SEXTA-FEIRA, 29/03/2024

COVID 19: CONTRATO DO GOVERNO COM O PRONTOCORDIS CORRE RISCO DE NÃO SER ASSINADO

O presidente do TCE/RO negou com todas as letras. O conselheiro Paulo Curi Neto disse que, ao contrário, o Tribunal tem tentado facilitar tudo, coisa que não faria não estivéssemos enfrentando uma pandemia e uma calamidade pública.

Publicado em 

COVID 19: CONTRATO DO GOVERNO COM O PRONTOCORDIS CORRE RISCO DE NÃO SER ASSINADO - News Rondônia

COVID 19: CONTRATO DO GOVERNO COM O PRONTOCORDIS CORRE RISCO DE NÃO SER ASSINADO - News Rondônia

O aluguel de parte do Prontocordis pelo Estado, para atender  pacientes da terrível pandemia do corona vírus, está causando polêmica, a tal ponto de que o acordo possa nem ser assinado. Os principais atores envolvidos nesse contexto foram ouvidos por este blog. Todos têm suas razões e as defendem com os melhores argumentos. Não há um só fio de cabelo que possa se criticar na posição de cada um. Mas, em plena calamidade pública, uma solução que seria viável, ainda que paliativa, pois não seria a única necessária, pode acabar não mais se concretizando. A questão surgiu a partir de um vídeo do deputado Jair Montes, dizendo, em resumo, que o Tribunal de Contas poderia inviabilizar as negociações  e que elas seriam suspensas. O presidente do TCE/RO negou com todas as letras. O conselheiro Paulo Curi Neto  disse que, ao contrário, o Tribunal tem tentado facilitar tudo, coisa que não faria não estivéssemos enfrentando uma pandemia e uma calamidade pública. Sublinhou, contudo, que o TCE apenas pediu algumas informações, através da emissão de um alerta, ao Controlador Geral do Estado, que poderiam ser dadas durante o andamento do contrato. A Secretaria de Saúde, antes de anunciar publicamente a intenção do contrato, levou os detalhes ao Ministério Público e ao TCE, dando conhecimento dos detalhes. Nenhum dos dois órgãos deu qualquer autorização prévia, até porque a responsabilidade do contrato é do gestor e os dois organismos podem, apenas, dar orientações para evitar erros. Posteriormente, o caso específico será devidamente fiscalizado. Não agora, em plena pandemia. Imaginava-se que, a partir daí, com as partes de controle e do governo tendo se comunicado, estava tudo resolvido.

COVID 19: CONTRATO DO GOVERNO COM O PRONTOCORDIS CORRE RISCO DE NÃO SER ASSINADO - News Rondônia

O problema foi que, quando a direção do hospital recebeu as exigências de respostas a questionamentos sobre os detalhes do acordo, seus advogados orientaram os diretores a não o assinarem. Há informações que, segundo o Prontocordis, são impossíveis de se dar com antecedência. Um exemplo é a previsão de custos dos pacientes. Como cada um pode ter um tipo de tratamento diferente, o custo final será, necessariamente diferente. Não há também como prever qual o lucro que o Hospital terá, exatamente porque não há como prever todos os gastos com os doentes; nem todos os medicamentos que serão aplicados; nem todos os profissionais que estarão envolvidos. Afora isso, a direção do hospital fez sua proposta há mais de um mês, quando os custos eram bem menores. Exemplo: uma caixa de máscaras cirúrgicas, que custavam 5 reais, hoje já custa 150: 2.950 por cento a mais. Orientados por seus advogados, os diretores do Hospital temem que, "daqui a alguns anos, se aparecer denúncia de que não foi fornecida uma Cibalena que estava no contrato", eles possam ser processados e condenados. Como o comando do Prontocordis é de uma família tradicional de Rondônia, eles não aceitam correr esse risco. Ou seja: hoje o contrato emergencial do Governo com o Prontocordis não seria assinado. E agora?

NOVAS CONVERSAÇÕES

Ainda sobre o mesmo assunto: as conversações vão continuar. O Prontocordis deve dar sua posição à Sesau e aos órgãos de controle, inclusive alertando de que há cláusulas do contrato que não tem como cumprir, que poderão ser renegociadas, firmando uma parceria que também beneficie o paciente que ali for atendido, assim como os interesses do Estado. O secretário Fernando Máximo continua afirmando que, com a lotação do Cemetron, é urgente a decisão de se ter opções para internação de pacientes. O TCE RO reafirma que o hospital tem condições de dar as respostas aos questionamentos, até por sua longa experiência na área da saúde e que isso vai, ao invés de prejudicar, ajuda-lo inclusive para eventuais correções de custos do contrato, no futuro. Já a direção do Prontocordis vai aguardar novas conversas, para ver se ainda é viável e possível fechar o acordo. Enquanto tudo isso acontece, o corona vírus avança, também em Rondônia.

COMEMORAR O QUE NO DIA DO TRABALHO?

É um Dia do Trabalho em que os trabalhadores brasileiros nada têm a comemorar, muito menos terem esperança de dias melhores. Além da enorme taxa de desemprego que assola o país desde o fim dos governos petistas, a pequena reação no mercado parou e retrocedeu, em poucos dias, por causa da infindável crise causada pela pandemia do corona vírus. A taxa de desemprego no país, que estava em torno de 12,5 por cento antes do isolamento social, já atingia mais de 13 milhões e 500 mil brasileiros.

COVID 19: CONTRATO DO GOVERNO COM O PRONTOCORDIS CORRE RISCO DE NÃO SER ASSINADO - News Rondônia

Afora isso, 40 milhões viviam na informalidade, até que a doença chegasse a patamares assustadores no país. Quando se começava a sentir uma pequena melhora nos índices de emprego e uma saída também lenta da informalidade, ocorreu a tragédia do corona e, na verdade, hoje algo em torno de 55 milhões de brasileiros estão praticamente sem renda. Comemorar o que, então, nesse Dia do Trabalho?

A ESPERANÇA DOS 600 REAIS

Em Rondônia, a situação é um pouco menos complexa do que a nacional, porque já tínhamos níveis de desemprego abaixo da grande maioria dos Estados. Em outubro do ano passado, dados oficiais do IBGE apontavam que a taxa rondoniense não passava dos 7,5 por cento da força de trabalho. Medidas tomadas pelo governo estadual para fortalecer a economia apontavam para uma redução bastante significativa desse índice. O problema é que todos os planos foram ficando pelo caminho, na medida em que, também aqui, os esforços foram dedicados a tentar conter a incontrolável Covid 19. Milhares de rondonienses que viviam da informalidade também se viram sem renda alguma e hoje, como ocorre em todas as cidades brasileiras, se amontoam em agências da Caixa Federal, tentando receber a ajuda de 600 reais do governo federal.

SALÁRIOS GARANTIDOS, POR ENQUANTO…

Rondônia tem, ao menos por enquanto, algumas particularidades que podem diminuir a força da recessão que está chegando com toda a força. Primeiro, a economia do contra cheque, que é fortíssima ainda e que garante salários pontuais a pelo menos 50 mil servidores do Estado, sem contar os milhares que trabalham em Prefeituras e Câmaras municipais. O problema é que a arrecadação está caindo. No Estado, já bateu na porta do menos 13 por cento, Em Ariquemes, por exemplo, onde a Prefeitura contava arrecadar 1 milhão e 700 mil reais esse mês, entraram em seus cofres pouco mais de 300 mil reais. Se a crise continuar por muito tempo, com  o isolamento e a falta de produção (onde não há produção, não há imposto), em 60 dias nem o Estado nem as prefeituras terão mais recursos para pagar os salários dos seus funcionários. Há ainda uma pequena esperança no agronegócio, que é a mola propulsora do nosso crescimento muito acima da média brasileira. Mas ele também pode ser afetado, caso continue a situação trágica que o corona vírus trouxe ao Brasil e ao mundo todo. É, enfim, um Dia do Trabalho, feriado, em que não se pode comemorar. E nem sair de casa. Pior ainda: estamos entrando agora no pico da doença. O que será de nós, se essa praga não for contida logo?

JUÍZES TENTARAM DAR EXEMPLO. MAS…

Todos os brasileiros devem se sacrificar um pouco, cada um dentro de suas possibilidades, mas as formas de enfrentar o momento de extrema dificuldade requer mesmo renuncia, alguns mais, outros menos. Todos? Claro que não. Há uma casta onde abrir mão de qualquer benefício é impensável. Um desses exemplos ocorreu, em Pernambuco, onde os magistrados do Tribunal de Justiça decidiram que, durante a pandemia, deveriam abrir mão de alguns benefícios, como férias durante o período em que estão trabalhando em casa e outros auxílios especiais, legalmente incluídos nos seus  vencimentos. Os pernambucanos deram um exemplo ao país. Mas não sua Associação, que ingressou com ação no Conselho Nacional de Justiça, exigindo que nem um centavo e nem um só benefício fossem cortados. A conselheira Maria Cristina Simões Ziouva, representante do Ministério Público, relatou o caso, na entidade e deferiu  a liminar,, suspendendo vários artigos da Portaria emitida pelos magistrados de Pernambuco. Determinou ainda que "seja agendada reunião prévia do Comitê de Gestão de Crise do Tribunal, em conjunto com a Associação Requerente, para dialogarem e assim convergirem sobre as melhores medidas adotadas para a efetivação do contingenciamento". Como se vê, todos não são todos. Alguns são intocáveis, mesmo em situação de calamidade.

HIRAN GALLO: DE OLHO NA CORRUPÇÃO!

Um dos mais respeitados médicos rondonienses, um líder nacional da categoria, o dr. Hiran Gallo, diretor do Conselho Federal de Medicina e seu futuro presidente, também tem feito alertas sobre o que anda acontecendo com as questões da Covid 19 e principalmente, aos riscos de desvios de dinheiro público, dos que se aproveitam desse tipo de crise para aumentar ainda mais a corrupção neste país.

COVID 19: CONTRATO DO GOVERNO COM O PRONTOCORDIS CORRE RISCO DE NÃO SER ASSINADO - News Rondônia

No programa Papo de Redação, na Rádio Parecis FM, nesta quinta,  Everton Leoni, um dos Dinossauros divulgou mensagem enviada a ele pelo nosso representante da classe médica junto ao maior órgão federal da categoria. Hiran Gallo escreveu: "o isolamento Social é intuitivo. Abandonaram os pacientes com doenças crônica; causaram muito pânico em nossa sociedade.  E a nossa Economia, como  vai ficar ? Políticos demagógico estão se aproveitando da situação de calamidade pública, incentivando a precarização da saúde e a corrupção tem nome e sobrenome: alguns governadores, prefeitos e secretários de saúde Até quando iremos suportar essa orgia com o dinheirinho público?", questionou o diretor do CFM.   

A REAÇÃO CONTRA O CRIME

Enquanto houver tantas leis espúrias, doentias, de proteção a criminosos, a sociedade se sentirá insegura e, infelizmente, acabará reagindo de forma que não deveria. Mais um caso desses parece ter ocorrido em Porto Velho, essa semana, como exemplo clássico de como a impunidade é um grande risco, sob todos os aspectos. Um desses malandros, que vivem pelo centro, preso inúmeros vezes, entrando por uma porta das delegacias e saindo pela outra, vivia de golpes de estelionato e de furtos em carros. É sua profissão. Faz isso todos os dias. Há anos. Nunca foi punido. Nessa semana, o malandro se deu mal. Levou um surra. Encontrado jogado na Estrada da Areia Branca, ele disse à polícia que foi assaltado e perdeu 15 mil reais (de onde?) que tinha tirado do banco. Claro que a história está sendo checada. Com a ficha criminal extensa, com os golpes aplicados tanto em Rondônia como em Estados vizinhos, o homem teria sido alvo mesmo de uma duríssima surra, aplicada por algumas de suas vítimas. Aliás, as vítimas andam reagindo cada vez mais. E isso é um grande perigo. 

SAÚDE MENTAL ATENDE NO OLHO DO FURACÃO

A Prefeitura de Porto Velho está oferecendo um serviço muito especial aos seus servidores da área da saúde, que estão no olho do furacão da crise do corona vírus. A partir de agora, médicos, enfermeiros, técnicos e outros trabalhadores do setor, todos terão  apoio psicológico Quem tiver sintomas como ansiedade, sofrimento psíquico, estresse  e outros sintomas assemelhados, pode usar o serviço, disponível por telefone de segunda a sexta, no telefone 98473-6073. No horário entre 7h30 e 18h30 e das 13h30 às 18h30, os fones a serem acionado  são: 98473-6054; 98473-6436 ou 98473-5782.

COVID 19: CONTRATO DO GOVERNO COM O PRONTOCORDIS CORRE RISCO DE NÃO SER ASSINADO - News Rondônia

O atendimento será sempre de segunda a sexta-feira. A assistência psicológica foi implantada pela divisão de Saúde Mental da Semusa, em conjunto com os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A implantação deste serviço é uma orientação do prefeito Hildon Chaves. Ele diz que "esse serviço é uma alternativa para amenizar os efeitos negativos da pandemia da Covid-19 na saúde mental dos nossos servidores". 

PERGUNTINHA

Você que votou no presidente Bolsonaro porque ele dizia que não aceitaria acordos da política tradicional, o que está achando do namoro dele com o Centrão?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ex-presidente do CRP 24ª RO/AC afastado por assédio moral, continua exercendo função de conselheiro estadual de saúde

Documentos comprovam até o pagamento de diárias no nome do ex-conselheiro estadual de saúde.
L
Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

O evento oferecerá uma plataforma para especialistas, mães atípicas e profissionais que trabalham diretamente com autismo compartilharem seus conhecimentos, experiências e perspectivas.
L
Macron tem o direito de ser contra o acordo UE-Mercosul, diz Lula

Macron tem o direito de ser contra o acordo UE-Mercosul, diz Lula

Presidentes de Brasil e França tiveram reunião bilateral em Brasília
L
Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Último dia de visitas do presidente francês ao Brasil
L
Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Eles usarão tornozeleira eletrônica e não podem utilizar redes sociais
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alagamento interdita BR entre Ariquemes e Jaru em Rondônia

Veículos de grande porte estão autorizados a seguirem; PRF adota controle de tráfego pare/siga.
L

Abalo sísmico: registro em Pucallpa no peru foi sentido em cidade do acre

Sismo de magnitude 5,1 na Escala Richter ocorreu a 146,6 km de profundidade.
L
PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

16 invasores foram retirados do local.
10
Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

O programa “Comunidade News” apresentará uma entrevista exclusiva com Manoel Serra, Presidente do Banco do Povo
L

Magia Sob a Lona: Conheça os felizardos que vão ao Le Petit Cirque!

Aos vencedores, nossos parabéns! Preparem-se para uma noite que promete ser tão inesquecível quanto os atos que desfilarão diante de seus olhos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo de Rondônia

Deputado Alan Queiroz propõe construção de praça pública em parceria com Governo e Prefeitura de Chupinguaia

Proposta do parlamentar visa melhorar qualidade de vida da população.
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motociclista fica ferida em acidente com carro na zona sul

A PM fez o registro da ocorrência.
12

Foragido e namorada são presos com pistola Glock após perseguição na zona leste

Na pesquisa nominal foi constatado um mandado de prisão em nome do motorista.
10

URGENTE: Motociclista morre em colisão com caminhão na Estrada do Belmont

A PM fez o registro do acidente.
18
Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

O episódio teve seu início quando Gilmar Vedevotto Gervásio adentrou, sem autorização, na sala da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal.
L
Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

ATUALIZADA: Policial Penal flagra esposa sendo assaltada e mete bala no criminoso em Porto Velho

O suspeito, fingindo estar armado, anunciou o roubo.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MUNDO DAS COPIAS LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental instalação  e Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: G. O. DE LIMA PEDRO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde
L
Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Botafogo e Real Brasília empatam sem gols no Nilton Santos
L
Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos
L
MEC notifica universidades oferecem cursos de medicina sem autorização

MEC notifica universidades oferecem cursos de medicina sem autorização

Instituições deverão suspender a oferta de vagas imediatamente
L
Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Reviravoltas e Conflitos em “Elas por Elas”

Segredos Revelados e Decisões Drásticas Abalam as Personagens
L
Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

O SINDAFISCO espera que a Justiça reconheça a ilegalidade da portaria e determine sua suspensão.
L
A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

Por essa razão, digo o que está escrito na Constituição o que muitos, até mesmo na Suprema Corte, não perceberam ainda ou, se perceberam, não quiseram aceitar.
L
Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Baixo volume de vencimento de títulos contribuiu para alta
L