SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

UMA VERGONHA: DEZESSEIS HORAS DE AEROPORTOS E AVIÕES PARA VIAJAR MENOS DE 1.200 QUILÔMETROS ATÉ O ACRE

Há muito tempo que não existem mais voos ligando Porto Velho a Rio Branco, duas importantes capitais do norte.

Publicado em 

UMA VERGONHA: DEZESSEIS HORAS DE AEROPORTOS E AVIÕES PARA VIAJAR MENOS DE 1.200 QUILÔMETROS ATÉ O ACRE - News Rondônia

UMA VERGONHA: DEZESSEIS HORAS DE AEROPORTOS E AVIÕES PARA VIAJAR MENOS DE 1.200 QUILÔMETROS ATÉ O ACRE - News Rondônia

Quinze pesquisadores do Cemetron e outros organismos da área da saúde, incluindo cientistas e profissionais que foram realizar trabalhos de pesquisa e atendimento à população carente do Acre, vivenciaram, dias atrás, um verdadeiro périplo. Infelizmente ele demonstra, claramente, como Rondônia e a região norte, no geral, são tratados pelas grandes empresas aéreas e pela própria ANAC, a agência responsável pelos voos em todo o país. O grupo, composto por 15 pessoas, com um longo e importante trabalho a realizar, levou nada menos do que 16 horas para ir e outras 16 horas para voltar de Cruzeiro do Sul, no Acre, em voos inacreditáveis. O grupo saiu de Porto Velho e voou até Manaus. De lá (pasmem!) outro périplo aéreo até Brasília. De Brasília, a viagem prosseguiu até Rio Branco, a cerca de apenas 550 quilômetros de Porto Velho e outro voo de mais ou menos 635 quilômetros até Cruzeiro do Sul. Uma viagem aérea (mais ou menos equivalente à distância entre Porto Velho e São Paulo, percorrida em pouco mais de 1 h e 15 de voo), deixou os médicos, professores e cientistas mofando em aeroporto, nessa maluca viagem que os levou da Amazônia e os trouxe de volta, praticamente 16 horas envolvidos apenas com a ida. Na volta, tudo de novo. Há muito tempo que não existem mais voos ligando Porto Velho a Rio Branco, duas importantes capitais do norte. É algo absurdo e surreal, porque todos os voos entre as duas cidades sempre saíram e voltaram lotados. Prejuízo onde?

UMA VERGONHA: DEZESSEIS HORAS DE AEROPORTOS E AVIÕES PARA VIAJAR MENOS DE 1.200 QUILÔMETROS ATÉ O ACRE - News Rondônia

Durante cinco dias, os médicos (entre eles o dr. Sérgio Basano, um dos profissionais mais respeitados) do Cemetron. Ele e seus companheiros de viagem mal podiam acreditar no que estavam passando. Depois de cinco dias de trabalho duro, fazendo atendimento médico, exames laboratoriais e pesquisas, atendendo comunidades ribeirinhas pobres, nas localidades de Lagoinha e Olivença, o grupo teve que começar tudo de novo, para voltar a Porto Velho. Osprofissionais do Cemetron,  da Fiocruz de Rondônia e da Fiocruz do Amazonas, foram obrigados a enfrentar todo essa verdadeira aventura aérea, para conseguirem retornar às suas casas. Todos se questionavam como foi que as chamadas autoridades responsáveis permitiram que a situação chegasse a esse ponto e onde está nossa bancada federal, que não pressiona para que Porto Velho e o Acre tenham tratamento como merecem duas capitais brasileiras.Além de termos, em Rondônia, um aeroporto internacional de má qualidade, com sua área de alimentação praticando preços abusivos e ainda sem sequer uma área para que os aviões possam ser vistos, como em qualquer aeroporto do mundo, ainda temos que fazer uma viagem como se fôssemos à Europa e mais um pouco, para voarmos apenas menos de 1.200 quilômetros. É uma vergonha. E todos se calam, o que é ainda pior!

HILDON VOLTA PARA O JOGO DA ELEIÇÃO

Há algo de novo no reino da corrida pela Prefeitura de Porto Velho. Há pouco mais de um mês, o prefeito Hildon Chaves estava repensando, seriamente, se iria concorrer ou não à reeleição. Chegou a afirmar, aos Dinossauros, no programa Papo de Redação (o de maior audiência do rádio no Estado, na Parecis FM, de segunda a sexta, meio dia), que de manhã era candidato e que à tarde não era mais. Estava muito dividido. Um parceiro muito próximo chegou a afirmar a essa coluna que Hildon, “de manhã e à tarde”, já não era mais candidato. Contudo, os indícios, as ações, as medidas tomadas, a exposição pública, o lançamento contínuo de novas obras, agora, está apontando numa direção diametralmente diferente. Se a decisão fosse hoje, Hildon seria sim candidatíssimo à reeleição. Ele tinha apenas duas grandes pedras no seu sapato. Uma delas é o transporte escolar. Com a compra de 125 ônibus, oproblema estará definitivamente resolvido. Outro, era o transporte coletivo, que desde o governo Mauro Nazif tinha se transformado num desastre. Agora, com a contratação da nova empresa, que trará mais de uma centena de novos coletivos, com ar condicionado e recuperando o sistema, a questão também estará resolvida em poucos meses. Hildon, que chegou a não ser candidato em outubro, voltou a ser…

OS SALÁRIOS DA PM E DAS OUTRAS CATEGORIAS

O dia pode começar tenso em Porto Velho, nesta sexta. Desde cedo,começam a se reunir em frente ao Primeiro Batalhão da Polícia  Militar, próximo ao centro da Capital, as mulheres de PMs. Querem dar início a um movimento em busca de “realinhamento salarial”, obviamente com apoio dos seus maridos. Eles não podem fazer protestos, nem paralisações e muito menos greves, mas as esposas podem fazê-lo, sem que a hierarquia ou as regras militares sejam quebradas. A verdade é que já começaram as conversas em relação ao reajuste salarial para a categoria, com uma primeira reunião, a portas fechadas, realizada nesta semana na Casa Civil, coordenada pelo secretário Júnior Gonçalves. Como o governador Marcos Rocha é oficial da PM e conhece a fundo os problemas da tropa, há tendência de que as negociações não sejam muito difíceis. Rocha, contudo, tem um grande desafio pela frente: se conceder aumento aos PMs, terá que fazê-lo em relação às demais categorias. Com os cintos apertadíssimos, como tem administrado o Estado, como fará isso? Esperemos para ver…

IG, O NOVO SHOPPING DA CAPITAL

Porto Velho ganha, nesta sexta-feira, mais um importante empreendimento comercial. Trata-se do IG Shopping, que deve abrir suas portas com nada menos que 55 empreendimentos comerciais, numa área total de 15 mil metros quadrados. O Shopping será inaugurado por volta das 11 hortas da manhã e é anexo ao atual prédio do Supermercado Irmãos Gonçalves, na avenida Amazonas esquina com José Amador dos Reis, zona leste da Capital. Outras atrações do novo shopping da Capital:praça de alimentação com 12 lanchonetes,  sendo 80 por cento de franquias nacionalmente conhecidas. As 43 lojas restantes serão ocupadas por destacadas marcas presentes nos grandes Shoppings de todo o Brasil e por várias empresas genuinamente rondonienses. Destaque ainda para quatro salas de cinema da rede Cinelaser, para 500 espectadores. Só que essas salas somente serão abertas no próximo mês de maio. O novo Shopping será administrado pelo diretor de vendas do Grupo IG, Edileno Aguiar. A rede Irmãos Gonçalves é hoje um conglomerado de empresas que incluem também frigoríficos e outras áreas de atuação.

NOVO SECRETÁRIO VEIO DE BRASÍLIA

Foi trazido de Brasília, onde já ocupou o cargo de coordenador-Geral de Alternativas Penais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o novo secretário de Justiça do Estado. Não há maiores informações sobre Marcus Castelo Branco Rito, que substitui, desde o início da semana, à agora ex secretária Etelvina da Costa Rocha. Ela pediu demissão do cargo, pouco mais de ano depois de assumir e sua gestão estava merecendo elogios do PalácioRio Madeira/CPA, embora internamente, tenha encontrado muitas áreas de atrito dentro da Secretaria.  Castelo Branco Rito atuou no Depen durante pelo menos 14 anos (entre 2004 e 2018). Graduado em Direito e especialista em Direito Público, o novo secretário veio apenas uma vez a Rondônia, em 2017, quando governava o Estado o agora senador Confúcio Moura. Na época, fez elogios ao sistema prisional do Estado. Essa é uma das poucas ligações que o novo comandante da Sejus tem com Rondônia.Castelo Branco Rito jáesteve inclusive reunido com o Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, afinando metas. O trabalho já começou.

PEC DA REGULARIZAÇÃO: VOTAÇÃO NA TERÇA

O vice presidente da República, general Mourão, cobrou do Congresso, embora de forma sutil, a aprovação da PEC 910, que trata da regularização fundiária nopaís e, principalmente, na Amazônia.Mourão falou da importância do programa para todo o contexto do desenvolvimento da região e até da defesa ambiental. Defendeu a aprovação o mais rápido possível. Na verdade, segundo o relator da PEC 910, o deputado federal Lúcio Mosquini, o assunto está andando em tempo recorde no Congresso. Prova disso é que, cerca de 30 dias depois de encaminhada pelo Planalto, a MP será votada nesta terça, com a certeza, segundo o Parlamentar, de que a grande maioria dos congressistas vai aprová-lo.Mosquini também destacou mudanças profundas no programa, que será desburocratizado e democratizado,facilitando a vida dos que vivem da terra. Se tudo correr como o previsto, a PEC 910 começa a valer ainda na semana que vem, logo depois de sancionado pelo Presidente da República.

OS AMBULANTES SE ORGANIZAM

Enfim, luzes no final do túnel! Uma audiência pública, promovida nesta quinta na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Jair Montes, começou a definir a situação da conclusão das obras do Espaço Alternativo e, ao mesmo tempo, da organização para que os ambulantes que tomaram conta do local sejam organizados, cadastrados e fiscalizados. Reunindo representantes do Governo do Estado, da Prefeitura e de outros setores, ficou acertado que o Governo terminará a obra em até um ano e meio e vai entregando toda a estrutura para controle e fiscalização da Prefeitura, que também organizará toda a ação dos ambulantes.  Uma ironia foi a presença de Alex Marinho, presidente uma Associação dos Ambulantes do Espaço Alternativo, que praticamente ninguém sabia da existência. Enquanto Estado e Prefeitura ainda decidem como o Espaço deve funcionar e empurrando a solução um para o outro, os ambulantes já se organizaram até numa associação.

RONDÔNIA DAY DESTE ANO SERÁ EM BRASÍLIA

Ainda com divulgaçãomodesta, o Governo do Estado promove, no próximo dia 25 deste mês, em Brasília, no Palácio Buritis, mais um importante evento para mostrar a grandeza e os principais produtos de Rondônia. Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado, a Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, a Sedi, comandada por Sérgio Gonçalves, a iniciativa quer atrair a comunidade empresarial, para conhecer todas as potencialidades de investimentos no nosso Estado. Segundo o convite da Secretaria, “Rondônia é um estado jovem, com grandes oportunidades para novos investidores em vários setores, como o industrial, logístico, turístico e para o agronegócio. Depois de uma edição em São Paulo, chegou a vez de Brasília conhecer um pouco mais sobre as riquezas de Rondônia”, anuncia. Nesta semana, precedendo o evento, uma comitiva do Distrito Federal, comandada pelo próprio governador Ibaneis Rocha, reuniu-se com rondonienses, propondo inclusive parceria com o Banco de Desenvolvimento de Brasília, o BRB, que quer atuar por aqui como um banco de fomento, oferecendo crédito a produtores e ao funcionalismo. A conversa está andando…

PERGUNTINHA

O que você achou do pedido do presidente da Venezuela, Nícolas Maduro, para quecada mulher do seu país tenha ao menos seis filhos, para aumentar a população, que está diminuindo cada vez mais?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sistema de alerta de alagamentos e deslizamentos será lançado até maio

Sistema de alerta de alagamentos e deslizamentos será lançado até maio

Informação é do ministro da Integração, Waldez Góes
L
STF reafirma que todas as decisões da Corte são fundamentadas

STF reafirma que todas as decisões da Corte são fundamentadas

Declaração é em resposta a comitê da Câmara dos Deputados dos EUA
L

Governo de Rondônia apoia o 2º congresso estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia – 2º CEARO

De acordo com Luisa Cabral Santos, engenheira de pesca, proprietária da empresa Capacitar Consultoria e Soluções Ltda e secretária geral do 2º CEARO, os profissionais que estiverem devidamente inscritos no evento receberão o certificado de participação, além do conhecimento que levarão para vida profissional e pessoal.
L

Aborto oriundo de estupro: a vida começa na concepção – análise da recente resolução do Conselho Federal de Medicina

A ser válida a tese, matar um nascituro, um minuto antes de nascer não seria crime, mas 1 minuto depois de nascido seria um homicídio. Nada mais ilógico que tal interpretação.
L

Coluna do Simpi – Produção industrial cai 0,3% diz IBGE

Essa situação, combinada com a oscilação da taxa de câmbio, pode impactar ainda mais os preços finais dos produtos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Zona de convergência provoca chuva na maior parte dos estados do norte

Sob alerta de perigo, chuvas ainda são previstas para hoje em Rondônia.
L
ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

A ação que contou com a participação de 79 agentes públicos, resultou na inutilização de oito dragas usadas para extração de ouro.
10

Agenda News entrevista: Thais Cahulla e Queila Costa

Assista nesta quinta-feira, às 17h, no programa Agenda News da newstv.tv.br para uma entrevista especial com Thais Cahulla e Queila Costa, conduzida por Renata Camurça.
L

Agenda News: Descubra o poder do Fotorejuvenescimento com Luciana Belegante

Revitalize sua pele, elimine manchas e rugas com a técnica inovadora de Luz Intensa Pulsada (LIP).
L

Programa Comunidade News entrevista: Reginaldo Souza de Oliveira

Sintonize no programa Comunidade News nesta quinta-feira, dia 18, às 15h30, para uma entrevista com Reginaldo Souza de Oliveira
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
Publicidade

POLÍTICA

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Este é mais um passo significativo na incansável batalha da deputada federal para resolver o caos dos voos na região, especialmente em Rondônia
L
Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Indicação visa melhorar o suporte em sala de aula para estudantes com deficiência.
L
FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Vereador destaca ação da prefeitura para minimizar alagamentos
L
Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Evento aconteceu em Cujubim, na última quarta-feira (17).
L
Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Deputada comemorou investimentos que beneficiará agricultores com 495 habitações.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre motos na zona leste

A PM fará o registro do acidente.
12

FICCO/RO realiza prisão por tráfico de drogas na capital

O advogado detido é investigado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
10

URGENTE: Dupla é presa com moto roubada após perseguição e tiroteio na zona sul

Os suspeitos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
12

PM recebe denúncia e prende apenado monitorado com tornozeleira desligada e drogas na zona leste

O suspeito era monitorado por tornozeleira eletrônica, porém o objeto estava desligado.
10

PF deflagra operação em combate a crimes contra a Previdência Social em Rondônia

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em RO e SP, com a determinação judicial de sequestro de bens que ultrapassam R$ 18 milhões.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ELISANDRIO BERTOL

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o projeto colabora no desenvolvimento humano da população do Estado.
L

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Todo o procedimento, desde a captação até a distribuição do tecido a ser transplantado, é gratuito.
L

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

A Seduc informa que é importante que os candidatos estejam atentos à publicação do Edital de Convocação, nos próximos dias.
L

Investimentos de R$ 65 milhões em aeroportos somam-se às medidas para aumento de voos em municípios de Rondônia

As principais ações realizadas pelo Governo de Rondônia para melhor atender à população.
L

Potencialidades de Rondônia são apresentados em Córdoba, Argentina

A ação prevê uma série de atividades que vão desde missões comerciais até exibições, conferências, seminários e troca de informações.
L
UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

Parceria com a Prefeitura de Porto Velho tem o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica.
L
Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

A revogação da liminar, proveniente da Ação Direta de Inconstitucionalidade, fortalece o projeto de universalização do saneamento do Executivo Estadual, atualmente sob responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).
L
Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

A ideia é também intensificar as ações nas faculdades, público original da iniciativa.
L
COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

Taiane Justino e Ryan Kainalo acompanharão delegação em Paris
L