ATIVIDADES DO SEBRAE CRIADAS PARA VOCÊ ALUNO, PROFESSOR E GESTOR

O Sebrae com você em todos momentos, inclusive nessa crise da Covid-19
Terça-Feira, 28 de Abril de 2020 - 16:26

Para isso, organizamos conteúdos, cursos, ferramentas e muitas outras possibilidades para que possa aproveitar esse momento para se envolver no mundo da educação empreendedora e do empreendedorismo. Porque entendemos que empreender é um duplo despertar - individual e coletivo - para o empoderamento, a adoção de comportamentos e atitudes que possibilitam que as pessoas sejam protagonistas de suas próprias vidas e resolvam problemas de forma criativa e inovadora, que impactando positivamente na realidade à sua volta.

E é que é o que precisamos neste momento da pandemia do Coronavírus, não é mesmo?!

A Educação Básica passou por uma grande reformulação da sua Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aumentando a carga-horária e tendo como foco unir teoria e prática.

Além de considerar os conteúdos do currículo (como português e matemática), desenvolve as competências socioemocionais dos estudantes. Para isso, conecta conteúdos de diferentes áreas do conhecimento por meio de eixos estruturantes, que é o caso do eixo Empreendedorismo.

As competências dialogam diretamente com o que atuamos no conceito de Empreendedorismo na perspectiva da Educação Empreendedora. Isso porque, para o Sebrae, a Educação Empreendedora vai para além da abertura de um negócio: trata-se de uma cultura em que a pessoa desenvolve competências, habilidades e atitudes para sentir-se sensibilizada, preparada e empoderada para o alcance de seus objetivos de vida.

O Sebrae em Rondônia desenvolveu um trabalho que teve à frente o seu diretor superintendente, Daniel Pereira, o seu diretor técnico, Samuel Almeida, junto com a equipe de educação empreendedora que percorreram escolas do Ensino Fundamental em municípios do estado para distribuir 25 mil apostilas, gratuitas, com os conteúdos de Português, Matemática, Educação Financeira, Empreendedorismo e Cooperativismo para preparar alunos, não só para aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Rondônia, mas para despertar as características do comportamento empreendedor nos alunos.

No Ensino Médio o Sebrae capacitou 1 mil e 48 professores que foram multiplicadores do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que capacitou 27 mil e 663 alunos em 135 escolas. Com o programa Despertar e Crescendo o Empreendimento 763 alunos atendidos e 25 professores capacitados. No caso do Empretec, 60 gestores escolares foram capacitados com o seminário de cultura empreendedora desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU).  Os resultados foram surpreendentes, porque alunos cujos pais são donos de pequenos negócios puderam ensiná-los sobre gestão e mercado, bem como maneiras para melhorar a margem de contribuição em suas atividades comerciais e produtivas.

A cultura da educação empreendedora vem ganhando destaque no cenário educacional brasileiro e o Sebrae é protagonista no assunto. Nesse contexto, estamos juntos nos diferentes níveis de ensino: Fundamental, Médio, Profissional e Superior.

Então, para você que quer aprender sobre Educação Empreendedora e para você que quer ensinar sobre o tema, nada melhor do que realizar capacitações gratuitas e com certificação. Então, navegue pelas páginas, use o acesso ao Portal do Sebrae e aproveite o que temos a oferecer gratuitamente para você!

Não deixe de buscar orientações sobre como reagir diante deste cenário de pandemia. O Sebrae em Rondônia pode atendê-lo também remotamente. Acesse nosso portal de atendimento. Ligue para nossa Central de Relacionamento 0800 570 0800, envie mensagens por Whatsapp (69) 98130-5656.

Fonte - 015 - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.