QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

O RACHA CONTINUA: MANTER O ISOLAMENTO TOTAL OU ABRIR PARA QUE AS EMPRESAS E OS MILHÕES DE EMPREGOS SOBREVIVAM?

PERGUNTINHA: Você está ao lado dos que acham que deve haver alguma abertura a mais no comércio, para que as empresas não quebrem ou acham que isso pode ser um grande risco para o corona vírus se espalhar Rondônia.

Publicado em 

O RACHA CONTINUA: MANTER O ISOLAMENTO TOTAL OU ABRIR PARA QUE AS EMPRESAS E OS MILHÕES DE EMPREGOS SOBREVIVAM? - News Rondônia

O RACHA CONTINUA: MANTER O ISOLAMENTO TOTAL OU ABRIR PARA QUE AS EMPRESAS E OS MILHÕES DE EMPREGOS SOBREVIVAM? - News Rondônia

De um lado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Pública, emitiram documento, reafirmando que as orientações de isolamento horizontal devem continuar sendo mantidas no Estado, até que a saúde pública tenha ampla estrutura para atender doentes atingidos pelo corona vírus. No texto, a explicação é de que só deverão ser revistas as medidas implementadas, inclusive pelo decreto de calamidade pública decretada pelo Governo de Rondônia, “até que o Estado e seus municípios disponham de kits para exames em massa para detecção da Covid 19”. Exigem ainda que haja equipamentos de proteção individual (EPI), para as equipes de atendimento à população, citando médicos, enfermeiros, bombeiros e policiais, entre outros. Também destaca que alguma mudança na situação atual, só poderá ser feita após “a estruturação e coordenação das redes de saúde de baixa, média e alta complexidade”. Ou seja, a chance de que tudo isso aconteça, ao mesmo tempo, é alguma coisa perto do zero. De outro, pelo menos 24 entidades empresariais emitiram Nota Pública, alertando sobre a crise na economia e o enorme risco de desemprego. Aliás, na sexta à tarde, contrariando orientação do Ministério Público, uma carreata de protesto foi realizada pela área central de Porto Velho e depois na zona sul, na avenida Jatuarana. Os nervos estão à flor da pele. A enorme crise causada pelo terrível vírus, que apavora o mundo (apesar de os números no Brasil ainda não terem atingido patamares assustadores), mantém um claro racha na sociedade. Há os que acham que o correto é cumprir todas as orientações apenas da área da saúde pública, tanto das organizações mundiais quanto as nacionais. Para esses, o isolamento social é a única forma de não permitir que o vírus se espalhe e cause milhares e milhares de vítimas. Há outro grupo, principalmente nos meios empresariais, apoiando a teoria defendida pelo presidente Bolsonaro, de que o remédio do isolamento total pode ser pior que a doença, pela destruição da economia que pode causar e pelos milhões de empregos que serão perdidos.

O RACHA CONTINUA: MANTER O ISOLAMENTO TOTAL OU ABRIR PARA QUE AS EMPRESAS E OS MILHÕES DE EMPREGOS SOBREVIVAM? - News Rondônia

Na nota pública das entidades empresariais, com o título de “Pela retomada dos negócios em Rondônia”, todos se comprometem a manter as medidas de proteção e cuidados, mas fazem um alerta. Num dos trechos, a nota afirma: “A retomada das atividades empresariais de forma gradual,reduzirá o número de desempregados, cujas demissões já se iniciaram em todos os setores da economia em Rondônia, possibilitando a retomada da arrecadação de tributos pelo Estado e municípios, evitando, dessa forma, que serviços essenciais prestados pelo poder público não sofram solução de continuidade. Neste momento crítico os parlamentares estaduais e de todos os municípios deverão também engajar-se neste movimento pela retomada das atividades empresariais de todo o setor produtivo de forma gradual e segura”. A crise da saúde e da economia está aí. Como achar o caminho certo, para derrotá-la?

GOVERNADOR: “AS PESSOAS PRECISAM TRABALHAR”!

Ao conversar com uma advogada rondoniense ligada a grupos de apoio a Bolsonaro, o governador Marcos Rocha reafirmou que vai recorrer da decisão judicial que impede novas medidas de liberação de parte das atividades comerciais no Estado. Disse que “a gente precisa tomar muito cuidado com o corona vírus. Ele mata mesmo! Então, a gente tem que proteger a população contra ele. Mas também precisamos lutar contra a falta do pão de cada dia do trabalhador”.

O RACHA CONTINUA: MANTER O ISOLAMENTO TOTAL OU ABRIR PARA QUE AS EMPRESAS E OS MILHÕES DE EMPREGOS SOBREVIVAM? - News Rondônia

E prosseguiu, destacando que “a liberação precisa ser mais abrangente”. Rocha diz que há que se manter regras para impedir o contágio, mas, segundo ele, “temos que fazer é o afastamento entre as pessoas e não o isolamento. Temos que isolar as pessoas que fazem parte do grupo de risco, “aquelas pessoas com certa idade, aquelas pessoas com doenças”. Depois de dizer que está preocupado com a população e que está ao lado do presidente Bolsonaro, (“eu acredito no que ele acredita!”, sublinhou!), Rocha reafirmou que combater o corona vírus é a meta mais importante, mas acrescentou  que “é necessário também permitir que nossa população tenha o direito de trabalhar”. 

O Governador enumerou as medidas de proteção, que precisam ser tomadas, para evitar que a doença se espalhe. E concluiu; “não posso ser irresponsável em relação ao vírus, mas também não posso ser irresponsável em não permitir que as pessoas  toquem suas vidas em frente”. Como sempre, o Governador disse que espera tomar as medidas corretas,  “pedindo sempre a proteção de Deus”. 

SECRETÁRIADO TEM PRAZO ATÉ 4 DE JUNHO

A legislação eleitoral tem algumas pegadinhas que, os que sonham em disputar cargos eletivos precisam conhecer, para não correrem risco. Uma delas se relaciona com o período de desincompatibilização de autoridades que ocupam cargos públicos. Especialista em Direito Eleitoral, o advogado Juacy Loura Júnior corrige a coluna, informando que o caso de secretários municipais que vão disputar uma vaga à Câmara de Vereadores, precisam ser mesmo seis meses antes do pleito, mas  o mesmo não se aplica aos secretários estaduais que vão concorrer às Prefeituras.

O RACHA CONTINUA: MANTER O ISOLAMENTO TOTAL OU ABRIR PARA QUE AS EMPRESAS E OS MILHÕES DE EMPREGOS SOBREVIVAM? - News Rondônia

Esses, pela legislação atualizada, têm que deixar suas funções apenas quatro meses antes do pleito. O caso do secretário da saúde, Fernando Máximo, se encaixa nesse exemplo. Mesmo não pensando em disputar a Prefeitura de Porto Velho e optando por se manter comandando a guerra na Secretaria de Saúde, contra o corona vírus, Máximo, se quiser, pode ainda entrar, sim, na corrida municipal. No caso dele, o prazo final é 4 de junho, ou seja, quatro meses antes do dia da eleição.

POR ENQUANTO, ASSUNTO FORA DA PAUTA

Fernando Máximo diz que nem sequer pensa em se candidatar nesse momento, em plena crise do Corona, onde tem liderado um trabalho em que colocava Rondônia, ao menos até o final de semana, como o Estado com menor número de casos em todo o País. Mas, embora prefira dedicar-se apenas às suas atividades no governo, o secretário continua sim na relação dos nomes com chances reais de entrar na briga, se quiser e se, até a data limite, 4 de junho, a crise do Corona já tiver sido superada. Pelos lados palacianos, ninguém comenta nada sobre o tema, até porque todas as atenções estão concentradas na luta contra o vírus. O próprio Fernando Máximo diz que não quer nem ouvir falar no assunto, nesse momento. Para orientar os que pensam em concorrer em 4 de outubro: no link do TSE,  estão todas as orientações necessárias, com as leis eleitorais atualizadas. 

O FIM DO DRAMA DO TRANSPORTE ESCOLAR

Durante longos anos, a Prefeitura de Porto Velho enfrentou uma enorme dificuldade em relação ao transporte escolar. Quando assumiu, o prefeito Hildon Chaves também herdou esse rolo. Acabou rompendo com as empresas, inclusive denunciando que no setor “havia uma máfia”. Aliás, repetiu a frase várias vezes.

O RACHA CONTINUA: MANTER O ISOLAMENTO TOTAL OU ABRIR PARA QUE AS EMPRESAS E OS MILHÕES DE EMPREGOS SOBREVIVAM? - News Rondônia

A situação chegou a tal ponto quea Prefeitura cancelou os contratos, depois de milhares de crianças das zonas rurais ficarem sem aula. Agora, enfim, o drama acabou. O Município adquiriu nada menos do que 146 ônibus novos, dos quais perto de 40 já chegaram. O investimento foi milionário. Algo em torno de 36 milhões de reais. Um total de 27 escolas rurais serão atendidas. O Prefeito autorizou que motoristas serão contratados por escolha edecisão da própria comunidade escolar. Os profissionais selecionados na sua área, serão pessoas conhecidas e de confiança dos pais, professores, servidores e estudantes. Enfim, um problema que deixava a coletividade de cabelos em pé nos períodos escolares, acaba de vez. Hildon deu uma dentro e resolveu uma questão que parecia insolúvel.

PERIGO! TEM GENTE FURANDO A QUARENTENA

Por falar na guerra ao Corona Vírus, o próprio secretário Fernando Máximo, divulgou um vídeo neste final de semana, nas redes sociais, denunciando que pessoas contaminadas ou com suspeita da doença, que deveriam estar cumprindo a quarentena, não estão atendendo as exigências da saúde pública. A violação da quarentena foi flagrada pela vigilância epidemiológica, quando os profissionais foram às casas de pessoas, que deveriam estar isoladas, mas não as encontraram. Máximo pediu à população que, ao saber de algum caso semelhante, que denuncie à polícia, porque isso é crime. Ele destacou que nesses casos de gente irresponsável, há risco de contagiar inúmeros pessoas. Ao lado de Máximo, no vídeo, está a doutora Rafaela Piquiá. Ela lembrou queviolação da quarentena é infração penal e no decreto de calamidade pública no Estado. Quem não cumprir a quarentena, pode ser preso entre um mês a um ano de detenção e multas. Violar a quarentena pode colocar em risco a vida de dezenas, senão centenas de pessoas e disseminar o vírus em Rondônia, Estado onde ele, ao menos até agora, ainda está sob controle. Hoje, o Estado tem apenas onze casos confirmados da doença, uma morte e somente 87 casos suspeitos, aguardando resultados dos exames.

ARIQUEMES ABRE SUAS PORTAS

Usando de bom senso, mas sem correr riscos desnecessários, determinando todos os cuidados; impedindo o atendimento presencial e decidindo que todas as normas de segurança contra o corona vírus sejam seguidas, o prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, determinou, por decreto, que parte do comércio da cidade fosse aberto nesse sábado. E isso aconteceu, para alívio de centenas de pequenas comerciantes e trabalhadores da informalidade, que começavam a se desesperar.

O RACHA CONTINUA: MANTER O ISOLAMENTO TOTAL OU ABRIR PARA QUE AS EMPRESAS E OS MILHÕES DE EMPREGOS SOBREVIVAM? - News Rondônia

Até os mototaxistas foram liberados, desde que em sistema de revezamento e de forma que os clientes usem seus próprios capacetes. Alertado pelo Ministério Público de que estaria descumprindo decreto estadual de calamidade pública, o Prefeito não entendeu assim, lembrando que a autorização é para que apenas parte do comércio funcione e que todos os cuidados exigidos pela legislação de proteção à expansão do corona vírus seja respeitada. Servirá de exemplo para outras comunidades rondonienses e brasileiras? 

PERGUNTINHA

Você está ao lado dos que acham que deve haver alguma abertura a mais no comércio, para que as empresas não quebrem ou acham que isso pode ser um grande risco para o corona vírus se espalhar Rondônia.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

PGR é contra recurso de Bolsonaro para reverter inelegibilidade

PGR é contra recurso de Bolsonaro para reverter inelegibilidade

Não cabe ao STF revisar decisão do TSE que condenou ex-presidente.
L
TCE constata superlotação, insuficiência de leitos, médicos e insumos no Hospital Infantil Cosme e Damião

TCE constata superlotação, insuficiência de leitos, médicos e insumos no Hospital Infantil Cosme e Damião

Iniciada por volta das 21 horas desta quarta-feira, a fiscalização do TCE envolveu três profissionais e se estendeu até 1 hora da madrugada desta quinta-feira.
L
Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Serviço tinha sido suspenso após tentativa de invasão do sistema
L
Governo quer mais políticas públicas para indígenas em centros urbanos

Governo quer mais políticas públicas para indígenas em centros urbanos

Sônia Guajajara defende medidas específicas para essa população
L
Assistência agrícola transforma comunidades quilombolas na região do Vale do Guaporé

Assistência agrícola transforma comunidades quilombolas na região do Vale do Guaporé

Nosso objetivo é potencializar, ainda mais, as boas práticas da agricultura regenerativa sustentável nas comunidades quilombolas do Estado.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Dados indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024
L
SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Projeto de lei foi sancionado nesta quinta pelo presidente Lula
L

Em Brasília, Lula elogia o café cultivado por indígenas de Rondônia: ‘é excelente’

Lula também degustou o café preparado por Celeste Suruí, a primeira barista indígena do Brasil.
L
Programa Comunidade News entrevista: Vagner Martins

Programa Comunidade News entrevista: Vagner Martins

Sob a condução de Carlos Oliveira, a conversa promete ser esclarecedora e cheia de informações valiosas.
L

Coluna social Marisa Linhares: Track & field cacoal

Na TRACK & FIELD famosa marca de franquia de moda fitness, roupas de academia, corrida, calça leggings, tops, shorts, tênis, e inúmeros acessórios em Cacoal/RO
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Reunião tratou sobre fortalecer os direitos dos trabalhadores e agenda de economia solidária
L
Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Parlamentar abordou sobre a infraestrutura e segurança pública.
L
Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Parlamentar esteve junto com o diretor geral do Dnit levando demandas e solicitando respostas
L
Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
L
Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Projeto define teto de R$15 bilhões para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Proposta segue para o Senado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Duas pessoas foram presas em flagrante com mais de 120kg de “skunk”
10
WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante.
10
Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

O carro modelo Mobi seguia sentido bairro, quando o motorista teria tentado desviar de um ciclista e acabou batendo em cheio em um papa entulho na frente de uma residência.
10
Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

A vítima com várias escoriações foi amparada por populares até a chegada do Samu, depois foi socorrida para uma unidade médica.
12
polícia

Motoboy é alvo de bandidos armados na zona leste

O rapaz contou que estava realizando uma entrega, quando foi cercado por três indivíduos armados que anunciaram o roubo.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: Transportes Bertolini Ltda

Licença de Instalação
L
Reforma regulamenta tributação em pedágios e viagens entre estados

Reforma regulamenta tributação em pedágios e viagens entre estados

Em percursos com passageiros, imposto será cobrado no local de início
L
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos

Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos

Programa inclui sessão no Parlamento e desfile na Avenida da Liberdade
L
Ataque israelense mata trabalhador humanitário em Gaza, diz Bélgica

Ataque israelense mata trabalhador humanitário em Gaza, diz Bélgica

Exército israelenses bombardeou parte leste da cidade de Rafah
L
Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

Bebidas açucaradas, veículos e petróleo serão tributados
L
Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

Farmácias e drogarias não poderão cobrar valor acima do permitido
L

Requerimento da Licença Ambiental: HEROSNEI BATISTA DOS REIS

LICENÇA PREVIA E LICENÇA DE INSTALAÇÃO
Moradores de Veneza protestam após cidade começar a cobrar entrada

Moradores de Veneza protestam após cidade começar a cobrar entrada

Turistas que não forem pernoitar devem pagar taxa de € 5
L
Governo de RO realiza entrega da Central Integrada de Alternativas Penais, em Porto Velho

Governo de RO realiza entrega da Central Integrada de Alternativas Penais, em Porto Velho

O espaço conta com nove salas, que serão ocupadas por uma equipe formada por assistente social, psicólogo, assessor especial (bacharel em Direito), pedagogo e agente em atividade administrativa.
L
Mais de 23 mil tablets serão distribuídos pelo Governo de RO para estudantes

Mais de 23 mil tablets serão distribuídos pelo Governo de RO para estudantes

Rondônia está no caminho certo para se tornar um exemplo de inovação educacional no país.
L