QUINTA-FEIRA, 18/04/2024

GETÚLIO, JUSCELINO, COLLOR E AGORA BOLSONARO: HISTÓRIAS QUE SE REPETEM NA VIDA POLÍTICA DO NOSSO BRASIL

PERGUNTINHA: Você concorda com a liberação de reais em dinheiro federal para socorro aos Estados, sem qualquer contrapartida e com riscos de que um ou outro Governador usem parte do dinheiro para conceder aumentos salariais, em plena pandemia?

Publicado em 

GETÚLIO, JUSCELINO, COLLOR E AGORA BOLSONARO: HISTÓRIAS QUE SE REPETEM NA VIDA POLÍTICA DO NOSSO BRASIL - News Rondônia

GETÚLIO, JUSCELINO, COLLOR E AGORA BOLSONARO: HISTÓRIAS QUE SE REPETEM NA VIDA POLÍTICA DO NOSSO BRASIL - News Rondônia

A História não faz mal a ninguém. Vamos relembrar, portanto, parte dela.Há quase 66 anos atrás, numa terça-feira, 24 de agosto, um dos mais populares Presidentes brasileiros, Getúlio Vargas, saía da vida para entrar para a História, conforme texto da sua carta testamento. Foi o ápice de uma verdadeira guerra da oposição, liderada por Carlos Lacerdae pela maioria da imprensa, que durante quase dois anos, na parte final do seu governo, tentou trucidar o então Presidente. Anos depois, parte da história se repetiria com Juscelino Kubitschek. Mesmo considerado por m uitos brasileiros, até hoje, como o maior Presidente que o país teve, ao decidir construir Brasília sofreu uma oposição violenta, de grande parte da mídia e dos que não aceitavam a mudança da Capital, que sairia do Rio de Janeiro. Mesmo depois da inauguração da “NovaCap”, Juscelino foi atacado violentamente. Morreu num acidente suspeito, cassado pelo governo militar e com a pecha de corrupto, imposta injustamente por seus inimigos. Fernando Collor de Mello foi a próxima vítima. De amado por parte da imprensa (a Globo já era muito poderosa e o apoiou antes e durante boa parte do seu curto governo), Collor de Mello passou do veneradoCaçador de Marajás para um político desonesto, desequilibrado, corrupto. Foi alvo, desde o primeiro dia da sua gestão, de ataques violentos do PT, partido em ascensão na época. Na medida em que se conheciam seus graves erros, os ataques se tornaram ferozes, até sua cassação.

GETÚLIO, JUSCELINO, COLLOR E AGORA BOLSONARO: HISTÓRIAS QUE SE REPETEM NA VIDA POLÍTICA DO NOSSO BRASIL - News Rondônia

Todos esses – e outros Presidentes da Nação – entre os democraticamente eleitos, em algum momento foram alvos dos seus inimigos, adversários, da mídia parcial edos interesses contrariados. Agora, mais uma vez, a História se repete, só que em proporções piores. Desde a sua eleição, segundos depois que as urnas lhe deram uma retumbante vitória sobre seus adversários, o presidente Jair Bolsonaro passou a sofrer ataques de todos os lados.

Nesses 500 e poucos dias de governo, seus acertos foram ignorados, mas seus erros (e também foram muitos), tornaram-se de tal forma pecados capitais, que, quem acompanha a política desse país, certamente jamais viu tamanha virulência, contra uma autoridade democraticamente eleita. Getúlio, Juscelino e Collor, citados como exemplos neste texto (houve outros, ao menos vivendo crises semelhantes, é claro!), viveram o inferno no Poder. Bolsonaro está vivendo mais que o inferno. Todos os dias, sua vida se transforma num terror, porque afora seus seguidores fieis, que já não são tantos como o eram há um ano, parece que todos aceitaram a versão dos seus adversários e da imprensa politizada; de um STF que governa, legisla e sentencia e de uma oposição que não aceitou a derrota, mesmo que ela lhe tenha sido imposta por mais de 57 milhões de brasileiros. Como acabará isso tudo? Saberemos nos livros de História, quando os lermos no futuro, como será avaliada essa fase incrível que vive nosso país e um governo legitimamente eleito.

FAMÍLIA CURADA PELA CLOROQUINA

“Bom dia a todos os amigos e familiares! Quero compartilhar com todos que eu, minha esposa, meu filho de 16 anos e minha princesinha de 4 anos, fomos contaminados com o vírus chinês, Covid 19, tendo em vista minha esposa trabalhar no Hospital de Base. Porém, na confirmação do teste positivo na minha esposa, no início dos sintomas, começamos a medicação: ivimectina, azitromicina e hidroxicloroquina. Por um período de cinco dias. Hoje estamos todos curados, para a glória de Deus. Informo que tem cura para a Covid 19. Não sei porque estão deixando nossa população morrer!”.

GETÚLIO, JUSCELINO, COLLOR E AGORA BOLSONARO: HISTÓRIAS QUE SE REPETEM NA VIDA POLÍTICA DO NOSSO BRASIL - News Rondônia

texto foi publicado nas redes sociais por Eliezer Schockness, representando uma das mais tradicionais famílias rondonienses. A questão do uso da cloroquina continua dividindo opiniões não só no Brasil, mas em todo o mundo. Aliás, o assunto já derrubou dois ministros da saúde. Derrubará um terceiro?

NOSSA HISTÓRICA PRAÇA ESTÁ MUDANDO

A obra está andando e, para quem já andou por lá, está ficando uma beleza. Por isso se compreende o entusiasmo com que o prefeito Hildon Chaves, num vídeo divulgado nas redes sociais,fala no andamento das imensas reformas que ali estão sendo realizadas. Trata-se, é claro, da recuperação total e da verdadeira transformação pela qual está passando a área da Praça da Estrada de Ferro Madeira/Mamoré, no centro da Capital. A EFMM já passou por diversas reformas; nela já se gastaram milhões de reais, mas, ao que parece, pela primeira vez em décadas, o complexo tem tudo para se tornar o verdadeiro ponto maior de atração tanto para famílias porto velhenses e de cidades do interior como de visitantes de outros estados e países. No local, teremos mirantes, cafés, bares, restaurantes, local para a venda de produtos regionais e vinhos finos, além da contenção da barranca do rio Madeira, obra praticamente concluída. Não há data exata para a entrega de todas as obras. Mas o Prefeito garantiu que ela está concluída ainda esse ano. Torçamos para que tudo dê certo, dessa vez!

CAERD: FALTAM BOMBAS PARA POÇOS

Mesmo com o enorme pepino que tem suas mãos; mesmo com dificuldades financeiras quase intransponíveis, a atual diretoria da Caerd tem ao menos tentando melhorar a qualidade do abastecimento de água na Capital. Na semana passada, moradores de algumas ruas do bairro Aponiã, reclamaram, através dessa coluna, que a água não saía de suas torneirasjá há uma semana. Pois ainda na segunda-feira cedo, depois de um grande esforço, já que não tem conseguido adquirirnovas bombas para poços (são 185 equipamentos a serem comprados), em função de burocracia e problemas de concorrência pública, a Caerd resolveu o problema. Moradores ligaram à coluna informando sobre a resposta da empresa. Uma licitação para a compra das bombas, envolveu uma briga generalizada entre os participantes dela e todos foram impugnados. Agora, há outra concorrência em andamento.

NOVA LICITAÇÃO EM ANDAMENTO

ACaerd abriu nova concorrência, para a aquisição dos equipamentos, mas a nova licitação ainda está na fase de julgamento. Um dos diretores explica que há problemas em algumas áreas localizadas da Capital, até porque a empresa não está conseguindo comprar bombas, nem que seja de forma emergencial, no comércio local, já que elas não estão disponíveis para pronta entrega. Mesmo com todos os obstáculos que enfrenta todos os dias,numa empresa que tem dívidas impagáveis, só mesmo muito jogo de cintura e compromisso com a população,para se conseguir manter os serviços ao mesmo num nível suportável. Num futuro próximo, se conseguir comprador, o Governo do Estado pretende privatizar a Caerd.

UM POUCO DE MASSAGEM NO EGO

Não é fácil escrever todos os dias entre 10 mil e 11 mil caracteres; analisar assuntos e deduzir quais os temas que os leitores mais apreciariam. E ainda escrever para um público pensante, bem informado, atraindo para a leitura tanto os que concordam com o que surgem nestas mal traçadas, como os que discordam radicalmente e os que, embora poucos, as detestem. Receber elogios e críticas faz parte da vida de quem se atreve a escrever, nesses tempos em que o número de leitores é cada vez menor, com exceção das baboseiras das redes sociais. Por isso, recebe-se com grande honra e alegria, manifestações que registraram, sobre esse escriba e seus escritos, alguma coisa positiva. Foi o que fizeram dois rondonienses ilustres, nessa semana: o diretor da Unopar, advogado Paulo Andrade e um dos mais respeitados causídicos dessa terra, Amadeu Machado. Seria quase um exercício de massagem ao ego transcrever as duas homenagens, relacionadas com essa OPINIÃO DE PRIMEIRA. Até por alguma modéstia, o autor agradece aos dois amigos e leitores, imaginando que eles representam muitos dos que, diariamente, acompanham esse trabalho. Muito obrigado mesmo! (Sérgio Pires).

PERIGO AUMENTA: MAIS DE 2 MIL CASOS, 83 MORTES 

Chegamos aos 2.043 casos de pessoas contaminadas pelo corona vírus em Rondônia, com mais de 800 curados, ou seja, de todos os que foram afetados pela doença, 40 por cento já a superaram e estão de volta à vida normal. Deve-se também subtrair do total (2.043) os recuperados (805), o que daria, na realidade, apenas 1.238 os casos em que há muita gente se recuperando; 270 pacientesinternados e, infelizmente, um número de mortes que assusta a todos (83), já que cada óbito, torna-se uma perda irreparável para todos.

GETÚLIO, JUSCELINO, COLLOR E AGORA BOLSONARO: HISTÓRIAS QUE SE REPETEM NA VIDA POLÍTICA DO NOSSO BRASIL - News Rondônia

O numero de vidas perdidas já chega a 4 por cento do total de contaminados. Estamos ainda num momento em que há crescimento do número de casos e os índices de contágio parecem não arrefecer por aqui. Um grande número de profissionais da saúde está contaminado, muitos já se recuperaram, mas alguns, lamentavelmente, morreram, causando um trauma inesquecível no meio de médicos, enfermeiros, auxiliares e todos os que fazem parte das equipes que lutam para salvar as vidas dos outros. Ainda haverá muita dor, muita batalha, muitos leitos tomados por doentes, muita UTI lotada, até que a crise passe. Tanto aqui, como em todo o restante do país, até que surja medicamentos ou uma vacina definitiva, a Covid 19 ainda é um terror para todos.

ARIQUEMES REINICIA SUA VIDA NORMAL

Boas e más notícias sobre Ariquemes. A cidade com o segundo maior número de casos de pessoas contaminadas, é também onde, até o domingo, não tinha havido nenhuma vítima fatal. Houve agora, embora o doente não tenha morrido diretamente pela Covid, mas por um mal súbito, que o fez perecer. Ariquemes conseguiu demonstrar, em plena pandemia, que tem estrutura de saúde pública para atender aos doentes. Com isso, pode abrir novamente seu comércio e voltar às atividades econômicas normais. Embora tantos registros de contágio, foi a primeira grandecidade rondoniense a conseguir, ao menos até agora, a retornar, para recuperar toda a sua estrutura econômica. Segundo os números divulgados na noite desta segunda, existem 259casos de pessoas com o corona vírus na cidade, com 121 recuperados; 77 internados e apenas uma morte.

PERGUNTINHA

Você concorda com a liberação de reais em dinheiro federal para socorro aos Estados, sem qualquer contrapartida e com riscos de que um ou outro Governador usem parte do dinheiro para conceder aumentos salariais, em plena pandemia?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Realidades Expandidas: Uma Investigação Filosófica sobre o Metaverso

Interseções entre Filosofia, Inteligência Artificial e o Metaverso no Contexto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNIR – Orientado pelo Prof. Dr. Josenir Dettoni
L

Violência contra a mulher não encerra com a morte da vítima

A violência de gênero não se encerra com a morte da vítima ela continua na vida de crianças e adolescente
L
Queijo brasileiro é eleito o melhor do mundo em competição; veja os 15 mais

Queijo brasileiro é eleito o melhor do mundo em competição; veja os 15 mais

O Morro Azul é produzido na cidade de Pomerode, pelos irmãos Juliano e Bruno Mendes.
L
Povos indígenas pedem prioridade em proteção, diz presidente da Funai

Povos indígenas pedem prioridade em proteção, diz presidente da Funai

Joenia Wapichana concedeu entrevista aos veículos da EBC
L
STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

Data do julgamento do processo ainda não foi definida
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

O deputado Ribeiro do Sinpol, autor do requerimento, presidirá o evento.
L

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

É que tanto o PL quanto o ex-candidato Daniel Pereira recorreram ao TSE visando reformar a decisão proferida pelo Tribunal Eleitoral de Rondônia que afastou a pretensão de cassação dos atuais mandatários do estado.
L
PF apreende notas falsas enviadas pelos Correios em Rondônia

PF apreende notas falsas enviadas pelos Correios em Rondônia

Um homem foi preso em flagrante ao receber dez cédulas falsas de R$ 100.
10

DCE da UNIR Porto Velho decide apoiar greve nacional das universidades públicas do país

O DCE mencionou na nota que vai agir da mesma forma como ocorreu para a implantação do Restaurante Universitário (RU) em 2023 que garantiu a abertura aos estudantes.
L

Deputados comemoram aprovação de requerimento do ‘PL contra o MST’: ‘Vamos acabar com esta palhaçada’

O trio usou as redes sociais para fazer manifestações favoráveis ao dispositivo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Prime Hambúrgueria abre vaga para Atendente de Restaurante em Porto Velho

A vaga, localizada na Rua João Goulart, número 3464, no bairro São João Bosco, em Porto Velho, está com uma vaga disponível e oferece uma excelente oportunidade para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou deseja uma nova oportunidade na área de atendimento ao cliente.
L
Vagas de Emprego

B2X CARE está contratando Auxiliar Administrativo em Porto Velho

A oportunidade oferece um salário mensal de R$ 1.550,60, além de benefícios como Vale-Alimentação e Vale-Transporte.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jeová Canuto lança Pré-Candidatura a Prefeito de Guajará-Mirim pelo Avante

Jeová Canuto lança Pré-Candidatura a Prefeito de Guajará-Mirim pelo Avante

Representando o partido Avante, Jeová Canuto, como é conhecido na comunidade, surge como uma voz de mudança e esperança para uma cidade que enfrenta desafios complexos.
L
Deputada Sílvia Cristina pede apoio do CFM para ampliar número de anestesistas em Rondônia

Deputada Sílvia Cristina pede apoio do CFM para ampliar número de anestesistas em Rondônia

Parlamentar se reuniu com o presidente Hiran Gallo e solicitou a intervenção do Conselho
L

Confúcio foi o único senador de Rondônia que votou para rejeitar a PEC das Drogas

Para chegar à conclusão absoluta, duas votações foram feitas durante a sessão de ontem. Os três representantes de Rondônia participaram das duas consultas do plenário.
L

Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

Recurso será utilizado para reforma da quadra da escola.
Marcio Pacele solicita manutenção de ruas na zona Leste para evitar alagamentos

Marcio Pacele solicita manutenção de ruas na zona Leste para evitar alagamentos

Vereador Márcio Pacele lidera ação para garantir segurança no trânsito e bem-estar da comunidade
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista fica em estado grave em atropelamento na zona leste

Uma equipe do Samu socorreu o homem para o Hospital João Paulo II.
12
Motociclista bate de frente com carro parado durante ultrapassagem na zona leste

Motociclista bate de frente com carro parado durante ultrapassagem na zona leste

Segundo testemunhas, o rapaz transitava de moto, quando tentou fazer uma ultrapassagem em outro veículo, perdeu o controle da direção e acabou batendo de frente com uma Strada que estava estacionada.
12
TÁ PAGO: Cláudia de Jesus investe em academia ao ar livre em Cujubim

TÁ PAGO: Cláudia de Jesus investe em academia ao ar livre em Cujubim

Emenda parlamentar foi uma solicitação da vereadora Rosa Becker
L

Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar é realizada para policiais penais e Força Nacional

Os instrutores demonstraram de forma prática, técnicas de redução de danos em meio ao combate
L

Polícia Federal incinera 380 quilos de entorpecentes em Rondônia

A maior parte da droga destruída é oriunda da Bolívia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: INSTITUTO PAULISTA DE MEDICINA DE PORTO VELHO LTDA

Licença Ambiental de Operação (LAO)
L

Requerimento de Alteração de Titularidade e Outorga: OSMAR ALVES TRINDADE

ALTERAÇÃO DE TITULARIDADE E OUTORGA
L

Requerimento de Renovação da Licença, Outorga e Alteração de Titularidade: JEAN PINHEIRO TRINDADE

RENOVAÇÃO DA LO, LP E LI, OUTORGA E ALTERAÇÃO DE TITULARIDADE
L

Requerimento da Licença Ambiental: CARACARA COMERCIO DE COSMETICOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Cacique pede atenção para o apoio à produção agrícola indígena

Cacique pede atenção para o apoio à produção agrícola indígena

Katia Tonkyre participa Encontro de Líderes Rurais, na Costa Rica
L
Definidos os 16 confrontos de ida e volta da 3ª fase da Copa do Brasil

Definidos os 16 confrontos de ida e volta da 3ª fase da Copa do Brasil

Esta etapa, com 32 times, ocorrerá no período de 1º a 22 de maio
L
Gustavo De Conti deixa o comando da seleção masculina de basquete

Gustavo De Conti deixa o comando da seleção masculina de basquete

Mudança é realizada quando faltam 100 dias para os Jogos de Paris
L
No retorno às quadras, Nadal é eliminado por De Minaur em Barcelona

No retorno às quadras, Nadal é eliminado por De Minaur em Barcelona

Multicampeão espanhol foi superado pelo australiano na 2ª rodada
L
A 100 dias dos Jogos Olímpicos, parisienses reclamam do evento

A 100 dias dos Jogos Olímpicos, parisienses reclamam do evento

Apenas 1/3 dos moradores estão entusiasmados, segundo pesquisa
L
Irã diz que está pronto para lidar com qualquer ataque israelense

Irã diz que está pronto para lidar com qualquer ataque israelense

“Temos total prontidão em todos os campos”, afirmou comandante
L