QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

UM RESPIRADOR PARA 40 MIL HABITANTES: RETRATO DA SAÚDE E DA NECESSIDADE DO DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA

PERGUNTINHA; Você continua saindo de casa, mesmo com todas as recomendações das autoridades e sabendo que, se for contaminado, não haverá respirador suficiente nos hospitais para salvar sua vida?

Publicado em 

UM RESPIRADOR PARA 40 MIL HABITANTES: RETRATO DA SAÚDE E DA NECESSIDADE DO DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA - News Rondônia

UM RESPIRADOR PARA 40 MIL HABITANTES: RETRATO DA SAÚDE E DA NECESSIDADE DO DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA - News Rondônia

Duríssimo o decreto de calamidade pública, assinado pelo governador Marcos Rocha e aprovado pela Assembleia, numa decisão rápida e em  tempo recorde, na busca de proteger a população.  Há quem ainda ache que o problema não merece providências dramáticas. Certamente são os que vivem uma vida de brincadeira, desrespeitando a si e aos outros. Vamos dar apenas um exemplo sobre a situação de Rondônia, para que se sinta a gravidade da situação. Arismar Araújo de Lima é um personagem ainda pouco conhecido em todo o Estado. Eleito prefeito de Pimenta Bueno, em eleição suplementar, em 2018, ele assumiu o comando de uma cidade que beira hoje os 40 mil habitantes. No hospital de Pimenta, existem apenas quatro respiradores, equipamento vital para atender a portadores do corona vírus. Caso a doença se alastrasse pela cidade, o que obviamente não vai acontecer, mas é apenas um exemplo, apenas um em cada 10 mil cidadãos poderia ser salvo. O exemplo de Pimenta serve para todos os municípios de Rondônia e a maioria deles no Brasil todo. Não há estrutura de saúde, nem pública e nem privada, para atender sequer grande número de casos de corona vírus, caso eles fossem confirmados. Então, quando o Governo pressiona para tirar as pessoas da rua, não o está fazendo por exagero ou por masoquismo. O faz para preservar vidas.

UM RESPIRADOR PARA 40 MIL HABITANTES: RETRATO DA SAÚDE E DA NECESSIDADE DO DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA - News Rondônia

Já tivemos o primeiro caso positivo em Rondônia, em Ji-Paraná, embora o contaminado seja de São Paulo e lá esteja em quarentena. Neste sábado, mais dois casos confirmados, ambos em Porto Velho.  Mas, vindo de fora ou não, o vírus pode se espalhar com uma rapidez impressionante, ao ponto do Ministério da Saúde avisar que, se não forem cumpridas todas as medidas preventivas, o sistema de saúde do país entra em colapso no final de abril. Estamos de luto pelos mortos na China, na Itália (pobres italianos, que perderam, até o final de semana, mais de 4 mil idosos), na Espanha, no Irã e em outros países. Estamos de luto pelos 18 brasileiros  que já morreram com essa horrível e destrutiva doença. Não podemos brincar com ela. Não podemos considerá-la  apenas uma nuvem passageira. Não temos o direito de mantê-la entre nós. Por isso as medidas federais, dos Estados (e principalmente da nossa Rondônia), devem ser respeitadas e seguidas. Deixemos para discutir se foram boas ou más quando a crise passar e tivermos conseguido salvar milhares e milhares de vidas. Por enquanto, que cada um cumpra seu papel, se proteja e proteja aos outros, ficando o máximo possível dentro de casa, com todos os sacrifícios que isso possa significar. Não há outro caminho!

TRÊS CASOS POSITIVOS. DOIS SÃO DE PORTO VELHO

Na tarde deste sábado, entre em torno de 50 novos exames feitos, todos aqui mesmo em Porto Velho, no Lacen, desde quinta-feira, mais dois casos positivos do corona vírus foram confirmados. Há, no total, perto de 135 casos ainda suspeitos. Os dois contaminados são da Capital, mas retornaram recentemente de viagem. Um tem 35 anos e outro 45 anos, ambos homens. Os dois já estavam em quarentena em suas casas, mas ainda não foi anunciado se são casos graves, que exigem internação ou não. O Governo do Estado confirma também que pelo menos mais 45 respiradores estão a disposição dos municípios, mas mesmo assim, numa eventual epidemia, não haverá como atender a grande parte dos doentes, caso exijam internação e aparelhos de respiração. Na coletiva da tarde deste sábado, o secretário de saúde do Estado, Fernando Máximo, apelou novamente aos cuidados da população e quase implorou para que se fique em casa, para que não haja risco da doença se espalhar. Há ainda grande número de casos suspeitos, entre eles, 21 exames que foram mandados para laboratórios federais e cujos resultados ainda não chegaram. No país inteiro, até a noite deste sábado, haviam 1.128 casos confirmados de corona vírus e 18 pessoas mortas.

ASSEMBLEIA TAMBÉM DISPENSA SERVIDORES

A Assembleia Legislativa  entrou com tudo nas medidas de prevenção do corona vírus. Além de aprovar de imediato o decreto de calamidade pública do Governo, o Parlamento também mudou toda a sua estrutura de funcionanmento. Decreto Legislativo assinado pelo presidente Laerte Gomes e toda a Mesa Diretora, dispensa do trabalho diário, por período determinado, servidores com mais de 60 anos; hipertensos, os com doença renal crônica; com doença respiratória crônica e com doenças cardiovasculares. Também está proibido o acesso ao prédio da ALE quem não seja funcionário. Ficaram suspensas também as comissões permanentes e a CPI da Energisa. Os servidores poderão trabalhar em casa.  O Legislativo já vinha mantendo várias medidas preventivas contra os riscos do corona vírus, mas a partir de agora elas foram radicalizadas. O decreto determina também que os servidores dispensados não têm direito a viagens ou de participar de concentrações de pessoas, como shoppings e outros locais públicos.

ALEMÃES ENTRAM POR GUAJARÁ

Na manhã da sexta-feira, agentes da Força Nacional de Segurança e da Polícia Federal, além de policiais civis da força de fronteira, começaram a fiscalização na região de Guajará Mirim. Estão cumprindo decreto do governo federal, que fechou as fronteiras de pelo menos nove países, durante a crise do corona vírus.  O acesso estará restrito nas fronteiras pelo período de 15 dias, podendo ser prorrogado, seguindo orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Se tivéssemos começado a fiscalização no dia anterior, os policiais poderiam ter pego em flagrante um grupo de turistas alemães, que chegou do lado boliviano e entrou no Brasil, por Guajará, sem qualquer problema ou controle. Conseguiram passar para o lado brasileiro, mesmo depois da presidente Jeanine Añez ter proibido qualquer trânsito de fronteira, pelo menos uma semana antes do governo brasileiro ter tomado a mesma medida. Como os bolivianos foram mais precavidos e começaram a atuar fortemente contra a doença, bem antes que nós, a Bolívia registrou, até sexta, apenas 13 casos. Nenhuma morte.

EMPRESAS APRESENTAM PROPOSTAS AO GOVERNO

Federação das Indústrias de Rondônia, a Fiero; Instituto Empresarial; Fecomércio; Câmara de Dirigentes Lojistas; Sindicato do Comércio Atacadista; Sindicato das Escolas Particulares e pelo menos mais uma dezena e meia de entidades representantes do setor produtivo do Estado, reuniram-se com representantes do governo rondoniense, nessa sexta, discutindo saídas para a crise causada pelo corona vírus. Entre os temas debatidos, novas datas para pagamento de tributos; férias coletivas  para trabalhadores, a serem descontadas no futuro e investimentos na ordem de 500 milhões de reais dos fundos de reserva, para não causar o fechamento de empresas e acabar com milhares de empregos. A decretação do estado de calamidade pública, proposto pelo governador Marcos Rocha e aprovado pela Assembleia, é mais um motivo para que o empresariado peça socorro. Reunião sobre o tema ocorreu no Palácio Rio Madeira, na manhã da sexta, coordenado pelo chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, com participação de vários secretários. As cenas mostram a preocupação com o corona vírus: todos os participantes do encontro usavam máscaras de proteção.

INJUSTIÇA NO DNIT?

Tem novidade sobre aquela operação da Polícia Federal, contra um grupo de servidores do órgão, em Rondônia, que foram expostos à execração pública e que, até hoje, estão afastados de suas funções. Uma investigação independente, feita por empresa especializada e que presta serviços ao Dnit desde 2011 (ou seja, há nove anos), realizou um profundo levantamento de todas as obras realizadas e sob suspeita de superfaturamento, entre outras ilegalidades. Não encontrou um só fio de cabelo, que pudesse colocar sob tão drásticas suspeitas, o trabalho dos engenheiros e técnicos do Dnit, afastados e denunciados, como se fossem criminosos. O resultado da perícia é pública. Quem o leu, certamente ficou pasmo com as acusações feitas e com o aval técnico de uma empresa especializada, dizendo que não houve nada de irregular ou ilegal. A tal ponto que sugeriu que outras obras na BR 364 sejam feitas do mesmo modo como o foram aquelas que a PF denunciou como crimes. Espera-se, agora, é claro, novos detalhes, e que, no final de tudo, que se faça a verdadeira Justiça.

ABUSO DE AUTORIDADE SE MANTÉM

Até que o caso seja votado pelo pleno do Supremo, a Lei de Abuso de Autoridade continua valendo, já que o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação direta de inconstitucionalidade, movida por diversas associações de magistrados e do ministério público, não concedeu a liminar requerida. A lei continua valendo, com todos os seus detalhes e pormenores, até que a matéria seja julgada pelo plenário do STF, quando haverá a decisão definitiva. Vitória, ao menos por enquanto, do Conselho Federal da OAB, que defendeu constitucionalidade da lei, especialmente dos dispositivos que tipificam como crime, a violação das prerrogativas dos advogados. Válida desde o início do ano, a Lei de Abuso de Autoridade tem recebido duras críticas, principalmente de representantes do Judiciário e do MP. Não foi anunciado ainda quando a votação ocorrerá no pleno do Supremo.

ÔNIBUS: NOVELA SEM FIM

Operação do Ministério Público e da Polícia Civil nesta sexta, foi à busca de informações e possíveis provas de que teria havido irregularidades na licitação para o transporte coletivo de Porto Velho. Basicamente, uma empresa que ficou  fora da concorrência, por uma série de procedimentos que não teriam se adequado ao edital, teria feito pesadas denúncias sobre a forma como foi feita a escolha da empresa vencedora, o que causou a denúncia do MP e a decisão judicial de autorizar a operação que investiga o caso. O secretário Thiago Tezzari, que ocupava interinamente o cargo de responsável pela licitação, se disse tranquilo, afirmando que a decisão que tomou, a favor da única empresa que participou da concorrência, a tomaria novamente. Afirmou que ao final das investigações, ficará claro que não houve qualquer irregularidade. A verdade é que, desde que o ex prefeito Mauro Nazif implodiu o sistema anterior, que não era nenhuma Brastemp, mas ao menos funcionava, o sistema na Capital sucumbiu. Aguarda-se agora novos capítulos dessa novela que parece não ter fim.

PERGUNTINHA

Você continua saindo de casa, mesmo com todas as recomendações das autoridades e sabendo que, se for contaminado, não haverá respirador suficiente nos hospitais para salvar sua vida?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura realiza vacinação antirrábica na zona rural de Porto Velho

Prefeitura realiza vacinação antirrábica na zona rural de Porto Velho

Ação acontece até o dia 29 de abril na Vila da Cachoeira do Teotônio, Assentamento Santa Rita, Linha do Táxi, Morrinhos e outras localidades
L
Prefeitura realiza recuperação de bueiro na Linha 31 de Março

Prefeitura realiza recuperação de bueiro na Linha 31 de Março

Serviço garante escoamento de produção das comunidades da região
L
Prefeitura divulga lista de homologação para prestação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura divulga lista de homologação para prestação de serviços voluntários na Semusb

Termo de adesão tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período
L
Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Desde 2019, 6.041 imóveis já foram regularizados nos distritos
L
Inscritos participam de capacitação do serviço Família Acolhedora

Inscritos participam de capacitação do serviço Família Acolhedora

Participam do treinamento 34 inscritos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

RONDÔNIA: Quente, com chuvas pontuais que podem ser fortes

Porto Velho com chuvas isoladas.
L
WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante.
10
Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

94% dos casos da doença foram registrados na África
L

Escuridão Urbana: O Impacto dos furtos de fiação em Porto Velho

De parques revitalizados a praças públicas, a capital rondoniense enfrenta uma onda de criminalidade que compromete sua infraestrutura e segurança, gerando prejuízos significativos aos cofres públicos.
L
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Dados são da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
L
Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Projeto define teto de R$15 bilhões para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Proposta segue para o Senado.
L
Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 590 mil para o esporte de Rondônia

Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 590 mil para o esporte de Rondônia

Emenda parlamentar foi uma solicitação de vários vereadores e lideranças regionais importantes.
L
Deputado Edevaldo Neves solicita esclarecimentos sobre suspensão de policiamento ostensivo no Distrito de São Carlos

Deputado Edevaldo Neves solicita esclarecimentos sobre suspensão de policiamento ostensivo no Distrito de São Carlos

Comunidade manifesta preocupação diante de possíveis planos de desativação de posto policial na região
L
Castra Móvel atenderá em abrigos para atender animais após solicitação de vereadora Márcia Socorrista

Castra Móvel atenderá em abrigos para atender animais após solicitação de vereadora Márcia Socorrista

Diante desta demanda, a vereadora Márcia Socorristas buscou a Sema para interceder pelos protetores voluntários e garantir que os animais que estão sob suas guardas possam receber o atendimento público.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

O carro modelo Mobi seguia sentido bairro, quando o motorista teria tentado desviar de um ciclista e acabou batendo em cheio em um papa entulho na frente de uma residência.
10
Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

A vítima com várias escoriações foi amparada por populares até a chegada do Samu, depois foi socorrida para uma unidade médica.
12
polícia

Motoboy é alvo de bandidos armados na zona leste

O rapaz contou que estava realizando uma entrega, quando foi cercado por três indivíduos armados que anunciaram o roubo.
14
Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão estava fazendo uma manobra para entrar em uma loja, quando acabou causando a batida com o motociclista que seguia na via preferencial.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura divulga calendário anual para aplicação de recursos para a cultura da capital

Prefeitura divulga calendário anual para aplicação de recursos para a cultura da capital

Calendário contém informações e previsões para ações de agentes culturais do município
L
Capoeira transforma vidas de crianças e jovens do programa Talentos do Futuro

Capoeira transforma vidas de crianças e jovens do programa Talentos do Futuro

As aulas gratuitas acontecem em dois polos em Porto Velho
L
Município realiza plantio de novas mudas ao longo da avenida Lauro Sodré

Município realiza plantio de novas mudas ao longo da avenida Lauro Sodré

Própria para a área, a espécie que está sendo plantada é o ipê-mirim
L
Semusa realiza a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Semusa realiza a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Objetivo é conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais com foco na promoção à saúde do trabalhador
L
Com agenda a partir desta quinta (25), feira passa por vários pontos da capital

Com agenda a partir desta quinta (25), feira passa por vários pontos da capital

Giro conta com mais de 180 expositores que participam em sistema de rodízio semanal
L
Prefeitura de Porto Velho divulga resultado final dos aprovados de processo seletivo

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado final dos aprovados de processo seletivo

Após análise da documentação, Semad divulgou os nomes dos aprovados
L
Valor Econômico apresenta "Porto Velho: Oportunidades & Investimentos" na Fiesp, em São Paulo

Valor Econômico apresenta ‘Porto Velho: Oportunidades & Investimentos’ na Fiesp, em São Paulo

O evento, que ocorrerá em 17 de maio, tem como objetivo destacar os avanços no desenvolvimento e as oportunidades de negócios na capital de Rondônia
L

Requerimento de Renovação de Outorga: BMG FOODS IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL OU SUBTERRÂNEO
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental e Outorga: BMG FOODS IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA

Outorga e LICENÇA DE OPERAÇÃO do Poço Tubular Profundo
L
Nova agência de atendimento da Energisa em Vilhena oferece conforto e facilidade para os clientes

Nova agência de atendimento da Energisa em Vilhena oferece conforto e facilidade para os clientes

Com instalações modernas, a nova agência foi planejada para prover o atendimento em um ambiente confortável, respeitando as necessidades do consumidor e as normas de construção e acessibilidade. 
L