QUINTA-FEIRA, 18/04/2024

AÇÕES APERTAM ISOLAMENTO E PODEM CHEGAR AO LOCKDOWN, CASO PREVENÇÃO CONTINUE SENDO DESRESPEITADA

Na quarta semana, ou seja, mais para o final de junho, poderá haver maior abertura para a volta às atividades, mas sempre dependendo da evolução ou da involução da doença

Publicado em 

AÇÕES APERTAM ISOLAMENTO E PODEM CHEGAR AO LOCKDOWN, CASO PREVENÇÃO CONTINUE SENDO DESRESPEITADA - News Rondônia

AÇÕES APERTAM ISOLAMENTO E PODEM CHEGAR AO LOCKDOWN, CASO PREVENÇÃO CONTINUE SENDO DESRESPEITADA - News Rondônia

Números da doença vão continuar crescendo muito em Rondônia. O pico da doença, segundo estudos apresentados no encontro com a imprensa, do governador Marcos Rocha e prefeito Hildon Chaves, entre outras autoridades, será entre 7 e 13 de junho. Além da série de medidas já anunciadas, Marcos Rocha vai editar novo decreto, provavelmente ainda no final de semana, com decisões importantes. Algumas medidas: na primeira semana de validade do decreto, voltarão à decisão original de permitir o funcionamento apenas dos serviços essenciais. Tudo o demais fecha. Reuniões com mais de cinco pessoas também estarão proibidas. Durante 14 dias será feita avaliação. Se os números baixarem; se o total de leitos ocupados diminuírem, pode se repensar o isolamento e voltar a algumas flexibilizações. O acompanhamento dos casos será diário, mas o próximo passo, já na terceira semana (sempre partindo do princípio que o número de casos e óbitos caiam), haverá uma nova tentativa de começar a reabertura do comércio e dos serviços lentamente, de forma seletiva. Na quarta semana, ou seja, mais para o final de junho, poderá haver maior abertura para a volta às atividades, mas sempre dependendo da evolução ou da involução da doença. Num cenário pessimista, não haverá saída a não ser a decretação do Lockdown, embora nem o Governador do Estado e nem o Prefeito da Capital tenham falado claramente sobre isso, no encontro de sexta.

AÇÕES APERTAM ISOLAMENTO E PODEM CHEGAR AO LOCKDOWN, CASO PREVENÇÃO CONTINUE SENDO DESRESPEITADA - News Rondônia

A continuar o risco de colapso no sistema de saúde do Estado, pela evolução rápida no número de contaminados e de mortes, não haverá outra saída, a não ser radicalizar o isolamento. Há setores da saúde pública que acham que a proposta deveria começar a ser pensada de imediato, mas não há consenso. Antes disso, tanto o Governo quanto a Prefeitura da Capital querem fazer novas tentativas, tentando mobilizar e conscientizar os rondonienses a aderirem, em massa, aos programas de cuidados para que a doença não chegue num estágio incontrolável. Se vier o Lockdown, caso grande parte da população continue descumprindo as orientações e cuidados das autoridades, vai ser extremamente ruim e pode causar um enorme dano à economia, com quebradeira geral de empresas e enorme desemprego. O que é, afinal, o Lockdown? É uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada desde o agravamento da pandemia da Covid-19. Embora não tenha uma definição única, o Lockdown é, na prática, a medida mais radical imposta para o distanciamento social. É uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa. Sair, só com autorização especial. Por enquanto, o Lockdown não é citado como prioridade. Mas pode ser a única saída, em caso da população continuar ignorando o perigo.

ROCHA: "PRECISAMOS CUIDAR UNS DOS OUTROS"!

Não tem fundamento, segundo ele mesmo afirmou, que o governador Marcos Rocha esteja cumprindo quarenta, por suspeita de corona vírus. Ele negou o episódio, embora tenha confirmado que uma pessoa da sua equipe esteja com suspeita da doença. Criticou duramente o que chamou de Fake News e que acabaram prejudicando o acordo com o Prontocordis. Ironizou, parabenizando os que divulgaram tais informações falsas, segundo ele, embora não tenha citado nomes e tenha destacado que "não são todos" os que criara tal problema.

AÇÕES APERTAM ISOLAMENTO E PODEM CHEGAR AO LOCKDOWN, CASO PREVENÇÃO CONTINUE SENDO DESRESPEITADA - News Rondônia

Lamentou ainda a falta de respeito entre as pessoas e alertou que só com a ajuda da população, principalmente Porto Velho e Ariquemes, que citou nominalmente, a crise poderá ser superada. Mas se não houver esse apoio, falou que não haverá outra saída a não ser apertar o isolamento social, embora tenha negado que o Lockdown esteja nos planos, ao menos por enquanto.  Reafirmou: se a população não ajudar, "a gente terá que fechar, para salvar vidas!". E destacou: "precisamos cuidar uns dos outros, para evitar o caos”!

NAS RUAS, PARECE QUE TUDO ESTÁ NORMAL

O crescimento do número de afetados pelo corona vírus tem sido assustador. Mais de 500 casos numa só semana. Em média, uma morte por dia durante todos os dias desde o início de abril, até essa primeira semana de maio. Em 7 de abril, tínhamos 23 casos e uma morte. No dia 8 de maio, 1.222 casos e 37 mortes. Hospitais lotados. UTIs com cada vez mais doentes. Além de 20 covas extras que já foram usadas para enterrar mortos pela doença, mais 35 novas foram abertas só nessa semana, no Cemitério Santo Antônio, porque a previsão é de que haverá muito mais óbitos. Mesmo com tudo isso, as ruas estão tomadas por carros; gente andando para lá e para cá, muitas sem qualquer proteção. Idosos caminhando pela cidade sem os cuidados necessários, dão uma fotografia de uma vida que parece estar normal e que a Covid 19 só acontece com os outros. Isso sem contar o sem número de Coronafest, algumas delas tendo que serem interrompidas pela polícia. Desse jeito, estamos todos ferrados!

MAIS LEITOS, MAIS UTIS PARA A GUERRA AO VÍRUS

É outro o discurso! Governo e Prefeitura, depois de um início de ações isoladas, estão agora trabalhando juntos, com objetivos comuns, falando a mesma linguagem, na batalha contra o corona vírus. Agora, não faltam elogios do governador Marcos Rocha a Hildon Chaves, que responde no mesmo tom, sobre a forma como as duas esferas de poder estão trabalhando juntos. Na guerra ao corona, o governo, depois de comprar a Maternidade Regina Pacis e alugar 20 leitos nas Irmãs Marcelinas, oficializou negociação com o Hospital Samar, com 50 leitos clínicos e 15 de UTI locados por 90 dias, por um preço aproximado de 10 milhões de reais.  Outros leitos em hospitais ainda poderão ser locados. O prefeito Hildon Chaves também deu uma boa notícia: a Prefeitura negocia também a locação de um hospital com mais 50 leitos. As negociações com o Prontocordis esfriaram, mas a Sesau ainda não as deu por encerradas. Nos próximos dias, novas ações nesse sentido poderão ser anunciadas, tanto pelo Estado quanto pelo município. Juntos.

EYDER, O PRIMEIRO DEPUTADO CONTAMINADO

Foi um susto, mas houve reação imediata. A informação, divulgada por ele mesmo num vídeo, de que o deputado estadual Eyder Brasil, líder do governo na Assembleia, foi acometido pela Covid 19, deixou preocupados servidores e parlamentares que tiveram contato com ele nos últimos dias. Nota oficial assinada pelo presidente Laerte Gomes, contudo, anuciou uma série de medidas, ampliando a segurança para toda a estrutura do parlamento. Foi decretada a quarentena para todos deputados e servidores que tiveram contato próximo com Eyder, recentemente e várias outras medidas de segurança, como a limpeza minuciosa do prédio da Assembleia e desinfecção de todos os andares. Laerte destacou ainda que todas as medidas de proteção, determinadas pelos órgãos de saúde, estão sendo seguidas completamente. Desde o início da pandemia, por exemplo, todos os servidores que fazem parte dos grupos de risco, estão trabalhando em casa.

A INTENÇÃO É BOA, MAS ESTAMOS NO BRASIL

Fosse num país sério, onde as leis seriam aplicadas com igualdade a todos, proposta do senador Confúcio Moura, impondo penas maiores para um tipo específico de criminosos , seria excepcional, para ampliar ainda mais a punição aos que se aproveitam dessa época de pandemia, para enganar, conseguindo benefícios ilegais, aproveitando-se do que as leis feitas para proteger parte da população para darem seus golpes. Ele propõe que sejam aumentadas as penas de crimes de pessoas que obtiveram vantagens e benefícios concedidos durante a crise da Covid 19. Citou o exemplo de um preso gaúcho que apresentou atestado falso de que tinha diabetes e com isso conseguiu ser solto. Mas estamos no Brasil, aquele país que comemora a impunidade, onde um ministro do STF manda soltar traficante preso com 400 quilos de cocaína, por firulas jurídicas e onde meio milhão de condenados continua nas ruas. A intenção de Confúcio é das melhores. Claro que o ideal seria que a proposta fosse ampliada para médicos que dão atestados falsos; para gestores que compram respiradores e equipamentos de proteção individual com supersuperfaturamento. Mas já é um começo. Outro problema: onde arrumar cadeia para tantos canalhas que usam de ilegalidades durante a pandemia do corona vírus?

REGINA PACIS: MAIS DE 1 MILHÃO NA REFORMA

Ainda sobre a compra do Regina Pacis pelo Governo, vale a pena algumas informações adicionais. Como a de que há sim, no local, estacionamento, que pode abrigar até 50 veículos. A área é localizada do outro lado da rua da frente do prédio, na rua Joaquim Nabuco. Nesse terreno vai funcionar também o setor administrativo do hospital. O prédio tem saída para três ruas: Joaquim Nabuco, Quintino Bocaiúva e Pinheiro Machado. Quando a maternidade estava em funcionamento as ambulâncias paravam pela Joaquim Nabuco, mas agora, depois da reforma, vão parar na Quintino Bocaiúva, em área coberta, em acordo com regra da Anvisa. O hospital está sendo totalmente reformado. O governo vai levar duas usinas de oxigênio que podem gerar uma economia de 100 mil reais por mês, a depender do consumo. Levará um prédio adequado com sistema de combate e prevenção de incêndio e com rede de gases medicinais em todas enfermarias. Dos 12 milhões que está recebendo, a atual direção da Maternidade terá que investir pelo menos 1 milhão na reforma, mas o valor pode ser ainda maior. O compromisso é entregar tudo até 31 deste mês de maio, para começar a atender imediatamente os doentes da Covid 19. Serão, inicialmente, 80 apartamentos, mas poderão chegar até 152, numa necessidade maior.

MOSQUINI VOLTA A DEFENDER A REGULARIZAÇÃO

Há um risco concreto de que mais de 2 milhões de pessoas, que vivem em cerca de 2.300 assentamentos na Amazônia, além de perto de 100 mil pequenos proprietários rurais de Rondônia, que não possuem títulos de propriedade dos seus lotes, onde alguns vivem e sobrevivem há mais de 20 anos, outros há muito mais tempo, serão muito prejudicados, caso não seja votado, até o dia 19 próximo, a MP 910, que trata da regularização fundiária no país. Relator da MP e um dos seus maiores defensores, o deputado federal Lúcio Mosquini, líder da bancada federal no Congresso, diz que "a regularização fundiária será a grande mola propulsora que nossa economia, fundamental para superar a crise da Covid-19. Ela trará dignidade para mais de 1milhão e 200 mil pequenas propriedades rurais em todo o país". Mosquini, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Regularização Fundiária, diz que "essa é a solução. Não temos outro caminho. O homem do campo, sem título definitivo de sua propriedade, vira alvo de invasões; se sente livre das obrigações pertinentes ao Código Florestal Brasileiro e vive privado de receber programas para fortalecimento da agricultura promovidos pelo governo". Até agora o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não colocou o projeto da MP na pauta.

PERGUNTINHA

A continuar nesse ritmo de contágio e mortes, você acha que acabaremos chegando a Lockdown em Porto Velho e outras cidades de Rondônia, pela falta de participação da população nos cuidados com o corona vírus?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura atua junto com a Defensoria Pública e parceiros para levar serviços ao baixo Madeira

Com a participação da SMD, são oferecidos serviços à população de São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação
L
Crescimento da soja em Porto Velho: de 255 hectares plantados em 2005 para mais de 30 mil em 2022

Crescimento da soja em Porto Velho: de 255 hectares plantados em 2005 para mais de 30 mil em 2022

Safra recorde de 112 mil toneladas marca uma forte expansão do plantio de soja na capital.
L
Valas e canais do bairro Três Marias recebem equipes de limpeza

Valas e canais do bairro Três Marias recebem equipes de limpeza

Semob realiza serviço de construção, reparo e limpeza das diferentes formas de drenagem de águas pluviais de forma constante.
L
Projeto Sema Itinerante levará serviços essenciais para comunidades próximas à Escola Governador Paulo Nunes Leal

Projeto Sema Itinerante levará serviços essenciais para comunidades próximas à Escola Governador Paulo Nunes Leal

Equipe de saúde animal contará com o apoio do Castramóvel para atender os pets.
L
Projeto da Prefeitura de Porto Velho promove acolhimento e dignidade para mães e bebês atendidos na maternidade municipal

Projeto da Prefeitura de Porto Velho promove acolhimento e dignidade para mães e bebês atendidos na maternidade municipal

Em quase de três anos, mais de 5 mil kits com itens de enxoval e higiene pessoal foram entregues às pacientes.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quinta de Estreias no Cine Araújo: Confira os Filmes em Cartaz que Acabaram de Chegar

Descubra os destaques cinematográficos com ingressos a partir de R$10
L

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L

Agenda News: Grego Original Pub apresenta Happy Friday e Feijuka com Rock

Confira a programação para o final de semana no melhor pub de rock da cidade.
L
Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores

Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores 

PEC cria adicional de 5% sobre os vencimentos a cada cinco anos
L
Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Aprovado na Câmara, texto irá à sanção presidencial
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Prime Hambúrgueria abre vaga para Atendente de Restaurante em Porto Velho

A vaga, localizada na Rua João Goulart, número 3464, no bairro São João Bosco, em Porto Velho, está com uma vaga disponível e oferece uma excelente oportunidade para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou deseja uma nova oportunidade na área de atendimento ao cliente.
L
Publicidade

POLÍTICA

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Vereador destaca ação da prefeitura para minimizar alagamentos
L
Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Evento aconteceu em Cujubim, na última quarta-feira (17).
L
Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Deputada comemorou investimentos que beneficiará agricultores com 495 habitações.
L

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

O deputado Ribeiro do Sinpol, autor do requerimento, presidirá o evento.
L

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

É que tanto o PL quanto o ex-candidato Daniel Pereira recorreram ao TSE visando reformar a decisão proferida pelo Tribunal Eleitoral de Rondônia que afastou a pretensão de cassação dos atuais mandatários do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é encontrado morto em sua residência em Rolim de Moura

Homem é encontrado morto em sua residência em Rolim de Moura

Foi a ex-esposa que fez a descoberta. Ela foi visitá-lo e, ao perceber um odor forte e as portas trancadas, suspeitou que algo estava errado.
18
PM apreende embarcações, toneladas de soja furtadas e prende suspeito

PM apreende embarcações, toneladas de soja furtadas e prende suspeito

De acordo com o boletim de ocorrência, a PM recebeu denúncias que vários indivíduos estavam furtando o produto de uma balsa que estava ancorada no meio do rio e foram averiguar.
12
Foragido que estava se preparando para matar integrantes de facção rival é preso junto com fugitivo do presídio de Cerejeiras

Foragido que estava se preparando para matar integrantes de facção rival é preso junto com fugitivo do presídio de Cerejeiras

Além de drogas, armas e munições foram apreendidas durante cerco policial
14
Homem é preso suspeito de tentar matar o irmão a tiros na zona leste

Homem é preso suspeito de tentar matar o irmão a tiros na zona leste

Testemunhas contaram que o crime ocorreu porque o suspeito teria chegado atrasado para levar um sobrinho na escola, momento que deu início a discussão com o irmão.
16
Ciclista é atropelado por Strada na Rua da Beira

Ciclista é atropelado por Strada na Rua da Beira

Segundo a PM, o Fiat Strada conduzido por uma mulher seguia em direção a Avenida Rio de Janeiro, quando teria sido fechado por outro veículo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Data é celebrada no dia do aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, pai da literatura infantil brasileira
L
Feira fomenta economia com a produção de pequenos empreendedores

Feira fomenta economia com a produção de pequenos empreendedores

Agenda deste final de semana já começa nesta quinta-feira (18).
L
FIERO cumpre seu papel em apoio a indústria rondoniense

FIERO cumpre seu papel em apoio a indústria rondoniense

A empreendedora Mausi Salete Doneda Longo afirmou que a FIERO trabalha como mediador entre todos os atores privados e públicos.
L
“Farol da Oposição”, coordenado pelo ITV, é lançado na sede do PSDB Nacional

“Farol da Oposição”, coordenado pelo ITV, é lançado na sede do PSDB Nacional

Diversas autoridades de todo o Brasil participaram da reunião presencial ou virtualmente.
L
Ação em parceria com o TRE oferece informação e regularização da situação eleitoral às pessoas em situação de rua

Ação em parceria com o TRE oferece informação e regularização da situação eleitoral às pessoas em situação de rua

A ação será no Centro Pop, nos dias 22 e 23 de abril, das 8h às 13h.
L
Dólar cai para R$ 5,24 em dia de ajuste no câmbio

Dólar cai para R$ 5,24 em dia de ajuste no câmbio

Bolsa não se recupera e tem sexta queda consecutiva
L
PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

Especialistas defendem descriminalização e regulamentação
L
Conselho Nacional de Política Indigenista retoma atividades

Conselho Nacional de Política Indigenista retoma atividades

Colegiado havia sido fechado em 2019, no governo Jair Bolsonaro
L
Haddad diz esperar acordo do G20 até novembro para taxar super-ricos

Haddad diz esperar acordo do G20 até novembro para taxar super-ricos

Ministro disse que mundo pode estar à beira de crise de dívida
L
Colômbia propõe garantia de vida a quem perder eleição na Venezuela

Colômbia propõe garantia de vida a quem perder eleição na Venezuela

Gustavo Petro e Lula discutiram a crise política no país vizinho
L