RONDÔNIA EM ALERTA COM ELEVAÇÃO DE CASOS DE COVID-19 POR BRUNO EDUARDO (*)

Reforçar a fiscalização nas divisas do Estado de Rondônia, Amazonas, Acre também são tarefas essenciais, considerando os elevados índices da doença Covid-19 naqueles estados.
Terça-Feira, 28 de Abril de 2020 - 09:03

Apesar dos esforços até o momento aplicados, percebemos o avanço desordenado do novo coronavirus em Rondônia, com elevação de casos de Covid-19. Com isso ressalto a importância de um planejamento bem coordenado com as partes, desde as que compete planejar, quanto as que operacionalizam e os usuários finais para que assim, o planejamento tenha eficácia. Entre eles posso citar o envolvimento de:  

1) Governo do Estado;

2) Prefeituras Municipais;

3) Poderes (legislativo, executivo e judiciário);

4) Imprensa;

5) Profissionais da Saúde.

A população precisa compreender a importância de utilizar a máscara, manter distanciamento social, poupar o grupo de risco. Assim estaremos protegendo quem amamos e nos protegendo também e entender que quanto mais prevenção tomarmos neste momento, mais rápido iremos superar esse caos social.

Os órgãos responsáveis devem sim realizar exames na população quando necessário, só assim saberemos o cenário real desta Pandemia em nosso Estado e com isso traçarmos ações preventivas e não corretivas para combatê-la.

Nosso Estado possui mão de obra qualificada e muitos empresários que neste momento desde que bem articulados, podem estar contribuindo com ações preventivas pois é de interesse de todos. 

Ações como: Contratação de mão de obra do segmento de vestuário (costureiras) e/ou [re] educandos, com objetivo de confeccionarem máscaras e consequentemente beneficiar a população carente, assim estariam gerando renda a quem tem fome e ressocializando quem precisa voltar à convivência social.

Reforçar a fiscalização nas divisas do Estado de Rondônia, Amazonas, Acre também são tarefas essenciais, considerando os elevados índices da doença Covid-19 naqueles estados. Outro cuidado que não deve ficar em esquecimento é a intensa fiscalização das rodoviárias e aeroportos.

Estipular que o funcionamento do seguimento de alimentos, tais como os supermercados ficará vinculado ao cumprimento das normas de segurança como: utilizarem medidor de temperatura e correta higienização dos equipamentos.

Realizar periodicamente a higienização, próximo aos Hospitais e locais de grande circulação de pessoas.

E com tudo VALORIZAR e PRIORIZAR a segurança dos profissionais da saúde, disponibilizando estrategicamente exames sempre que necessário, montar uma comissão especial de monitoramento das unidades de saúde, quanto a desinfecção dos hospitais e AUMENTAR os cuidados com os servidores.

Bruno Eduardo é bacharel em Direito, apresentador(NewsRondônia) e comentarista.

Fonte - Bruno Eduardo

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.