrir, mande sugestões de roupas por WhatsApp para seus clientes e caso queiram ver utilize o serviço de entregas. Aliás, quem ainda não tem um cadastro de seus clientes mais fiéis, deve arrumar imediatamente isso pois são eles que vão continuar comprando de você agora e que podem também fazer propaganda de seu negócio para outros.

Aproveite para aprender a usar as ferramentas digitais a favor do seu negócio com o curso online gratuito oferecido pelo Sebrae. Acesse https://www.sebrae.com.br/, Clique em Cursos e Eventos (menu superior), escolha a opção Cursos Online, clique no curso COMO VENDER PELA INTERNET.

Vamos juntos pensar em como reestruturar seu negócio, vamos juntos buscar um novo caminho. Vamos juntos vencer mais essa! O Sebrae está com você para buscar o novo jeito de ser e de fazer.

 *Carlos Berti Niemeyer é Contador, Auditor e Diretor Administrativo Financeiro do Sebrae em Rondônia.

Fonte: sebrae-ro

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias