SÁBADO, 20/04/2024

L

Agro

O IMINENTE RISCO PARA A AGROPECUÁRIA (QUESTÕES INDÍGENAS NO STF)

Todas essas vozes repetem a teoria de João Mendes Junior, que, partindo do alvará de 1680, reafirmado pela lei de 6 de julho de 1755, desenvolveu a concepção do indigenato.

Publicado em 

O IMINENTE RISCO PARA A AGROPECUÁRIA (QUESTÕES INDÍGENAS NO STF) - News Rondônia

O agronegócio brasileiro apresenta saltos de crescimento de causar inveja ao resto do mundo. Passamos de importadores de alimentos para grandes exportadores. Tais saltos se devem à implementação de novas tecnologias, aliadas ao trabalho incansável do homem do campo.

No começo, sem a disponibilidade de insumos básicos, foram ocupadas as áreas férteis próximas à costa para cultivo de cana-de-açúcar e café, dada a existência de mercado externo. Na época, o mercado consumidor brasileiro era muito pequeno. Depois, tivemos o ciclo da pecuária rumo ao interior, sempre em terras férteis.

O IMINENTE RISCO PARA A AGROPECUÁRIA (QUESTÕES INDÍGENAS NO STF) - News Rondônia

Com a criação da Embrapa em 1973, começou-se a estudar mais a agricultura tropical e, com a utilização de calcário, novas variedades de soja, milho e capim, conjugados com o uso intensivo de fertilizantes e manejo sustentável, o agricultor dominou o cerrado. E o agricultor brasileiro soube se adaptar a esta evolução. Gaúchos, paranaenses, mineiros e paulistas ocuparam e transformaram o Centro-Oeste do Brasil. Nossa geração conviveu com as frases de nossos pais e avós. “Ah, se todo chinês tomasse um cafezinho!”, “ah, se todo chinês comesse um bifinho!” Não só a China, mas como toda a Ásia, tornaram-se um grande mercado consumidor do Brasil. E o agricultor brasileiro estava preparado para este momento.

Passamos por várias crises econômicas que envolveram diversos planos, como o cruzado, Bresser e Collor, com hiperinflação e muitas perdas à população. Nestes longos anos, o único setor que não podia ter insucesso econômico era o rural. Se não cumprisse os famosos índices de eficiência, estaria sujeito à desapropriação de terras para a reforma agrária. Vencemos esta fase, com perdas, é verdade, mas, a reforma agrária, como estava planejada, não vingou e saiu do discurso oficial dos ditos ‘progressistas’.

Temos a melhor lei ambiental do mundo, que culminou com a promulgação do código florestal de 2012. Mas, esta lei ainda patina na burocracia estatal e não foi implantada, fruto da sistemática oposição dos ditos ‘ambientalistas’, cujas matrizes localizadas nos países da América do Norte e Europa, tanto mal causam ao meio ambiente do planeta. A quarentena do Coronavírus está mostrando isso, enquanto a agricultura brasileira está produzindo alimentos, energia limpa e promovendo o sequestro de carbono.

Quando surge uma proposta de regularização fundiária, as mesmas vozes, agora associadas às classes de artistas e empresários do mercado financeiro, que opinam sobre assuntos que pouco conhecem, passam a rotulá-la como a ‘MP da grilagem’, fazendo um linchamento público de uma boa proposta. Se há alguma sugestão de melhoria, vamos lá. O setor está disposto a ouvir.

Será tudo isso fruto do choro rancoroso das viúvas da queda do muro de Berlim, depois que perderam o embate econômico em virtude do fracasso dos países da cortina de ferro? Precisam de novos dogmas para manter seus discursos e seus empregos? Não sabemos, ainda.

Mas, o pior está por vir. Temos um assunto extremamente grave que já perdura por mais de 30 anos no Brasil, que é a questão indígena. Após o julgamento do caso Raposa Serra do Sol pelo STF, pareceu ao público em geral que as coisas tinham se acertado, mas os últimos governos continuaram a tarefa de demarcações de terras indígenas ao arrepio da lei. Tal movimento só parou depois do parecer da AGU, publicado durante o governo Temer.

Agora essas mesmas vozes, aproveitando a quarentena e vigência do plenário virtual, estão orquestrando a suspensão do referido parecer da AGU e mudanças nas condicionantes do caso Raposa Serra do Sol, especialmente o marco temporal definido na Constituição de 1988.

Todas essas vozes repetem a teoria de João Mendes Junior, que, partindo do alvará de 1680, reafirmado pela lei de 6 de julho de 1755, desenvolveu a concepção do indigenato. Ocorre que, em parecer primoroso de 16 de maio de 2005, o professor Dr. José Carlos Moreira Alves contradisse a tese do indigenato, afirmando que, na construção dessa tese, houve uma ilação evidentemente forçada; citando as constituições de 1891, 1934, 1967 e 1988, afirmou em seu parecer que “[D]e qualquer sorte, como acentuei no início deste item, basta, em face da atual constituição, que não haja, no momento de sua promulgação, ocupação tradicional de índios sobre uma área para que ela não se considere terra indígena.

Para que agora se quer, a toque de caixa, rever toda a legislação brasileira de mais de um século? Para criar nações indígenas por todo o território nacional, com expropriações de milhões de hectares de brasileiros que construíram seus patrimônios nestes anos todos, seguindo toda a legislação brasileira?

A história da ocupação territorial do Brasil foi escrita desde 1500 até nossos dias por ações desbravadoras, militares, diplomáticas e jurídicas, resultando em um território delineado e uma única língua nacional. Voltar atrás, raciocinando ao extremo, se ria devolver o Rio de Janeiro aos franceses, o nordeste aos holandeses e o centro-oeste ao Paraguai e à Bolívia, desprezando o fruto da miscigenação entre brancos, negros e índios, que forma o povo brasileiro. Bolívia, desprezando o fruto da miscigenação entre brancos, negros e índios, que forma o povo brasileiro.

O IMINENTE RISCO PARA A AGROPECUÁRIA (QUESTÕES INDÍGENAS NO STF) - News Rondônia

Todos somos a favor da proteção e apoio aos índios brasileiros, porém, respeitando os direitos de quem agiu dentro da ordem jurídica vigente, que constitui o estado democrático de direito.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Nos dados coletados sobre preços de fretes rodoviários, o Boletim aponta que houve tendência de alta mais significativas nas rotas com origem no Distrito Federal, que registrou variações positivas em algumas praças.
L

Rondônia Rural Show Internacional fomenta incentivo e reforça o potencial do setor cafeeiro do Estado

Rondônia é destaque no cenário nacional como um dos principais produtores de Café Robustas Amazônicos.
L

Inscrições para o 3º Concurso de Qualidade de Queijos podem ser efetuadas até dia 3 de maio

Serão avaliadas diferentes categorias, tais como: mussarela, provolone e coalho
L
Rondônia inicia colheita de cacau com expectativa de aumento na safra

Rondônia inicia colheita de cacau com expectativa de aumento na safra

Durante o lançamento da colheita foram promovidas palestras sobre poda, nutrição, fermentação e secagem do cacau.
L

Com o melhor cacau do Brasil, Rondônia lança oficialmente o início da colheita no Estado

Os produtores se reuniram para celebrar o início da colheita do cacau em Rondônia
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Resultado do Sorteio: Promoção Magia Sob a Lona!

Com truques, ilusões e uma dose de adrenalina, cinco internautas ganharam ingressos para um espetáculo que promete ser inesquecível.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Resultado da Promoção Bebida Premiada: Cachaça Fio de Ouro Tradicional

Para o nosso vencedor, desejamos que cada gole seja uma celebração!
L
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Diário Oficial detalha procedimentos exigidos pelo governo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPChoque prende dupla com pistola em carro de aplicativo em Porto Velho

BPChoque prende dupla com pistola em carro de aplicativo em Porto Velho

Passageiro disse que a usava para defesa pessoal pois foi obrigado a gravar um vídeo dizendo ser membro de uma facção criminosa.
10
Força Tática flagra motociclista com duas armas na zona leste de Porto Velho

Força Tática flagra motociclista com duas armas na zona leste de Porto Velho

A moto não tinha restrição.
12
NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

Todos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10
URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

A PM ficou responsável por aplicar as medidas cabíveis.
12
PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madeiro

PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madero

Os policiais avistaram vários indivíduos fugindo assim que a viatura entrava no condomínio popular.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mostra audiovisual de vídeos, fotos e desenhos indígenas encerra a programação da 2ª Maloca Estudantil, no Teatro Guaporé

Mostra audiovisual de vídeos, fotos e desenhos indígenas encerra a programação da 2ª Maloca Estudantil, no Teatro Guaporé

Além de fotografias e desenhos, vários vídeos produzidos por estudantes indígenas foram apresentados.
L
Mega-Sena-sorteia-neste-sábado-prêmio-acumulado-em-R_-100-milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h, no horário de Brasília
L
Clássico-carioca-Fluminense-x-Vasco-abre-3ª-rodada-do-Brasileirão

Clássico carioca Fluminense x Vasco abre 3ª rodada do Brasileirão

Duelo às 16h deste sábado terá transmissão da Rádio Nacional
L

Dia dos povos Indígenas: “Luta ainda passa pela demarcação dos territórios como garantia de existência”

O que garante a identidade, a vida para os povos originários é a demarcação.
L
Irã-sinaliza-que-não-planeja-retaliar-Israel-após-ataque-com-drones

Irã sinaliza que não planeja retaliar Israel após ataque com drones

Israel não comentou o incidente
L
Fiocruz-internações-por-gripe-e-vírus-sincicial-aumentam-no-país

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

Casos de covid-19 têm tendência de queda
L

Requerimento da Licença Ambiental: AUXILIADORA SALGADOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada (LAS)
L
DPU-quer-indenização-de-R_-1-bilhão-da-X-por-danos-à-democracia

DPU quer indenização de R$ 1 bilhão da X por danos à democracia

Ação proposta pela Educafro e o Instituto Fiscalizaçã e Controle
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Encontros e Conflitos em No Rancho Fundo

Paixões, Desentendimentos e Surpresas na Pequena Cidade
L
Sintonia 360 entrevista : Luiz Teodoro

Sintonia 360 entrevista : Luiz Teodoro

Não perca a oportunidade de sintonizar na newstv.tv.br e ser parte de uma entrevista esclarecedora com Luiz Teodoro, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RO.
L